Embraer 195

vinheta-clippingCINGAPURA (Reuters) – A Embraer planeja apresentar novos modelos de aeronaves em 12 a 18 meses, incluindo o maior jato já produzido pela empresa, afirmou um executivo da empresa, nesta segunda-feira.

Mauro Kern, vice-presidente executivo da empresa para aviões comerciais, também disse à Reuters que a empresa espera vender mais aviões comerciais em 2010 do que em 2009.

“Um E-jet um pouco maior que o modelo 195 é um dos conceitos que estamos estudando”, disse Kern em Cingapura, em uma feira do setor.

“Mas não há decisão sobre lançamento por enquanto. A melhor estimativa para uma decisão sobre algo novo é talvez entre 12 e 18 meses”, acrescentou.

A Embraer é a terceira maior fabricante mundial de aviões depois da Airbus e da Boeing, e fabrica jatos regionais, empresariais e aeronaves militares.

Quando perguntado se as vendas de jatos comerciais em 2010 voltarão aos níveis de 2008, quando a empresa vendeu mais de 100, Kern disse: “Não em 2010, mas talvez em 2011.”

“Levará talvez dois ou três anos para retornarmos ao nível pré-crise, se chegarmos a recuperar esse patamar.”

A empresa vendeu cerca de 30 jatos comerciais no ano passado*. A carteira de pedidos firmes da Embraer chegou a 16,6 bilhões de dólares no fim de 2009.

O setor aéreo aproxima-se da feira de aviação de Cingapura, primeiro grande evento da indústria este ano, com otimismo cauteloso.

FONTE: Reuters

*NOTA DO BLOG: no penúltimo parágrafo, provavelmente houve um erro de digitação ou interpretação na notícia do Reuters, dado que a Embraer (clique aqui para acessar os números) afirma em seu site que entregou 122 aeronaves comerciais em 2009, e não 30.

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Rodrigo Cesarini

Vao alongar o 195? Nao haviam dito que havia um limite que poderiam atingir, sem incomodar as duas irmas maiores?

caravlhomtts

É isso ai embraer,cebo nas canelas,corre que os japas já tem um ejet no forno,é mais um player em campo.

Carlito

Bem, disseram que vão alongar, mas não disseram quanto.

Aliás, não é saudável incomodar as duas irmãs maiores, mas seria menos saudável ainda se acomodar na teceira posição.

Carlito

Corrigindo erro de digitação: “terceira posição”.

João Paulo Caruso

Mais uma razão para não comprarmos os F-18!
Falo isso supondo que um dia a Embraer vá fabricar aviões ainda maiores.

Paulo

A nota do blog confundiu venda com entrega. Foi dito que foram “vendidos” 30 unidades em 2009 e não “entregues”.

Rafael

Só joga limpo, sem provocação da pseudo esquerda amti-americana, que a Embraer vai longe na aviação civil. Pergunta: o Super Tucano, não permite mais evoluções, ou o AMX, a embraer não vai evoluir nos caças ou estou desinformado?
Por favor “sanem” a duvida,rs

abs

Mauricio R.

É o efeito do C-series no mercado, a Embraer estica os E-jets, Boeing e Airbus remotorizam o 737 e o 320 respectivamente.

Mauricio R.

Rafael,

Sim o ST é passível de evolução, somente depende de como a Embraer entende o feed-back do mercado e sua capacidade de investimento.
Qnto oa AMX, já era, já foi, morreu…

Bruno_Rocha

Vai alongar de 4,5 a 7,8 para caber mais passageiros, almentando para mais uns 10 asentos.

Bruno_Rocha

Os aviões vão evoluir muito ainda, mas se a Embraer for esperta, ela pega uma boa parte do mercado.
Custa muito caro aviões (caça a jato) de 5ª geração.
A Embraer e a turminha do ITA poderiam dar uma estudada melhor em convergir as técnicas Stealth em aeronaves turboélices como os Super Tucano. Assim não precisaremos ficar tão afoitos para sonhar com um caça de 5ªG se podemos ter um turboélice stealth.
Com a RAM podemos sim, é ou não é Galante????

Sonhar é de graça, mas meus sonhos cabem no orçamento do Brasil SIM!!!

Voe bem grande pássaro.

Rafael

Vlw Mauricio R,, mas nessa linha de pensamento onde seria a evolução mais importante e visivel?

abs

Bruno_Rocha

GALANTE

Meu querido, pensando no desenvolvimento dos matriais absorvente e os caças de 5ª geração, os pessoal do blog poderia fazer uma espécie de simulação no que poderíamos fazer com os nossos meios “jeitinho brazuka” de deixar mais barato a nova tecnologia de 5ªG.
Poderíamos avançar muito sem gastar valores estratosféricos.
Jundo, podemos avançar também rapidamente sem tanto atraso.
Quem sabe os outros países nos seguiriam.

Obs: Ainda não vi VANTs stealth, se existir, por favor me fale.

Abraço

Bruno_Rocha

“Vai alongar de 4,5 a 7,8 para caber mais passageiros, almentando para mais uns 10 asentos.”

-> vai alongar de 4,5 metros a 7,8 metros…

th98

algem meesplica as classes de aviões comerciais?

karlus73

O Mauricio R. está correcto, é de facto esse o princípio. Também acho que a Embraer deve entrar no mercado com aviões para fazer frente ao 737 particularmente aos modelos 600 e 700 e ao antigo 300, que muitos deles começaram a ser substituídos, isso sem se esquecer da airbus com o 318 e 319. É começar com uma estratégia feroz de captação de clientes nos mercados que mais prometem, o Asiático, América Latina e porque não Africa. O segundo para mim tem o Brasil motivos explorar, visto á situação estratégica. Claro sempre de olho no mercado europeu e norte… Read more »

sr.ricardo

Olha pra onde vai o dinheiro do KC-390.
É sempre assim antes de uma “nova família” a EMBRAER PRIVATIZADA arruma um contrato milhonário e o comando da FAB sai todo sorridente na fato.

sr.ricardo

na fato -> na foto

Mauricio R.

“…onde seria a evolução mais importante e visivel?”

Atualização constante da avionica, operação ecologicamente sustentavel, menores emissões de CO2, diminuição do ruído gerado, longarina principal c/ mais de 10000h de vida util, melhoria na relação hora voada X horas em manutenção e por aí vai.

Rodrigo Cesarini

sr.ricardo em 02 fev, 2010 às 22:45,
Qual a diferença para a Boeing e Airbus? De um jeito ou de outro, TODA indústria aeroespacial é subvencionada por seus governos. Se isso é bou ou ruim, já é outra história, mas quem não tem apoio ($$$) vai para o brejo.

Paulo Aguiar

Não haveria uma forma de adaptar a recém-descoberta turbina nacional (aumentando-se a sua potência) ao AMX, de forma a aumentar a sua vida útil por mais uns trinta anos? Há algum impedimento de ordem comercial ou tecnológica?
Por outro lado, com relação à extensão do Emb 195, como seria feita? Há como esticar sem prejuízo da segurança?
Um abraço a todos. Brasil, sempre!!!

Marco Antonio

Galante, Uma possível interpretação: A empresa VENDEU cerca de 30 jatos comerciais no ano passado*. *NOTA DO BLOG: no penúltimo parágrafo, provavelmente houve um erro de digitação ou interpretação na notícia do Reuters, dado que a Embraer (clique aqui para acessar os números) afirma em seu site que ENTREGOU 122 aeronaves comerciais em 2009, e não 30. Note que a Reuters fala em número de VENDAS e a nota do blog fala em númro de ENTREGAS…..vale a pena chacar os números e averiguar se, de repente, os dois estão corretos (no caso da EMBRAER ter vendido 30 aeronaves e entregado… Read more »

Luiz Eduardo

Rodrigo Cesarini em 03 fev, 2010 às 1:11

A ENGESA que o diga…

Resc

Muito boa aeronave, voei no E-190, deu um medo na decolagem, mas depois foi tudo bem! fiquei todo molhado nas costas, tava goteirando na saida de emergencia e nao havia percebido porque eu estava dormindo, mas foi bem legal! Super confortável!