Um passeio pelo cemitério de aviões da USAF

46

Acompanhe Jeremy Clarkson num passeio pelo 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG), conhecido como “cemitério de aviões”, localizado na Base Aérea de Davis-Monthan, Tucson, Arizona.

O cemitério foi aberto em 1946, começando como 4105th Army Air Base Unit, armazenando bombardeiros B-29 e aviões de transporte C-47.

Hoje o AMARG tem mais de 4.000 aviões de 70 tipos diferentes, num valor de aproximadamente US$ 35 bilhões, valor referente ao custo das aeronaves quando eram novas.

Tente identificar os tipos de aviões presentes, clicando na foto abaixo.

FGH02568

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
humberto

Já fui em um cemitério de aviões no deserto de Mojave, é interessante que até nisto os gringos ganham algum troco, pois existem excursões no qual vc passeia entre os aviões. Apesar do calor, vale a pena.
[]

serrano

alguns F15 davam jeito na FAP

Hkozamek

Esses cemitérios são impressionantes
Quantos aos modelos tem quase tudo um pouco F111,F14, C130, C5, B1, A10, A6, B52, F4
Daria para equipar quase umas 2 outras forças aereas

Carlito

Convenhamos, é de doer o coração ver tantos aviões parados no deserto desta maneira…

Wilhelm

Impressionante e humilhante para nós pobres.

bruno luiz

Esses materiais poderiam ser reciclados, como valor de metal.

bruno luiz

da pra ver no google earth

RODRIGO - DF

B-52,f15,a-10,b1b… quem viu mais hehehehehehhe

Pandemo

tem f-16 e f-18 lá …inacreditavel!

bruno luiz
Alexandre Galante

É, pra quem realmente curte Aviação e aviões, é uma tristeza ver as fotos do AMARG.

claudio/Itajai-sc

Tem de tudo, praticamente um brecho de avião
eu acho q. vi, F15, A6, C130, F4, F14, B1, B52, Boings, algums helis,F5 ou F16 e alguns aviões radares.

Alguem sabe dizer qual é o esquema de guardar alguns aviões com asas “abertas” e outros com asas “fechadas”

brazilwolfpack

Cemitério de aviões da USAF= Supermercado da FAB.

Galileu

cry…….quanto f14, minha nossa….uma aeronave que nem tinha problemas,hahahah

mas é de doer o coração, putz a MB podia ir lá buscar umas peças ou varias que estão em falta nas carroças ou a4. Se é que já não foram

marcos adriano

b52 reformando da para gasto!!!para fab seria para transporte de longo alcance!!tri legal se adquirise!!porque compram como fizerao com avioes radares que brasil comprou e esta reformando!!é imresao minha é harrier?e se for para marinha do brasil para sao paulo caia bem!!neste ceminterio tem avioes se reformar serve para brasi1!!eua tem porta avioes independence que ofereçeram ao brasil!!seria provisorio,mas dois sao melhor que ter um que esta na manutençao !!brasil deveria ter tres porta avioes com seu respecivo navioe e submarinos de proteçao!!nos naõ precisavos ser eua podemos ter frota que progetem nosso poder de dissuaçao !!vamos projetar nosso poder… Read more »

Nabil

“marcos adriano em 25 fev, 2010 às 14:21 ”

Concordo plenamente com vc.
nossos governantes poderiam pensar mais em nossa defesa, investir em Porta Avioes, submarinos, caças, armas etc.. e investir nossa propria TT, Israel fez um otimo trabalho em investir em sua propria TT, até os EUA invejam seus armamentos.
creio que logo a Embraer tera um projeto de um Caça, não esta longe disso.

sauddos,

BRASIL !!!

humberto

Caro claudio/Itajai-sc Posso ter entendido errado a sua pergunta, se o foi, me desculpe. 1-) Existem aviões que podem ter asas com geometria variável (eles podem estar extendidas ou recolhidas dependendo da situação), como o F-111, F-14, B-2, creio que para armazenar o mesmo, recolhem a asa para economizar espaço. 2-) Existem nas fotos alguns B-52 inteiros e outros com as asas cortadas (parecem estar recolhidas), neste caso é para cumprir acordos de limitação com o Russos. Uma grande gilhotina corta as asas e a própria fuselagem e o avião é deixado lá (por um tempo pré-determinado) para que os… Read more »

Alex

amigos vocês estão todos enganados, esses aviões são TRANSFORMES, estão hibernado, quando EUA precisar, vão acorda-los, pra acabar com o HUGO CHAVES.

brazilwolfpack

Alex,tambem vi por la algums Tie-Fighters e Imperial Cruisers…o Chaves ta ferrado mesmo.

Vinicius Kober (SNAKE)

Realmente é uma pena ver esses F-14 Tomcat parados no meio do deserto, mas o avião em maior quantidade que eu vi nessa foto são os C-141 Starlifter, os outros são F-16, C-5, F-4, F-111, P-3, A-10, C-130, B-1, B-52, F-5, F/A-18.

Alfredo,Araujo

Li uma vez q após a 2GM, os americanos estocaram lá milhares de Dc3, bombardeiros B17, B24, B29, etc…

Na época, teve um leilão para vender os avioes como sucata, alguns 0km…
Dizem q o comprador, obteve o investimento de volta só drenando e revendendo o combustível que restava nos tanques dos avioes estocados…

Ricardo_Recife

Da para montar umas 15 forças aéreas super equipadas, por baixo, com o que tem la no lixo deles. E ainda tem gente que imagina dar um pau nos caras no ar! Assim tá difícil. Alguém viu um F-117? Será que os F-22 e F-35 vão parar neste cemitério no futuro?

renato

alguem sabe qual foi o destino dos blackbirds?

RODRIGO - DF

Galera não e por nada não, mais isso ai para eles e ferro velho “sucatera mesmo :< ".

humberto

Olha,
Sucata também não, vários vão voltar a voar e muitos se aparecer algum grande conflito. Se a coisa andar normalmente, vão ser canibalizados para utilizar como fonte de peças e outros depois de um tempo vendidos para outros paises.
Visitei um museu em Tucson no qual tinha um Blackbird e lá estava escrito que todos os aviões estavam em exposição ou sendo usado em pesquisas nos EUA com exceção de um que estava em um museu fora dos EUA (faz mais de 5 anos, mas creio que nenhum foi mandado para o cemitério).
[]

BRAVURA

O primeiro alvo predileto para os Tu-144 esse semitário que não tem nada de avião morto.

Jacubão

RB-47, C-130, P-3, C-27, KC-135, C-5, C-141, E-2, S-3, A-6, A-4, A-7, A-10, F/A-18, F-4, F-16, F-15, F-111, F-14, B-52, B-1.
Esses foram os únicos que consegui reconhecer. 😀

BRAVURA

Foi de lá que vieram os F-16 do Chile kkkkkkkkkkkkk

barracuda mocambicana

Eu pesquisei e nao achei alguem sabe me dizer pq os avioes ficam armazenados la, tipo se sao sucatas entao deveriam ser lixo e reciclado. Existe algum motivo para eles estarem em um cemiterio mas quardados?

Baschera

Sim…… aguardam enquanto, se for o caso, poçam virar panela.
Alguns estão lá para suprir eventuais necessidades de peças de suprimento, já que não são mais fabricados. Outros estão armazenados por questões de segurança. Para não virarem reposição indesejada, ficam guardados.
PS: Alguém sabe onde estão armazenados os famosos F-117 ??

Sds.

Justin Case

Pois é, Baschera.

Estão lá também para serem comprados e reutilizados por países do Terceiro Mundo.
Ah, e dizem que a liga de alumínio aeronáutico nem serve para fazer panelas, pois tem amianto.
Já pensou? Comprar algo que não serve nem para fazer panela!
Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Vinicius Kober (SNAKE)

O destinodos SR-71 Blackbirds

http://gmaps.tommangan.us/blackbirds.html

humberto

Vamos por partes, Cemitério é jeito de se falar (ou escrever) o nome é AMARG – Aerospace Maintenance and Regeneration Group, ou seja, é claro que muitos vão acabar virando latinha de cerveja, mas a ideia básica é ter um local onde os aviões ficam encostados para serem utilizados se forem necessários (tem todo uma nomenclatura para os aviões, os que vão voar rapidamente.até os que vão viar sucata mesmo). Estes aviões também podem ser regenerados, ser fontes de peças etc etc..Tem um monte de documentários sobre isto. Com raras exceções, aviões que estão em uso nas forças armadas (creio… Read more »

Justin Case

humberto em 26 fev, 2010 às 0:33, disse:

“Não sabia do amianto no aluminio, sei que o mesmo era usado para ajudar a controlar o calor e por isto de repente era usado também em aviões, mas confesso que para mim é novidade esta mistura.
[]

Humberto,

Foi mal. Eu queria dizer Magnésio, que é altamente inflamável.
Sorry.

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Dalton

PS: Alguém sabe onde estão armazenados os famosos F-117 ??

Baschera, os F-117 foram todos para Tonopah, Nevada, lar de origem
dos mesmos e a principio deveriam estar sendo mantidos para possivel uso em caso de necessidade…mas…não se sabe ao certo.

abraços

Raphael Barros

Com certeza esses aviões estão praticamente “pelados” sem aviÔnicos, armamentos e alguns até sem motores.

Se os americanos tem um cemitério assim imaginem o tamanho do cemitério de aviões Russos visto que o pacto de varsóvia tinha mais aviões que a Otan

Raphael Barros

Eu tambem tenho várias estoques de processadores,memórias,placa-mãe e HDs para 386s,486s e Pentium 1.

humberto

Caro Justin,
Como vc é que tinha postado sobre o Amianto que levei mais a sério, pensei..esta é nova..
Abraços
Humberto

tyrion

Eu vi uma reportagem ano passado no history channel ( cemiterio de maquinas) sobre este lugar…la sao feitos todo tipo de manutenção em material belico do EUA e tambem é o distino final de muitos avioes..la eles sao canibalizados e no final sao sucateados…a cenas mais triste do documentario foi quando cortaram as asas de um b52 com a guilhotina…e mostraram um f14 esperando para ser destruido…outro totalmente canibalizado…mas pare alguns ha sorte melhor, vi um f4 sendo preparado para se transformar em alvo aereo um fim honroso par am veterano…espero que alguns gatoes tenham o mesmo destino.

Éverton Luiz

Os Blackbird,quase todos, foram doados a museus.Os F-117..Alguns tiveram o destino inglório de serem quebrados a marretadas para reciclagem.Tem videos no youtube falando a respeito.

Dizem que depois da Segunda Guerra sobra de aviões da USAF e USN era tão grande que mais de 8 mil ficaram à disposição de compradores.Alguns compravam apenas os subalares para fazerem ”belly tanks”, carros de competição baseados em subalares.Os que tinham interesse civil,como DC-3, eram vendidos.F-4U, Mustang, etc…Muitos viraram sucata, panela, sei lá.

Ricardo_Recife

Os F-16 chilenos vieram da Holanda, e em excelente estado.

Wagner

é de dar dó mesmo, eu fui um dos que cresceu com o Guias de Armas de Guerra, a Aviões de Guerra e a Guerra nos céus e realmente é triste ver essa gloriosa era da aviação ser abandonada. Belos aviões, não deveriam ser marretados.
É triste mesmo.
Excelente imagem !

Wagner

BRAVURA em 25 fev, 2010 às 17:34

O primeiro alvo predileto para os Tu-144 esse semitário que não tem nada de avião morto.

Ops, acho que vc quis dizer tu-160…

Augusto

Eles não doam para uso civil em outros paises?

Carlos Sotero

olá a todos os aficionados pela aviação militar, independentemente das opiniões uma coisa e certo, é muito bonito e muito bom ver e apreciar os aviões seja nesse cemitério pelo que sei um dos maiores do mundo, no meu caso ainda não tive o prazer de poder visitar um espaço desses seja esse nos estados unidos ou outro aqui na Europa, tenho que me contentar com o nosso parque da FAP em Alverca, apesar de não ser muito grande nem ter muita quantidade de aviões fora de serviço ainda assim tem alguns e muitos deles com historia e mais velhos… Read more »

carlos lira

onde posso comprar ou ver alguma pagina de peças destes avioes que possa comprar ?
alguma feira internacional ?