MiG-31E_foto-MiG.pg

vinheta-especialA palavra “mig” em russo representa um adjetivo que pode ser traduzido para o português como um período de tempo muito curto, um momento ou um instante. É exatamente isso que vem à cabeça de um cidadão russo quando a palavra é pronunciada.

Mas para os ocidentais a palavra “mig” sempre esteve relacionada a aviões de caça. Agilidade, velocidade e capacidade extraordinária. Um verdadeiro mito que nasceu na II Guerra Mundial e ganhou fama durante a Guerra da Coreia (1950-1953).

MiG (esta é a forma correta) na verdade é um acrônimo formado pelo nome de dois indivíduos: Mikoyan e Gurevich. Anushavan Ivanovich Mikoyan nasceu na Armênia, próximo à fronteira com a Turquia, em 1905. Em Moscou, Mikoyan ganhou o apelido Artyom dos seus colegas e acabou incorporando-o oficialmente em substituição ao seu primeiro nome, que posteriormente sumiu nos registros oficiais soviéticos

Depois de graduar-se pela Academia de Zhukovsky como engenheiro mecânico em 1937, Mikoyan foi trabalhar em um dos dois escritórios de projetos aeronáuticos da URSS, a Polikarpov OKB. Foi naquele escritório que Mikoyan conheceu Mikhail Iosifovich Gurevich, engenheiro encarregado do grupo de estudos preliminares e formado na Academie de l’Aeroanutique de Montpellier, França.

Em 1939 o comitê central do partido comunista resolveu criar outros escritórios de projetos aeronáuticos além dos únicos dois existentes até aquele momento (Polikarpov e Tupolev). Decidiu-se então retirar alguns engenheiros talentosos destes dois escritórios e dar a eles oportunidades para que formassem seus próprios “bureaus.” Desta forma nasceram os escritórios (OKB) de Aleksandr Yakolev, de Syemyen Lavochkin (juntamente vom M. Gudkov e V. Gorbunov) e de Artyom Mikoyan e Mikhail Gurevich (MiG). Posteriormente, em 1940, outros dois escritórios se formaram (Sergei Ilyushin e Pavel Sukhoi).

Com a reestruturação da URSS no final da década de 1980 o nome da OKB MiG foi modificado para MIG (todas as letras maiúsculas) no verão russo de 1990. Não são conhecidos os motivos desta mudança, mas ela durou pouco e hoje a companhia é conhecida como RAC (Russian Aircraft Corporation) MiG. A RAC MiG é uma empresa pública e pertence à Federação Russa. Todo o seu capital foi transferido para a UAC (United Aircraft Corporation), criada em 2006 para agregar as grandes empresas do setor aeronáutico russo.

MiG-35

FOTO: RAC MiG

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Felipe Cps

Rapaz, que coisa linda essa primeira foto, aliás, vai fazer aeronave bonita assim lá longe… 🙂

Sds.

casag

Interessante falar que Artyon Mikoyan era filho de Anastas Mikoyan um dos dos membros do Politburo da URSS e dos mais importantes ‘ministros’ do staff de Josef Stálin.
Mas, diga-se, Artion era engenheiro muito talentoso e não precisou da influência do pai.

Clésio Luiz

Engraçado, eu estava pensando em fazer uma matéria bem completa sobre o MiG-25 para enviar pro blog, aí eles publicam essa do nome MiG. É uma coisa puxando outra.

Wolfpack

Mikhail Iosifovich Gurevich, engenheiro encarregado do grupo de estudos preliminares e formado na Academie de l’Aeroanutique de Montpellier, França.
Lá como cá, um pé na Escola Francesa de Aeronáutica.
ABS

Welington

Boeing, Looked Martin, Northrop Grumman, Sukhoi, MIG, Yakovlev, Tupolev e Dassault, estas empresas entraram para a historia da aviação para nunca mais sair…
Um grande abraço a todos…

RatusNatus

Agora que tal uma sobre Igor Ivanovich Sikorsky.