Suecos e americanos também oferecem desconto nos caças

39

051215-N-9277A-003 Gripen NG

Ministério da Defesa emite nota na qual nega que o acordo já tenha sido fechado. Novo embaixador dos EUA no Brasil diz que “os dois países podem trabalhar para melhorar a franqueza”, mas nega abalo nas relações.

Igor Gielow (Colaborou Eliane Cantanhêde, colunista da Folha)

vinheta-clippingSurpresos pela negociação direta do governo brasileiro com a fabricante francesa Dassault, os concorrentes na disputa pelo fornecimento dos novos caças da FAB reclamam o direito de oferecer novos preços para seus aviões. Conforme a Folha revelou ontem, a Dassault baixou em US$ 2 bilhões a oferta pelo pacote de seu caça, o Rafale. O avião, favorito do governo Lula, foi então escolhido em uma reunião entre o presidente e o ministro Nelson Jobim (Defesa) na terça passada. Ainda não há previsão do anúncio formal.

“Ficamos surpresos [com a escolha do Rafale], mas ainda esperamos o resultado final. Se houver a oportunidade, gostaria de poder oferecer preço ainda mais baixo. Estamos dispostos a isso. Sempre trabalhamos com o preço apresentado na revisão das propostas em outubro. Não tivemos mais contato com a FAB depois disso”, afirmou Bengt Janér, diretor da sueca Saab no Brasil.

O caça sueco, o Gripen NG, foi o escolhido na avaliação técnica da FAB por ser mais barato, além de oferecer transferência de tecnologia e conhecimento maior por ser um projeto em desenvolvimento. Para o representante da outra concorrente, a Boeing norte-americana, “pareceu algo estranho” a França ter negociado com o Brasil após a entrega das propostas finais à FAB em outubro. “Não tivemos a mesma oportunidade, mas, se isso for possível agora, estaremos muito felizes em conversar com o governo”, disse Mike Coggins.

Nota da Defesa

Ontem a Defesa ainda tentou consertar o estrago na nota em que protocolarmente negou que o acordo já estivesse fechado, dizendo que “levará em consideração outras informações enviadas pelos governos interessados e pelos proponentes”. Mas o fato é que apenas a França teve tal privilégio.

Jobim defende Paris, com quem já assinou R$ 22,5 bilhões em acordos militares, como parceira estratégica. O pacote oferecido pela empresa sueca era o mais barato, de US$ 6 bilhões, incluindo aí US$ 1,5 bilhão pela manutenção por 30 anos. Isso compreende os 36 caças, logística, armamentos e toda transferência de tecnologia. O pacote da Dassault baixou para US$ 10,2 bilhões (sendo US$ 4 bilhões em manutenção). O F-18, por US$ 7,7 bilhões (US$ 2 bilhões de manutenção).

Fechado o acordo com os franceses, o valor total (quase R$ 20 bilhões na cotação de ontem) chega perto do total de investimentos previstos no PAC em 2009 -embora o pagamento seja em vários anos. Os aviões substituirão diversos modelos em uso. Os 12 Mirage-2000, a linha de frente da defesa aérea, devem parar em 2014, e outras aeronaves estão ultrapassadas. A Dassault não quis fazer comentários.

O novo embaixador dos EUA, Thomas Shannon, aproveitou ontem sua primeira entrevista em Brasília e defendeu o F-18. Questionado se faltara “franqueza” ao Brasil, foi diplomático: “Franqueza é algo bom na diplomacia, e os dois países podem trabalhar para melhorar a franqueza. O Super Hornet é um grande caça”.

Mas também foi cauteloso. Considerou que se trata de uma “concorrência comercial”, ligada à “diplomacia comercial”, e disse que o resultado, qualquer que seja, não vai afetar a relação dos EUA nem com o Brasil nem com os outros dois competidores. Shannon se encontra hoje às 16 horas com Jobim.

No fronte diplomático, na semana que vem é a vez sueca, com a visita ao país do influente chanceler do país, Carl Bildt. Numa viagem precursora à visita do rei sueco no mês que vem, ele irá discutir o caso com seu colega Celso Amorim. Todos os concorrentes, apesar de palavras de otimismo, sabem que agora só uma reviravolta improvável tira o fornecimento dos aviões da França.

FONTE: Folha de São Paulo, via Notimp

FOTOS: U.S.Navy (Marinha dos EUA) e Gripen International

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

“Se houver a oportunidade, gostaria de poder oferecer preço ainda mais baixo” – Bergt Janer – SAAB “se isso for possível agora, estaremos muito felizes em conversar com o governo” – Mike Coggins – BOEING Caros senhores suecos e americanos, penso que Vossas Senhorias não entenderam ainda o espírito da coisa: O GOVERNO BRASILEIRO IRÁ COMPRAR DA FRANÇA! 🙂 As empresas de Vossas Senhorias podem oferecer os caças até “de graça” (aliás o Sr. Presidente Lula falou nestes exatos termos após o 7 de setembro) que eles irão comprar da França! O Governo Federal apenas está usando a participação das… Read more »

motta_eiras

Acho q o MD deve anunciar (pela folha) um vencedor por semana provocando assim reduções constantes nos preços até ficarem “de graça” aí podemos nos dar ao luxo de anunciar o tres como vencedores, ehehe.

Francisco AMX

A SAAB pode melhorar o preço? já que, segundo alguns colegas, os suecos são altamente confiáveis, pq eles não entraram “rachando” com o preço???! é só analisar friamente que poderemos perceber que a tal diferença de um caça que não existe, portanto não tem preço, por mais que eles digam que será, isso não depende só deles! existem um conglomerado de empresas que ainda não tem seus custo neste empreeendimento futuro, principalmente a EMBRAER! e não digam que já está pq não está! a EMBRAER nem sabe bem o que ela fará e receberá! está tudo confuso! se a SAAB… Read more »

Francisco AMX

Na minha opinião, deveríamos cancelar o FX-2 imediatamente, e comprarmos um produto de 4 geração e modernizar! umas 36 células de F-16 ou Mirage 2000-5/9, e entrar num projeto iniciante ou em andamento de um vetor de 5geração! nesta empreitada gataríamos um sext do que gastaríamos e estaríamos razoavelmente bem servido por 10 anos! Vejamos o F-16 dos blocos mais antigos, versão C/D, poderão receber até radar AESA! fora outros adons! seria um caça bem capa em tudo e com custo operacional razoável!….

Movimento PAK-FA já! rsrsrsrs

Sds!

Francisco AMX

“O Governo Federal apenas está usando a participação das empresas de Vossas Senhorias no “certame” para negociar melhor com os franceses a “comissão” pela escolha, mas não se enganem: se vier algum caça pro Brasil neste governo ele será francês!” Felipe, mas para “sobrar” mais para os 2, não se aperta o fornecedor! principalmente quando não é licitação! o que é o caso! entendi o que tu falou, mas os negócios “deles” não funcionam assim! portanto se o Lula está tentando baixar o valor da Dassault é pq ele está tentando melhorar para o Brasil… se seguir esta sua teoria… Read more »

João

Desculpem-me os defensores do Gripen, mas a Embraer tem mais a ganhar se o Gríppen não for o escolhido. A SAAB está atirando para todos os lados e estão promentendo a mesma coisa para os compradores em todas as licitações que participa. Não precisamos investir tanto no Gripen e nem pagar tão caro por um caça que (Dizem) seria nosso. O correto seria a Embraer comprar a SAAB após o fracasso no F-X2 e adquirir “TODA” a tecnologia para fabricar o Gripen e não só montá-lo no Brazil, vendendo por um preço muito mais realista 50-80 aeronaves para o Brasil.… Read more »

Antonio M

Nelson Jobin tinha razão. Não se trata de uma licitação pois o MD inventou o “Leilão Reverso”: Ao invés do leiloeiro gritar “Quem dá mais?” é o comprador que grita “Quem vende por menos?” e com pré-requitos que “todos” os fornecedores tem de atender: O presidente do país e a fábrica tem de ser franceses!

cerberos

Das duas uma:

Ou nosso presidente é mais esperto para negociar do que o Silvio Santos.

Ou estes aviões não valem nada dado o desespero para venderem meros 36/120 caças.

Francoorp

Pow

Tem gente que não sabe perder mesmo!!!!

Parece aqueles meninos que saem resmungando e dizendo que pega a bola e vai embora!!

Incrível pessoal… muitos não entendera que o jogo já acabou e que o Rafale é o único que gera INDEPENDÊNCIA para o Brasil, para isso que fizeram o FX2, e não somente para ter avião pra voar na FAB.

Aos perdedores os meus pêsames… tantas viuvas chorando… Snif, Snif… nos veremos no FX3(5°G), sempre que esteja ainda com o coração forte, ou seja ainda vivo!

Abçs.

MOKITI

Eu acho que se a Saab não levar no Brasil e na índia,vai estar em apuros,eu gosto do projeto mas é um projeto,o Rafale é mais completo e superior! O Lula poderia abrir uma linha de crédito via BNDES para as empresas nacionais envolvidadas direta e indiretamente,ou chegar na grosseria e comprar participação na Saab. Se a Fraça cumprir o que foi falado vamos ganhar um projeto maduro,que tem grande chances de crescer,se o brasil e a frança financiarem um estudo para aumentar a furtividade do Rafale ele vira um F-35,E COM A TAL CO-PROPRIEDADE INDUSTRIAL,prometida por eles.E por um… Read more »

rodrigo avelar

a Saab faltou dizer que os caças deles é comparado com um Volvo e os Rafales uma Ferrari, qual dos dois deve custar mais rsrsrsrs

Livre-Pensador

Da forma como esta sendo conduzida as negociações,se der RAFALE mesmo, vamos mostrar ao mundo a falta de carater do CARA não há desculpa que consiga explicar a maracutaia que fez o GF.

davidjp

cara essa novela nao acaba nunca ja ta dando no sc, e nego defendendo um ou outro, acho q o felipe disse tem sentido mais acho que deveriamos pega um caça tampao ou o mais em conta e entra em um projeto de 5º geraçao logo si nao vamos ter um caça 4,5º tipo o rafaleco enquanto os outros vao ta no seu 5,5º geraçao!
a ja ia me esqueceno aqui e brasil!

Felipe Cps

Francisco AMX em 05 fev, 2010 às 11:24: Chicão, vc pode dizer o que quiser da FAB ou do COPAC, mas nos que vivem de servir à pátria eu confio, pois se esta for para o buraco eles são os primeiros que vão juntos (no mínimo perdem o emprego, rs); quanto aos políticos, de qualquer matiz ou partido, não confio o suficiente para deixar um único centavo perto de um deles: esses caras roubam até pirulito da boca de criança. E se esse país for “pra roça” não se apoquente, a “tchurminha” toda vai morar na Europa e nos EUA… Read more »

rodrigo avelar

Felipe CPS é um petista de puro sangue kkkkkkkkkk

th98

Felipe Cps, a FAB escolheu o caça que mais se adapta a ela, não o melhor para o Brasil, mesmo porque ela nunca teve/ou terá esse poder

ZE

Eu poderia escrever muito, mas muito sobre essa reportagem. Porém eu só vou falar uma única coisa. Há na nossa Constituição, vários Princípios que devem ser seguidos pelos administradores. Pelo menos, um deles está sendo desrespeitado pelo Senhor Ministro da Defesa. Não se pode abrir uma oportunidade para um dos participantes (no caso a Dassault, que acabou de diminuir ser preço) e não abrir para os demais. Se for verdade, isso viola o Princípio Constitucional da EQUIDADE É por essas e outra que o TCU, o MPF vão fiscalizar isso muito bem. Tudo isso sem falar nos perdedores (Boeing e… Read more »

Francisco AMX

Entendo Felipe, mas não sei pq não consigo ver idoneidade na FAB, neste FX-2…. sempre vi que há um jogo de interesses! se existe isso vamos com o melhor vetor… quer dizer deveríamos… o FX-2 já passou mesmo! não tô conseguindo “defender” o Rafale nele como antes, muito menos ver com olhares amigáveis caças que ainda não decolaram ou que vão se aposentar… sei lá…

Que venham F-16MLUs! :_)

Abraço bro!

motta_eiras

Os preços podem ser reduzidos na medida q a TT tem seu custo calculado a base do “se colar colou” não se tem base pra avaliação. Se o preço se reduzir apenas aos custos dos técnicos capacitados envolvidos só aí baixa bastante. O outro fator é a gordura colocada no preço de cada caça.
Já estive envolvido em projeto sem TT pelo lado dos europeus e a margem de LUCRO era próximo dos 40%, algo abusivo.

Luiz Eduardo

Felipe Cps em 05 fev, 2010 às 12:57 IDEM! Como ex-militar do EB q fui sei q eles não são essa “corja” que agora tão querendo pintar pq não escolheram o “kiridinho” deles. Pela Ultima vez: Não escolheram o Gripen pq é o “mais baratim” – mas por ter a MELHOR TOT! E ainda além disso era mais barato (pq o F-16 não foi excluido, então? Pq NÃO tinha TT: só isso!)Não foi a Copac e a FAB que erraram, foi o GF que foi “ingenuo” (pra não dizer outra coisa) de acreditar na historinha do “Aliado Estrategico Libertador do… Read more »

Bartolomeu

Palmas para Felipe cps e Luiz Eduardo. Por sorte e não azar como já escreveram aqui, estamos em ano eleitoral e os políticos – nenhum é santo – estão de olho no outro para colocar o dedo em riste e falar “ah, ah, te peguei no pulo”. Vai ser duro escolher o Rafale sem dedos em riste por todo o lado.

gerson carvalho

caros amigos,

prefiro o jeito da MB fazer seus negocios, são mais discretos. vejam os submarinos, não deve muita polémica simplesmente compraram os franceses e pronto. Assim como também sempre que é possivel ela (MB) faz compras de oportunidade, por falar nisso deviam precionar a França pelo foudre e o siroco que estão em boas condições e vão deixar o serviço em 2013 (substituidos pela classe mistral).

Agora que os EUA vão ficar tristinhos com a derota ha isso vão!

Humberto

Por enquanto as desculpas são: 1-) Parceiria Estratégica, pois TT não dá, isto assumindo que a reportagem de ontem da FSP seja verdadeira, o NG tem nota melhor.. 2-) NG não pode pois ainda é um projeto e tem muitos fornecedores (dependendo da ocasião/situação politica/diplomatica isto não é exatamente um grande problema ..mas..) 3-) F-18 não pode pois existe uma jurisprudencia sobre a forma que o gringos nos tratam. Ou seja, as qualidades e as vantagens (ponderáveis) do mesmo ou que ele possa gerar não tem como usar:Compensações tecnológicas/comerciais, geração de emprego, transferência de tecnologia. Nem logistica que em tese… Read more »

Luiz Eduardo

gerson carvalho em 05 fev, 2010 às 14:09 Claro, sempre fazem belas “compras de ocasião” – e o Elefante Branco comprado (por uma fortuna) da França chamado São Paulo (ex-Foch) está parado (apodrecendo) no estaleiro desde 2005 por não terem dinheiro pra consertá-lo e deixá-lo minimamente navegavel. Nem pra desfile dá… Esse deveria ser mesmo o Exemplo pras FFAA’s – compra pro EB: 2.000 AMV Pátrias, 2.500 Leopard’s e padronizar todoo EB no “FELIN” – FAB com 120 Rafales e de quebra já compra duma vez os Mirage-2000 dos EAU + 80 Neuron’s, assim da uma forçinha pra Dassault vender… Read more »

MN-QS

O Rafale foi completamente desenhado por computador com um software CAd da Dassault Systemes. A Dassault Systemes, apesar de independente no seu ramo, com ações separadas na bolsa da Dassault Aviation, ontem no índice CAC40 da bolsa de Paris estava com as cotações em baixa, ao contrário da Dassault Aviation, que no índice Europe A da bolsa francesa estava em alta, enquanto que no resto do mundo as bolsas caiam e as cotações em todas as páginas de sites especializados mais pareciam a Bandeira do Inter-RS. É claro aqui a compensação de perdas. Se houver mesmo a tal TT que… Read more »

Francisco AMX

Luiz Eduardo, entenda que eu não acuso especificamente ninguém, sempre falo o que eu acho, não tenho provas de nada, só suspeitas e informações de pessoas que confio, assim como 99,9% das pessoas aqui, tenho certeza que para cada militar corrupto tem 1000 político safado, mas tem algo de estranho na FAB/COPAC neste FX-2… escreve aí… por isso falo que é jogo de interesse, não importando se o melhor vai vencer e sim o que fulano, cicrano vai ganhar, tanto pelo lado do GF como pelo lado da Indústria apoiado pela FAB, sou empresário amigo, e visamos lucro em primeiro… Read more »

luis alberto

Penso que uma coisa eh ser um entusiasta da aviacao e outra eh ser um profissional da aviacao. Acho muito dificil alguem que nao eh da area dialogar com um piloto de caca sobre qualidades de avioes de combate. Ele, o piloto de caca simplesmente nao terah paciencia de explicar coisas primarias para quem nunca viveu o dia a dia de um esquadrao de combate. Se a FAB definiu o Gripen NG como o que melhor atende as necessidades da defesa aerea do pais, nao vai ser leigos no assunto que irao saber o que eh melhor para o Brasil.… Read more »

AJS

Já ecxiste um grupo trabalhando na FAB, na aeronave de 5ª geração.

Francisco AMX

luis alberto, este negócio de chegar no blog e desqualificar o blogueiro por ele não ser profissional é lamentável! tu tem que pedir o fechamento do blog meu amigo! Vou contar uma coisinha pra ti, de cada 10 alunos que entram na AFA, 1 tem vocação e conhece alguma coisa de aviação, o resto entrou para ter um emprego ou gosta do hâmbito militar, muitos destes não desenvolvem o amor pelo negócio, são eficientes e só, aprendem o que lhes ensinam e olhe lá, outro se puxam, mas não são de “outro mundo” eles precisam ter contato com equipamento de… Read more »

luis alberto

Francisco AMX, permita-me respeitosamente discordar do senhor neste aspecto. Servi 06 anos na AFA e nao vi nada disso por la.
Muitos que ingressam na Academia e nao tem vocacao para a carreira das armas logo pedem desligamento ou sao desligados. A maior parte dos nossos formandos tem muito entusiasmo e vibram com a profissao que abracaram. Muito poucos se enquadram no perfil que o senhor descrveu e geralmente nao continuam na carreira e vao para a aviacao civil. Eh natural que assim seja.

grifo

“Vou contar uma coisinha pra ti, de cada 10 alunos que entram na AFA, 1 tem vocação e conhece alguma coisa de aviação, o resto entrou para ter um emprego ou gosta do hâmbito [sic] militar”

Claro, só 1 em 10 tem vocação, o restante está na FAB só pelo dinheiro, querendo desfrutar do magnífico salário que os oficiais estão ganhando…

Seria cômico se não fosse trágico.

tomas

Pois é, o Bate-estaca Americano irá se fazer sentir no Planalto depois da forma disparatada e pouco, digamos, nebulosa com que este programa FX-2 foi levado pelo Lula e Jobin. Aliás a retaliação já começou…vejamos nos jornais nos próximos dias.

Jorge

Felipe Cps em 05 fev, 2010 às 12:57

Como sempre contundente.
clap, clap, clap, clap, clap.

bandeira

Srs. Boa Noite, Me parece que no caso FX 2, o problema não é o equipamento a ser adquirido, mas sim um outro. “Comissão”, parece ser a palavra chave de toda esta besteira apelidada de FX. Do meu ponto de vista, me parece claro, que o que o governo está tentando fazer, é simplesmente conseguir um “PF” (não é preço final, é por fora mesmo)melhor, o equipamento, e a posição da FAB, não têm a menor importância, se a dita comissão for bôa.Eu cansei. e até surgir um vencedor (se é que vai haver um), procurarei evitar notícias sobre o… Read more »

Wolfpack

“Se houver a oportunidade, gostaria de poder oferecer preço ainda mais baixo” – Bergt Janer – SAAB “se isso for possível agora, estaremos muito felizes em conversar com o governo” – Mike Coggins – BOEING E depois são os Franceses os picaretas… POruqe não apresentaram a melhor Best of Best Proposal de cara?????????????????????????????????????? BAFO…. Haja ignorância… Os Suecos e Americanos ~são os maiores Santos do Mundo… Se a França abaixou a proposta de US$ 2 bi já está de bom tamanho pois o Rafale está muito a frente dos dois concorrentes do FX2… Viuvas, podem chorar, includ=sive os Brigadeiros do… Read more »

Asimov

Se foi dado a chance para os franceses fazerem uma nova oferta de preço depois do BAFO por que diabos não deram a mesma chance para os outros?

CosmeBR

Não obrigado. Próximo!

Que venha o RAFALE!!!!!!!!!!!!

Francisco AMX

Luis Alberto, claro! e parabéns pela elegância! uma curiosidade, vc serviu como? não foi aluno pois são 4 anos de escola… e vc disse que ficou 6 anos… vc fazia o quê especificamente? Olha a AFA / AMAN / ITA / Escola Naval… são concursos públicos, muitos dos que fazem, a maioria na verdade dos que tem chances e estudam para tal, prova para estas escolas fazem também para órgãos federais e estaduais do executivo e judiciário! eles escolhem, quando passam, a melhor carreira… melhor salário, tem exceções? claro, mas via de regra é isso! eu fiz prova da EEAR… Read more »

luis alberto

Prezado Francisco AMX. Respondendo ao seu questionamento, servi na AFA como instrutor de voo em aeronaves T-6, T-37C e T-25. Na oportunidade, de 1968 a 1974 trabalhei nos Requisitos Operacionais Preliminares (ROP) do que viria a ser mais tarde o T-27, o Tucano. Se voce observar com cuidado, o T-27, de alguma forma, reune as melhores caracteristicas do T-6 e do T-37C. Tambem fui subcomandante do corpo de cadetes da aeronautica. Existem muitas historias a serem contadas. A aviacao eh cheia delas. Nao teriamos espaco aqui para narra-las. Fico muito satisfeito com o entusiasmo de voces sobre as coisas da… Read more »