‘Se o P-51 fosse uma garota, eu teria casado com ela imediatamente’

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North American P-51D

“Se aquela aeronave fosse uma garota, eu teria casado com ela imediatamente. Certamente! Era como dançar com uma boa parceira. Bastava você pensar em virar para a esquerda e a maldita aeronava já estava com você. Uma boa resposta ao comando, boa estabilidade. Era um milagre entrar e voar com toda aquela potência na ponta dos seus dedos. Velocidade, capacidade de manobra, razão de subida, confiabilidade? Nós tínhamos isso com o P-51. Qualquer um que tenha pilotado um P-51 irá concordar comigo. E aqueles que não o pilotaram gostariam de tê-lo feito”.

Louis R. Purnell, piloto do lendário Esquadrão Tuskeegee.

FOTO: US Air Force

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Nick

Será que ele era tudo isso mesmo?

Pelo design eu era mais fã do F4U-Corsair….

[]’s

Rodrigo Rauta

Caças com o SpitFire, FW-190, F-4U , F-6F, Zeros… realmente fizeram historia e foram caças sensacionais, mas o Mustang, esse era soberbo. Não que os outros fossem pior, mas ele era absoluto. O melhor de todos os tempos!!!

Abraços!!!

Adler Medrado

Me lembro desse filme. A primeira vez que o assisti, ainda era moleque. Muito bom. Vou no submarino agora ver se acho ele pra vender. Abraços.

Adler Medrado

Acabei de comprar. Aproveitem que o DVD duplo está bem em conta. http://www.submarino.com.br/produto/6/161215/dvd+imperio+do+sol-+duplo

Invincible

Pow Galante… Aí não vale…

Esse avião é uma obra de arte…

Horseeee Power!!!!

O P-51 é todo bonito… e foi o avião que fez muita diferença para os Americanos.

WDias

Os modelos “B/C” não eram tão estéticos, mas a aeronave gravou-se nas mentes e nos corações pelos modelos “D”, com suas elegantes e aerodinâmicas calotas em bolha.

Tenho 4 modelos P 51 D sobre a estante de meu escritório, na escala 1:72 da Easy Model… E estou “à caça” de outros modelos, todos dessa mesma coleção.

Por certo, a II GM foi a campanha militar mais incentivadora dessa profusão inigualável, incomparável e imbatível de lendas e legendas do ar.

Vinicius Modolo

Império do Sol….muito bom!!!!!!!!!

HMS TIRELESS

O legado Norte-Americano do caça pequeno, potente ágil e bem armado sobrevive hoje no F-16 Fighting Falcon. Espero que o F-35 dê continuidade ao legal.

Clausewitz

Depois do desbravador Me 109 ficou fácil projetar aviões de caça:a aviação de caça se divide em antes e depois do 109.
P 51, um bom caça; mas sou mais o Ta-152.

athalyba

Quando o assunto não é F-X2 os comentaristas mudam completamente, mostrando a diversidade dos frequentadores do blog.

Interessante, não ???

lvsantos

quem ia imaginar que anos depois o garoto seria o novo cavaleiro das trevas..

samuel Henrique

Esse é muito bonito de ver!!!!

Assim esta dificil…todo dia uma foto melhor do que outra!!!!
Meus colegas de trabalho estão tirando sarro de mim, todo dia um papel de parede novo!!!!

Ainda estou esperando uma foto do Me 109!

Wilson Giordani de Souza

lvsantos em 21 fev, 2010 às 19:01

Ninguém… 🙂

[]s

Inquiridor

Para mim o melhor caça da II guerra foi o Ta-152. O P-51 foi um puta caça, pena que o Ta-152 só entrou em combate nas semanas finais do conflito.
Num combate ente o P-51 e o Ta-152 quem se sairia melhor?

vplemes

Inquiridor em 21 fev, 2010 às 21:04

Como dizia o Gen. Chuck Yeager, por melhor que seja a aeronave, seu desempenho sempre estara limitado à abilidade de seu piloto. E com relação a questão de melhor caça da 2ª GG, acho que se deve levar em conta a importância estratégica do mesmo para seu país. E neste quesito o Mustang é insuperavel.

Felipe Cps

É o cadillac dos céus, sem dúvida. E sem ele talvez estivéssemos falando alemão.

Mas também não podemos esquecer que sem o F-6F Hellcat talvez estivéssemos a falar japonês.

Eu particularmente ainda prefiro o P-47 Thunderbird, “O Monstro”.

Sds.

Invincible

Inquiridor, Olha, realmente essa ultima versão do Fw-190 que levou o TA em homenagem ao projetista dele. Por outro lado o P-51 foi uma bela aeronave. No caso desses dois pássaros acho que a diferença seria a peça que controla o manche. Acho que a habilidade do piloto faria a diferença. Mas com relação a aviação de caça o grande problema da Alemanha era a insistência em não deixar seus aviões como caças puros. Se você observar os Bf 109 ou os Fw-190 sempre tiveram uma função de caça-bombardeiro. Isso pode ter ocorrido devido a deficiência do JU-88 que ficou… Read more »

Dalton

Felipe…

thunderbird não…thunderbolt. Mas quanto a não estarmos falando alemão ou japones, não esqueçamos dos B-17, B-24 e B-29, nem alemães nem japoneses tinham algo semelhante.

abraços

Luan

Do lado dos aliados,mas muito injustiçado ainda há o P-38,tão bom,se não melhor que o Mustang.

Dalton.

Bem que eles tentaram,mas infelizmente(ou não) os japoneses não o fizeram operacionais como queriam.

Gosto muito do G5N Shinzan

http://www.savagesquadron.com/JPpage/JPBombers/Na_G5N1-1.jpg

[]’s

Felipe Cps

Dalton em 21 fev, 2010 às 22:18

Ops Dalton, foi mal, ato falho, rsrs. E é verdade quanto aos bombardeiros, mas sem os caças eles (ex: antes do Mustang, na Europa) eram abatidos como patos pelos alemães.

Inclusive já li em algum lugar que os americanos e britânicos estavam perdendo tantas aeronaves no bombardeio da Alemanha, antes do Mustang, que muita gente pensava em reconsiderar a estratégia.

Abs.

João

Era bom, mas o ME-109, era melhor, examinem as asas, lutando na proporçãode 1 contra 20fica fácil…

Abraços para todos

Luan

Pois é Felipe. Antes quem escoltava os bombardeiros até a europa era os P-47,mas tinham alcanse limitado. Os P-51 acompanhavam os bombardeiros da inglaterra até a alemanha e voltava,protegendo os B17,Lancaster,Halifax e etc dos ataques aéreos,mas não dava pra fujir da Flak. João. Permita-me discordar,o saracura…digo…o bf-109 foi um bom caça até 44,chutando meio por cima.frente aos principais aviões ocidentais,ele era sempre um alvo facil,salvo quando um bom piloto estava no comando(o que não era raro). Depois disso,os unicos que se mostraram a frente do P-51 foram os FW-190D ou ‘Dora’,mas a falta de recursos e dinheiro não permitiu aos… Read more »

João

Lei encontrando Hartman, relato de um piloto de P-51, não estou dizendo que o P-51 era ruim, mas també não era certeza sero vitorioso. Qto as asas, o P-51 mecdessita de alta velocidade para ter a sua melhor manobrabilidade, e os combates eram feitos em uma faixa bem abaixo da máxima…qto a isso o Me-109 tem slat´s… O ME-109 é muito bom só q tem de ser pilotado por experiêntes (um canhão e 2 metralhadoras noeixo do avião) Noo P-51 um piloto mediado poderia acerta + dado o fato de que as metralhadoras ficavam na asa e eram 6, criavam… Read more »

Inquiridor

Invincible… o amigo tem razão!!
Felipe… O Hellcat era muito bom, sou mais o P-38 Lightning.

Inquiridor

Amigos, é verdade que os japoneses fabricaram um avião com asas de madeira? Se é, qual foi?

João

Ao Inquiridor, não sei qual caça vc está se referindo, mas muitos usavam bastante a madeira, nesta época a tecnologia em madeira era superior a dos metais, portanto era comum, o grande exemplo é o Mosquito, mas temos també o Alcione ( Cant Z-1007) italiano e tem tbém um projeto interessante sa Miles Aircraft de 1940 (M.20), era pelo quase todo feito em madeira (se não todo), trem de pouso fixo, atingia quase a mesma velocidade do Spit, capota em bolha, etc, (ele era inglês).
Vou dar uma pesquisada, se descobrir escrevo

João

Uma vez vi um filme em q um plioto (americano) disse que o P-51 era para os jovens, loucos para fazer gloria (fotos e filmes) eo P-47 para aqueles q queriam voltar para casa

Abraços

João

Ah, Felipe, para os pilotos (americanos) o cadilac era o P-38, um tremendo conforto, o P-51 nos “prmeiros 200-250 km” era terrível de controlar ( devido a grande quantidade de combustivel e falta da carenagem traseira do “D”), qdo o tanque traseiro principal secava ficava normal…

Abraço

Edilson

Filmaço, lembro-me que assiti no Vídeo show (brega) a filmagem do filme, aviões controlados remotamente e alguns deles foram destruídos.
meu sonho ear ter um aeromodelo e o spilberg explodia o cadilac do céus.
Sem nostalgias senão vou chorar, reparem nos detalhes inovadores di cadilac, formato de bala, canopy bolha, copiado em todos os caças modernos subsequentes (F16 e tudo mais)tomada de ar aerodnnâmica ( difernte das do spitfire queixudo) cara de quem foi feito para correr nos céus…

ps: o muleque ai que babava nos monstrinhos é o jonh conner o batman dos dias de hoje….
cumprimentos
Edilson

Henrique Sousa

Independente do modelo, estes aviões a pistão são maravilhosos.

Parafraseando o escritor que disse que depois da máquina de escrever, todas as invenções viraram uma caixa preta, onde sempre tem algo que vc não entende, estes aviões foram os últimos onde vc entendia a sua totalidade.

João Gabriel

Por ironia do destino,esse clássico warbird acabou influenciando o carro da marca concorrente da Cadillac(GM),o clássico Ford Mustang rsrsrs