Índia perde mais um MiG-21

    271
    29

    MiG-21

    A Indian Air Force (IAF) perdeu outro caça MiG-21 na última sexta-feira, logo após a decolagem da Base Aérea de Bagdogra, no distrito Darjeeling de Bengala. O piloto conseguiu ejetar-se com segurança.

    A aeronave caiu por volta das 3h00pm e era pilotada pelo líder de Esquadrão,  Rahul Tiwari. O piloto foi resgatado por um helicóptero SAR e levado para o hospital.

    Enquanto isso, a IAF abriu um inquérito para investigar o acidente.

    Com esse, a Força Aérea Indiana já perdeu 266 jatos MiG-21 em acidentes nos últimos 20 anos, que ceifaram as vidas de 140 pessoas.

    De abril de 1989 a 26 de novembro de 2009, 265 caças MiG-21 caíram. Um total de 96 militares e 44 civis foram mortos nos acidentes. Apelidado de “caixão voador” na Índia, por suas quedas frequentes, cerca de 150 a 160 MiG-21 operam na IAF, de um total de 450 recebidos.

    Subscribe
    Notify of
    guest
    29 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Jacubão
    10 anos atrás

    Putz, esse MIG-21 modernizado ficou lindão.
    O canopi antigo era horrível, principalmente para o piloto durante os combates aéros, pois a visão era muito prejudicada.
    Comparem no link abaixo.

    https://www.atfx.org/photos/mig21c.jpg

    Galileu
    Galileu
    10 anos atrás

    E ainda dizem que a FAB que duplica a vida util de suas aeronaves ahahahaha, a Índia entao, triplica!!

    cerberos
    cerberos
    10 anos atrás

    Na India não tem vida util, tem encarnação util hahahahahahha

    esses MiG já devem estar na quinta encarnação hahhhahhaahhahah

    kwhvelasco
    kwhvelasco
    10 anos atrás

    Pois é! OS MiG-21 da Índia estão sofrendo de um problema básico: falta de manutenção. Com a IAF se dedicando a modernizar suas esquadrilhas e mantendo vários projetos em curso (MMCS, MRCA, Tejas, o negocio do PAK-FA, etc) algum lugar ia ficar mesmo sem atenção. Os MiGs estão em situação bastante pior lá do que por exemplo, os MirageIIIEBR que voávamos até semana passada aqui. Como ainda são muitos, não dá pra IAF manter 100% de manutenção deles. Melhor seria por no chão mesmo, canibalizar uma parte e manter somente três esqudrilhas operacionais. Mas… Eles devem ter MUITA sucata de… Read more »

    Mauricio R.
    Mauricio R.
    10 anos atrás

    OFF TOPIC!!! Mas é noticia da Índia!!!

    “A senior company executive, who asked not to be named, told AFP “serious negotiations” were under way with South Africa, Brazil and Chile for a maritime version of the missile while Indonesia has been offered a land-based BrahMos.”

    (http://www.defencetalk.com/india-export-brahmos-cruise-missiles-24270/)

    Miguel
    Miguel
    10 anos atrás

    266 aeronaves perdidas nos últimos 20 anos é um número BEEEM impressionate.Concordo com o amigo kwhvelasco,o melhor seria deixar estas aeronaves no chão mesmo e,se fosse preciso,canibalizá-las.Imaginem a situação do piloto de um desses MIG-21 num combate real,além de ter de se preocupar com o inimigo ainda tem de rezar para a aeronave não cair.
    Lamentável!!!

    Vinicius Kober (SNAKE)
    Vinicius Kober (SNAKE)
    10 anos atrás

    Outro acidente da IAF, caiu um MiG-27 no dia 16/02/2010.

    http://www.janes.com/news/defence/jdw/jdw100218_1_n.shtml

    Guilherme Poggio
    Editor
    10 anos atrás

    E tem gente que criticava os F-104 da Alemanha.

    Invincible
    Invincible
    10 anos atrás

    cai que nem pato…

    Marine
    Marine
    10 anos atrás

    Isso e que e “military readiness”. Rsrrsrs

    Mauricio R.
    Mauricio R.
    10 anos atrás

    Que falta um treinador avançado, de qualidade não faz.
    A FAB que não dê sopa p/ o azar qnto a transição de ST p/ AMX e F-5.

    Vinicius Modolo
    Vinicius Modolo
    10 anos atrás

    Isso certamente é problema de manutenção e não da aeronave…..

    outras tantas FA do mundo voaram esse avião e ninguém caiu tanto assim…

    Sirkis
    Sirkis
    10 anos atrás

    Saudações!

    A Índia não sofre por manutenção ruim. Pelo contrário, seus mecânicos e técnicos são altamente profissionais e competentes.

    O problema da Índia é que ela não consegue mais peças para os seus Mig-21. O problema é ter dinheiro e não ter a peça para comprar. Como ela não poderá comprar da China ela só vai ter a Rússia como fornecedora. E ela jamais vai produxzr peças só para a Índia.

    Boa Tarde!

    Ronaldo
    Ronaldo
    10 anos atrás

    “De abril de 1989 a 26 de novembro de 2009, 265 caças MiG-21 caíram. Um total de 96 militares e 44 civis foram mortos nos acidentes. Apelidado de “caixão voador” na Índia, por suas quedas frequentes, cerca de 150 a 160 MiG-21 operam na IAF, de um total de 450 recebidos.”

    Nossa, a Índia parece estar sendo muito negligente em relação aos acidentes com MIG-21, ela não precisa expor seus pilotos dessa forma com tantos planos de atualização da frota em andamento.

    marcelo
    marcelo
    10 anos atrás

    e mais la a os mig sao bastante usados diariamente..nao e igual aqui que f-5 br que fica no hangar a semana inteira por falta de combustivel….la o aviao pode ta caindo aos pedados que nao falta dinheiro pra eles voarem pq se nao a china toma conta…..nada como um bom vizinho poderoso para nao faltar dinheiro para as forca

    Celso Cruz
    Celso Cruz
    10 anos atrás

    Guilherme Poggio em 21 fev, 2010 às 13:03

    “E tem gente que criticava os F-104 da Alemanha.”

    sim… um tal de Hartmann 😀

    marcelo
    marcelo
    10 anos atrás

    esse MIG e me favorito ele e muito bonito

    Guilherme Poggio
    Editor
    10 anos atrás
    Cor Tau
    Cor Tau
    10 anos atrás

    Naquele tempo………A mesma coisa acontecia aos foquetes estados unidenses enquanto os russos ja estavam no espaço………….

    Madvad
    Madvad
    10 anos atrás

    “Isso certamente é problema de manutenção e não da aeronave…..
    outras tantas FA do mundo voaram esse avião e ninguém caiu tanto assim…”

    realmente, os outros operadores de MIg-21 voam a mais tempo que os indianos e nao tem esse péssimo histórico. Aliás, acham o mig-21 uma aeronave bem confiável.

    Sirkis
    Sirkis
    10 anos atrás

    Negativo!

    O mig-21 jamais foi confiável. Ele era um avião rápido, de baixo custo no início. Ele tinha pilotagem que exigia muito do piloto. A sua manutenção sempre foi complicada e com o passar das décadas a coisa piorou.

    Os países que ainda voam o Mig-21 o fazem porque ou tem pessas de sobra para uma frota pequena e voam em menor quantidade de horas. Na Índia é o oposto. Muitos aviões voam por muito tempo e não tem peças de reposição.

    Boa Tarde!

    Mael-BR
    Mael-BR
    10 anos atrás

    O Mig-21 é uma JACá.

    marcelo
    marcelo
    10 anos atrás

    Parlamento Indiano Manda Sucatear Frota de MIG 21 Nova Déli -21 e 23 de Março 2002 – O Comissão de Controle do Parlamento Indiano, aconselhou simplesmente sucatar a frota de MIG 21, usados na Força Aérea Indiana (IAF), independente dos custos, que possam ocorrer. A IAF usa os MIG21 como treinadores avançados e tem sido a principal fonte de acidentes. No período de 1991-2000 ocorreram 221 acidentes, sendo 100 com MIG-21 e a morte de 100 pilotos. A urgência com os acidentes com o MIG21 é que eles tem aumentado nos últimos anos.No período 1997-2000: de 84 acidentes, 58 (69%)… Read more »

    Giordani RS
    Giordani RS
    10 anos atrás

    Se a FAB honrasse o mínimo de horas voadas conforme o padrão OTAN, teríamos bem menos F-5 aqui…realmente, nada como um vizinho poderoso como a china e um paquistão nuclear do outro lado…dura a vida de piloto hindu…

    Giordani RS
    Giordani RS
    10 anos atrás

    Mas foi um excelente caça e seu nome jamais poderá ser apagado da história militar aérea…

    Sirkis
    Sirkis
    10 anos atrás

    Saudações!

    Efeito do destilado. Onde está “pessas” o correto é “peças”. Me desculpem pela tentativa de homicídio da gramática.

    Boa Noite!

    Ivan 2
    Ivan 2
    10 anos atrás

    Com um caça como este, quem precisa de inimigo?

    kwhvelasco
    kwhvelasco
    10 anos atrás

    Viram que minha idéia foi ouvida???? “Comissão de Controle do Parlamento Indiano, aconselhou simplesmente sucatear a frota de MIG 21, usados na Força Aérea Indiana (IAF), independente dos custos, que possam ocorrer…” Não tem jeito. Podem ser os melhores técnicos, os mais capacitados… Se aqui, os Xavantes estão muuuito além de sua vida operacional e só os mantemos porque temos, sim, uma alta capacidade tecnica e canibalizamos tudo que se parecer com Xavante. der mole até urubu entra na dança… Para mantermos nossos F5 tivemos de comprar caças de estoque da jordânia… Onde é que a IAF vai arrumar peça… Read more »

    Skyrider
    Skyrider
    10 anos atrás

    O problema é que a sociedade indiana é muito influenciada por sua religiosidade, acreditando, entre outros, no karma (reencarnação). E o MIG-21 ainda não se libertou de sua roda de reencarnação, ou seja, não atingiu o nirvana.