Clique nas imagens para ampliar e ficar bem íntimo do caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB.

Subscribe
Notify of
guest

144 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Victor

Lindo caça! Mas ainda assim prefiro o Grinpen NG pro FX-2.

Clésio Luiz

Nas fotos 2 e 19 , tem uma protuberância na raiz da asa, que abriga o canhão nas versões monoposto. Este por sinal, é o mais potente canhão transportado por um caça moderno, ficando só atrás do Avenger do A-10 e do KCA do Viggem de interceptação.

Um dos mistérios que eu quero desvendar ao encontrar em fotos, é a localização do canhão do Eurofighter Typhoon. Eu sei que fica na raiz da asa direita, como no Rafale, mas nunca encontrei uma foto mostrando o bocal desse canhão. Se alguém conhecer uma foto, favor mandar o link.

Wolfpack

Viu, chamou a atenção as aletas de refrigeração da APU, não existe solução melhor.
Outra coisa é o Remove before fight, abandonaram o francês…
E mais uma, o que os dois Gripadinhos estão fazendo em frente ao Rafale na foto no.9.
[]s
Bonitas fotos.

Infojato

Acho que estão de olho prá ver se vão ser passados prá trás por uma manobra política de alguns corruptos metidos.

Ricardo

Wolfpack em 02 fev, 2010 às 19:57
E mais uma, o que os dois Gripadinhos estão fazendo em frente ao Rafale na foto no.9.

Fazendo reverência!

Alex
ZE

O blog “Poder Aéreo” disse tudo: “O caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB”.

Quero salientar que a preferência pelo Rafale é só e exclusivamente do Governo Federal e de mais ninguém.

A FAB, a EMBRAER, o COPAC, todas (menos uma) as empresas que receberão a tranferência de tecnologia consultadas pela FAB, a maior parte da sociedade civil, eu, você, as torcidas do Flamengo, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro… Preferem o vetor sueco, preferem o Gripen NG BR.

[]s

rodrigo avelar

Lindo caça…

Demostenes

O que são e pra que serve aqueles círculos redondos na foto 4?

Perceberam que em muitas partes tem um serrilhado na fuselagem do rafale, como na foto 9 (trem de pouso). Tem alguma coisa a ver com RCS?

Nick

Belo caça, se for o escolhido da FAB apoio 100%, apesar de ser GripenNG.

Único senão que faço ao Rafale é ele não ter shape furtivo.

[]’s

Bosco

Demostenes,
são os lançadores de chafs e flares.

joão

ZE em 02 fev, 2010 às 20:30

Eu sou torcedor do Vasco e prefiro o Rafale…rss … ok?!

joão

o que são aqueles círculos da foto 4?

Roma

Parabéns amigos,
São belas as fotos publicadas e nos permite ver detalhes dessa máquina de guerra.
Como sugestão, sugiro que façam o mesmos com as aeronaves de uso civil.
Abração a todos

Max

João,
como disse o Bosco são lançadores de chaff e flares.
Segue o link:

http://images.google.com/images?hl=en&safe=off&resnum=0&q=chaff%20flare&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi

joão

Dae Max

E o que seria aquele “escapamento” da figura 5,? Aquilo que eu achava que eram os lançadores…, tu sabe?

Wolfpack

Acho que achei a resposta para os dois gripadinhos na foto. É o feirão do FX2, dois pelo preço de um… rsrsrsrsrsrsrsrs
Bem, prometi não falar mais de FX2, mas não podia perder a piada.
[]s

caravlhomtts

BELLA MACHINA,mais ,como diria Arnaldo Jabour sempre hà o mais,ali na foto de numero 9 se encontra, tranquilo,apreciando uma linda francesa um, nordico,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abraço a todos.

MK

Lindíssimo caça…. mas nada super o PakFa !

Professor

Do jeito que as coisas andam ja estou aceitando até J-10 chinês, mas comentando as fotos, são realmente fantásticas e mesmo eu sendo defensor do Rafale muito mais por uma alinça militar e geopolitica com a França seria legal se fosse postadas fotos desse nivel dos tres concorrentes para que os admiradores de cada um se deliciem

saudações

Wolfpack

APU – Auxiliary Power Unit. Por sinal o RCS das aletas de refrigeração não é bom… The primary purpose of an aircraft APU is to provide power to start the main engines. Turbine engines have large, heavy rotors that must be accelerated to a high rotational speed in order to provide sufficient air compression for self-sustaining operation. This process takes significantly longer and requires much more energy than starting a reciprocating engine. Smaller turbine engines are usually started by an electric motor, while larger turbine engines are usually started by an air turbine motor. Whether the starter is electrically, pneumatically,… Read more »

Robson Br

“”Clique nas imagens para ampliar e ficar bem íntimo do caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB.”” Essa informação “preferido pelo governo federal” não foi muito bem colocada, pois pode não ser de muitos da COPAC, mas de muitos dos esquadrões operacionais, principalmente anápolis é esse e não o gripen. Os comentários do Cesar em 02 fev, 2010 às 19:04 no post do gripen foram muito boas. Peço desculpas ao cezar para repetil-las aqui. “”Cesar em 02 fev, 2010 às 19:04 Alguns pontos de artigo publicado no blog Panorama Global: ‘domingo, 31 de janeiro de… Read more »

MOKITI

Parece que o Lula entende mais de caça que a comissão da Fab,se for verdade que os pilotos da Fab preferem o rafale a tese do super lula que entende de tudo se confirma!

Leamartine Pinheiro de Souza

Prezados Senhores,

Gostaria de fazer uma indagação de leigo absoluto.

Se o compressor do caça é uma desvantagem na captura do radar, por qual motivo a entrada de ar não é feita pela parte superior da asa ?!!

Isto aumentaria o vácuo na parte superior da asa, aumentando-lhe a sustentabilidade e libertaria o ventre da aeronave para uma maior capacidade bélica !!!

Como não entendo nada de aerodinâmica, fica a pergunta para quem realmente entenda.

Bosco

João,
é o escapamento da APU.

Max

João,
Meu frances não é muito bom mas está escrito que é um tipo de escapamento auxiliar de potência. Talvez seja um tipo de válvula de segurança.
Segue um link:
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/rafale-019.jpg

Max

Desculpe Bosco, não vi que você já tinha respondido.
Adoraria ter esse desenho com explicação ao menos em Inglês.

Ronaldo

Em terra de cego quem tem um olho é Rei! O Brasil nunca viu avião de primeira linha como Rafale e por isso acha que o Gripen e bom para a indústria ($$$)

URUTAU

Caros Senhores

Caros amigos para que a verdade prevaleça sobre a simples torcida
devemos respeita-la como tal
Portanto na verdade Anapolis aceita até 14 BIS mas não pode nem ouvir
falar em Rafale e quando faço tal afirmativa faço-a no ambito do
pessoal de manutenção assim como no ambito de nossos caçadores o nomeque os leva ao desespero é RAFALE

Saudações Senhores

Carlos Augusto

Ricardo em 02 fev, 2010 às 20:12
Gostei Ricardo, voce acertou.
“Fazendo reverência!” kkkkkk…

Mauricio R.

Sai de perto, vade retro Satanás!!! “Os pilotos morrem de medo de um novo AMX pela proa.” E daí, até parece assembléia de sindicato, opina quem quer (enquanto puder) e decide (mas tb responde pela decisão) quem tem galão!!! “Tem que se apurar o motivo de tanta insistência de alguns grupos lobbystas para defesa do gripen.” Tem que apurar a insistência demasiado suspeita c/ que a presidência da República, seu titular, o MD e seu titular; defendem essa negociata. Mas p/ uma aeronave que alguns aqui no blog pretendem mais furtiva que o SH, tá faltando aquele serrilhado em tdo… Read more »

Bosco

Max,
que isso Max.
Os círculos da figura 4 na verdade deve ser os lançadores de “chaffs” já que os flares são menorzinhos e em maior quantidade. Salvo engano o Rafale leva 120 cartuchos de flares e 32 de chaffs.
Os lançadores de flares devem ficar voltados para baixo.
Um abraço.

Mauricio R.

Mauricio R. em 02 fev, 2010 às 22:10

Apanhei do teclado, por favor apaguem o comentário c/ o time stamp igual a esse aí em cima.

NOTA DO EDITOR: APAGADO.

Mauricio R.

“…o que os dois Gripadinhos estão fazendo em frente ao Rafale na foto no.9.”

Encarando a concorrência assim não tão bem sucedida…
-Aí queijo podre, como vc quer vender se em vc tdo fede???
-Passa perfume, que talvez melhore!!!

Robson Br

URUTAU em 02 fev, 2010 às 22:12 “”Caros amigos para que a verdade prevaleça sobre a simples torcida devemos respeita-la como tal Portanto na verdade Anapolis aceita até 14 BIS mas não pode nem ouvir falar em Rafale e quando faço tal afirmativa faço-a no ambito do pessoal de manutenção assim como no ambito de nossos caçadores o nomeque os leva ao desespero é RAFALE”” Anápolis necessita de um caça para ontem. O 14 bis é de ontem, mas é muito inferior aos Mirage III que forjaram o esquadrão. O gripem é para depois de amanhão, pois sabem que vai… Read more »

Bosco

Leamartine, o que você propõe é um tipo de “efeito Coanda” só que não funciona muito desse jeito. As entradas de ar dos motores devem ficar de maneira a satisfazer o aporte de ar em todos os regimes de vôo e “atitudes” da aeronave. Se ainda não foram colocadas acima das asas deve ser por interromper o fluxo em altos ângulos de ataque. Eu acho já que também não sou “expert” e só curioso. Lá em minas a gente chama de “abelhudo”. rsrsrs… Esse caça é interessante embora com as tomadas de ar acima da fuselagem e não acima das… Read more »

URUTAU

Caro Robson Br

Caro amigo na verdade os equipamentos de origem francesa são via de
regra equipamentos de muitissima qualidade excetuando-se algumas raras exceções mas o problema é sempre o mesmo na verdade o pecado é unico
MANUTENÇÃO CARISSIMA REPOSIÇÂO MUITO DIFICIL enfim são equipamentos normalmente de altissima qualidade mas com extrema dificuldade OPERACIONAL

Um Forte Abraço Caro Amigo

Robson Br

URUTAU em 02 fev, 2010 às 22:37
RSRSRS
entedi seus comentários

uma boa noite e um forte abraço…

Bosco

Leamartine,
quanto ao “efeito Coanda” (Coanda Effect) você pode achar referências no Google. Também pode usar o termo “USB” (upper surface blowing), YC-14 e “Antonov 72” que deverá obter algum resultado.
Um exemplo: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ihWnvdtKuSNOwM:http://img26.imageshack.us/img26/6152/coanda.png
Um abraço.

Fernando "Nunão" De Martini

“Robson Br em 02 fev, 2010 às 21:43 “”Clique nas imagens para ampliar e ficar bem íntimo do caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB.”” Essa informação “preferido pelo governo federal” não foi muito bem colocada…” Robson Br, Não entendi, como assim a informação não foi bem colocada? Você fala sobre pilotos o preferirem, sobre o pessoal do COPAC não o preferir, até aí tudo bem, é uma posição sua, baseada no que você diz saber – fique à vontade para dizer o que acha. Mas o que está errado no Blog dizer que o… Read more »

joão

Bosco e Max, obrigado pela atenção. Cada dia mais fã do blog!

Justin Case

Demostenes em 02 fev, 2010 às 20:34 disse:

“Perceberam que em muitas partes tem um serrilhado na fuselagem do rafale, como na foto 9 (trem de pouso). Tem alguma coisa a ver com RCS?
É isso mesmo, Demostenes.
São apliques de RAM para reduzir RCS. São feitos imediatamente antes do processo de pintura, nas bordas das carenagens maiores.
Matou a pau.
Abraço,

Justin

Sirkis

Saudações!

O dia que esse bloguinho Panorama Global tiver credibilidade, o chacrinha vai sair da cova!!!

Boa Noite!

Justin Case

???

Bosco

Esqueci o “Quiet Short-Haul Research Aircraft (QSRA)” que também foi um projeto que estudou o “efeito Coanda”.

Robson Br

Nunão em 02 fev, 2010 às 22:53 As críticas são bem vidas, como também aceitá-las. O post não está assinado, portanto não sei a origem. Mas colocar um monte de fotos e um comentário desse no meio destas fotos não foi legal não. Muitos tem opiniões diferentes aqui no blog, mas o blog parece que só tem uma: Criticar um, elogiar outro e ficar indiferente com o 3º. Que o GF defende esse é um fato consumado, ninguem pode negar, pois nem ele faz questão de negar. Só acho que suas críticas não foram legais não. O que coloquei, que… Read more »

sr.ricardo

Pra botar lenha na fogueira:
O Jobim não disse que ia acatar novas propostas da Suchoy e da EADS para “ele mesmo avaliar” ?
Já pensaram que ainda poderemos sair de Typhoon ou Su-35BM ?

Fernando "Nunão" De Martini

Robson, Quando as matérias não são de um dos editores do Blog, colocamos a fonte. Quanto a aceitar críticas, leio e aceito críticas coerentes e construtivas, suas e de qualquer leitor. E rebato o que acho incoerente. Aceite as minhas se quiser. Ou continue dizendo que só temos a posição de “Criticar um, elogiar outro e ficar indiferente com o 3º”. Já vi que não vou convencê-lo do contrário e, de fato, não tenho essa intenção. Esse espaço, para os editores do Blog, é dedicado ao debate, não ao convencimento de opiniões do Blog. Há outros blogs dedicados a convencer… Read more »

Alexandre Galante

Robson Br, logo abaixo de cada post aparece o nome do autor. Eu fiz esse post para agradar a Turma do Rafale, mas acho que não consegui. Que pena…

Robson Br

Nunão em 02 fev, 2010 às 23:27

Já sinto parte da família. RSRS

Nessa altura dos fatos, com o resultado às portas, não há motivos de tanta celeuma.

Quem vai decidir é o GF mesmo. RSRSRS
É igual ao subs, todo mundo já sabia do resultado, mas ….

Moro em uma cidade mineira próxima ao RJ.
Um dia vamos reuniar a turma e conhecer todos.

Infelizmente esses debates calorosos não se estende a toda a população, que mal sabe em quem votou no último pleito.

UMA BOA NOITE AMIGÃO.