Rafale de frente

vinheta-opiniao-aereo Para que o programa F-X2 seja encerrado basta apenas a definição do Presidente da República, certo? Nem tanto.

Mesmo que a atual administração defina a proposta vencedora até o final deste ano (2010), as negociações que ocorrerão a partir daí levarão, pelo menos, um ano. Como exemplo basta citar o caso do Chile, ocorrido há alguns anos, o processo também levou um certo tempo até a formalização dos acordos.

Este tempo é necessário para que ocorra a negociação e a elaboração dos contratos comerciais, financeiros e de “offset” com o grupo da proposta vencedora. Só assim os contratos serão assinados.

Desta maneira, mesmo que o vencedor seja definido até 31 de dezembro de 2010, nenhum acordo ou contrato definitivo será formalmente assinado. Portanto, as verdadeiras decisões, aquelas que definirão tudo, ficarão para a próxima administração que poderá, inclusive, anular a escolha que eventualmente se fizer agora.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

155 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Barracuda Mocambicana

minha profecias serão cumpridas vem ai fx4 auaua, senhores acho que o Brasil vai comprar F-35 com TT, pois, quando o fx4 chegar a tecnologia do F-35 será ultrapassada.

Mauricio R.

31 de Dezembro de 2010??? Até aonde eu conheço, a lei eleitoral vai tornar esse negócio inviável por volta de Abril de 2010.
E mesmo que esse assunto se resolva depois do Carnaval, um novo governo não-petista poderia cancelar tudo, qndo de sua posse em Janeiro de 2011 aliás como o próprio Lula fez.

athalyba

Se a oposição ganhar, mela tudo. Se a Dilma ganhar, iremos em frente.

Simples assim …

Somadas as intenções de votos Rio e no Nordeste, o candidato da oposição já caiu o suficiente pra Dilma empatar com ele.

Aguardemos …

athalyba

PS: o Rafale é o mais bonito dos caças 🙂

Felipe Cps

Infelizmente temo que o Blog desta vez esteja errado. Há que se ter em mente que eles são implacáveis e nada os afasta de seus objetivos de expansão do bolivarianismo: eles IRÃO assinar o contrato enquanto puderem, doa a quem doer. Jamais deixarão esta decisão para o sucessor da “oposição”, simplesmente porque eles querem se apropriar da propina francesa (via DCNS/Odebrecht). Caberá, aí sim, ao sucessor da “oposição” buscar cancelar o contrato pela via judicial. Mas aí todos sabemos o calvário que será: é capaz de sair caro demais para ser viável o cancelamento. E ficaremos com as 36 Rainhas… Read more »

Alexandre

Que venha o Rafale, e para as viúvas o choro é livre.

Agora fica uma enqueta fica pronto primeiro??????

Pak
F35
Gripen (pardal)

Alexandre

Que venha o Rafale, e para as viúvas o choro é livre.

Agora quem fica pronto primeiro??????

Pak
F35
Gripen (pardal)

athalyba

Portanto, as verdadeiras decisões, aquelas que definirão tudo, ficarão para a próxima administração que poderá, inclusive, anular a escolha que eventualmente se fizer agora.

Então, caro Poggio, me explica essa frase …

Sds

Barracuda Mocambicana

Felipe Cps em 23 jan, 2010 às 13:32 Mas, se assinar grupos de oposições usaram isso contra o governo na eleicao. Lembra o que lula fez em sua campanha falou das construções de plataforma de petroleo em outros paises quando poderia ser feito aqui? ja viu um fala dele assim que ele meio que cancelou o fx pq tinha que matar a fome do Brasil? Existe um câncer no Brasil chamado piada que é a união dos interesses da nação com interesses políticos, puts o que tenque ser feito e o seguinte FAB 10 bilhoes tai compra o que vc… Read more »

athalyba

Vc acha que eu não sei ler, Poggio ??? Ou está me chando um retardado, pra ter de repetir a frase ipsis litteris ???

Está mais que implícito que se a candidatura da situação vencer, o F-X2 tem 99% de chances de caminhar até o fim e se a canditatura da oposição vencer, 99% de chances de melar tudo.

Dentro dessa ótica, meu caro, faz todo o sentido falar sobre quem poderá ser o novo mandatário desse país. Quer vc queira ou não, é disso que depende o avanço dessa compra.

Barracuda Mocambicana

athalyba em 23 jan, 2010 às 13:27 putsum vetor que vai garantir a segurança da nação não e desfile de beleza, se for eu sugiro fazer assim mandar todos os homens das forças armadas embora e colocar so lora de shortinho !!!!!!!!! assim estamos escolhendo o cenario mais bonito, so que quando chaves chegar, ou os americanos elas vao correr para cima deles querendo arrumar filho para ter pensao e nao intimidar e defender nossa nação. Entao se o melhor caça para nos for um gripen rosa chock ,feio, que nao tem classes pousa em qualquer porcaria de pista, mas,… Read more »

grifo

“Simples – as verdadeiras decisões, aquelas que definirão tudo, ficarão para a próxima administração que poderá, inclusive, anular a escolha que eventualmente se fizer agora.”

Poggio, tens toda a razão. Por isso a pressão da Dassault em fechar logo o negócio, para que até o final deste governo o contrato esteja assinado e um gordíssimo pagamento inicial já tenha sido feito.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é Poggio, o texto fala simplesmente em “próxima administração”, uma questão obviamente cronológica e para uma decisão política.

Já o leitor pega isso e fala em “oposição”, “situação”, “Dilma”, “intenções de voto” e ainda reclama de que os editores o chamaram a atenção sobre mudar o tema, que tem a ver com uma decisão que depende da política, para a mais pura propaganda política…

Realmente, esse ano eleitoral promete muita dor de cabeça pra quem quer fazer ou promover discussões racionais…

A-Bomb

athalyba em 23 jan, 2010 às 13:26 Só tem um detalhe. São Paulo , minas e grande parte do Sul do pais não vão muito com a cara da Dilma Escopeta. Ainda tem a questão do PMDB que esta “rachado” e pode dar uma surpresa desagradável a atual administração Petista. Isso fora o Altíssimo índice de rejeição de Dilma. Desta vez não é o Lula e sim uma candidate sem carisma prepotente e de passado duvidoso. Ela ainda tem um cabo eleitoral que a opaição gosta muito chamado Hugo Chaves Frias. Conhece ele? È o homem que esta levando a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

A-Bomb,

Pedimos que também fique no tema, veja meu comentário logo acima do seu.

O debate em que os leitores fazem propaganda política desse ou daquele candidato não é o tema do post e não vai levar essa discussão a nada. Já bastam as paixões de torcida por esse ou aquele vetor.

Bosco

Poggio,
eu acho que o post do Athalyba tem a ver com o tema proposto.

A-Bomb

Nunão em 23 jan, 2010 às 14:08

Desculpe Nunão é que eu postei na mesma hora que voce estava postando sua advertência e como não havia atualizado a pagina ainda não vi.

Tem toda razão aqui é um espaço sobre defesa e não Política.
Vou me manter dentro do tópico daqui para frente.
Espero que os demais colegas façam o mesmo.

Francisco AMX

Nunão e Poggio, o que o Athaliba, falou, não tem nada demais, ele estava usando a lógica dele! o que tem de propaganda nisso? se a oposição ganhar pode melar sim, e se não, seguirão em frente os planos, nefastos ou não, da situação! acho que vcs estão exagerando com o cara! minha opinião!

Sds!

Barracuda Mocambicana

A-Bomb em 23 jan, 2010 às 14:12

“…Tem toda razão aqui é um espaço sobre defesa e não Política…”,

E quando a defesa esta intimamente ligada a politica, acho que vc foi infeliz espaço para defesa e nao propagando politica.

Francisco AMX

Tb vi isso Bosco! as vezes não entendo a lógica do blog! sinceramente, mas é opinião minha e não quero influenciar ninguém, vai ver estou errado… vai saber…

Sds!

athalyba

Obrigado Bosco … Acho que vc tb concorda que a questão passa obrigatoriamente pelas eleições e o resultado delas vai influenciar diretamente o resulto do F-X2.

E se vcs, editores, viram propaganda eleitoral na minha colocação, fazer o que ??? Tampar o Sol com a peneira não vai adiantar …

JC

Nao tem jeito, qualquer conversa sobre esse FX acaba em politica, estao intimamente ligados. Ateh pq o governo jah disse que a decisao eh politica. E em ano eleitoral, eh natural que os esquerdistas fossilizados puxem a brasa e tenham alucinacoes sobre as possibilidades eleitorais da terrorista “simpatica”.

Se a “oposicao” vencer…acho dificil desfazerem algum acordo maior que tenha sido assinado. Mas, va saber. Soh esperando pra ver mesmo.

athalyba

Valeu tb, Francisco AMX !!!

Francisco AMX

Mas e o NG heim? cadê uma matéria falando sobre os custos prováveis deste caça, que ainda não existe, e os riscos desta empreitada?? de ser o AMX II, isso sim seria importante, pois até agora não saiu nenhum vencedor, de fato!

Sds!

Francisco AMX

Editores, comentem o post do JC, este sim de cunho politiqueiro! pois já escolheu o lado e ataca o outro… nada tem em comum com o que o Athalyba postou.

Sds!

A-Bomb

ME parece que se fecharem o acordo o Brasil vai pagar uma parcela do valor como entrada (acho que 20%).
Não tenho certeza disso apenas vi em outros foruns.

Neste caso acho que talvez não seja mais possível voltar na decisão.
Não vi comentários no PSDB sobre “melar” o fx-2.
Podem melar o PAC.

athalyba

Podem melar o PAC.

Caramba, que vontade de comentar esse assunto (rs)

Fernando "Nunão" De Martini

Bom, gente, o recado dos editores está dado, e com todas as letras. Não pretendo me repetir. Também não pretendo ficar apagando coisa por aqui à toa. Democratas, Republicanos, Trabalhistas, Esquerdistas, Direitistas, Ruralistas, Monarquistas, aqui nesse espaço tem de tudo. E, conforme os comentários se enveredam por esse caminho de propaganda desse ou daquele candidato, começa a ter de tudo e mais um pouco, menos bom senso. Façam como quiserem. Recado dado, agora tenho mais o que fazer. PS- Bosco, mudando de assunto da política para a aerodinâmica, há uma resposta técnica minha a uma questão também técnica e interessante… Read more »

casag

Há de se falar que melar um FX-2 vai ser uma beleza para a reputação do país como respeitador de contratos.

Espero que quem ganhar leve pois senão só compraremos com o dinheiro na mão e daquele fabricante que se arriscar.

Quanto a produzirmos nosso próprio caça: quanto tempo para chegarmos numa fuselagem supersônica? Cinco anos? E o caça completo?
Tomara que os F-5 aguentem….

Fernando "Nunão" De Martini

“Francisco AMX em 23/01/2010 às 14:17 Mas e o NG heim? cadê uma matéria falando sobre os custos prováveis deste caça, que ainda não existe, e os riscos desta empreitada?? de ser o AMX II, isso sim seria importante, pois até agora não saiu nenhum vencedor, de fato!” Francisco, eu escrevi logo acima que não pretendo me repetir. Para lhe ajudar a fazer o mesmo (quer dizer, se você quiser, é claro), aproveito para avisar que todos os editores já tiveram a oportunidade de ler, por diversas vezes, o seu pedido de matéria sobre os custos do NG etc. É… Read more »

Felipe Cps

Bem, com a vênia do Aéreo, vou repetir pela última vez meu comentário derradeiro sobre FX2, já feito no post da “dança dos números”: Dez ou cinco bi, ainda assim o Rafale é o mais caro de todos… Pessoal, vou fazer um respeitoso desabafo, e algumas considerações, peço que os amigos que prezam meus comentários leiam com atenção, se possível (é um arrazoado um tanto longo, mas é derradeiro): O que me preocupa mais nem é tanto o preço de aquisição do vetor francês; este dá pra contornar, levando-se em consideração que “uhuuu, nós temos o pré-sal da Mulla (rsrsrs)”.… Read more »

João

Dizem as más linguas que o circo está armado para o anuncio do vencedor (rafale) na véspera do carnaval (após visita da Hilary Clinton). O Governo quer assinar o contrato com a França até o final de setembro de 2010. Quem viver verá!

۞ ۩   _FLY_   ۩  ۞

MEUS AMIGOS

Sem sombras de duvidas, o primeiro país a virar 1º mundo na América latina será o Chile. E olhem que acabara de sair de um governo mão de ferro.

ZE

Descordo veementemente! O Certo seria ir, passo a passo, e com parcimônia. Desta feita, fechando todos os ítens inerentes ao contrato. Porém, isso é o certo. Nada nesse certame de cartas marcadas foi respeitado. Houve presidente falanda quem era o vencedor, antes mesmo de ler o relatório da FAB. Houve Ministro da Defesa comparando caça a engradado de refrigerante. Houve Ministro da defesa falando que certo país não é nem um pouco confiável. Houve, portanto, desaforos tantos a Governos, quanto a empresas, os mais variados possíveis. Tudo isso sem falar no total desrespeito com a intituição FAB! Esse acordo poderá… Read more »

Rodrigo Marques

Post do Blog em 7 de Setebro: BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio da Silva está neste momento (12h40 de 7 de setembro) no Palácio da Alvorada em reunião com o presidente francês Nicolas Sarkozy. A presidência da República acaba de divulgar nota conjunta dos dois países confirmando que o Brasil vai comprar o caça Rafale. Segundo nota divulgada agora há pouco, o país pretende adquirir 36 aeronaves: “levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar… Read more »

João

Esse FX2 é engraçado: A FAB lança um RFP para comprar um caça e agora quer se arriscar num projeto, já o Governo quer comprar o mais caro.

athalyba

Próximo passo: discutir as estruras da FAB, para adequa-las aos requisitos do vetor. E já articular as organizações que vão receber as tecnologias. Ponto.

Rodrigo

Sou capaz de apostar que nem se a Dilma ganhar o contrato seguirá adiante.

A-Bomb

athalyba em 23 jan, 2010 às 15:01

Que vetor?
Ja deram o nome do vencedor?

Max

Da Minha parte prometo fugir de qualquer abordagem política e tentar postar (enquanto os comentários estiverem abertos) algo que colabore um pouco com assunto em pauta nem que seja só perguntando OK? Quem ganhar vai levar? Não sei mesmo, e por motivos que prometi não abordar . Pra começar estou curioso quanto ao custo manutenção/hora-vôo do Rafale. Por que é dito que tais fatores tem um preço muito mais elevado para o Rafale? Ele tem peças caras mas descartáveis? Ele precisa ser praticamente desmontado a cada vôo como alguns modelos de caças russos mais antigos? Ou os equipamentos dele são… Read more »

João Paulo Caruso

Eu não li todos mas acho que acordos de palavras também valem para presidentes. Os franceses prometeram grande transferência de tecnologia e o lula, como não entende nada do assunto, aceitou e agora vai ser difícil dizer não. Se comprarem o superhornet, os americanos vão ditar todo o resto que devemos comprar. Vão querem escolher nossos radares, nossos rádios e mais tudo o que puderem a ameaçando supender o suporte técnico. Não vão deixar agente comprar sistemas de defesa aéreos russos, nem franceses, com o argumento de que vamos fazer testes com o avião deles. Eles vão saber tudo o… Read more »

Francisco AMX

Entendo Nunão eu realmente estava “envocado” mas fui provocado, acusado de mentiroso inclusive, ora neste espaço aqui quem é dono da verdade absoluta? quanto ao meu “pedido” sobre os custos do NG, custava alguém ter respondido algo de imediato, como vc o fez agora? acho que não, mas tranquilo, já estou avisado. Acho que não faltei com bom senso não, fui grosseiro apenas, mas fui agredido, só revidei. vou dar um tempo de comentar no blog para por as idéias em ordem, fica tranquilo que não importunarei mais com “pedidos” honestos, mas que parecem ser inconvenientes para alguns, sei que… Read more »

Wolfpack

O Rafale F3 será apontado pelo Lula como vencedor do FX2? POde até ser, mas não levará, pois a tendência é que os Empresários que apoiam o SAAB Gripen NG são os que fazem doações para campanha e não Insttitutos de Pesquisa e Desenvolvimento. Assim, a força dos Industriais (leia-se FIESP) pesará contra esta opção do Rafale. Vence mas não leva. O que poderá acontecer realmente é o cancelamento do programa com o novo Governo. Pontos para a Marinha que soube fazer passar seu programa de subs no tempo certo, mostrando que sabe melhor lidar com seu projeto x tempo… Read more »

Barracuda Mocambicana

Max em 23 jan, 2010 às 15:32 “…Atirei pra todo lado he! he! Mas não falei de política!…” So que entrou em laboratorio ou melhor em um simulador… o proprio titulo do topico e sugestivo… auauauau, mas, como ja disse se nao e para levar em conta fatore politicos, todos os outros devem ser ignorados e comprados os f-35 mesmo… Ou vc acha que ate na TT nao tem politica e empresas ganhando… tudo e intimamente ligado auauaauau.Acho que vc e um dos especilista que querem fechar comentarios etc… conhecem muito tecnologia etc… parabens, mas, o mundo real e diferente… Read more »

nando

Caros amigos: depois de tanta trapalhada que esse atual governo fez,o melhor seria que o mesmo decida já pelo vencedor,dos 36 caças; só os 36, e deixaria que o proximo governo decida o que fazer comjuntamente coa a FAB¨¨¨e tambem com a MARINHA os proximos passos a seguir,porque ,se cancelarmos agora esse novo prog.o general DE GAULLE levantaria de sua tumba e gritaria com todas as suas forças o seguinte¨¨Ö Brasil não é um pais serio¨¨he he he . Será que teremos essa cara de pau novamente?hum acho que não .! saudaçoes sulistas a voces..

Barracuda Mocambicana

Wolfpack em 23 jan, 2010 às 15:42

Mandou bem, finalmente um que entende como as coisas funcionam, fora do laboratório de melhor vetor, que venha fx4

Francoorp

“as negociações que ocorrerão a partir daí levarão, pelo menos, um ano. Como exemplo basta citar o caso do Chile, ocorrido há alguns anos, o processo também levou um certo tempo até a formalização dos acordos. Este tempo é necessário para que ocorra a negociação e a elaboração dos contratos comerciais, financeiros e de “offset” com o grupo da proposta vencedora. Só assim os contratos serão assinados.” Eu creio que toda esta negociação começou no dia 7 de setembro de 2009, e agora o que vai sair mesmo é o contrato assinado. Todo aquele teatro feito pelo alto escalão do… Read more »

Francoorp

João Paulo Caruso em 23 jan, 2010 às 15:37

Vejo tudo isso da mesma forma.

Rogério

“Obs: A todos aqueles que veem corrupção por todos os lados… o ladrão é firmemente convicto de que todos os seres humanos roubam!!”

Cara nem parece que vc mora no Brasil. Muita boa fé(ingenuidade memo) ou vc nem mora no Brasil.

[]s