F-X2: carta do Ciesp repercute no exterior

    98
    78

    Saab_no_die_se

    O site sueco de economia di.se publicou uma nota informando que o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) manifestou-se contra a preferência do governo brasileiro pelo caça francês Rafale. Com o título “Saab recebe apoio inesperado”, a matéria não trouxe novas informações, apenas divulgando da Suécia o que foi dito no Brasil.

    Na verdade a nota do site sueco está baseada na reportagem feita pelo flightglobal que, por sua vez,utilizou as informações divulgadas pela Agência Estado no dia 11 deste mês (ver matéria aqui no Poder Aéreo).

    F-X2_flightglobal

    Na carta aberta, divulgada pela regional de São José dos Campos, o Ciesp afirmou que o governo brasileiro vem “contrariando a lógica da racionalidade” ao preferir o caça da empresa francesa Dassault na licitação F-X2. O documento defende que o processo de seleção seja conduzido pelo Comando da Aeronáutica que, segundo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, colocaria o caça sueco Gripen como o melhor classificado.

    De qualquer forma, a notícia está correndo o mundo e contribuindo para colocar dúvidas sobre a lisura do processo de escolha do futuro caça brasileiro, o que é ruim para o país como um todo.

    LEIA TAMBÉM:

    Subscribe
    Notify of
    guest
    78 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    rober
    rober
    10 anos atrás

    Eu li essa reportagem,e não vi nada que acresentasse algo novo,é toda ela baseada na reportagem publicada pela Folha,e que a Força Aérea,uma pergunta na reportagem da folha essa suposta colocação do Rafale,era do Rafale C!,eu quero ver a CIESP colocar dados novos,quero ver ela dizer que o grippen é um projeto de alto risco,pois se não der certo vamos de grippen cd,que é um caça inferior a um F-16MIG35,SE É PREÇO PORQUE NÃO COLOCARAM O MIG 35 QUE CUSTA 40 MILHOES,esses senhores ao meu ver estão mais interessados num novo AMX que foi caro para desenvolver,para modernizar,e que de… Read more »

    Rodrigo
    Rodrigo
    10 anos atrás

    FX-2 foi mortalmente atingido em 07/09/2009 pelo Presidente Lula ao anunciar a escolha do Rafale, ignorando a FAB. O que se viu desde então, são todo tipo de tentativa para melar o programa e tornar a escolha do Rafale politicamente inviável. Inclusive o genial vazamento de um relatório antigo que foi modificado pelo CA posteriormente. Nos próximos dias, dizem os “fontados”( pessoalmente eu não acredito) que o presidente Lula vá anunciar o Rafale vencedor, mais uma vez contra tudo e contra todos. Se ele vai conseguir assinar alguma coisa em definitivo eu acho difícil, pois a campanha já está em… Read more »

    AJS
    AJS
    10 anos atrás

    O interesse tem que ser pelo país, pela nação, uma vergonha essa manifestação, puro e vergonhoso lobbye por uma indústria, a Embraer, deverá ter os serviços executados por ela, se forem de seu interesse, (digo isto pois alguns programas já contaram com o desinteresse dessa empresa) mas, nunca a nação pautar sua escolha pela preferência de uma indústria.
    Quando do FX 1, tinha por que tinha que ser o Mirage 2000-5.
    Respeito todas as opiniões, mas esta é a minha.

    ComAir
    ComAir
    10 anos atrás

    Escolha suspeita,

    Contra a indústria brasileira, contra EMBRAER, contra a FAB, contra o bom-senso, contra o contribuinte,… Quem está prejudicando o país não são as notícias, ainda bem que elas existem.

    []s!

    Paulo
    Paulo
    10 anos atrás

    A CIESP de SJC acha que vai ganhar no grito. Ledo engano.

    Agora, “apoio inesperado”? Óleo de peroba nesses suecos!

    jurandir
    10 anos atrás

    Rodrigo, o tiro no pé não veio no dia 07/09/2009,na verdade este tiro foi dado quando sem uma explicação logica,eliminaram o SU-35,poís a partir deste dia foi montado um circo pró Rafale.
    Entre os três finalistas ,colocaram um caça que é só um projeto,e outro que não passaria nunca ,devido as restrições tecnologicas a serem repassadas ao Brasil,restando apenas o Rafale como único salvador do programa que já nasceu morto,FX-2.
    Se a aeronautica realmente optou pelos Gripen’s é porque eles sabem das limitações orçamentarias para as forças armadas do Brasil.
    Então que venham os GRIPEN’S, caso contrrio recomecem do zero.

    A-Bomb
    A-Bomb
    10 anos atrás

    È vai ser dificil. O problema é que o Rafales ficou em ultimo na avaliação da FAB. Se pelo menos ficasse em segundo… Somado a isso tem o alto custos do caça frances e o fato dele não ter levado a melhor em nenhuma concorrência até o momento. Isso sem contar que é ano eleitoral. Minha opinião pessoal é que os SHs são os melhores no momento. Mas o governo Ptista tem uma resistência muito grande por parte da sua ala podre(os pseudos comunistas de plantão)a tudo que seja americano. Era melhor pegar os Shs agora e entrar de cabeça… Read more »

    robertobozzo
    robertobozzo
    10 anos atrás

    Nada novo no front…

    Ricardo
    Ricardo
    10 anos atrás

    Lobby e mais lobby, de empresários interessados na grana direcionada a FAB e da SAAB que está falida.

    Vai acabar como o AMX. Cobrando muito por muito pouco.

    João Paulo Caruso
    João Paulo Caruso
    10 anos atrás

    Subject: Brazil’s F-X2 contest prompts further dispute
    gf0012-aust 2/22/2010 9:08:18 AM

    O cara(gf0012-aust) que colocou esse assunto sabe bastante.
    è uma boa oprtunidade para discutir.

    http://www.strategypage.com/militaryforums/6-68685.aspx

    X-nobe
    X-nobe
    10 anos atrás

    Caros colegas, o caso é que a Saab pagou propina prá alguém na FAB para vazar o relatório do FX-2. Isso já aconteceu na Coréia do Sul, onde no dia 9 de Outubro do ano passado o governo e o ministério da defesa da Coréia do Sul abriu um investigação para apurar o pagamento de propina da Saab para uma empresa de pesquisas para repassar informações sobre o programa de renovação de caças sul-coreanos KF-X. Esta na cara que o vazamento de informações sobre o FX-2 é da mesma natureza.

    Ronaldo
    Ronaldo
    10 anos atrás

    Eu acredito que as empresas tem que se submeter ao país e não ao contrário, ou de outro modo, estaremos nas mãos de um pequeno grupo de empresas que defenderam seus próprios planos e perspectivas de lucro.
    A Embraer, CIESP, ou outros devem ser submeter as decisões do Poder Executivo, ou do contrário não existiria motivo para existir.

    Gunsalmo
    Gunsalmo
    10 anos atrás

    X-nobe em 22 fev, 2010 às 12:38

    “Caros colegas, o caso é que a Saab pagou propina prá alguém na FAB para vazar o relatório do FX-2.”

    x-nobe, essa história tem propina mesmo, mas é da Dassault. Os franceses são mestres nesse tipo de coisa como mostra o caso SIVAM.
    Alem do mais, o José Dirceu já disse que esse tipo de “contribuição” não é crime, é caixa 2 de campanha 🙂

    X-nobe
    X-nobe
    10 anos atrás

    Ai vai os sites das informações sobre o vazamento de informações perante pagamento de propina da Saab sobre o programa de renovação de caças na Coréia do Sul.

    http://www.daniduarte.com/category/aviacao-militar
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u634628.shtml

    Aqueles que não são cegos verão o que é obvio.

    Gunsalmo
    Gunsalmo
    10 anos atrás

    Ronaldo em 22 fev, 2010 às 12:39

    “Eu acredito que as empresas tem que se submeter ao país e não ao contrário, ou de outro modo, estaremos nas mãos de um pequeno grupo de empresas que defenderam seus próprios planos e perspectivas de lucro.”

    Pois é Ronaldo, quem acredita nisso também é o Hugo Chaves na Venezuela. Ele estatizou empresas privadas, colocou um monte de gente dele nas públicas e obrigou os empresários a se “submeterem ao país”. O resultado todos nós estamos vendo: desabastecimento nos supermercados, produção de petróleo em queda livre, desemprego, inflação, etc.

    Galahad
    Galahad
    10 anos atrás

    Do site http://www.defesanet.com.br: O que há por trás da Nota da CIESP? Nelson Düring Editor-Chefe DefesaNet DefesaNet O que há por trás da Nota da CIESP? http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind.htm CIESP – CARTA ABERTA À NAÇÃO http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind_ciesp.htm Ciesp diz que Rafale ameaça soberania http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind_ciesp_1.htm Could Wichita be the Detroit of aircraft? http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind_wichita.htm Embraer é a empresa que mais perdeu valor no Brasil http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind_exame.htm No dia 10 de Fevereiro a CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Regional São José dos Campos – publicou uma inusitada “Carta Aberta à Nação”. Na carta critica a possível escolha do caça francês Rafale dentro… Read more »

    Galahad
    Galahad
    10 anos atrás

    Do site http://www.defesanet.com.br: O que há por trás da Nota da CIESP? Nelson Düring Editor-Chefe DefesaNet DefesaNet No dia 10 de Fevereiro a CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Regional São José dos Campos – publicou uma inusitada “Carta Aberta à Nação”. Na carta critica a possível escolha do caça francês Rafale dentro do Programa F-X2. Pelo seu ineditismo e por divergir totalmente do que a entidade mater, a FIESP, que através do COMDEFESA, foi o FORUM de discussão onde os três concorrentes apreentaram as suas propostas de participação industrial. E também onde a própria Dassault… Read more »

    Robson Br
    Robson Br
    10 anos atrás

    A VERDADE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DESTA CARTA O que há por trás da Nota da CIESP? Nelson Düring Editor-Chefe DefesaNet No dia 10 de Fevereiro a CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Regional São José dos Campos – publicou uma inusitada “Carta Aberta à Nação”. Na carta critica a possível escolha do caça francês Rafale dentro do Programa F-X2. Pelo seu ineditismo e por divergir totalmente do que a entidade mater, a FIESP, que através do COMDEFESA, foi o FORUM de discussão onde os três concorrentes apreentaram as suas propostas de participação industrial. E… Read more »

    Robson Br
    Robson Br
    10 anos atrás

    Galahad em 22 fev, 2010 às 13:12

    Uai sô…
    por um minuto de diferença ocê foi mais rápido queeu…

    Ricardo_Recife
    Ricardo_Recife
    10 anos atrás

    Colegas, por favor cuidado com as falas, a acusação de suborno levantada contra a FAB é grave, muito grave. Uma coisa são bravatas ditas aos acaso, outra muito diferente é uma acusação destas. Acusações feitas sem provas é calunia,difamação, e se tem provas mas não procura o Ministério Público Federal é cumplicidade. A SAAB e a Dassualt estão sendo investigadas pela justiça da Coréia por SUPOSTO CRIME. Serge Dassualt foi processado pela justiça da Bélgica no caso conhecido como escândalo AGUSTA/Dassault com veredito dado pela Corte de Acusação em 1998 (pena de dois anos de reclusão por corrupção ativa e… Read more »

    Ronaldo
    Ronaldo
    10 anos atrás

    Gunsalmo em 22 fev, 2010 às 12:55

    Você é livre para pensar o que quiser, mas ja olhou os índices de desenvolvimento da Venezuela antes e depois do Chavez? Da uma olha e depois conta pra nos o que descobriu.
    TODOS os indicadores sociais estão mais elevados que o do Brasil, inclusive o IDH é bem maior que o daqui.

    Robson Br
    Robson Br
    10 anos atrás

    O Alexandre Galante é que está certo….

    Esse assunto já está esgotado e já fugiu da bom senso…..
    É totalmente claro a motivação política desta carta.
    Não sei se vale mais a pena continuar comentando em posts do FX-2

    O Jobim está costurando um acordo com os americanos, depois da volta dele dos EEUU as coisas vão ficar mais claras.

    Não adianta a SAAB chorar, pois pode até dar F-18, o que sempre achei que não chega a ser surpresa, mas o GRIPEN não leva esse FX-2 por nada.

    Inquiridor
    Inquiridor
    10 anos atrás

    Meu caro Gunsalmo, concordo com o amigo! O estado não pode se meter no mercado. Ainda hoje não entendi porque o estado salvou o mercado na ultima crise. Não tinha porque o estado colocar dinheiro em banco e empresas, porque o proprio mercado se encarregaria e arranjaria dinheiro para socorrer. O estado tem que contruir, criar, salvar e depois repassar pra iniciativa privada. Não sei porque o GF não adota o Grippen? Oportunidades mil pro empresariado ganhar dinheiro. Porque não se procede como o AMX que custou mais caro que um F-16? Mas que importa isto, quando afinal o que… Read more »

    X-nobe
    X-nobe
    10 anos atrás

    Gunsalmo

    Não sei se Dassault pagou propina pro governo, o caso é que foi a Saab que já foi pega recentemente informações e pagando propina na Coréia do Sul sobre o programa de renovação de caças daquele país. Eu prefiro o F-18 que ate agora parece não ter se envolvido com o pagamento de propina, mais se a Boeing e a Dassault pagam propina para tentar vender seus caça isso não sei, o que sei é que só a Saab já foi pega fazendo este tipo de malandragem.

    Gunsalmo
    Gunsalmo
    10 anos atrás

    X-nobe em 22 fev, 2010 às 12:50 “Ai vai os sites das informações sobre o vazamento de informações perante pagamento de propina da Saab sobre o programa de renovação de caças na Coréia do Sul.” x-nobe, mesmo que as acusações sejam provadas (o que até agora não foram), se referem a um pagamento feito pela SAAB à outra empresa privada, a SMI, por informações sigilosas. Bem diferente de pagar propina para técnicos da FAB. Aliás, a idéia de que todos os 60 técnicos do COPAC (muitos deles oficiais de longa data) seriam comprados para indicar um avião que não seria… Read more »

    carlos
    carlos
    10 anos atrás

    melhor compra o su27 do alemão, já que e pra enfeitar hangar mesmo.

    grifo
    grifo
    10 anos atrás

    X-nobe, na Coreia do Sul um coronel foi em cana por receber propina da Dassault.

    Gunsalmo
    Gunsalmo
    10 anos atrás

    Ronaldo em 22 fev, 2010 às 13:18 “Você é livre para pensar o que quiser, mas ja olhou os índices de desenvolvimento da Venezuela antes e depois do Chavez? Da uma olha e depois conta pra nos o que descobriu. TODOS os indicadores sociais estão mais elevados que o do Brasil, inclusive o IDH é bem maior que o daqui.” Vc deve estar sonhando, Ronaldo, ou então não lê jornal. A Venezuela acabou de passar por uma maxi-desvalorização da sua moeda, a queda na produção de petróleo obrigou o governo a voltar a licitar áreas de exploração para empresas estrangeiras… Read more »

    X-nobe
    X-nobe
    10 anos atrás

    Se eu fosse o presidente eu cancelava o FX-2 como foi feito no FX-1, comprava uns 300 Super Tucanos para a FAB e depois dava o restante dos US$10 bilhões para o Exercito e a Marinha. Mais acho que o Lula não tem peito o suficiente para tomar uma ação dessas e mostra quem é o líder supremo das forças armadas. Sorte da FAB que aqui não é um país serio.

    X-nobe
    X-nobe
    10 anos atrás

    grifo

    Como eu já disse não torço pelo Rafale e sim pelo F-18.

    grifo
    grifo
    10 anos atrás

    “Se eu fosse o presidente eu cancelava o FX-2 como foi feito no FX-1, comprava uns 300 Super Tucanos para a FAB e depois dava o restante dos US$10 bilhões para o Exercito e a Marinha.”

    X-nobe, e porque o Lula deveria punir a FAB? O que a FAB fez de errado?

    Gunsalmo
    Gunsalmo
    10 anos atrás

    Inquiridor em 22 fev, 2010 às 13:29 “Não sei porque o GF não adota o Grippen? Oportunidades mil pro empresariado ganhar dinheiro. Porque não se procede como o AMX que custou mais caro que um F-16? Mas que importa isto, quando afinal o que importa é quanto nossos empresarios vão ganhar!!” Inquiridor, não sou contra o lucro das empresas, pois quanto mais nossos empresários ganham, mais as nossas empresas crescem (gerando empregos) e mais o governo arrecada em impostos. Acho que vc prefere que os empresários franceses ganhem em vez dos brasileiros. Quanto ao AMX, ele é um dos grandes… Read more »

    grifo
    grifo
    10 anos atrás

    X-nobe, estava me referindo a sua afirmacao que “se a Boeing e a Dassault pagam propina para tentar vender seus caça isso não sei, o que sei é que só a Saab já foi pega fazendo este tipo de malandragem”. Na verdade foi a Dassault que foi pega.

    Ronaldo
    Ronaldo
    10 anos atrás

    Gunsalmo em 22 fev, 2010 às 13:47

    Continue se informando pela Globo, SBT e Record que o senhor vai longe, de uma olhada nestes links por gentileza.

    List of countries by GDP (nominal) per capita
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_%28nominal%29_per_capita

    List of countries by Human Development Index
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_Human_Development_Index

    List of countries by literacy rate
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_literacy_rate

    List of countries by infant mortality rate
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_infant_mortality_rate

    List of countries by life expectancy
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_life_expectancy

    Darkman
    Darkman
    10 anos atrás

    Caro Robson BR,
    Não acredito em acordo com os americanos para o F18.
    Somente uma visita de rotina, Jobim não gosta dos americanos.

    Concordo contigo, esse FX2 está um saco !!!!
    Por apenas 36 caças está essa enrolação…

    FX2 já morreu faz tempos..

    Abs.

    athalyba
    10 anos atrás

    Banido, eu ???

    Tõe Alves
    Tõe Alves
    10 anos atrás

    O que a CIESP entende de aviação? Há tanta gente leiga dando palpite nesse programa, que acho que o melhor que o presidente faz é cancelar esse FX-2.Essa novela já passou do prazo para o término.

    athalyba
    10 anos atrás

    Ooops, foi mal o comentário acima (rs) Apesar da matéria repercutir por aí, não acho que a carta está “contribuindo para colocar dúvidas sobre a lisura do processo de escolha do futuro caça brasileiro”. Isso é wishfull thinking da editoria do blog … Primeiro pq o processo não acabou (ok, ok, Rafale está com 98% de chances de vencer, mas o jogo só acaba qdo o juiz apitar); Segundo pq nem a matéria do Flight Global nem a do site sueco colocam “dúvidas” sobre nada, apenas apontam o jogo de pressões que já estamos habituados nesse tipo de compra. Em… Read more »

    X-nobe
    X-nobe
    10 anos atrás

    Grifo O relatório do FX-2 não abriu a gaveta e sai andando sozinho, alguém recebeu para revelar e ganhou alguma coisa com isso, o relatório da FAB não foi revelado por nada. Não sei se você assistiu no jornal Nacional ou no jornal do SBT uma matéria que passou no final do ano passado, sobre um funcionário do serviço de inteligência americana que foi pego vendendo informações e acabou pegando prisão perpetua. Revelar informações sobre segurança nacional é crime, ou pelo menos deveria ser, sorte de quem fez o vazamento das informações de que esse não é um país serio.… Read more »

    Sirkis
    Sirkis
    10 anos atrás

    Saudações!

    Aqueles que achavam que o FX 3.0 chegaria, errou. Se preparem que a COISA finalmente vai sair!!!
    Já comprei o meu estoque de estomazil hoje.

    Boa Tarde!

    Nick
    Nick
    10 anos atrás

    hahahaha! Sirkis,

    O escargot não ta descendo bem???
    Que venham os Rafales e que essa novela finalmente termine.
    E vamos ver daqui 10 anos quem estava certo e quem estava errado.
    Espero eu estar errado e daqui 10 anos cada Rafale voando 180 horas/ano e nossas indústrias e instiuições de pesquisa e ensino, aplicando 100% das Tots francesas.

    []’s

    Gunsalmo
    Gunsalmo
    10 anos atrás

    X-nobe em 22 fev, 2010 às 14:58

    “o E-Jets foi concebido por outras parcerias no campo da industria de aviação civil, que não tem nada a ver com o desenvolvimento do AMX.”

    Quais parcerias, x-nobe? Acho que quem inventa as coisas é vc.

    Gunsalmo
    Gunsalmo
    10 anos atrás

    Ronaldo em 22 fev, 2010 às 14:14

    “Continue se informando pela Globo, SBT e Record que o senhor vai longe, de uma olhada nestes links por gentileza.”

    Ronaldo, as estatísticas a que vc se refere, não refletem o estado atual da Venezuela. Enquanto o barril de petróleo estava nas alturas, o chaves conseguiu bancar sua “socialização” bolivariana. Quando o preço começou a cair, o mesmo aconteceu com a economia da Venezuela. Só vc mesmo pra achar que as coisas estão melhores lá do que aqui 🙂

    Fsinzato
    Fsinzato
    10 anos atrás

    Galahad em 22 fev, 2010 às 13:11 “Do site http://www.defesanet.com.br: O que há por trás da Nota da CIESP? Nelson Düring Editor-Chefe DefesaNet DefesaNet” Caro Galahad, Se me permite, vou dar meus dois centavos em relação a notícia vinculada por ti: Ou se abre um parque industrial estatal para a produção de aeronaves nacionais de interesse do Estado Brasileiro, ou se incentiva as empresas nacionais existentes. O que não pode é apoiar as estrangeiras em detrimento as brasileiras. Pelo que eu entendo a República ainda é Brasileira e não vermelha, azul, lilás ou que preste. Não entendo a postura do… Read more »

    Ronaldo
    Ronaldo
    10 anos atrás

    Gunsalmo em 22 fev, 2010 às 15:32

    Eu não sei de nada, mas os dados sobre indicadores sociais são da ONU e usado pelo mundo todo, mas se você prefere continuar acreditando na Globo e ler Folha de São Paulo, dai ja não é da minha alçada.

    Ricardo_Recife
    Ricardo_Recife
    10 anos atrás

    O que está por traz da nota da Ciesp de São José dos Campos? Fácil 22 mil empregos, desenvolvimento tecnológico e novos mercados. Com tudo isto seria de se estranhar que eles não emitissem algum comunicado. Todas as indústrias do Parque Tecnológico de São José dos Campo já emitiram notas e pareceres defendo a escolha técnica da FAB.

    Felipe Cps
    Felipe Cps
    10 anos atrás

    Esse FX2 está viciado desde 07 de setembro e é bom mesmo que o mundo saiba a “patotinha sujinha” com a qual está sujeito a lidar.

    Que o mundo veja a cara do populo-socialismo que em muitieramá tomou de assalto o Estado brasileiro.

    Felipe Cps defende o ENTERRO do FX2

    Ciro
    Ciro
    10 anos atrás

    Esse processo estava sendo levado de maneira imparcial até nosso querido presidente ,provavelmente sobre efeito de bebidas alcolicas,anunciar o caça Rafales como vencedor no dia sete de setembro do ano passado.

    Desde então FX-2 passou a ser motivo de piada.

    Galahad
    Galahad
    10 anos atrás

    Fsinzato em 22 fev, 2010 às 15:40 Concordo com voce totalmente. Eu penso que o governo deveria ter investido na EMBRAER e que ela deveria ter trabalhado em conjunto com os institutos de pesquisa, como ITA, IME, etc…, no desenvolvimento de aeronaves de combate. O problema é que isso não aconteceu. Como sabemos, há mais de 20 anos que não se aplicava um centavo que fosse em modernização e reaparelhamento das FFAAs brasileiras, quanto mais em pesquisas de interesse militar. O que sempre foi um grande erro, pois não se discute que a maioria das grandes invenções nasceu com aplicações… Read more »

    JULIO
    JULIO
    10 anos atrás

    Pelo que vejo temos muitos experts em Hugo Chaves, todos com opinião formada pelos veiculos de comunicação que com prazer trabalham para desmoralizar o estado brasileiro. Tudo politica e interesses particulares. O Fato dos Suecos aproveitarem a manchete, feita sob encomenda para isso, é sinceramente natural, defendem seus interesses. Barbaridade vermos que toda vez que o País pretende adquirir bens para reforçar sua segurança os de sempre vêem inapelavelmente criar confusão, constrangimentos e toda sorte de obstaculos aos governos, sejam lá quais eles forem. Por isso nossos equipamentos tão sucateados, a que interessa o enfraquecimento do País nessa área? Já… Read more »