França tem expectativa de que Brasil comprará jatos Rafale

178

rafale-13

vinheta-clippingA França está confiante de que o Brasil vai escolher jatos militares Rafale do país, afirmou a ministra do Comércio, Anne-Marie Idrac, nesta sexta-feira.

“A decisão do Brasil não está confirmada. Temos, porém, informação que nos dá razão para estarmos confiantes”, disse Idrac a jornalistas durante uma conferência sobre dados comerciais do país. “Acreditamos que nosso avião tem tantas qualidades que temos razão em estarmos otimistas”, acrescentou a ministra.

Idrac falou um dia depois que o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, negou que o país fechou acordo para comprar os jatos franceses produzidos pela Dassault Aviation e que Brasília ainda não tomou uma decisão sobre o modelo que será usado para compor a próxima geração de caças do Brasil.

O Rafale compete com o Gripen NG, produzido pela sueca Saab e com o F-18, da norte-americana Boeing.

FONTE: Reuters, via Estadão

Subscribe
Notify of
guest

178 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joaquim Rocha

Alguem precisa dizer a esta senhora que aqui estão escondendo as coisas…. como ela fala assim…. hehehehe

latino

Realmente ela tem razão sobre esse otimismo ;desde a trapalhada em 7 de setembro ,,ao qual nosso ilustre presidente deu o inicio dos aprofundamentos com a dassault que acho muito pouco provavel dar outro vencedor .

bom ainda acredito num telefonema do OBAMA de ultima hora tipo assim (vamos arrumar uma cadeira para vcs no conselho de segurança da onu )ai meu amigo vamos de vespão !!!

desculpe a viagem !!!

ZE

É pule de 10 que o Brasil irá comprar, ou melhor, tentar comprar o Rafale.

Trata-se de um jogo de dados viciados.

É para isso que existe o TCU, o MPF, e as diversas bancas de advogados.

[]s

Marco Antonio Lins

Aos Srs

Se não comprar o Rafale,será uma grande bobagem do Brasil.Espero
que não vá por influencias outras, que dizem saber tudo,estamos comprando o melhor vetor da atualidade, juntamente com o Sukhoi,o Typhon.

Nick

Caro Marco Antonio Lins,

Na minha opinião o melhor vetor da atualidade é o F-22A. E entre os de 4.5 geração, o SUKHOI SU-35 BM. E para um futuro próximo, o F-35 e o PAKFA.

[]’s

Lobo

Quem fizer uma análise histórica verá o momento fantástico que estamos vivendo. Com o devido respeito àqueles que reclamam a derrota do seu caça preferido, não posso deixar de apreciar o que está acontecendo. Não pudemos comprar os F-86 Sabre, Tio Sam não queria vender. Ficamos com aquela coisa, que no entanto serviu por um bom tempo como nosso primeiro caça a jato. Queriamos os F-4 Fantom, mas Tio Sam disse que o brinquedo não era para menores. Compramos uns mirageIII e uns F-5. Agora podemos comprar qualquer coisa, menos o F-22, que o Tio Sam não vende prá ninguém.… Read more »

Edi

Concordo com o Lobo. Outra coisa: Isso deve ser o que menos importa na disputa, mas que o rafale é o mais bonito dos 3 isso é!

Humberto

Se a França não conseguir vender o Rafale para o Brasil, podem ir desistindo de exportar..O ministro da defesa quer, o ministro das Relações Exteriores tb e até o presidente da republica quer..E o mais importante, já foi dito que o preço não importa..
É ruim heim se a França não levar esta..
[]

bruno luiz

Eu já disse isso antes e volto a repetir, o problema se agrava. Estamos fazendo pirraça para aparecer. Se antes era uma licitação par compara um caça que nos repassasse a tão sonhada tecnologia, então era uma licitação. Agora, para comprar o Rafale, que é mais cara e etc etc etc, o governo para justifica isso, nega que houve uma licitação, dando a entender que a compra era direta. Hora, como ficam agora os outros? E se agora os EUA derem garantias de que a Boeing repassará toda a tecnologia de seu F-18? Pois se tem uma coisa que não… Read more »

clemilson

gostaria que o brasil comprace uns f 35

Juliano Lisboa

Bruno, desculpe me intrometer. Mas nunca houve licitação, sempre foi uma seleção pra compra direta. Por que numa licitação os concorrentes tem obrigatoriamente ser similares, o que não é o caso. Em compras militares e assuntos de defesa a licitação é dispensada. Procure se informar sobre isso.

Abraços

Tales

Nick em 05 fev, 2010 às 15:53 “Na minha opinião o melhor vetor da atualidade é o F-22A. E entre os de 4.5 geração, o SUKHOI SU-35 BM. E para um futuro próximo, o F-35 e o PAKFA.” Por partes. Concordo contigo quanto à preferência pelo F-22 e pelo Su-35BM. Mas o primeiro os EUA não vendem para ninguém. E o segundo, como diria o Zé, não tem escala alguma. Faz muito pouco que entrou em operação. Assim, entre as possibilidades concretas de ser ter um caça de quarta geração operacional e já testado em combate, acho que estamos escolhendo… Read more »

RenanZ

“A decisão do Brasil não está confirmada…”

E tem gente que insiste em jogar
gasolina no fogo !!!

bruno luiz

OK, sem icitação. Mas mesmo assim há esse probema das promessas dos concorrentes.
Ainda bem que não sou viúva de nenhum desses.

EU francamentesou mais F-16 + Su-35 + F-15, mas fazer o que ne. ¬ ¬

vplemes

Pessoalmente, acho o F/A 18 a melhor escolha para a FAB. Dos três é o unico que já foi provado em combate, é um caça no estado da arte em tecnologia, possui uma gama enorme de armamentos integrados, tem uma escala de produção muito grande e com tendencia a aumentar, futuramente sua manutenção e upgrades devem ser os mais baratos dos três devido a sua escala, já possui planejados os seus próximos upgrades (Block 3), e temos garantia de que seu desenvolvimento não vá parar, pois ele vai se manter como a espinha dorsal da USN por váriios anos ainda.… Read more »

bruno luiz

Sei que compra de material militar deve ter algum vinculo (obvio) de poitica, pelo menos é o que cocorrem em países ocidentais.

alvsdo

vplemes pior e que e verdade!! hehehehehe

Nelson Lima

O jogo está nos 44 minutos do segundo tempo.O time Gripenhornet fez um gol,mas foi dado impedimento.O jogador do time Rafale levou uma rasteira do jogador FABio e o juiz Jobim marcou o pênalti.A questão é: Quem vai chutar o pênalti a favor do time Rafale e quem vai ser o goleiro?

ZE

Juliano Lisboa em 05 fev, 2010 às 16:55 Caro Juliano Lisboa, não é bem assim. O que menos importa é se há uma licitação ou uma compra direta. Os Princípios espalhados pela constituição devem ser respeitados, protegidos e nunca feridos. Vários Princípios Constitucionais foram desrespeitados pelo administrador público. Só para exemplificar, aqui estão alguns: Equidade, Adequação, Moralidade, Impessoalidade. Desta feita, em respeito ao Princípio da Inafastabilidade da Tutela Jurisdicional, e em virtude de suas prerrogativas, o TCU, o MPF…dentre outros, terão uma ou duas palavrinhas a dar. Tudo isso sem falar nos próprios consórcios perdedores que irão buscar a impugnação… Read more »

ZE

Ah, esqueci.

Ainda que a decisão seja impugnada na justiça, o Presidente Lula poderá, no dia seguinte, fazer uma compra direta do Rafale.

Se por um lado, essa é uma prerrogativa do Chefe de Governo/Estado…bem, nesse caso, teríamos um desgaste político muito grande, sem falar no ridículo da situação.

[]s

Juliano Lisboa

Olá Zé, bom vc usou de um bons argumentos e palavras difíceis para embasar sua argumentação. Não sou advogado, mas acredito que um bom advogado saberia o risco disso tudo que acaba de descrever. Pois bem, esse advogado é o senhor Nelson Jobin, Ministro da Defesa, ex- Ministro do STF e advogado de carreira. Assim, leia o que foi postado aqui mesmo no blog. http://www.aereo.jor.br/2009/12/26/jobim-afirma-que-perdedores-da-disputa-para-fornecer-cacas-podem-retaliar/ Vou citar apenas a parte mais interessante: ” FOLHA – É possível algum tipo de retaliação dos perdedores? Jurídica, por exemplo? JOBIM – Não, porque não é uma licitação, é um processo de seleção, ou… Read more »

ZE

Juliano Lisboa em 05 fev, 2010 às 17:50 Juliano, talvez você não se lembre, mas do dia seguinte ao 7 de setembro de 2009 (ou no mesmo dia), o Ministro Jobim correu para os meios de comunicação para DESMENTIR o Presidente Lula. Sem querer, o Presidente Lula ofendeu alguns princípios já elencados por mim. Como é óbvio, o Ex Deputado, Ex Ministro do STF e Jurista Nelson jobim sabe que o Presidente Lula criou um imbróglio enorme. Não é à toa que o Ministro Jobim teve que desmentir o Presidente Lula. Só uma observação final. Além da simpatia própria que… Read more »

Juliano Lisboa

Se ele é o chefe ele decide certo? Pelo que me lembro o próprio Lula disse que não havia fechado com a Dassault e sim tinha liberado o Ministério da Defesa a negociar com a DGA Francesa. Ou seja, se a Dassault corresponder as expectativas do governo a compra será efetivada. Na verdade todo esse alvoroço não foi só causado pelo Lula e sim também por outros aspectos lóbisticos. Por exemplo, hoje na mídia saiu a noticia que “além da Dassault a compra dos Rafales daria vantagens a Thales, fabricante do Tubo de Pilot que derrubou o Air France 447.”… Read more »

Robson Br

A França é parceira dos EEUU, inclusive nesta última guerra que veio da era Busch. Os antigos governantes não tinham tanta simpatia com os EEUU como tem agora o Sakorsy. Duvido que os EEUU faria alguma retaliação comercial e militar contra o Brasil pelo motivo da perda do contrato para a França. No caso do Brasil, as maiores perdas comerciais seria para o próprio EEUU, pois nosso comercio exterior já não é tão grande com os EEUU. O Maior problema é a SAAB que pode deixar as relações com o reino da suécia um pouco abaladas. Poderá também ter uma… Read more »

João

Juliano Lisboa em 05 fev, 2010 às 16:55

Prezado Juliano Lisboa, ainda que não seja uma licitação, a dispensa está prevista na 8666/93, os principios norteadores das decisões não podm ser ignorados. São eles: os principios da moralidade, da impessoalidade, do julgamento objetivo e etc…

João

O Advogado Nelsom Jobim, como todos os Advogados, acradita que pode vencer a causa (pq no Brasil é assim). Más no seu intimo sabe que pode arranjar muitos problemas com os órgãos de controle e com os participantes preteridos.

Bosco

Princípios da moralidade, da impessoalidade, do julgamento objetivo ?????
Ah!!!!
“Tamo lascado”.

ZE

Juliano Lisboa em 05 fev, 2010 às 18:20 “Se ele é o chefe ele decide certo” Caro Juliano, tecnicamente, se ele é o “chefe”, ele decide. Porém as coisas não são tão simples assim. No dia 7 de setembro de 2009, quando o “chefe” e Presidente Lula disse por linhas tortas que o Rafale tinha sido o vencedor, só para tempos depois ser DESMENTIDO por seu subordinado, o Ministro Nelson Jobim, A FAB SEQUER TINHA ENTREGADO O SEU RELATÓRIO. Ou seja, Lula disse quem foi o vencedor sem ter, no mínimo, lido o relatório do COPAC. Este relatório só foi… Read more »

Ronaldo

incrível ter gente que defende o Gripen NG que é mais parecido com uma vassoura com asas, do que 2 aviões REAIS como o Super Hornet e o Rafale.

ZE

Bosco em 05 fev, 2010 às 18:42

Bosco, o que ele quis dizer é que no momento em que se coloca regras, tais regras devem ser cumpridas, não importando se tratar de uma licitação ou compra direta.

Pô, Bosco, dá um refresco.

[]s

Bosco

Zé,
eu entendi perfeitamente.
Só dei minha humilde opinião no sentido de deixar claro que não acredito que as decisões dos nossos homens públicos tenham por base princípios tão nobres como os enumerados pelo colega João, tendo em vista o histórico de nossa nação.
Isso me faz lembrar um velho ditado milenar mineiro: Cachorro mordido por cobra tem medo de lingüiça.
Um abraço a todos.
OBS: Menos pro cara que me deu nota vermelha.rssrsrsr

URUTAU

Caros Senhores

Caros senhores tudo se resume em uma das frases do amigo ZÈ
Com toda a certeza o TCU e o MPF terão uma ou duas palavrinhas
com referencia a esta compra em questão
Portanto se preparem pois mesmo que o vetor frances venha a vencer
muito mas muito provavelmente havera de ocorrer uma serissima investigação por parte do MPF e acompanhamento do TCU sobre o processo
todo assim como de todos envolvidos desde o presidente passando pelos ministros e auxiliares e fatalmente respingando na ODEBRECHT

Boa Noite Senhores

URUTAU

Caros Senhores

Ainda em tempo e como simples contra argumentação de um dos amigos aqui do BLOG o Rafale não é e nunca foi o 2* melhor caça da atualidade e muito menos testado em combate pois considerar o Afeganistão como tal é no minimo piada de mau gosto

Boa Noite Senhores

Jacubão

Para quê comprar Rafale, Gripen, Hornet, etc, etc,etc… se tem um projeto em andamento aqui mesmo no Brasil chamado HARPIA 😀

Tá na cara que eles já sabem que vão levar essa.

JULIO

Como bom torcedor brasileiro, eu torço pelo Rafalle. Por que vejo meritos nele que nenhum de seus concorrentes possuem. Apesar do disse me disse em contrário, o NG é sim um avião de papel, que dependerá do humor americano para virar realidade conosco. Eu disse conosco, por que os yankes tem uma gama de atitudes que varia de acordo com seus interesses, se forem contrariados gostam de retaliar, e não deixam de estar certos. Nós temos que agir como eles “pragmaticamente”. Temeridade são os que dizem que a SAAB iria ter facilidades com eles, sem nenhuma garantia disso, tudo baseado… Read more »

Nick

Caro Tales, Não nego as qualidades do Rafale, só citei o F-22A porque considerei o comentário do Marco Antonio exagerado. Minhas objeções ao Rafale não estão no caça em si, mas no custos de manutenção do mesmo. A se confirmando a afirmação que se custará US$4 Bilhões para manter esses Rafales voando, isso significa US$20.500 por hora voada. Se os futuros governos não fizerem o que os últimos 2 governos (o atual e o precedente fizeram), contigenciamento de verbas desde 1996, ou seja se prover verbas,fundos, suficientes para operar esses 36 e quem sabe + 36 em um lote adicional,… Read more »

Ronaldo

Papel por papel o Brasil deveria ter entrado no PAK-FA um avião de 5°Geração, mas as mentes brilhantes da COPAC preferirão comprar um papel de 4° Geração.
E no meio tempo ate a entrada em serviço do PAK-FA era so comprar alguns SU-35 ou SU-30 para “segurar as pontas no país” (36 deles fariam muito mais que toda a frota atual é capaz).

Bosco

Na famosa palestra do Brigadeiro que é repetidamente e exaustivamente colocada como prova cabal que somos “embargados” ou ‘boicotados” pelos americanos, existem algumas passagens no mínimo interessantes. Uma delas diz respeito à restrição que teríamos sofrido quando solicitamos ao fabricante que fornecesse alguns dados a respeito das características estruturais de um caça usado pela FAB para que nele pudéssemos integrar armamento doméstico. Tais informações nos foram negadas. Isso é um claro sinal de “boicote” e da má fé dos americanos em relação a nós, brasileiros, não fosse um detalhe interessante. O caça em questão era um F-5 Tiger da empresa… Read more »

Ricardo

URUTAU em 05 fev, 2010 às 19:16 Desta feita, em respeito ao Princípio da Inafastabilidade da Tutela Jurisdicional, e em virtude de suas prerrogativas, o TCU, o MPF…dentre outros, terão uma ou duas palavrinhas a dar. Este dois órgãos em especial, estão na mira da AGU! Ultimamente o TCU tem tentado embargar obras do governo federal (que diga-se de passagem, parece ter tom político). A respeito disso, a AGU se pronunciou dizendo que se tais servidores comprometerem obras da União causando mais prejuízos aos cofre públicos, do que o prejuízo previsto no parecer do TCU, estes terão que responder por… Read more »

Ronaldo

Bosco em 05 fev, 2010 às 19:50

O pior Bosco é que não é um simples boicote de tecnologias atuais sensíveis, é de um CAÇA DOS ANOS 60!!
Imagina acena, eles boicotam coisas da época da guerra do vietna, eles não boicotariam tecnologias mais “atuais” como a do F/A-18 SH ??
Alguns aqui dizem que so franceses não são santos e com toda razão não, assim como nos não somos e nenhum outro país é, mas ele confiaram o casco do sub nuclear pra gente, coisa que ninguém queria passar.

Joao

Bosco e ZE, acredito que vocês ainda não tenham tido a oportunbidade de ler o preambulo de um contrato da COPAC. Eu tive! posso afirmar que a Lei 8666/93 é citada como norteadora.

wagner

Rafale já era ! Fora Rafale, bem-vindo Sukkoi-T50 ! Ele é de 5 º geração, com amior autonomia, maior poder bélico, maior alcance, maior manobrabilidade, e ainda mais BARATO ! é simplesmente inacreditável a GRANDE VIRADA do SUKKOI ! Parece que o URSO Vermelho acordou… 1. Espera-se uma vantagem de 10 a 15% de sobre o F-22, devido à diferença de duas décadas em desenvolvimento tecnológico; 2. O F-22 detecta o Su-35 a 150/180km de distância, abre fogo a 110km, mas só é detectável no alcance visual pelo Su-35; 3. O sistema OLS-35 detecta o F-22 a 100km de distância;… Read more »

JC

Nem perca tempo, Bosco…

Ricardo

Nick em 05 fev, 2010 às 19:32 Com relação ae Gripen NG pelos últimos números (Rafale a US$179 milhões e Gripen NG US$125milhões) e considerando o custo de hora voada para o Rafale de US$20.756 e a estimativa de US$8000 para o Gripen NG, ao fim de 30 anos de operação, as economias geradas, sim poderiam comprar mais um Gripen NG. Pelos meus cálculos essa economia significa US$122 milhões, pouca coisa menor . Acredito que a FAB tem esses cálculos em mãos. E deve ter pesado em uma enventual escolha pelo Gripen NG. Ricardo. A previsão para o Gripen NG… Read more »

Leopoldo Duarte

Está mas do que claro que o RAFALE será o escolhido.
Agora a negociação é com preço.

Baschera

Senado cobra Jobim sobre caças da FAB Mais uma turbulência para Jobim Autor(es): Vasconcelo Quadros Jornal do Brasil – 05/02/2010 ” É natural que o presidente tome uma decisão política e ela será acatada pela Aeronáutica, mesmo que seja equivocada. Vai se comprar o Rafale e mais tarde as críticas, que hoje estão submersas, nos bastidores, vão emergir – alerta o coronel reformado Geraldo Cavagnari, especialista em estratégia de segurança. Cavagnari acha que se as críticas sobre o fraco desempenho do Rafale em regiões de conflitos (o caça seria mais facilmente abatido que outras aeronaves) tiverem fundamento, a decisão do… Read more »

URUTAU

Caro Ronaldo

Caro amigo me perdoe antecipadamente mas na verdade a França na verdade financiou a construção dos seus 6 próximos modernissimos submarinos nucleares com o contrato realizado conosco do casco de um sub + 4 sub convencionais e 1 estaleiro
Portanto carissimo Ronaldo eles não nos deram nada mas sim fizeram um negócio extremamente vantajoso para eles e oneroso para o BRASIL e para o povo brsileiro

Saudações Ronaldo

Bosco

João, eu não tenho a mínima dúvida que a lei 8666/93 é norteadora ou coisa que o valha do contrato da COPAC. Aliás “lei” é coisa que não falta no nosso amado Brasil, e cada uma mais bem intencionada que a outra. Minha dúvida é sobre o que “norteia” a cabeça daqueles que tomam decisões no nosso país e que são responsáveis, em última análise, em fazer as bem intencionadas leis funcionarem. Ronaldo, o problema é que a “palavra” corta mais que uma navalha (a de um brigadeiro corta mais que uma motossera) e para que possamos ter consciência do… Read more »

Bosco

Wagner,
você se equivocou. Esses são os dados da Enterprise. rsrsrs

grifo

“Bosco e ZE, acredito que vocês ainda não tenham tido a oportunbidade de ler o preambulo de um contrato da COPAC. Eu tive! posso afirmar que a Lei 8666/93 é citada como norteadora.”

Tem razão, as compras são regidas pela Lei 8666 e pelo decreto 2295, mesmo estando na modalidade dispensa de licitação. Por isso o Jobim é tão cuidadoso em escrever o seu próprio relatório, etc. ao invés de “canetar” a coisa diretamente.