Jorge Antunes Maestro, compositor, professor titular da Universidade de Brasília

vinheta-clippingO Brasil é assim mesmo. Um dia é dos cassadores, outro dos cassados. Já me acostumei. Os anos 1970 foram dos cassadores. Os anos 1990 foram dos cassados. A coisa é cíclica.

O Tesouro Nacional vive, sempre, sendo saqueado, sejam quais forem os donos do poder. Parece que de tempos em tempos a brincadeira de caça ao Tesouro vira os lados dos contendores. Em 2005 o povo disse não ao desarmamento: era a vez dos caçadores. O ano corrente é a vez dos caças. O Brasil quer comprar 36 deles. Eu não quero comprar nada. O leitor certamente também não quer. Nem nossos netos e bisnetos. Dizem que eles — pobrezinhos que acabaram de nascer ou que ainda vão nascer — serão os pagadores.

Com os 36 caças, quem vamos caçar? Acho que ninguém. Talvez numa guerra daqui a 20 anos eles nos serão úteis. Mas, pensando bem, creio que não. Pois daqui a 20 anos os 36 caças estarão obsoletos. A transferência de tecnologia que o povo deseja não é a da indústria bélica. O Brasil, dizem, precisa dessa tecnologia, porque queremos ser grandes vendedores de armas e de material bélico. Eu não quero que o Brasil seja assim. O leitor quer? Que Brasil é esse de que falam, quando falam essas coisas?

O vice-presidente José de Alencar disse, recentemente, que armas nucleares seriam importante “fator de dissuasão” e dariam “mais respeitabilidade” ao país. Não se fazem mais josés de alencares como antigamente. O outro José de Alencar, autor de Iracema, foi mais sábio. Foi um nacionalista que empreendeu esforços patrióticos para povoar o Brasil com conhecimento e cultura.

Mais sábio ainda foi Voltaire. O filósofo do iluminismo francês disse que “a música seria o mais caro dos ruídos se não existisse o do canhão”. O papa Paulo VI, bem mais à frente, não deixou por menos. Lamentava que os países em desenvolvimento se preocupassem em comprar armas, em vez de se esforçarem para elevar seu nível de vida.

Renunciando à compra de um único caça-bombardeiro, um país qualquer poderia, por exemplo, montar cerca de 700 concertos com uma orquestra sinfônica. Com um só tiro de canhão de 150mm, poder-se-ia pagar um professor durante um mês inteiro. O dinheiro pago por dois ou três revólveres seria suficiente para promover um excelente concerto de música de câmara.

Não é a simples descoberta de riquezas no pré-sal que vai fazer deste país uma grande potência mundial. Costuma-se dizer que os países árabes são ricos, por possuírem a quase totalidade dos petrodólares. Mas é notório que seu desenvolvimento não aumenta apreciavelmente. A razão dessa contradição está no fato de que eles, em vez de importar professores e dar maior vivência à sua cultura, costumam importar caças-bombardeiros, técnicos de futebol e armas ultramodernas.

A história nos dá lições que precisam ser recuperadas. Os romanos, com sua força prodigiosa e enorme potencial militar, subjugaram a Europa mas só serviram de veículo para a cultura grega. “A Grécia vencida venceu o seu feroz vencedor.” Foi assim que Horácio, em suas Epistulae, se referiu ao fenômeno causado pela pujança da cultura grega.

Precisamos de um país com arte para todos. Precisamos de um país com cultura de todos para todos. Somos um dos povos mais criativos do mundo. Somos um povo que já sabe lutar para que seus direitos históricos não sejam cassados. Precisamos de um país sem caças. Não admitimos mais a lei do cão. Quem não tem lei do cão caça com arte.

FONTE: Correio Brasiliense, via Notimp

NOTA DO BLOG: O blog espera que o ilustríssimo senhor Jorge Antunes se dedique mais à música e menos aos textos, principalmente aqueles onde existe completo desconhecimento do assunto.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

153 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael

patético, com todo respeito aos maestros, mas fica quieto se é para falar bobagem nem abre a boca. É por causa de pessoas com essa mentalidade que nosso país não é tratado com respeito pois sabem que não fizemos frente a ninguém. Esse bund.. mole tinha que levar uns chutes de uns gringos no traseiro para aprender a respeitar as forças armadas aí ele pediria pelo amor de Deus para salvarem a pele dele. Mas, como ele aplicou os recursos em concertos sinfônicos ele só poderia contar com tubas e flores. então………adios Desculpem se exagerei mas esse tipo de mentalidade… Read more »

Vitor

Por causa dessa paz e amor aí que temos uma constituição linda que não serve para nada. Não condiz com a realidade brasileira. E ninguém respeita.

MarceloMartins

Aonde esse Jorge Antunes vive? No País das Maravilhas???

Goiano

ô Galante….será que foi ele mesmo (maestro) que respondeu os comentários??

Patriota

mais um destes pacifistas miseraveis…

CADU

Boa Noite a todos.
Ele como estrategista bélico, deve ser um medíocre maestro. Nunca ouvi falar do seu nome, e nem do seu conhecimento bélico, patético, o pior e que ainda dão voz as suas ideias, o imprensa sem assunto.
Saudações.

ferrazfa

Esse bardo é totalmente alienado… Em que tipo de mundo ele acha que vive? Socorro!!!

Rodrigo

Percebe-se claramente que falta informações básicas ao autor do texto. Esse é um trabalho que as Forças Armadas deve fazer, o de esclarecer à sociedade e formadores de opinião que toda tecnologia é dual, e algo que seja adquirido para defesa, acaba por capacitar como um todo a indústria civil brasileira.

Rodrigo
Baschera

Paz e Amor, Bixo !!!
Vou começar a escrever sobre música, afinal entendo pacas….
O que acham: Começo por descrever e fazer a crítica melódica e poética das letras e músicas da dupla “Sabichinha e Sabixão” ou da dupla “Ignorando e Ignorado” ???

Maestro, vá plantar batatas…………..

Sds.

CosmeBR

Idiota!

N.E.O

Como dizia Chuck Norris – “CADA UM NO SEU QUADRADO” se nao entende do assunto…continua tocando piano q eh melhor…

Maluco

Hehe,
aposto q ele vive em um condomínio bastante seguro em Brasília.
No míimo tem porteiros e câmeras de segurança em seu prédio.
Que demita o porteiro e venda as cameras se segurança não for importante.

Angelo Nicolaci

Cara não consigo acreditar que alguem tem coragem de falar tanta asneira como esse “culto” brasileiro

Tião Evangelista

Espetacular o texto. O resgate da prevalência da cultura grega sobre as armas romanas foi magnífico. Pessoas como o mastro Jorge Antunes não são idiotas que não reconhecem a belicosidd humana, apenas possuem uma alma que aspira pelo único futuro viável da humanidade que é paz.
Aqueles que tem espírito de soldadinho terão dificuldd de entenderam a mensagem de paz. No Brasil, o exército sempre teve o propósito maior de segurança interna, subtenda, proteger a burguesia da multidão de despossuídos e miseráveis. Para isso, qualquer fuzil enferrujado serve

Lucas Lasota

Eh aquela questao: quem esta com o microfone na mao eh quem dita as regras. Ele tem acesso ao microfone. Certamente o respeitavel professor nunca estudou Teoria do Estado e nao sabe que na composicao do Estado moderno foram agregadas varias funcoes que sao as bases de uma coletividade de pessoas organizadas, chamada de sociedade. Para que exista sociedade, as relacoes socias devem ser minimamente organizadas dentro de padroes eticos, morais, juridicos, economicos, religiosos, filosoficos e infraestruturais, faticamente falando. Por isso, o Estado, como ideia inerente aa sociedade, tem que prover uma serie de proventos de modo a balizar as… Read more »

Samuel

Compositor?!!
É onde eu me pergunto: Por que eu li este texto?!!? Putz

Bruno Rocha

Noel em 08 out, 2009 às 20:03 Não se preocupe meu amigo, tanto felizmente quanto infelizmente, a maioria dos brasileiros são pessoas burras (que se acham inteligente), mas não passam de ignorantes. Essa matéria é como as matérias “cabulosas” de jornaizinhos de quinta e revistas compradas (veja). Quem lê, só refleti sobre o assunto até chegar na página nas piadas, depois disso, eles não lembram nem o nome do jornal. Felizmente temos pessoas ignorantes para ignorar ideais de “não as armas”, esses aí só ficam conhecidos até que o próximo maluco venha dizer outra bobagem. *Para o pessoal: Não é… Read more »

Jorge Antunes

Caros comentaristas:

Li tudo. Fiquei pasmo com tanta agressividade, baixaria e violência verbal.
Sou da geração que, ainda hoje, quando vê um militar na rua, procura não mais ter medo para poder considerá-lo um concidadão fratermo, irmão.
Alguns pouquíssimos comentários acima –talvez apenas dois– são lúcidos e didáticos.
Mas a maioria dos comentários, feita por militares, faz com eu volte a ter medo de meus concidadãos fardados.

Cordialmente,
Maestro Jorge Antunes

mcv

Jorge Antunes !!”Cobra mandada, alguem esta patrocinando este traidor para o Brasil continuar no atrazo e na merce de quem tem interesses maiores que continuemos no atrazo!”!!ate espaco na midia ele conseguiu pra vender sua “desinformacao” mal intencionada!”Repito: Ele naum nasceu….foi _________!
sds

Bruno Rocha

Completando, até os socialistas/comunistas se apegam nas armas, se não fosse, nem existiria a ex-união soviética, que sucumbiu por causa de interesses cuja própria união não suportou. Se não fosse, a URSS estará de pé ainda.

Palazzo

Vocês são bobinhos é?
O cara é (ex perto). Na hora ele vai pegar o arco do violino dele e tacar flecha pra cima dos caras.
Santo Deus como eu não pensei nisso antes?
Cancela o Fx-2, Cancela!

mcv

C tem medo de militar eh porque andou aprontando e fazendo coisas duvidosas!!!!As FAAS sao a Defesa da nossa Patria a Nossa Nacao, Nossa Soberania, Nosso Povo.!!Entao tu Naum tem amor a Patria !!por isso se vendeu!!
sds

André Castro

Esse deve ser daqueles caras que dizem que só vivem de luz , estilo a primeira dama do Japão que disse que foi seqüestrada por ETs e levada para venus .

Huahuahauhhh

João Augusto

Oh God! O Jorge Antunes veio aqui se defender! Ou será um fake? Fique! Fique! Homem! Cidadão! Irmão! Ó, aonde o medo te levará, irmão? Ó, que tipo de atrocidades são feitas por medo, irmão?! Sim, vamos ter forças armadas bem desaparelhadas, sucateadas e, assim, a ditadura não será brasileira e sim a de outro aventureiro. Afinal, meu bom ‘xenófilo’, se alguém tem que dominar, que não seja um brasileiro, não é? E vai indo! Sobre o mundo das artes, fato, a guerra é retratada em várias obras, não só nas artes plásticas ou visuais, mas também na música. Abertura… Read more »

João Augusto

Esqueci de dizer, Tião Evangelista, aff, os comentários se extendem a você. Todo mundo aqui quer paz, se Deus quiser, o Brasil vai trocar todos esses aviões no futuro sem ter dado um tiro sequer em combate real. Mas, paz, até hoje, só pelo poder.

Patriota

Falando de maestro lembro daquele projeto inutil que se chama Cidade da Música, enquanto nossas fronteiras estão desprotegidas
favorecendo a ação do tráfico devido ao estado lamentavel que se encontram nossas forças armadas e pessoas morrem na fila de hospitais , ficamos gastando milhões de reais construindo coisas desnecessarias e sustentando maestros de meia tigela como este
que escreveu acima .

Renato

Que tal se esse ilustre senhor – para não dizer o que eu realmente quero, pois respeito o site e os visitantes sérios dele – não vai se ocupar do que ele alega saber, que é a música? Se o mundo fosse cor-de-rosa e todos os seres humanos fossem bons e decentes, os caças não seriam necessários. Ou esse cidadão mora numa casa sem portas? Dizer que estarão obsoletos daqui a 20 anos é prova de sua total ignorância quanto ao assunto, maior até que a minha sobre música. Leigos como ele não sabem que diversas das tecnologias que usamos… Read more »

Leigo

Enquanto isso o orçamento militar dos EUA é 680 bilhões de dólares. O Sr. deveria se preocupar mais com a duas caras Heloísa Helena do seu partido que o senhor aparece abraçado … Se lembra do caso do senador Luiz Estevão/juíz Lalau ? Não se lembra não é ?!?!?! VOU LEMBRAR PARA TODOS … A senhora Heloísa descascava o safado do Luiz Estevão e o Lalau na Imprensa, mas nos bastidores era diferente … Em 28 de junho de 2000, por 52 votos a favor, 18 contra e 10 abstenções o Estevão foi cassado. A Heloísa veio a imprensa (… Read more »

Don D

Ai, o mundo é lindo! Vamos todos dançar, dar as mãos e cantar!
Todos seremos bonzinhos e não brigaresmos se o vizinho roubar a comida de nossos filhinhos, pq ele gastou tudo com outras coisas, mas deixa pra lá, a vida é linda, vamos cantar???

Ah, quanta mer$@#*&% tem gente que não sabe fazer uma crítica construtiva, que cara imbecil…

Christiano

É meia dúzia de parvos desse tipo,que levam a nação a ruína,quanta ignorância de um sujeito,que provavelmente nunca prestou serviço militar,e só conhece aviação atrave´s do filme Top Gun.Lamentável!

Leigo

No dia que um dos nossos vizinhos Bolivarianos, ou americanos, ou o diabo, cantarem de galo para cima do nosso território, esse “Maestro, compositor, professor” ou mais sei lá o que …

Vai reclamar que nós não estávamos preparados e a lenga lenga de sempre.

Não importa em que cenário se olhe … ele iria reclamar de todo jeito e ponto.

Tem gente que defeca pela boca … Quer um mundinho cor de rosa, sem guerras, sem bombas ou armas ? Mude-se para a lua.

Patriota

Jorge Antunes, um nome para ser colocado definitivamente nas nossas mentes, e, se algum dia nossa Patria sofrer algum tipo de intervenção/invasão, podemos ter certeza que este cidadao estará junto aos invasores, tocando musiquinhas para o deleite de todos eles. Nos tambem teremos nossa Vichy entao, traidores e lesa-pátria ao lado do inimigo. Bem, quanto a pergunta dele, “a quem vamos caçar”, acho que todos já tem a resposta. Quanto a saber se queremos comprar 36 caças, certamente que a resposta é nao, nós precisamos e queremos na verdade comprar mais de 150 caças para defender nosso país, mas que… Read more »

Noel

Não menosprezem a opinião desse cara, ele é Prof. de uma Universidade importante; portanto, ele tem poder de formar opiniões, e certamente não é o único a ter essa visão, não é um imbecil qualquer, e ai é que mora o perigo, pois idéias tolas, como as dele(não que ele tenha esse poder), se tiverem eco na sociedade, poderiam trazer grandes entraves para futuras aquisições bélicas, até pelo fato, de que as necessidades das três Forças ainda são imensas, não ficarão restritas aos caças, submarinos e helicópteros. Portanto, todo cuidado é pouco, idéias idiotas e infantis, como essas do Prof.,… Read more »

mcv

Esse Sr naum nasceu!!Ele foi kgado!!!So tm Mer..na cabeca!!!
sds

tyrion

como diz meu amado pai,cada qual em seu cada qual. esta historia do fx2 ja demourou de mais…ganho holofotes e agora todo mundo ate quem nao sabe nem para onde vai o assunto resolve da pitaco…

Francoorp
Azul&branco

Progressistas??

tell

Como podemos ver ele é um sonhador e possivelmente um “Socialista” por isso que as nossas faculdades estão nessa situação os professores que não entendem nem das proprias materiais se metem na função de outros. Para a nossa infelicidade o país esta cheio desses bobos idealistas sonhadores. Esse Romantico sonhador vem a publico querer aparecer porque não consegui produzir nada na sua área. Na realidade é um fracasado. A questão do Oriente Médio não é professor nem armas o problema é ditadores corruptos que são idolatrados por um povo oprimido com um regime parecidissimo com esse que ele quer colocar… Read more »

Francoorp

Minha nossa, homens como estes, são os primeiros a passarem para a parte do inimigo, e ser um colaborador estrangeiro, e trabalhar contra a nação pensando que está certo!!!

Quase vomitei!!!!!!

gustavo_K

Esses é um dos que só vai aprender quando as bombas começarem a cair sobre seu telhado, pois não compramos caças para defender nosso espaço aéreo pois estávamos montando 700 concertos, aí sim ele vai se arrepender de ter dito tanta besteira!

Eu me divirto com um cara desses! HUAHEUAEHUAEHUAEHA

Leandro_O.

É uma pena existir brasileiros assim.(se é que da pra chamar esse bicho ai de brasileiro)

Gostaria que esse senhor fosse perguntar á autoridades afegãs o que seria mais importante para o País, cultura ou armas modernas…

João Augusto

RodrigoBR, só rindo pra não chorar. Mas a idéia é essa. Sabe, fiz umas reflexõezinhas enquanto lia outros posts e respondia ao sr. Tomcat, que é um usuário daqui que não vai com a minha cara, e, sem mais delongas, cheguei a conclusão de quê, quando for famoso, se, devidamente munido de um notebook ou, em caso de falta de bateria, uma caneta BIC e 40 metros de papel, poderei publicar idéias dos recôndidos do meu ser, em papel de alta circulação. Ah! Que bons tempos serão esses. Aí, até aqueles pensamentos que normalmente iriam embora com a água da… Read more »

RADAR

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que animal, doente mental, cara ele naum saca nada… vamos lá… quando forças hostis invadirem o país dele, e homens sem escrúpulos estuprarem, matarem, saquearem etc…esse animal vai perceber a b……….que ele pregou e falou algum dia no, pior ainda é uma matéria dessas ser publicada…..me poupe……que animal

Bader

Concordo com vc Challenger, esse tipo de intelectualoide são os primeiros a se borrar e gritar por socorro quando a coisa aperta de verdade. Não é o caso de ser machão mas gostaria de saber como ele faria concertos se por exemplo o Chapolin resolvesse botar as manguinhas de fora…
É um tremendo BABACA

RodrigoBR

Joao Augusto,

“Esse fumador de maconha safado tem mais é que ir para o front, defender a pátria amada com seu sonho utópico munido de um grande e poderoso violoncelo para ver o que é bom.”

Eu li agora, fiquei imaginando a cena e dei umas boas risadas. 😀

Willy

Poucas vezes li um artigo tão pretensioso, presunçoso, pernóstico e errático. Um verdadeiro culto à boçalidade e ao discurso empolado. Utiliza-se de uma linguagem demagógica e emotiva, valorando conceitos como “cultura”, “música”, “arte” em um tema totalmente alheio, a qual o seu emissor sequer domina ou tem conhecimento. Utiliza-se de metonímias e frases de efeito para conquistar o leitor e ainda, responde por ele, quando assevera que nenhum leitor quer comprar caças. E, lamentavelmente, a mídia neoliberal parece vagloriar estes falsos intelectuais como detentores da verdade absoluta e dogmáticos das palavras e convicções. Isso mostra o grau de decadência, mediocridade… Read more »

RodrigoBR

Acho q o querido autor estava fumando o cigarro do cão quando disse essas “sábias palavras”. 🙂

E quem vai garantir que a nossa cultura e arte, nossa identidade, não seja apagada da história da humanidade se não houver quem defenda nossa soberania, nossa integridade, nossa nação?

Penso que por muitos séculos(com certeza neste) as forças armadas serão a única forma de cada país se defender.

“Se queres a paz, prepara-se para a guerra.”

João Augusto

Pelas barbas do profeta! É por isso que o Brasil está do jeito que está. Só podia ser um artista mesmo pra ver as coisas de maneira tão alternativa. Esse fumador de maconha safado tem mais é que ir para o front, defender a pátria amada com seu sonho utópico munido de um grande e poderoso violoncelo para ver o que é bom. Se conhecesse o homem, um pouco que fosse, saberia que não se ostenta criatividade e desenvolvimento humano sem um bom salva-guarda. Informo os senhores leitores que, Arnaldo Antunes Maestro, acaba de ser incluído na minha lista negra… Read more »

germa

como diz o ditado
“não lí e não gostei”