Jobim informou que o F/A-18 continua na disputa

94

Jobim e Gates - foto Estadãovinheta-clippingO ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou ao secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, que o governo brasileiro ainda não definiu de quem comprará os caças para a Força Aérea, deixando claro que existe a possibilidade de o escolhido ser o modelo F-18, da americana Boeing. A afirmação foi dada durante encontro dos dois hoje em Washington, horas antes de o ministro embarcar para Cuba.

A favorita na disputa é a francesa Rafale, que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O sueco Gripen NG também participa da concorrência. A definição deve sair em cerca de um mês, segundo Jobim, sabendo das críticas feitas ao governo pela demora para a tomada de uma decisão.

“Como percebi que ele estava constrangido, decidi abordar o assunto. Disse que estamos em processo de análise para definir de quem compraremos. Terei 20 dias para estudar as propostas e enviar para o presidente o meu parecer. Em seguida, ele consultará o conselho de segurança nacional antes de tomar uma decisão”, afirmou o ministro brasileiro.

Segundo Jobim, um dos temas que devem influenciar na decisão é a transferência de tecnologia. “Os EUA disseram que pretendem fazer transferências relevantes com a tecnologia necessária. Como sou jurista, gosto de entender o que seriam estes adjetivos”, disse, ironizando uma suposta falta de clareza na proposta americana. Na entrevista, o ministro ressaltou que Lula pode ter uma “predileção política” pela França, mas que a decisão será técnica.

FONTE: Agência Estado, via Notimp

NOTA DO BLOG: pela segunda vez em dois dias uma alta autoridade brasileira cita a relevância técnica no processo de escolha. Seria este um indício de que a escolha do COPAC será respeitada?

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A-Bomb

Nunca da para dizer que Tio San esta morto em qualquer disputa que esteja presente,
derrepente pinta algum acordo comercial com os Estados Unidos e vira tudo para o lado dos Shs.

Se eles prometerem comprar os ST para as Forças Armadas americanas podemos ter surpresas na disputa.
Algumas barreiras aos nossos produtos nos USA ,caso retiradas,podem fazer toda diferença tambem.

Enfim acho que ainda pode prevalecar o bom censo.
Vamos aguardar.

relampago

para mim ta parecendo que a fab vai ter mixto de f18 e rafale,
otimo para nois porque os yankes nunca aceitarao uma perda dessas
ja que sao os top em materia de defesa,se bobiar virao uns sh quase
que degraça sem transferencia nenhuma de tecnicologia.

athalyba

No Jornal do Brasil, tem uma frase mais longa e mais elucidativa, e ao que parece, dita na mesma ocasião:

Há uma preferência política por comprar os caças da França, mas a decisão depende de elementos técnicos e políticos no sentido de capacitação nacional. O Brasil vai fazer o que mais lhe convém.

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/02/23/e23029132.asp

Rafale ainda na frente, com um corpo de vantagem …

Nélio

Tendo em vista tudo o que tem sido dito a respeito deste tema, hoje honestamente torço para que realmente seja fechado com alguém, e que não seja passado para frente para outro governo decidir. Estamos em um momento crucial para a nação, sei que isso não é o que vai fazer o pais se tornar uma potência mas com certeza vai contribuir para uma maior respeito.

F18, Rafale ou Gripen que algum venha e que possa ser estampado em verde, amarelo, azul e branco.

Lecen

Como todos sabem, estou torcendo pelo Super Hornet. Não me preocupo com a possibilidade ou não de transferência de tecnologia pois os Estados Unidos, querendo ou não, são mais confiáveis que os demais países na disputa. Contudo, fica a pergunta: e depois do Hornet? Se o Brasil escolher o Rafale ou o Gripen, fica a possibilidade de se desenvolver uma versão de quinta geração. Isso não ocorre com o Hornet, pois o seu sucessor é o F-35 e o Brasil não está participando de seu desenvolvimento. A longo prazo, a escolha dos Hornet podem se revelar um desastre. Mesmo que… Read more »

relampago

o sr ministro jobim disse num programa de entrevistas que caso
algum pais venha tentar atacar o brasil vai se arrepender
profundamente,sera que em entrelinhas ele quis dizer que temos
umas bombinhas de festa junina iguais a de hiroshima?hahahahahaha

A-Bomb

Lecen em 24 fev, 2010 às 10:51

Lecen eu não acho muito dificil a Rússia aceita o Brasil.
Eles precisam de dinheiro.
E isso nós temos.

Acho que o Brasil só não esta neste projeto porque não quer.
Ou por pressão americana.
Apesar de muito acharem o contrario a verdade é que quando Tio San fala grosso o governo Ptista afina.

OBS:Pensei que era o Ultimo defensor dos SHs no Brasil.
Ainda bem que tem pelo menos mais um forista que vai ficar de cabeça Inchada como eu. rsrsr

carl94fn

Para os críticos da parceria Brasil/França e da compra dos EC- 725 mais uma pra revê seus conceitos, o blog podia publicar essa matéria para abri mais um daqueles super debates… abraços pra todos!!

http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/24/helibras-vira-plataforma-de-exportacao-da-eurocopter/#more-11836

ComAir

“NOTA DO BLOG: pela segunda vez em dois dias uma alta autoridade brasileira cita a relevância técnica no processo de escolha. Seria este um indício de que a escolha do COPAC será respeitada?”

Diria: pela segunda vez, e como nunca antes,…

Melhor o Gripen, mas o SH tb seria bom.

[]s!

jota

Cadê os links para os outros blogs da trilogia?

carl94fn

Com todo respeito aos colegas o ministro só disse isso para “animar” o Robert Gates é improvável que o SH vença a competição (que é diferente de licitação) não por suas capacidades, pois se ele não é tão capaz como o Rafale em combate ar-ar é superior em ataque ao solo e tecnologicamente falando é tão o mais avançado que o mesmo, o problema é só mesmo a restrição no repasse de tecnologia, e claro a possibilidade de fabricar um caça de nova geração com a França também pode pesar muito na hora da escolha.

sds

nimuendajub

lembro do caso SIVAM

sds

ZE

“NOTA DO BLOG: pela segunda vez em dois dias uma alta autoridade brasileira cita a relevância técnica no processo de escolha. Seria este um indício de que a escolha do COPAC será respeitada?”

Como editores, vocês são ótimos!

Como ingênuos, também!

Vou dar uma pista: infelizmente, o nome do ganhador começa com RA e acaba com FALE.

[]s

ZE

“NOTA DO BLOG: pela segunda vez em dois dias uma alta autoridade brasileira cita a relevância técnica no processo de escolha. Seria este um indício de que a escolha do COPAC será respeitada?”

Como editores, vocês são ótimos!

Como ingênuos, também!

Vou dar uma pista: infelizmente, o nome do ganhador começa com RA e acaba com FALE.

[]s

Nostradamus

O sr.Nelson Jobim que não é burro e nem capacho foi ao encontro do ‘SATÃ DO NORTE’ de gravata verde.Estamos abertos a negociações.Diferente do pintor de rodapé e do bafo de giboia,que sempre estão de gravata vermelha ,que ridiculos.

Bosco

Jota,
sem querer me intrometer com a resposta dos editores mas os links passaram para o lado direito nas “bolinhas”

Augusto

Esse fx é uma verdadeira novela das 8! No fim vão escolher o caça chinês ou russo escrevam ai, ai quero ver heheheheheheh. O que me incomoda é como todo mundo fala de um relatorio que ninguem viu, eu falo TODAS as partes falam envolvidas falam de uma reportagem de uma jornalista(?) que teve um suposto acesso, é muitas suposição! Com relação a escolha do GRifen e a lista final, tem que dizer que da minha parte achei muito mal montada a lista, veja pq: se vc não tem dinheiro para montar aquela frota a escolha do f-18 e Rafale… Read more »

rodrigo avelar

queria sonhar com o mixto de Rafales e SHs hehehehe

Caipira

Eu como entusiasta num achava “nem ruim” a FAB indo de SuperVespa!
Esses caças chegam aqui pra ontem, com AESA e tudo mais…agora essa parte do texto foi contraditória:

“..suposta falta de clareza na proposta americana…”

Obscura de verdade, na minha opinião é a proposta francesa, os americanos foram os mais claros com certeza.

Barracuda Mocambicana

mais un capitulo …….. da novela, que venha o fx4.

Bosco

Carl, as vezes em que houve vitórias em combates dos Rafales foram em exercícios simulados com regras pré-determinadas. Pelo que sei os exercícios simulados de combates WVR sempre favoreceram o dogfight, terreno em que o Rafale parece ter melhor desempenho. Desconheço algum exercício em que houve combate simulado em que os SH tenham se apresentado com todos os recursos disponíveis para o combate WVR (lê-se capacete JHMCS e AIM-9X), de modo a reduzir a suposta vantagem dinâmica do caça francês. Também caso tenha havido exercícios simulando um combate BVR, gostaria de saber se todos os recursos do F-18E/F (radar AESA,… Read more »

Felipe Cps

Bem, pensemos com a cabeça, e não com o coração: Jobim não poderia ter dito nada de diferente, até porque ele tem conhecimento das implicações jurídicas de suas declarações (não que ele já não as tenha feito, mas não custa tentar minimizar os danos, ainda que tardiamente). Neste sentido, é óbvio que ele tem que declarar que a disputa continua. O prevfidente Lulla deve sentir de fato alguma admiração ou predileção pelo Sarkozy (ou sua mulher?) e/ou a França. Mas não é isso que irá contar na sua escolha final, se o FX2 chegar a um final. Gente: o prevfidente… Read more »

emerson

Alguns pontos interessantes: 1) parece que o FX2 sai mesmo em março. 2) Jobim jogou uma isca para os americanos em relação ao contrato e, claro, o preço. 3) Jobim de um recado aos franceses em relação ao preço. O SH (mais parecido com o Rafale) ainda pode ser o FX2. Acho que Saito, Jobim e Lula estão afinados, mesmo que tenha quem torça pelo contrário. O silêncio de Cantanhede é curioso. Um dos comentarias levantou uma discussão que tentei trazer para o Blog semanas atrás sobre o que será a FAB a partir do FX2, seja ele o Rafale,… Read more »

RH-MG

Prezado,

A-Bomb em 24 fev, 2010 às 10:58

Também sou fã do SH, e se dependesse de mim, compraria 36 e já abriria negociações para adquirir o F35.

[]

Fã da aviação de caça

Sávio Miranda

Na minha opinião:

Para agora: F18, para “Hi”
Para “mais tarde, qdo estiver pronto”: Gripen, para “Lo”

Zeca Basso

De novo essa história de F/A-18?! Se for o escolhido é castigo dos deuses. Alguém avise aos “Estadunidenses” que essa eles não levam, já perderam, apenas não sabem.

JC

Depois do discurso vermelho na ideologia e na furia do nosso amado presidente, ontem, podem esquecer F18.

Fabio

Tb escolheria o SH. Este é um baita avião!!! Comprovado em combate. O Brasil teria um equipamento de ponta. e resolveria nosso problema de equipamento. Quanto a desenvolver um avião isso já deveria estar rolando a pelo menos 1 decada atráz. O Brasil perdeu o bonde ao não participar do projeto do F35. Se estivessemos nele com certeza já estaríamos voando de avião de 5ª geração…
ACORDA BRASIL !!! Tecnologia e superioridade militar estão na mão dos americanos… Quem não se alia a eles vira mico…

Antonio M

“…Terei 20 dias para estudar as propostas e enviar para o presidente o meu parecer…”

Caramba! Ainda não leu/estudou as propostas ?!?!?!? rsrsrsrs!!!!

carl94fn

Bosco

Lamento, mas não tenho os dados que vc me pede, o que falei foi baseado nos confrontos conhecidos pela mídia comum em dogfight e relatos dos pilotos americano sobre o baixíssimo RCS do Rafale, também levando em consideração que o F3 terá (ou já tem) um radar AESA de desempenho parecido com os dos americanos e mais o míssil Meteo.

Abraços Bosco

Nostradamus

Bravatas não ganham guerras.Manda quem pode obedece quem tem juizo.O PT tem?

Bartolomeu

Nosso espanto – aqui, na imprensa e na FAB – o com o injustificável gasto com o Rafale (fora outros, que já foram feitos na área naval; 4 bi por uma base construída pela Odebrecht companheira é de arregalar os olhos), considerando a relação custo-benefício das outras alternativas, parace que fez “amarelar” mesmo a arrogância do poder. Vamos ver…como contribuinte e cidadão interessado em na defesa, honesta e eficaz, do país, fico na expectativa de se confirmar que os critérios técnicos e não outro$$ serão os determinantes na escolha.

Nostradamus

É a farra do boi de fim de mandato. vamos gastar base aérea por 4 bi é o fim do mundo.Para aumentar CONGONHAS nada,afinal esta em SÃO PAULO então vamos ser contra.

Caipira

Fugindo do tópico e entrando no bonde da conversa do Bosco, quando o Rafale enquadra SH na mira e “abate” até F22 nos RedFlags da vida é um alvoroço nos fóruns de defesa mundo afora, porém outro dia o blog publicou a img de um B2 Spirit gerada pelo IRST de um Typhoon e não gerou tanta polêmica…os franceses tão é loucos pra vender o Rafale pra alguém…se ele não emplacar aqui e os aiatolás fizeram um RFP é possível que o Irã opere Rafales, rsrsrsrs, brincadeira esta última parte…só pra descontrair…

Caipira

Nostradamus em 24 fev, 2010 às 12:51

Os tais R$4 bi não foram pra uma base naval para abrigar o SubNuc brasileiro?

Não que apoie essa pilhagem que o Lulla/PT impos a este país, mas aho que você se enganou na crítica.

Um abraço.

Wolfpack

QUAL FOI A ESCOLHA DO COPAC? Não foi publicado ainda nenhuma nota oficial a este respeito, sendo que somente especulação saiu até hoje na Imprensa, nada de oficial. Portanto, mesmo respeitando a opinião técnica, a disputa está aberta, pois não sabemos o que pensa o COPAC, FAB, e pilotos que voaram as três aeronaves.
A enquete do Blog dá uma dica da preferência atual dos leitores.

Rogerfer

“OBS:Pensei que era o Ultimo defensor dos SHs no Brasil.”
“A-Bomb/Lecen/RH-MG”

Torço pelo Super Hornet F-18E/F desde o começo do F-X2.

Luiz Antônio Cavalcanti

Daqui a pouco vamos fechar com a Revell!!

auriverde

Disse Camões ha quase quinhentos anos: “mudam os tempos, mudam as vontades”.
Esses aviões vão ficar em serviço por umas boas décadas, e até o fim da vida útil deles, muita coisa pode mudar, e vai mudar.
A PRINCIPAL vantagem do Rafale F-3 sobre todos os outros – Su inclusive – , é que ele é o único que pode ser vetor para um artefato nuclear. E isso não tem preço!!!
Aconselho a lerem “Petróleo e Poder” de Igor Fuser, para entender do que está em jogo no tabuleiro internacional.

cerberos

Para quem defende o SH será que ele vira com os radares degradados como os A4 argentinos, modernizados e entregues pelo USA, que quando detectam ostras irradiações de radares eles se deligam? Presente dos USA à Inglatera e que está dando uma dor de cabeça para a FAA

Informaçoes que estão sendo debatidos num forum estrangeiro, estou no trabalho depois posto o link, sobe a questão das malvinas 2010.

Wilson Giordani de Souza

Hummm… duas observações:

1) Super Hornet comendo pelas beiradas;

2) não alimentem os trolls!!!

[]s

Felipe Cps

Nostradamus em 24 fev, 2010 às 12:51

“Para aumentar CONGONHAS nada”

Nostradamus, não sou especialista no assunto, mas como é que se aumenta Congonhas? Tira a cidade de São Paulo de perto?

Sds.

Nostradamus

Uma base para abrigar um sub que se vai funcionar não sabemos, e o porto de SANTOS isso é que precisa investimento mas a cabeça não funciona.Fica dificil levar ‘algum” em coisa honesta.

Nostradamus

Desapropriação,NÃO ESTA SOBRANDO DINHEIRO PRA FAZER M——–a?

Nostradamus

O FELIPE deve morar na cabeceira da pista.

Caipira

hehehe Felipão…quando tú critica de leve é mais apedrejado do que quando solta os cascos em alguém, rsrsrs…nessas horas até eu que num tenho como debater quando fecham os coments sou obrigado a concordar que é melhor para blog reservarem mesmo os comentários…

Darkman

Felipe CPS !!!!

Simplesmente Polemico !!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Essa foi boa cara.

Abs.

Korolev

Bom, mais um capítulo da novela. Agora pelo que parece, Jobim deixou a patetada mágica de parceria estratégica e política de lado e realmente disse que questões técnicas entrarão em conta. Agora, se questões técnicas forem realmente respeitadas me parece que pode pintar surpresa por aí, embora eu duvide e muito.

emerson

Caramba…

os comentários ainda são a mesma ladainha.

humberto

Se a parte tecnica que o Jobin se refere for a da FAB ótimo, agora se for o que o MD está fazendo..
Agora, queria saber como é que um radar para de funcionar em pleno ar (ahh..não vamos esquecer que já está degradado)? Bluetooth? rsrsrs. Se os gringos vão fazer isto, quem diz que os Franceses não vão faze-lo com o Rafale ou os Russos com os Su…Será que só os satanicos gringos tem esta tecnologia? Pelo amor de deus senhores, tá torcendo pelo rafale..ótimo, não gosta dos gringos td bem..mas não vamos começar com isto..
Abraços
Humberto