F-X2: carta do Ciesp repercute no exterior

78

Saab_no_die_se

O site sueco de economia di.se publicou uma nota informando que o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) manifestou-se contra a preferência do governo brasileiro pelo caça francês Rafale. Com o título “Saab recebe apoio inesperado”, a matéria não trouxe novas informações, apenas divulgando da Suécia o que foi dito no Brasil.

Na verdade a nota do site sueco está baseada na reportagem feita pelo flightglobal que, por sua vez,utilizou as informações divulgadas pela Agência Estado no dia 11 deste mês (ver matéria aqui no Poder Aéreo).

F-X2_flightglobal

Na carta aberta, divulgada pela regional de São José dos Campos, o Ciesp afirmou que o governo brasileiro vem “contrariando a lógica da racionalidade” ao preferir o caça da empresa francesa Dassault na licitação F-X2. O documento defende que o processo de seleção seja conduzido pelo Comando da Aeronáutica que, segundo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, colocaria o caça sueco Gripen como o melhor classificado.

De qualquer forma, a notícia está correndo o mundo e contribuindo para colocar dúvidas sobre a lisura do processo de escolha do futuro caça brasileiro, o que é ruim para o país como um todo.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rober

Eu li essa reportagem,e não vi nada que acresentasse algo novo,é toda ela baseada na reportagem publicada pela Folha,e que a Força Aérea,uma pergunta na reportagem da folha essa suposta colocação do Rafale,era do Rafale C!,eu quero ver a CIESP colocar dados novos,quero ver ela dizer que o grippen é um projeto de alto risco,pois se não der certo vamos de grippen cd,que é um caça inferior a um F-16MIG35,SE É PREÇO PORQUE NÃO COLOCARAM O MIG 35 QUE CUSTA 40 MILHOES,esses senhores ao meu ver estão mais interessados num novo AMX que foi caro para desenvolver,para modernizar,e que de… Read more »

Rodrigo

FX-2 foi mortalmente atingido em 07/09/2009 pelo Presidente Lula ao anunciar a escolha do Rafale, ignorando a FAB. O que se viu desde então, são todo tipo de tentativa para melar o programa e tornar a escolha do Rafale politicamente inviável. Inclusive o genial vazamento de um relatório antigo que foi modificado pelo CA posteriormente. Nos próximos dias, dizem os “fontados”( pessoalmente eu não acredito) que o presidente Lula vá anunciar o Rafale vencedor, mais uma vez contra tudo e contra todos. Se ele vai conseguir assinar alguma coisa em definitivo eu acho difícil, pois a campanha já está em… Read more »

AJS

O interesse tem que ser pelo país, pela nação, uma vergonha essa manifestação, puro e vergonhoso lobbye por uma indústria, a Embraer, deverá ter os serviços executados por ela, se forem de seu interesse, (digo isto pois alguns programas já contaram com o desinteresse dessa empresa) mas, nunca a nação pautar sua escolha pela preferência de uma indústria.
Quando do FX 1, tinha por que tinha que ser o Mirage 2000-5.
Respeito todas as opiniões, mas esta é a minha.

ComAir

Escolha suspeita,

Contra a indústria brasileira, contra EMBRAER, contra a FAB, contra o bom-senso, contra o contribuinte,… Quem está prejudicando o país não são as notícias, ainda bem que elas existem.

[]s!

Paulo

A CIESP de SJC acha que vai ganhar no grito. Ledo engano.

Agora, “apoio inesperado”? Óleo de peroba nesses suecos!

jurandir

Rodrigo, o tiro no pé não veio no dia 07/09/2009,na verdade este tiro foi dado quando sem uma explicação logica,eliminaram o SU-35,poís a partir deste dia foi montado um circo pró Rafale.
Entre os três finalistas ,colocaram um caça que é só um projeto,e outro que não passaria nunca ,devido as restrições tecnologicas a serem repassadas ao Brasil,restando apenas o Rafale como único salvador do programa que já nasceu morto,FX-2.
Se a aeronautica realmente optou pelos Gripen’s é porque eles sabem das limitações orçamentarias para as forças armadas do Brasil.
Então que venham os GRIPEN’S, caso contrrio recomecem do zero.

A-Bomb

È vai ser dificil. O problema é que o Rafales ficou em ultimo na avaliação da FAB. Se pelo menos ficasse em segundo… Somado a isso tem o alto custos do caça frances e o fato dele não ter levado a melhor em nenhuma concorrência até o momento. Isso sem contar que é ano eleitoral. Minha opinião pessoal é que os SHs são os melhores no momento. Mas o governo Ptista tem uma resistência muito grande por parte da sua ala podre(os pseudos comunistas de plantão)a tudo que seja americano. Era melhor pegar os Shs agora e entrar de cabeça… Read more »

robertobozzo

Nada novo no front…

Ricardo

Lobby e mais lobby, de empresários interessados na grana direcionada a FAB e da SAAB que está falida.

Vai acabar como o AMX. Cobrando muito por muito pouco.

João Paulo Caruso

Subject: Brazil’s F-X2 contest prompts further dispute
gf0012-aust 2/22/2010 9:08:18 AM

O cara(gf0012-aust) que colocou esse assunto sabe bastante.
è uma boa oprtunidade para discutir.

http://www.strategypage.com/militaryforums/6-68685.aspx

X-nobe

Caros colegas, o caso é que a Saab pagou propina prá alguém na FAB para vazar o relatório do FX-2. Isso já aconteceu na Coréia do Sul, onde no dia 9 de Outubro do ano passado o governo e o ministério da defesa da Coréia do Sul abriu um investigação para apurar o pagamento de propina da Saab para uma empresa de pesquisas para repassar informações sobre o programa de renovação de caças sul-coreanos KF-X. Esta na cara que o vazamento de informações sobre o FX-2 é da mesma natureza.

Ronaldo

Eu acredito que as empresas tem que se submeter ao país e não ao contrário, ou de outro modo, estaremos nas mãos de um pequeno grupo de empresas que defenderam seus próprios planos e perspectivas de lucro.
A Embraer, CIESP, ou outros devem ser submeter as decisões do Poder Executivo, ou do contrário não existiria motivo para existir.

Gunsalmo

X-nobe em 22 fev, 2010 às 12:38

“Caros colegas, o caso é que a Saab pagou propina prá alguém na FAB para vazar o relatório do FX-2.”

x-nobe, essa história tem propina mesmo, mas é da Dassault. Os franceses são mestres nesse tipo de coisa como mostra o caso SIVAM.
Alem do mais, o José Dirceu já disse que esse tipo de “contribuição” não é crime, é caixa 2 de campanha 🙂

X-nobe

Ai vai os sites das informações sobre o vazamento de informações perante pagamento de propina da Saab sobre o programa de renovação de caças na Coréia do Sul.

http://www.daniduarte.com/category/aviacao-militar
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u634628.shtml

Aqueles que não são cegos verão o que é obvio.

Gunsalmo

Ronaldo em 22 fev, 2010 às 12:39

“Eu acredito que as empresas tem que se submeter ao país e não ao contrário, ou de outro modo, estaremos nas mãos de um pequeno grupo de empresas que defenderam seus próprios planos e perspectivas de lucro.”

Pois é Ronaldo, quem acredita nisso também é o Hugo Chaves na Venezuela. Ele estatizou empresas privadas, colocou um monte de gente dele nas públicas e obrigou os empresários a se “submeterem ao país”. O resultado todos nós estamos vendo: desabastecimento nos supermercados, produção de petróleo em queda livre, desemprego, inflação, etc.

Galahad

Do site http://www.defesanet.com.br: O que há por trás da Nota da CIESP? Nelson Düring Editor-Chefe DefesaNet DefesaNet O que há por trás da Nota da CIESP? http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind.htm CIESP – CARTA ABERTA À NAÇÃO http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind_ciesp.htm Ciesp diz que Rafale ameaça soberania http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind_ciesp_1.htm Could Wichita be the Detroit of aircraft? http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind_wichita.htm Embraer é a empresa que mais perdeu valor no Brasil http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_ind_exame.htm No dia 10 de Fevereiro a CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Regional São José dos Campos – publicou uma inusitada “Carta Aberta à Nação”. Na carta critica a possível escolha do caça francês Rafale dentro… Read more »

Galahad

Do site http://www.defesanet.com.br: O que há por trás da Nota da CIESP? Nelson Düring Editor-Chefe DefesaNet DefesaNet No dia 10 de Fevereiro a CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Regional São José dos Campos – publicou uma inusitada “Carta Aberta à Nação”. Na carta critica a possível escolha do caça francês Rafale dentro do Programa F-X2. Pelo seu ineditismo e por divergir totalmente do que a entidade mater, a FIESP, que através do COMDEFESA, foi o FORUM de discussão onde os três concorrentes apreentaram as suas propostas de participação industrial. E também onde a própria Dassault… Read more »

Robson Br

A VERDADE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DESTA CARTA O que há por trás da Nota da CIESP? Nelson Düring Editor-Chefe DefesaNet No dia 10 de Fevereiro a CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Regional São José dos Campos – publicou uma inusitada “Carta Aberta à Nação”. Na carta critica a possível escolha do caça francês Rafale dentro do Programa F-X2. Pelo seu ineditismo e por divergir totalmente do que a entidade mater, a FIESP, que através do COMDEFESA, foi o FORUM de discussão onde os três concorrentes apreentaram as suas propostas de participação industrial. E… Read more »

Robson Br

Galahad em 22 fev, 2010 às 13:12

Uai sô…
por um minuto de diferença ocê foi mais rápido queeu…

Ricardo_Recife

Colegas, por favor cuidado com as falas, a acusação de suborno levantada contra a FAB é grave, muito grave. Uma coisa são bravatas ditas aos acaso, outra muito diferente é uma acusação destas. Acusações feitas sem provas é calunia,difamação, e se tem provas mas não procura o Ministério Público Federal é cumplicidade. A SAAB e a Dassualt estão sendo investigadas pela justiça da Coréia por SUPOSTO CRIME. Serge Dassualt foi processado pela justiça da Bélgica no caso conhecido como escândalo AGUSTA/Dassault com veredito dado pela Corte de Acusação em 1998 (pena de dois anos de reclusão por corrupção ativa e… Read more »

Ronaldo

Gunsalmo em 22 fev, 2010 às 12:55

Você é livre para pensar o que quiser, mas ja olhou os índices de desenvolvimento da Venezuela antes e depois do Chavez? Da uma olha e depois conta pra nos o que descobriu.
TODOS os indicadores sociais estão mais elevados que o do Brasil, inclusive o IDH é bem maior que o daqui.

Robson Br

O Alexandre Galante é que está certo….

Esse assunto já está esgotado e já fugiu da bom senso…..
É totalmente claro a motivação política desta carta.
Não sei se vale mais a pena continuar comentando em posts do FX-2

O Jobim está costurando um acordo com os americanos, depois da volta dele dos EEUU as coisas vão ficar mais claras.

Não adianta a SAAB chorar, pois pode até dar F-18, o que sempre achei que não chega a ser surpresa, mas o GRIPEN não leva esse FX-2 por nada.

Inquiridor

Meu caro Gunsalmo, concordo com o amigo! O estado não pode se meter no mercado. Ainda hoje não entendi porque o estado salvou o mercado na ultima crise. Não tinha porque o estado colocar dinheiro em banco e empresas, porque o proprio mercado se encarregaria e arranjaria dinheiro para socorrer. O estado tem que contruir, criar, salvar e depois repassar pra iniciativa privada. Não sei porque o GF não adota o Grippen? Oportunidades mil pro empresariado ganhar dinheiro. Porque não se procede como o AMX que custou mais caro que um F-16? Mas que importa isto, quando afinal o que… Read more »

X-nobe

Gunsalmo

Não sei se Dassault pagou propina pro governo, o caso é que foi a Saab que já foi pega recentemente informações e pagando propina na Coréia do Sul sobre o programa de renovação de caças daquele país. Eu prefiro o F-18 que ate agora parece não ter se envolvido com o pagamento de propina, mais se a Boeing e a Dassault pagam propina para tentar vender seus caça isso não sei, o que sei é que só a Saab já foi pega fazendo este tipo de malandragem.

Gunsalmo

X-nobe em 22 fev, 2010 às 12:50 “Ai vai os sites das informações sobre o vazamento de informações perante pagamento de propina da Saab sobre o programa de renovação de caças na Coréia do Sul.” x-nobe, mesmo que as acusações sejam provadas (o que até agora não foram), se referem a um pagamento feito pela SAAB à outra empresa privada, a SMI, por informações sigilosas. Bem diferente de pagar propina para técnicos da FAB. Aliás, a idéia de que todos os 60 técnicos do COPAC (muitos deles oficiais de longa data) seriam comprados para indicar um avião que não seria… Read more »

carlos

melhor compra o su27 do alemão, já que e pra enfeitar hangar mesmo.

grifo

X-nobe, na Coreia do Sul um coronel foi em cana por receber propina da Dassault.

Gunsalmo

Ronaldo em 22 fev, 2010 às 13:18 “Você é livre para pensar o que quiser, mas ja olhou os índices de desenvolvimento da Venezuela antes e depois do Chavez? Da uma olha e depois conta pra nos o que descobriu. TODOS os indicadores sociais estão mais elevados que o do Brasil, inclusive o IDH é bem maior que o daqui.” Vc deve estar sonhando, Ronaldo, ou então não lê jornal. A Venezuela acabou de passar por uma maxi-desvalorização da sua moeda, a queda na produção de petróleo obrigou o governo a voltar a licitar áreas de exploração para empresas estrangeiras… Read more »

X-nobe

Se eu fosse o presidente eu cancelava o FX-2 como foi feito no FX-1, comprava uns 300 Super Tucanos para a FAB e depois dava o restante dos US$10 bilhões para o Exercito e a Marinha. Mais acho que o Lula não tem peito o suficiente para tomar uma ação dessas e mostra quem é o líder supremo das forças armadas. Sorte da FAB que aqui não é um país serio.

X-nobe

grifo

Como eu já disse não torço pelo Rafale e sim pelo F-18.

grifo

“Se eu fosse o presidente eu cancelava o FX-2 como foi feito no FX-1, comprava uns 300 Super Tucanos para a FAB e depois dava o restante dos US$10 bilhões para o Exercito e a Marinha.”

X-nobe, e porque o Lula deveria punir a FAB? O que a FAB fez de errado?

Gunsalmo

Inquiridor em 22 fev, 2010 às 13:29 “Não sei porque o GF não adota o Grippen? Oportunidades mil pro empresariado ganhar dinheiro. Porque não se procede como o AMX que custou mais caro que um F-16? Mas que importa isto, quando afinal o que importa é quanto nossos empresarios vão ganhar!!” Inquiridor, não sou contra o lucro das empresas, pois quanto mais nossos empresários ganham, mais as nossas empresas crescem (gerando empregos) e mais o governo arrecada em impostos. Acho que vc prefere que os empresários franceses ganhem em vez dos brasileiros. Quanto ao AMX, ele é um dos grandes… Read more »

grifo

X-nobe, estava me referindo a sua afirmacao que “se a Boeing e a Dassault pagam propina para tentar vender seus caça isso não sei, o que sei é que só a Saab já foi pega fazendo este tipo de malandragem”. Na verdade foi a Dassault que foi pega.

Ronaldo

Gunsalmo em 22 fev, 2010 às 13:47

Continue se informando pela Globo, SBT e Record que o senhor vai longe, de uma olhada nestes links por gentileza.

List of countries by GDP (nominal) per capita
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_%28nominal%29_per_capita

List of countries by Human Development Index
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_Human_Development_Index

List of countries by literacy rate
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_literacy_rate

List of countries by infant mortality rate
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_infant_mortality_rate

List of countries by life expectancy
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_life_expectancy

Darkman

Caro Robson BR,
Não acredito em acordo com os americanos para o F18.
Somente uma visita de rotina, Jobim não gosta dos americanos.

Concordo contigo, esse FX2 está um saco !!!!
Por apenas 36 caças está essa enrolação…

FX2 já morreu faz tempos..

Abs.

athalyba

Banido, eu ???

Tõe Alves

O que a CIESP entende de aviação? Há tanta gente leiga dando palpite nesse programa, que acho que o melhor que o presidente faz é cancelar esse FX-2.Essa novela já passou do prazo para o término.

athalyba

Ooops, foi mal o comentário acima (rs) Apesar da matéria repercutir por aí, não acho que a carta está “contribuindo para colocar dúvidas sobre a lisura do processo de escolha do futuro caça brasileiro”. Isso é wishfull thinking da editoria do blog … Primeiro pq o processo não acabou (ok, ok, Rafale está com 98% de chances de vencer, mas o jogo só acaba qdo o juiz apitar); Segundo pq nem a matéria do Flight Global nem a do site sueco colocam “dúvidas” sobre nada, apenas apontam o jogo de pressões que já estamos habituados nesse tipo de compra. Em… Read more »

X-nobe

Grifo O relatório do FX-2 não abriu a gaveta e sai andando sozinho, alguém recebeu para revelar e ganhou alguma coisa com isso, o relatório da FAB não foi revelado por nada. Não sei se você assistiu no jornal Nacional ou no jornal do SBT uma matéria que passou no final do ano passado, sobre um funcionário do serviço de inteligência americana que foi pego vendendo informações e acabou pegando prisão perpetua. Revelar informações sobre segurança nacional é crime, ou pelo menos deveria ser, sorte de quem fez o vazamento das informações de que esse não é um país serio.… Read more »

Sirkis

Saudações!

Aqueles que achavam que o FX 3.0 chegaria, errou. Se preparem que a COISA finalmente vai sair!!!
Já comprei o meu estoque de estomazil hoje.

Boa Tarde!

Nick

hahahaha! Sirkis,

O escargot não ta descendo bem???
Que venham os Rafales e que essa novela finalmente termine.
E vamos ver daqui 10 anos quem estava certo e quem estava errado.
Espero eu estar errado e daqui 10 anos cada Rafale voando 180 horas/ano e nossas indústrias e instiuições de pesquisa e ensino, aplicando 100% das Tots francesas.

[]’s

Gunsalmo

X-nobe em 22 fev, 2010 às 14:58

“o E-Jets foi concebido por outras parcerias no campo da industria de aviação civil, que não tem nada a ver com o desenvolvimento do AMX.”

Quais parcerias, x-nobe? Acho que quem inventa as coisas é vc.

Gunsalmo

Ronaldo em 22 fev, 2010 às 14:14

“Continue se informando pela Globo, SBT e Record que o senhor vai longe, de uma olhada nestes links por gentileza.”

Ronaldo, as estatísticas a que vc se refere, não refletem o estado atual da Venezuela. Enquanto o barril de petróleo estava nas alturas, o chaves conseguiu bancar sua “socialização” bolivariana. Quando o preço começou a cair, o mesmo aconteceu com a economia da Venezuela. Só vc mesmo pra achar que as coisas estão melhores lá do que aqui 🙂

Fsinzato

Galahad em 22 fev, 2010 às 13:11 “Do site http://www.defesanet.com.br: O que há por trás da Nota da CIESP? Nelson Düring Editor-Chefe DefesaNet DefesaNet” Caro Galahad, Se me permite, vou dar meus dois centavos em relação a notícia vinculada por ti: Ou se abre um parque industrial estatal para a produção de aeronaves nacionais de interesse do Estado Brasileiro, ou se incentiva as empresas nacionais existentes. O que não pode é apoiar as estrangeiras em detrimento as brasileiras. Pelo que eu entendo a República ainda é Brasileira e não vermelha, azul, lilás ou que preste. Não entendo a postura do… Read more »

Ronaldo

Gunsalmo em 22 fev, 2010 às 15:32

Eu não sei de nada, mas os dados sobre indicadores sociais são da ONU e usado pelo mundo todo, mas se você prefere continuar acreditando na Globo e ler Folha de São Paulo, dai ja não é da minha alçada.

Ricardo_Recife

O que está por traz da nota da Ciesp de São José dos Campos? Fácil 22 mil empregos, desenvolvimento tecnológico e novos mercados. Com tudo isto seria de se estranhar que eles não emitissem algum comunicado. Todas as indústrias do Parque Tecnológico de São José dos Campo já emitiram notas e pareceres defendo a escolha técnica da FAB.

Felipe Cps

Esse FX2 está viciado desde 07 de setembro e é bom mesmo que o mundo saiba a “patotinha sujinha” com a qual está sujeito a lidar.

Que o mundo veja a cara do populo-socialismo que em muitieramá tomou de assalto o Estado brasileiro.

Felipe Cps defende o ENTERRO do FX2

Ciro

Esse processo estava sendo levado de maneira imparcial até nosso querido presidente ,provavelmente sobre efeito de bebidas alcolicas,anunciar o caça Rafales como vencedor no dia sete de setembro do ano passado.

Desde então FX-2 passou a ser motivo de piada.

Galahad

Fsinzato em 22 fev, 2010 às 15:40 Concordo com voce totalmente. Eu penso que o governo deveria ter investido na EMBRAER e que ela deveria ter trabalhado em conjunto com os institutos de pesquisa, como ITA, IME, etc…, no desenvolvimento de aeronaves de combate. O problema é que isso não aconteceu. Como sabemos, há mais de 20 anos que não se aplicava um centavo que fosse em modernização e reaparelhamento das FFAAs brasileiras, quanto mais em pesquisas de interesse militar. O que sempre foi um grande erro, pois não se discute que a maioria das grandes invenções nasceu com aplicações… Read more »

JULIO

Pelo que vejo temos muitos experts em Hugo Chaves, todos com opinião formada pelos veiculos de comunicação que com prazer trabalham para desmoralizar o estado brasileiro. Tudo politica e interesses particulares. O Fato dos Suecos aproveitarem a manchete, feita sob encomenda para isso, é sinceramente natural, defendem seus interesses. Barbaridade vermos que toda vez que o País pretende adquirir bens para reforçar sua segurança os de sempre vêem inapelavelmente criar confusão, constrangimentos e toda sorte de obstaculos aos governos, sejam lá quais eles forem. Por isso nossos equipamentos tão sucateados, a que interessa o enfraquecimento do País nessa área? Já… Read more »