vinheta-clippingDeve-se ao vice-presidente José Alencar a análise que retirou o avião russo Sukhoi da licitação para a compra de caças para a FAB, com apoio de José Dirceu, de José Viegas, ex-ministro da Defesa, e, depois, de Roberto Mangabeira Unger. Líder de uma comitiva que foi à Rússia visitar a fábrica do Sukhoi, Alencar afirmou: “Naquele lugar não dá para montar nem uma pequena indústria têxtil do interior de Minas Gerais…”.

FONTE: Revista Época, via Notimp

NOTA DO BLOG: é interessante observar que a nota acima é exatamente o oposto de tudo aquilo que foi escrito na época do programa F-X, quando o vice-presidente, então Ministro da Defesa, defendeu abertamente a compra do produto da Sukhoi.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Renato

O que Sr. José Alencar entende de caça ???

“Naquele lugar não dá para montar nem uma pequena indústria têxtil do interior de Minas Gerais…”.

O PAKFA é o que Sr. Alencar ??? Tirar o Sukoi e colocar o Rafale essa seria opção.
Digo que se o SU35BM estivesse na lista final ganharia esse FX2.

Pessoas erradas no lugar errado.

Abs.

Paulo Renato

Aqui no Brasil que se é complicado fabricar alguma coisa de Defesa.
Uma cordo com os Russos aumentaria a qualidade de nossas Forças tranquilamente, ao contrário do que está se fazendo com a França, pagando-se caro demais por equipamento complexo.

Fala sério.

Abs.

Felipe Cps

PR, discordo. Ele foi até lá, não está falando à toa – e não foi sozinho. No mais, você pode acusar o Alencar de quase tudo, menos de não saber fazer negócio. Entre ele e o Lula, sou muito mais ele. Se até ele disse que não dá pra fazer negócio com russo, eu acredito. Deve ser simplesmente “punk” vc ter de negociar com meia máfia russa pra conseguir algo de bom.

Sds.

Paulo Renato

Pois bem CPS,
Os Russos podem até ser ruins de négocio, mas acredito que essa dificuldade se dá a falta de crédito que o Brasil tem com eles.
Vamos ver os MI35, como vai ficar toda sua compra(manutenção).
Depois dessa compra vamos poder realmente tirar nossas conclusões.

Abs

Francisco AMX

Felipe, para com isso meu! O José Alencar, se falou isso, falou besteira sim, uma coisa é não saber negociar, outra é não saber fabricar! Por favor! é muita bobagem num dia só! os Russos são o segundo maior fabricante bélico do mundo! e o Sr. Alencar, a quem admiro muito pela força de viver, vem dizer que não se pode fabricar nada lá!??? Felipe depois que eu disser que tu ajoelha para todos que falam o que tu quer ouvir tu vai ficar bravo! rsrsrsrs Quem é o Brasil, quem é o Sr. Alencar para questionar a capacidade de… Read more »

Rodrigo Marques

Acho que ele se referia a Qualidade da produção seriada russa de equipamentos de alta tecnologia. Nesse caso, a Argélia concorda.

Robson Br

A Rússia não tem muitas escolhas. ela está no limite de sua tecnologia. Ou vai ou para. Lembramos que o PIB da outro poderosa rússia da época da URSS é hoje menor que o do Brasil. Depende muito de sua maior receita que é o petróleo e tem muitas deficiências na area de abastecimento, principalmente alimentar. Com tudo isso, somente uma parceria e a exportação poderá salvar sua indústria militar, pois seu mercado interno agora é pequeno com o fim da URSS e do pácto de varsóvia, assim como países satélites fora da europa. Vale lembrar o que está acontecendo… Read more »

Francisco AMX

Robson, e quem não vai colocar dinheiro na alta tecnologia russa? amigos este “novo” país tem apenas 20 anos 10 de conturbações e guerras (Chechênia e Georgia)! aguardem!

Sds!

motta_eiras

Essa afirmação atribuida ao J.de Alencar não tem pé nem cabeça. Quem queria montar o que e onde na Russia, ou em qq outro lugar?
Tá fora de algum contexto ou com conotação maldosa.

carl94fn

Sukhoi…
Meu esse já era e faz tempo, é um bom avião, mas não ta na lista final da FAB logo é impróprio para o Brasil sei lá os motivos falta de transferência de tecnologia incapacidade da industria deles, contratos mal “feitos” nada disso importa ta fora!

Felipe Cps

Chicão, é minha opinião velho, desculpe-me se não bate com a tua, selva?

Sds.

Francisco AMX

Claro Felipe! desculpa o nível de “delicadeza-faltante”! não consigo me conter … as vezes… 🙁

abraço bro!

Baschera

Mauro em 15 fev, 2010 às 19:25

Sim…. Mauro… fui eu mesmo. Para minha profunda decepção, as fotografias mostram uma firmeta de quinta categoria, quase uma lanternagem que tem aqui perto de casa.
Se você comparar com a Boeing, LM ou mesmo a Dassault…. é de chorar.

Sds.

Wolfpack

Pessoal, não acreditem em tudo que sai na imprensa… José Dirceu não apoiar um negócio com os Russos, bem a nota perde o crédito neste instante… O cara até treinamento de Guerrilha fez em Cuba, imagine dizer uma besteira como esta…
Tem que ter paciência…
[]s

Caipira

Wolfpack em 15 fev, 2010 às 20:31

Esse é outro José, o vice-presidente.

Caipira

Wolfpack em 15 fev, 2010 às 20:31

Wolf, agora entendi a qual trecho do texto você estava se referindo!
Te corrigi errado, hehe!
Um abraço!

Ricardo

Exatamente como o Blog disse, o Manteiga era a favor do caça russo e inclusive um dos motivos da saida dele, foi ter “forçado a barra” demais em favor dos russos.

Ricardo

Perdão, Manteiga não, Viegas ex-ministro da defesa

Bruno Luiz

A linha de montagem da Sukhoi é igual cosinha de restaurante chines. Depois que se conhece, não quer mais.

Mas vejam esse video.

http://www.youtube.com/watch?v=XIxr4PDT544

Tudo bem que negócio lá ainda é na manivela e na força bruta. Mas…

Alguém ai encara um Flanker???

Diego

“Naquele lugar não dá para montar nem uma pequena indústria têxtil do interior de Minas Gerais…”

Mas caça, eles têm… Se juntar 50 aviõezinhos brasileiros, não dá 1 caça russo.

E espero que esse caça RUSSO faça sucesso. Potencial ele tem de sobra.

narcejo

Tenho grande admiração pelo nosso Vice Presidente e toda sua luta,porém cometeu um Grande erro,dizendo isso.Sempre foi mal orientado.Uma pena.

Marcus Felipe

Amigos ,sou novo aqui mas vamos aos fatos…os Russos não estavam muito interessados em ficar dando muitas vantagens pq o que o Brasil quer não existe, onde ja se viu comprar um produto e exigir do fabricante que ele lhe de a formula de como se faz??? Se fosse assim os supermercados poderiam exigir que a Coca-Cola lhes desse sua fórmula so pq eles compram muito dela, só o Brasil mesmo,se queremos tecnologia temos que investir em nos mesmos ou entao entrar de parceria com quem ja faz e investir grana, agora querer de mão beijada isso ninguem vai dar… Read more »

monge scéptico

Quando zé alencar a quem muito admiro por sua coragem para com a
doença, quando se referiu a sukhoi estava com certeza num estado
de letargia, certamente provocado por seus medicamento ou sei lá.
Um dos grandes erros do LULA, foi o de não optar pelo caça russo,
muito superior aos oferecidos, sendo o rafale uma tecnologia co-
-meçando a ficar obsoleta, sem falar que é devassada pelos ian-
-ques que sabem bem com derruba-los. Negócios com os franceses
alinhados e alinhavados com a USA e ABUSA só para ingênuos.
Errou alencar , errou LULA!!