Lindo caça! Mas ainda assim prefiro o Grinpen NG pro FX-2.
Clésio Luiz
Visitante
15 anos atrás
Nas fotos 2 e 19 , tem uma protuberância na raiz da asa, que abriga o canhão nas versões monoposto. Este por sinal, é o mais potente canhão transportado por um caça moderno, ficando só atrás do Avenger do A-10 e do KCA do Viggem de interceptação.
Um dos mistérios que eu quero desvendar ao encontrar em fotos, é a localização do canhão do Eurofighter Typhoon. Eu sei que fica na raiz da asa direita, como no Rafale, mas nunca encontrei uma foto mostrando o bocal desse canhão. Se alguém conhecer uma foto, favor mandar o link.
Wolfpack
Visitante
15 anos atrás
Viu, chamou a atenção as aletas de refrigeração da APU, não existe solução melhor.
Outra coisa é o Remove before fight, abandonaram o francês…
E mais uma, o que os dois Gripadinhos estão fazendo em frente ao Rafale na foto no.9.
[]s
Bonitas fotos.
Infojato
Visitante
15 anos atrás
Acho que estão de olho prá ver se vão ser passados prá trás por uma manobra política de alguns corruptos metidos.
Ricardo
Visitante
15 anos atrás
Wolfpack em 02 fev, 2010 às 19:57
E mais uma, o que os dois Gripadinhos estão fazendo em frente ao Rafale na foto no.9.
O blog “Poder Aéreo” disse tudo: “O caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB”.
Quero salientar que a preferência pelo Rafale é só e exclusivamente do Governo Federal e de mais ninguém.
A FAB, a EMBRAER, o COPAC, todas (menos uma) as empresas que receberão a tranferência de tecnologia consultadas pela FAB, a maior parte da sociedade civil, eu, você, as torcidas do Flamengo, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro… Preferem o vetor sueco, preferem o Gripen NG BR.
[]s
rodrigo avelar
Visitante
15 anos atrás
Lindo caça…
Demostenes
Visitante
15 anos atrás
O que são e pra que serve aqueles círculos redondos na foto 4?
Perceberam que em muitas partes tem um serrilhado na fuselagem do rafale, como na foto 9 (trem de pouso). Tem alguma coisa a ver com RCS?
Nick
Visitante
15 anos atrás
Belo caça, se for o escolhido da FAB apoio 100%, apesar de ser GripenNG.
Único senão que faço ao Rafale é ele não ter shape furtivo.
[]’s
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Demostenes,
são os lançadores de chafs e flares.
joão
Visitante
15 anos atrás
ZE em 02 fev, 2010 às 20:30
Eu sou torcedor do Vasco e prefiro o Rafale…rss … ok?!
Parabéns amigos,
São belas as fotos publicadas e nos permite ver detalhes dessa máquina de guerra.
Como sugestão, sugiro que façam o mesmos com as aeronaves de uso civil.
Abração a todos
Max
Visitante
15 anos atrás
João,
como disse o Bosco são lançadores de chaff e flares.
Segue o link:
E o que seria aquele “escapamento” da figura 5,? Aquilo que eu achava que eram os lançadores…, tu sabe?
Wolfpack
Visitante
15 anos atrás
Acho que achei a resposta para os dois gripadinhos na foto. É o feirão do FX2, dois pelo preço de um… rsrsrsrsrsrsrsrs
Bem, prometi não falar mais de FX2, mas não podia perder a piada.
[]s
caravlhomtts
Visitante
15 anos atrás
BELLA MACHINA,mais ,como diria Arnaldo Jabour sempre hà o mais,ali na foto de numero 9 se encontra, tranquilo,apreciando uma linda francesa um, nordico,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abraço a todos.
MK
Visitante
15 anos atrás
Lindíssimo caça…. mas nada super o PakFa !
Professor
Visitante
15 anos atrás
Do jeito que as coisas andam ja estou aceitando até J-10 chinês, mas comentando as fotos, são realmente fantásticas e mesmo eu sendo defensor do Rafale muito mais por uma alinça militar e geopolitica com a França seria legal se fosse postadas fotos desse nivel dos tres concorrentes para que os admiradores de cada um se deliciem
saudações
Wolfpack
Visitante
15 anos atrás
APU – Auxiliary Power Unit. Por sinal o RCS das aletas de refrigeração não é bom… The primary purpose of an aircraft APU is to provide power to start the main engines. Turbine engines have large, heavy rotors that must be accelerated to a high rotational speed in order to provide sufficient air compression for self-sustaining operation. This process takes significantly longer and requires much more energy than starting a reciprocating engine. Smaller turbine engines are usually started by an electric motor, while larger turbine engines are usually started by an air turbine motor. Whether the starter is electrically, pneumatically,… Read more »
Robson Br
Visitante
15 anos atrás
“”Clique nas imagens para ampliar e ficar bem íntimo do caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB.”” Essa informação “preferido pelo governo federal” não foi muito bem colocada, pois pode não ser de muitos da COPAC, mas de muitos dos esquadrões operacionais, principalmente anápolis é esse e não o gripen. Os comentários do Cesar em 02 fev, 2010 às 19:04 no post do gripen foram muito boas. Peço desculpas ao cezar para repetil-las aqui. “”Cesar em 02 fev, 2010 às 19:04 Alguns pontos de artigo publicado no blog Panorama Global: ‘domingo, 31 de janeiro de… Read more »
MOKITI
Visitante
15 anos atrás
Parece que o Lula entende mais de caça que a comissão da Fab,se for verdade que os pilotos da Fab preferem o rafale a tese do super lula que entende de tudo se confirma!
Gostaria de fazer uma indagação de leigo absoluto.
Se o compressor do caça é uma desvantagem na captura do radar, por qual motivo a entrada de ar não é feita pela parte superior da asa ?!!
Isto aumentaria o vácuo na parte superior da asa, aumentando-lhe a sustentabilidade e libertaria o ventre da aeronave para uma maior capacidade bélica !!!
Como não entendo nada de aerodinâmica, fica a pergunta para quem realmente entenda.
Desculpe Bosco, não vi que você já tinha respondido.
Adoraria ter esse desenho com explicação ao menos em Inglês.
Ronaldo
Visitante
15 anos atrás
Em terra de cego quem tem um olho é Rei! O Brasil nunca viu avião de primeira linha como Rafale e por isso acha que o Gripen e bom para a indústria ($$$)
URUTAU
Visitante
15 anos atrás
Caros Senhores
Caros amigos para que a verdade prevaleça sobre a simples torcida
devemos respeita-la como tal
Portanto na verdade Anapolis aceita até 14 BIS mas não pode nem ouvir
falar em Rafale e quando faço tal afirmativa faço-a no ambito do
pessoal de manutenção assim como no ambito de nossos caçadores o nomeque os leva ao desespero é RAFALE
Saudações Senhores
Carlos Augusto
Visitante
15 anos atrás
Ricardo em 02 fev, 2010 às 20:12
Gostei Ricardo, voce acertou.
“Fazendo reverência!” kkkkkk…
Sai de perto, vade retro Satanás!!! “Os pilotos morrem de medo de um novo AMX pela proa.” E daí, até parece assembléia de sindicato, opina quem quer (enquanto puder) e decide (mas tb responde pela decisão) quem tem galão!!! “Tem que se apurar o motivo de tanta insistência de alguns grupos lobbystas para defesa do gripen.” Tem que apurar a insistência demasiado suspeita c/ que a presidência da República, seu titular, o MD e seu titular; defendem essa negociata. Mas p/ uma aeronave que alguns aqui no blog pretendem mais furtiva que o SH, tá faltando aquele serrilhado em tdo… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Max,
que isso Max.
Os círculos da figura 4 na verdade deve ser os lançadores de “chaffs” já que os flares são menorzinhos e em maior quantidade. Salvo engano o Rafale leva 120 cartuchos de flares e 32 de chaffs.
Os lançadores de flares devem ficar voltados para baixo.
Um abraço.
“…o que os dois Gripadinhos estão fazendo em frente ao Rafale na foto no.9.”
Encarando a concorrência assim não tão bem sucedida…
-Aí queijo podre, como vc quer vender se em vc tdo fede???
-Passa perfume, que talvez melhore!!!
Robson Br
Visitante
15 anos atrás
URUTAU em 02 fev, 2010 às 22:12 “”Caros amigos para que a verdade prevaleça sobre a simples torcida devemos respeita-la como tal Portanto na verdade Anapolis aceita até 14 BIS mas não pode nem ouvir falar em Rafale e quando faço tal afirmativa faço-a no ambito do pessoal de manutenção assim como no ambito de nossos caçadores o nomeque os leva ao desespero é RAFALE”” Anápolis necessita de um caça para ontem. O 14 bis é de ontem, mas é muito inferior aos Mirage III que forjaram o esquadrão. O gripem é para depois de amanhão, pois sabem que vai… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Leamartine, o que você propõe é um tipo de “efeito Coanda” só que não funciona muito desse jeito. As entradas de ar dos motores devem ficar de maneira a satisfazer o aporte de ar em todos os regimes de vôo e “atitudes” da aeronave. Se ainda não foram colocadas acima das asas deve ser por interromper o fluxo em altos ângulos de ataque. Eu acho já que também não sou “expert” e só curioso. Lá em minas a gente chama de “abelhudo”. rsrsrs… Esse caça é interessante embora com as tomadas de ar acima da fuselagem e não acima das… Read more »
URUTAU
Visitante
15 anos atrás
Caro Robson Br
Caro amigo na verdade os equipamentos de origem francesa são via de
regra equipamentos de muitissima qualidade excetuando-se algumas raras exceções mas o problema é sempre o mesmo na verdade o pecado é unico
MANUTENÇÃO CARISSIMA REPOSIÇÂO MUITO DIFICIL enfim são equipamentos normalmente de altissima qualidade mas com extrema dificuldade OPERACIONAL
Um Forte Abraço Caro Amigo
Robson Br
Visitante
15 anos atrás
URUTAU em 02 fev, 2010 às 22:37
RSRSRS
entedi seus comentários
“Robson Br em 02 fev, 2010 às 21:43 “”Clique nas imagens para ampliar e ficar bem íntimo do caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB.”” Essa informação “preferido pelo governo federal” não foi muito bem colocada…” Robson Br, Não entendi, como assim a informação não foi bem colocada? Você fala sobre pilotos o preferirem, sobre o pessoal do COPAC não o preferir, até aí tudo bem, é uma posição sua, baseada no que você diz saber – fique à vontade para dizer o que acha. Mas o que está errado no Blog dizer que o… Read more »
joão
Visitante
15 anos atrás
Bosco e Max, obrigado pela atenção. Cada dia mais fã do blog!
Justin Case
Visitante
15 anos atrás
Demostenes em 02 fev, 2010 às 20:34 disse:
“Perceberam que em muitas partes tem um serrilhado na fuselagem do rafale, como na foto 9 (trem de pouso). Tem alguma coisa a ver com RCS?
É isso mesmo, Demostenes.
São apliques de RAM para reduzir RCS. São feitos imediatamente antes do processo de pintura, nas bordas das carenagens maiores.
Matou a pau.
Abraço,
Justin
Sirkis
Visitante
15 anos atrás
Saudações!
O dia que esse bloguinho Panorama Global tiver credibilidade, o chacrinha vai sair da cova!!!
Boa Noite!
Justin Case
Visitante
15 anos atrás
???
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Esqueci o “Quiet Short-Haul Research Aircraft (QSRA)” que também foi um projeto que estudou o “efeito Coanda”.
Robson Br
Visitante
15 anos atrás
Nunão em 02 fev, 2010 às 22:53 As críticas são bem vidas, como também aceitá-las. O post não está assinado, portanto não sei a origem. Mas colocar um monte de fotos e um comentário desse no meio destas fotos não foi legal não. Muitos tem opiniões diferentes aqui no blog, mas o blog parece que só tem uma: Criticar um, elogiar outro e ficar indiferente com o 3º. Que o GF defende esse é um fato consumado, ninguem pode negar, pois nem ele faz questão de negar. Só acho que suas críticas não foram legais não. O que coloquei, que… Read more »
sr.ricardo
Visitante
15 anos atrás
Pra botar lenha na fogueira:
O Jobim não disse que ia acatar novas propostas da Suchoy e da EADS para “ele mesmo avaliar” ?
Já pensaram que ainda poderemos sair de Typhoon ou Su-35BM ?
Robson, Quando as matérias não são de um dos editores do Blog, colocamos a fonte. Quanto a aceitar críticas, leio e aceito críticas coerentes e construtivas, suas e de qualquer leitor. E rebato o que acho incoerente. Aceite as minhas se quiser. Ou continue dizendo que só temos a posição de “Criticar um, elogiar outro e ficar indiferente com o 3º”. Já vi que não vou convencê-lo do contrário e, de fato, não tenho essa intenção. Esse espaço, para os editores do Blog, é dedicado ao debate, não ao convencimento de opiniões do Blog. Há outros blogs dedicados a convencer… Read more »
Lindo caça! Mas ainda assim prefiro o Grinpen NG pro FX-2.
Nas fotos 2 e 19 , tem uma protuberância na raiz da asa, que abriga o canhão nas versões monoposto. Este por sinal, é o mais potente canhão transportado por um caça moderno, ficando só atrás do Avenger do A-10 e do KCA do Viggem de interceptação.
Um dos mistérios que eu quero desvendar ao encontrar em fotos, é a localização do canhão do Eurofighter Typhoon. Eu sei que fica na raiz da asa direita, como no Rafale, mas nunca encontrei uma foto mostrando o bocal desse canhão. Se alguém conhecer uma foto, favor mandar o link.
Viu, chamou a atenção as aletas de refrigeração da APU, não existe solução melhor.
Outra coisa é o Remove before fight, abandonaram o francês…
E mais uma, o que os dois Gripadinhos estão fazendo em frente ao Rafale na foto no.9.
[]s
Bonitas fotos.
Acho que estão de olho prá ver se vão ser passados prá trás por uma manobra política de alguns corruptos metidos.
Wolfpack em 02 fev, 2010 às 19:57
E mais uma, o que os dois Gripadinhos estão fazendo em frente ao Rafale na foto no.9.
Fazendo reverência!
olhem essa foto. muito linda. F 111
http://noticias.uol.com.br/album/100202olho_album.jhtm?abrefoto=7#fotoNav=7
O blog “Poder Aéreo” disse tudo: “O caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB”.
Quero salientar que a preferência pelo Rafale é só e exclusivamente do Governo Federal e de mais ninguém.
A FAB, a EMBRAER, o COPAC, todas (menos uma) as empresas que receberão a tranferência de tecnologia consultadas pela FAB, a maior parte da sociedade civil, eu, você, as torcidas do Flamengo, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro… Preferem o vetor sueco, preferem o Gripen NG BR.
[]s
Lindo caça…
O que são e pra que serve aqueles círculos redondos na foto 4?
Perceberam que em muitas partes tem um serrilhado na fuselagem do rafale, como na foto 9 (trem de pouso). Tem alguma coisa a ver com RCS?
Belo caça, se for o escolhido da FAB apoio 100%, apesar de ser GripenNG.
Único senão que faço ao Rafale é ele não ter shape furtivo.
[]’s
Demostenes,
são os lançadores de chafs e flares.
ZE em 02 fev, 2010 às 20:30
Eu sou torcedor do Vasco e prefiro o Rafale…rss … ok?!
o que são aqueles círculos da foto 4?
Parabéns amigos,
São belas as fotos publicadas e nos permite ver detalhes dessa máquina de guerra.
Como sugestão, sugiro que façam o mesmos com as aeronaves de uso civil.
Abração a todos
João,
como disse o Bosco são lançadores de chaff e flares.
Segue o link:
http://images.google.com/images?hl=en&safe=off&resnum=0&q=chaff%20flare&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi
Dae Max
E o que seria aquele “escapamento” da figura 5,? Aquilo que eu achava que eram os lançadores…, tu sabe?
Acho que achei a resposta para os dois gripadinhos na foto. É o feirão do FX2, dois pelo preço de um… rsrsrsrsrsrsrsrs
Bem, prometi não falar mais de FX2, mas não podia perder a piada.
[]s
BELLA MACHINA,mais ,como diria Arnaldo Jabour sempre hà o mais,ali na foto de numero 9 se encontra, tranquilo,apreciando uma linda francesa um, nordico,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abraço a todos.
Lindíssimo caça…. mas nada super o PakFa !
Do jeito que as coisas andam ja estou aceitando até J-10 chinês, mas comentando as fotos, são realmente fantásticas e mesmo eu sendo defensor do Rafale muito mais por uma alinça militar e geopolitica com a França seria legal se fosse postadas fotos desse nivel dos tres concorrentes para que os admiradores de cada um se deliciem
saudações
APU – Auxiliary Power Unit. Por sinal o RCS das aletas de refrigeração não é bom… The primary purpose of an aircraft APU is to provide power to start the main engines. Turbine engines have large, heavy rotors that must be accelerated to a high rotational speed in order to provide sufficient air compression for self-sustaining operation. This process takes significantly longer and requires much more energy than starting a reciprocating engine. Smaller turbine engines are usually started by an electric motor, while larger turbine engines are usually started by an air turbine motor. Whether the starter is electrically, pneumatically,… Read more »
“”Clique nas imagens para ampliar e ficar bem íntimo do caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB.”” Essa informação “preferido pelo governo federal” não foi muito bem colocada, pois pode não ser de muitos da COPAC, mas de muitos dos esquadrões operacionais, principalmente anápolis é esse e não o gripen. Os comentários do Cesar em 02 fev, 2010 às 19:04 no post do gripen foram muito boas. Peço desculpas ao cezar para repetil-las aqui. “”Cesar em 02 fev, 2010 às 19:04 Alguns pontos de artigo publicado no blog Panorama Global: ‘domingo, 31 de janeiro de… Read more »
Parece que o Lula entende mais de caça que a comissão da Fab,se for verdade que os pilotos da Fab preferem o rafale a tese do super lula que entende de tudo se confirma!
Prezados Senhores,
Gostaria de fazer uma indagação de leigo absoluto.
Se o compressor do caça é uma desvantagem na captura do radar, por qual motivo a entrada de ar não é feita pela parte superior da asa ?!!
Isto aumentaria o vácuo na parte superior da asa, aumentando-lhe a sustentabilidade e libertaria o ventre da aeronave para uma maior capacidade bélica !!!
Como não entendo nada de aerodinâmica, fica a pergunta para quem realmente entenda.
João,
é o escapamento da APU.
João,
Meu frances não é muito bom mas está escrito que é um tipo de escapamento auxiliar de potência. Talvez seja um tipo de válvula de segurança.
Segue um link:
http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/rafale-019.jpg
Desculpe Bosco, não vi que você já tinha respondido.
Adoraria ter esse desenho com explicação ao menos em Inglês.
Em terra de cego quem tem um olho é Rei! O Brasil nunca viu avião de primeira linha como Rafale e por isso acha que o Gripen e bom para a indústria ($$$)
Caros Senhores
Caros amigos para que a verdade prevaleça sobre a simples torcida
devemos respeita-la como tal
Portanto na verdade Anapolis aceita até 14 BIS mas não pode nem ouvir
falar em Rafale e quando faço tal afirmativa faço-a no ambito do
pessoal de manutenção assim como no ambito de nossos caçadores o nomeque os leva ao desespero é RAFALE
Saudações Senhores
Ricardo em 02 fev, 2010 às 20:12
Gostei Ricardo, voce acertou.
“Fazendo reverência!” kkkkkk…
Sai de perto, vade retro Satanás!!! “Os pilotos morrem de medo de um novo AMX pela proa.” E daí, até parece assembléia de sindicato, opina quem quer (enquanto puder) e decide (mas tb responde pela decisão) quem tem galão!!! “Tem que se apurar o motivo de tanta insistência de alguns grupos lobbystas para defesa do gripen.” Tem que apurar a insistência demasiado suspeita c/ que a presidência da República, seu titular, o MD e seu titular; defendem essa negociata. Mas p/ uma aeronave que alguns aqui no blog pretendem mais furtiva que o SH, tá faltando aquele serrilhado em tdo… Read more »
Max,
que isso Max.
Os círculos da figura 4 na verdade deve ser os lançadores de “chaffs” já que os flares são menorzinhos e em maior quantidade. Salvo engano o Rafale leva 120 cartuchos de flares e 32 de chaffs.
Os lançadores de flares devem ficar voltados para baixo.
Um abraço.
Mauricio R. em 02 fev, 2010 às 22:10
Apanhei do teclado, por favor apaguem o comentário c/ o time stamp igual a esse aí em cima.
NOTA DO EDITOR: APAGADO.
“…o que os dois Gripadinhos estão fazendo em frente ao Rafale na foto no.9.”
Encarando a concorrência assim não tão bem sucedida…
-Aí queijo podre, como vc quer vender se em vc tdo fede???
-Passa perfume, que talvez melhore!!!
URUTAU em 02 fev, 2010 às 22:12 “”Caros amigos para que a verdade prevaleça sobre a simples torcida devemos respeita-la como tal Portanto na verdade Anapolis aceita até 14 BIS mas não pode nem ouvir falar em Rafale e quando faço tal afirmativa faço-a no ambito do pessoal de manutenção assim como no ambito de nossos caçadores o nomeque os leva ao desespero é RAFALE”” Anápolis necessita de um caça para ontem. O 14 bis é de ontem, mas é muito inferior aos Mirage III que forjaram o esquadrão. O gripem é para depois de amanhão, pois sabem que vai… Read more »
Leamartine, o que você propõe é um tipo de “efeito Coanda” só que não funciona muito desse jeito. As entradas de ar dos motores devem ficar de maneira a satisfazer o aporte de ar em todos os regimes de vôo e “atitudes” da aeronave. Se ainda não foram colocadas acima das asas deve ser por interromper o fluxo em altos ângulos de ataque. Eu acho já que também não sou “expert” e só curioso. Lá em minas a gente chama de “abelhudo”. rsrsrs… Esse caça é interessante embora com as tomadas de ar acima da fuselagem e não acima das… Read more »
Caro Robson Br
Caro amigo na verdade os equipamentos de origem francesa são via de
regra equipamentos de muitissima qualidade excetuando-se algumas raras exceções mas o problema é sempre o mesmo na verdade o pecado é unico
MANUTENÇÃO CARISSIMA REPOSIÇÂO MUITO DIFICIL enfim são equipamentos normalmente de altissima qualidade mas com extrema dificuldade OPERACIONAL
Um Forte Abraço Caro Amigo
URUTAU em 02 fev, 2010 às 22:37
RSRSRS
entedi seus comentários
uma boa noite e um forte abraço…
Leamartine,
quanto ao “efeito Coanda” (Coanda Effect) você pode achar referências no Google. Também pode usar o termo “USB” (upper surface blowing), YC-14 e “Antonov 72” que deverá obter algum resultado.
Um exemplo: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ihWnvdtKuSNOwM:http://img26.imageshack.us/img26/6152/coanda.png
Um abraço.
“Robson Br em 02 fev, 2010 às 21:43 “”Clique nas imagens para ampliar e ficar bem íntimo do caça preferido pelo Governo Federal na disputa do Programa F-X2 da FAB.”” Essa informação “preferido pelo governo federal” não foi muito bem colocada…” Robson Br, Não entendi, como assim a informação não foi bem colocada? Você fala sobre pilotos o preferirem, sobre o pessoal do COPAC não o preferir, até aí tudo bem, é uma posição sua, baseada no que você diz saber – fique à vontade para dizer o que acha. Mas o que está errado no Blog dizer que o… Read more »
Bosco e Max, obrigado pela atenção. Cada dia mais fã do blog!
Demostenes em 02 fev, 2010 às 20:34 disse:
“Perceberam que em muitas partes tem um serrilhado na fuselagem do rafale, como na foto 9 (trem de pouso). Tem alguma coisa a ver com RCS?
É isso mesmo, Demostenes.
São apliques de RAM para reduzir RCS. São feitos imediatamente antes do processo de pintura, nas bordas das carenagens maiores.
Matou a pau.
Abraço,
Justin
Saudações!
O dia que esse bloguinho Panorama Global tiver credibilidade, o chacrinha vai sair da cova!!!
Boa Noite!
???
Esqueci o “Quiet Short-Haul Research Aircraft (QSRA)” que também foi um projeto que estudou o “efeito Coanda”.
Nunão em 02 fev, 2010 às 22:53 As críticas são bem vidas, como também aceitá-las. O post não está assinado, portanto não sei a origem. Mas colocar um monte de fotos e um comentário desse no meio destas fotos não foi legal não. Muitos tem opiniões diferentes aqui no blog, mas o blog parece que só tem uma: Criticar um, elogiar outro e ficar indiferente com o 3º. Que o GF defende esse é um fato consumado, ninguem pode negar, pois nem ele faz questão de negar. Só acho que suas críticas não foram legais não. O que coloquei, que… Read more »
Pra botar lenha na fogueira:
O Jobim não disse que ia acatar novas propostas da Suchoy e da EADS para “ele mesmo avaliar” ?
Já pensaram que ainda poderemos sair de Typhoon ou Su-35BM ?
Robson, Quando as matérias não são de um dos editores do Blog, colocamos a fonte. Quanto a aceitar críticas, leio e aceito críticas coerentes e construtivas, suas e de qualquer leitor. E rebato o que acho incoerente. Aceite as minhas se quiser. Ou continue dizendo que só temos a posição de “Criticar um, elogiar outro e ficar indiferente com o 3º”. Já vi que não vou convencê-lo do contrário e, de fato, não tenho essa intenção. Esse espaço, para os editores do Blog, é dedicado ao debate, não ao convencimento de opiniões do Blog. Há outros blogs dedicados a convencer… Read more »
Robson Br, logo abaixo de cada post aparece o nome do autor. Eu fiz esse post para agradar a Turma do Rafale, mas acho que não consegui. Que pena…
Nunão em 02 fev, 2010 às 23:27
Já sinto parte da família. RSRS
Nessa altura dos fatos, com o resultado às portas, não há motivos de tanta celeuma.
Quem vai decidir é o GF mesmo. RSRSRS
É igual ao subs, todo mundo já sabia do resultado, mas ….
Moro em uma cidade mineira próxima ao RJ.
Um dia vamos reuniar a turma e conhecer todos.
Infelizmente esses debates calorosos não se estende a toda a população, que mal sabe em quem votou no último pleito.
UMA BOA NOITE AMIGÃO.