Peru receberá em breve dois Super Tucano

5

A-29A Super Tucano_Flecha

O Peru receberá em breve do Brasil dois dos quatro aviões de combate Super Tucano A-29 que negocia para lutar contra a aliança do narcotráfico com a guerrilha do Sendero Luminoso, afirmou neste domingo o ministro da Defesa, Rafael Rey.

“Já iniciamos as conversações. Há uma disposição do governo brasileiro de nos ceder a prioridade de dois aviões“, afirmou o ministro citado pela agência estatal Andina.

Rey assinalou que tratou do tema esta semana com seu colega brasileiro Nelson Jobim via uma comunicação pessoal.

Os totais envolvidos na operação não foram detalhados. A Embraer teria feito uma oferta econômica de venda.

O Peru, que promove uma campanha contra o armamentismo na América do Sul, também negocia a compra de cinco tanques MBT 2000 da China.

Mas a autoridades peruanas negam que essas compras contradigam sua iniciativa contra o armamentismo e asseguram que se trata apenas de repor peças obsoletas.

FONTE/FOTO: AFP/Poder Aéreo

NOTA DO EDITOR: da forma como o assunto foi abordado, citando a urgência do país em receber as aeronaves e a conversa com o Minstro da Defesa Nelson Jobim, será que estes Super Tucanos viriam do inventário da FAB?

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Manoel

4 avioes…cinco ccombate…ali 13 STucanos e 80 CCombate Chineses…os 2 STucanos confirmam os boatos que a FAP possue apenas meia duzia de avioes operacionais…

grifo

Ao que parece o Brasil cedeu o lugar na fila de espera da linha de montagem ao Peru, não propriamente os aviões.

Clésio Luiz

Eu pessoalmente não gosto do termo “corrida armamentista” quando se fala das aquisições de material bélico na AL. Muitas das Forças que estão comprando estão literalmente sucateadas, e a quantidade de aeronaves adquiridas é sempre inferior aos aparelhos que estão substituindo. Boa parte do equipamento bélico latino tem 30 ou mais anos de uso.

O sonho dos irmãos do norte é ver o pessoal daqui usando arco e flecha.

vassili

Grifo,

Pelo que a nota dá a entender, é isso mesmo…..

A FAB teria “abrido mão” de receber estes ST por enquanto.

Gostei da “barganha” FAB X FAP. Mostra que tão logo possível, os peruanos solicitem outro lote de ST à Embraer, quem sabe 12 unidades

abraços.

vassili

Agora, tem uma coisa que não entendi………

Apenas 5 MBT???????????

Seria um lote piloto?????? para avaliar o produto???????

Afinal, pelo que sei o Peru tem cerca de 200 T-55……..

abraços.