Boeing e Saab iniciam ofensiva contra escolha de caça francês

63

Sea Gripen

Denise Chrispim Marin e Eugênia Lopes

vinheta-clippingA americana Boeing e a sueca Saab iniciaram uma nova ofensiva para impedir que o governo brasileiro escolha o caça Rafale, da francesa Dassault, na concorrência da Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra de 36 aeronaves. Em pleno lobby, a Boeing reiterou sua última oferta de venda do F-18 Super Hornet, de dezembro passado, que prevê a inclusão da Embraer no desenvolvimento da próxima geração do jato. A sueca Saab reforçou os critérios que colocaram o Gripen NG no topo da avaliação da Aeronáutica – preço baixo e tecnologia a ser desenvolvida junto com a Embraer.

Sem data marcada, o governo promete anunciar em breve sua decisão. Questionado sobre essa nova batalha de lobbies, um colaborador do presidente Lula afirmou nesta quarta-feira, 20, que essas iniciativas não mudam o jogo e que os critérios de escolha não serão alterados. A vitória da Dassault, para este assessor de Lula, está cimentada.

Gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da divisão de aeronaves militares da Boeing, Michael Coggins, anunciou na última terça-feira que o governo americano liberou a transferência de tecnologia, inclusive dos códigos informáticos para armar os caças com mísseis brasileiros, e insistiu que nada impedirá a futura fabricação dessas aeronaves no Brasil. “Nós oferecemos à Embraer e à FAB a opção de produzir os Super Hornet no Brasil”, afirmou.

Cogins admitiu que há um sério problema de confiança do Brasil em relação à oferta americana. Mas, mostrou-se otimista com as gestões do novo embaixador dos EUA em Brasília, Thomas Shannon, a partir de 4 de fevereiro, e nas respostas aos três lobbies diretos do presidente americano, Barack Obama, junto a Lula. O mesmo colaborador do presidente brasileiro rebateu essa versão. “Nenhum compromisso do governo americano impede um eventual veto do seu Congresso.”

A direção da Saab não poupa esforços para tentar convencer que seu projeto é superior e rebater as críticas de que o Gripen NG existe apenas no papel. “O Gripen é o melhor não só pela tecnologia como pelo conceito e pelo preço”, afirmou Bob Kemp, vice-presidente da Saab. “O avião já existe”, emendou Bengt Jáner, representante da Saab no Brasil. Eles explicaram que o Gripen NG é baseado em um caça em operação, o Gripen C, que foi vendido para quatro países. Existe hoje uma espécie de protótipo do Gripen NG, já testado por pilotos da FAB.

De olho em outros negócios, a Saab apresentou para a Marinha brasileira, em dezembro, o projeto do Gripen Naval, para o porta-aviões São Paulo. A expectativa é que, em uma década, os 12 caças da Marinha em operação sejam substituídos por novos modelos. “Não é algo para agora; é para daqui uns dez anos”, observou Kemp

FONTE: estadao.com

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

“Para não dizer que não falei das flores.”

Segue artigo falando do SuperHornet e Gripen… he he he.

Ivan, o nostálgico.

Alexandre

Está explicado o porque de tanto ataque ao rafale por parte da imprensa. Agora resta saber quando sai o anúncio oficial da compra do rafale.

Ivan

Mas os Rafalemaníacos podem ficar tranquilos, o F-X2 é da Dassault.
Gripeiros (como eu) e SuperHornet’s Friends (como Bosco) já são quase viúvas.

Abç,
Ivan.

JC

Azar do pais, Ivan; mais uma vez negociatas vem acima do que realmente seria o melhor.

RAFAEL (RS)

COMPRANDO ARMAMENTO DE DEFESA DESSA FORMA, TALVEZ DAQUI A UNS 100 ANOS CHEGAREMOS NO PATAMAR DE SERIEDADE COM QUE O ASSUNTO É TRATADO NOS ESTADOS UNIDOS EUROPA, RUSSIA E CHINA. EITA PAÍSINHO DE ME…..
IMAGINEM O GLORIOSO LULA E O AMÁVEL JOBIM SABEM TUDO DE AVIÃO A FAB POR SUA VEZ É APENAS UMA EMPRESINHA QUE DA PALPITES DE FORMA LEIGA…..

JC

Fato: um dos avioes eh mais barato…mesmo que digam que nao pode ter preco ainda estabelecido… Fato: um deles eh mais caro, em tudo…. Fato: a FAB fez sua escolha, mesmo q digam que aquele vazamento era falso… Fato: esse governo eh o mais corrupto da historia do pais e tem estreitado ligacoes pra la de suspeitas com a Franca e empreiteira X… Fato: pra industria a opcao Grippen parece ser a mais interessante… Nos acusam de criticar o rafale apenas por ser a escolha do governo federal petista. Pois eu rebato, dizendo que a maioria soh o defende por… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezados, Isso significa que esse longo processo chega perto do seu findar. As cartas foram lançadas. Porém, a que se reconhecer que a proposta Francesa é, disparada, a mais favorita dentre todas as apresentadas. Favorita inclusive pela ESG, e outras instituições de fomento do pensamento estratégico. O fato de a FAB não ter elencado o RAFALE não será levado totalmente em conta uma vez que, o relatório apresentado, representa apenas uma variável dessa equação. Obviamente que qualquer sistema que ora concorre nesse processo, atende perfeitamente o que deles se espera. Mas o que se pleiteia ultrapassa os limites puramente operacionais.… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Sou sim a favor do “Rafale F-3”, mas este avião está ficando caro, e será que o “Gripen NG” não ficaria mais barato, ou seja, a “Embraer” vai ter participação direta no projeto e a o projeto do “Gripen NG Naval”.

Lembrando que o “Gripen NG” tem mais opções de armamentos.

Abraços.

Edmar

Caros Amigos.:

Se o “Gripen NG Naval” sair, ele serve certinho no “Porta Aviões SP”.

Alexandre G.R.S.

Prezados,

A equação em discussão é simples:

Pensamento imediatista: Custo.
Pensamento estratégico: Investimento.

O Trad-Off é esse. Claro que a proposta Sueca também perpassa pelo desenvolvimento. Mas é o resto?
Queremos ser imediatistas ou estratégicos?

Sds.

Alex
Alex

segue o materia que esta no link a cima. De Merval Pereira: A disparidade de preços do Rafale francês em licitações em andamento em países como a Índia e os Emirados Árabes está introduzindo uma nova variável na concorrência brasileira para a compra dos caças da FAB, que já estava na berlinda diante da informação de que a Aeronáutica prefere o avião sueco Gripen, por ser o mais barato de todos. A explicação oficial de que a compra brasileira seria decidida não por critérios de preço, mas sim por adequação a uma estratégia de política externa brasileira, fica abalada pela… Read more »

Fuzila

Defendo a escolha do Rafale. Gosto do custo/benefício do Gripen NG, entretanto gostaria de saber dos gripeiros uma coisa que já levantada aqui por muitos … 1 – Quais são os riscos de um projeto como o Gripen NG ? 2 – Como é um projeto, qual o potencial de atrasos e aumentos de custos de desenvolvimento? 3 – Qual a garantia que não será um novo AMX ou um A400-M (mesmo com verba só em 2012)? 4 – A situação operacional dos meios da FAB permite esses potenciais obstáculos? 5 – Vocês acreditam que o custo/hora vôo será de… Read more »

Wilhelm

Cada vez fica mais claro que o critério de escolha dos caças pertence ao plano místico.

Só Lulá e le Ministre Nelsón Jobân entendem.

Para pensar: E se a tal “aliança estratégica” tivesse sido firmada com a Suécia ao invés da França?

Estáriamos fabricando Gotland, CB 90 (perfeita para a amazônia), Visby, Archer, Gripen… Só material de ponta e por uma fração do preço! Mas agora é tarde. Oportunidade perdida.

Villas Nobre

Alex em 21 jan, 2010 às 9:23

Nada de novo, apenas Merval Pereira repetindo a nota de Reinaldo Azevedo, já postada aqui no Poder Aéreo…

MOKITI

Sou a favor do Rafale mas essa nova proposta do TIO SAM,é muito boa,se for cercada de todo um aparato juridico,e de garantias severas e draconianas para os americanos,vale a pena,iguala a dos franceses!

Giordani RS

Pelamordedeus…deixem a FAB receber o produto…qualquer dos tres aparelhos é melhor que todos que a FAB tem no inventário…e se a índia vai comprar 126 aparelhos e pagar menos, bom pra eles que souberam negociar melhor…não dá pra protelar mais…vai que um néscio assuma o poder e cancele a compra(como foi feito na Nova Zelandia…)???? deixa vir! O Lulla, assina logo!!!! Sea Gripen é o mesmo que o AMX naval…hehehehe…

A-Bomb

Bom o mula ja escolheu o Rafales no dia 7 de setembro.
Alguem ainda estava duvidando?

Apenas um detalhe:
Ele vai arcar com um custo político elevado.
Provavelmente vai custar a reeleição de sua candidata.

Acho a proposta americana muito mais clara que a francesa.
Quero ver os Rafinas enfrentarem os F35 🙂

Pobre Brasil!!!
Mas tudo bem pelo menos Se os Rafinhas garantirem contra os Su-30 Venezuelanos esta valendo.
Agora não venham com o papinho que os Rafinhas podem com f22 porque isso é conversa para Boi Dormir.
OU melhor conversa para Frances Dormir.

Ivan 2 (Não o Ivan "em 21 jan, 2010 às 8:53)

Alexandre G.R.S, De quais projetos você se refere… agora fique curioso? Existe algo “Top Secret” nos bastidores? quem está por detrás disso? Eu entendo as posições pessoais de cada um… e tenho a minha! Para mim, o caminho seria 36 F-18 SH e 84 F-35, mas ai eu sonhei de mais… Só que é difícil entendermos a posição do governo, mas creio que ele tem conhecimento de fatores decisórios e estratégicos reais que é desconhecidos pelo público! Seja como for, só sei que o governo terá que rebolar para justificar a compra e não manchar a imagem política, pois obviamente,… Read more »

Celso Cruzz

vcs ñ percebem que isto (compra dos rafales) é a contrapartida para uma possível indicação ao conselho de segurança da onu? :p

Alex

Giordani RS em 21 jan, 2010 às 9:48

não, é só comprar, e sim o dinheiro gasto, pois essa grana não é dele, sim do povo, que paga imposto.

Alexandre G.R.S.

Prezado Ivan, Veja, o jogo é muito mais complexo. Existem muitos interesses por trás disso. De fato, existem certos fatores que nunca chegarão á público. Até mesmo no meio, são poucos os que tem acesso. Vejam, toda a decisão governamental, está pautada em uma série de estudos realizados durante anos. Não é algo que você escolhe de um dia para o outro. Muitas variáveis foram levadas em conta. De fato Ivan, existem sim projetos de longo prazo atrelados á essa compra. E não falo necessáriamente do Submarino Nuclear. “existem mais coisas entre o céu e a terra do que a… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezado Celso Cruzz,

Isto, por enquanto é muito improvavel ainda. Porém existem outros movimentos acontecendo em concomitância para que isso brevemente ocorra. AS sementes já foram plantadas e agora começam a frutificar.

Sds.

Carlito

Na boa galera,do jeito que vão as coisas, daqui a alguns anos seremos os felizes proprietários de uma frota de novíssimos F-5M Block II…

Rogério

Alguém aqui no blog sabe dizer se a manuntenção dos F-16 venezuelanos foi suspensa pelos EEUU?

[]s

Justin Case

GRIPEN NAVAL: UMA ILUSÃO 1. Extrato do JANE’S: “Algumas das mudanças requeridas para o Gripen naval incluem um trem dianteiro reforçado e mais longo, com pneus maiores e novos amortecedores; um novo trem de pouso principal, capaz de absorver razões de afundamento de até 6,3 m/s; um gancho de parada reforçado, reposicionado em relação à posição atual; solução dos riscos de corrosão da célula, usando novas técnicas de fabricação/materiais; e a integração de um novo sistema de aproximação e pouso.” ALGUMAS OBSERVAÇÕES NÃO-EXAUSTIVAS SOBRE A AMPLITUDE DO TRABALHO PARA TENTAR ALCANÇAR UMA VERSÃO DE GRIPEN NAVAL: Um Gripen é um… Read more »

Mad Dog

RAFAAAAALLLLLEEEEEE…..p____________!!! Essa novelinha de meter pau no caça francês já irrita… Preferem ver a FAB sem nada com F-5 sendo ridicularizada? A porcaria do Gripen NG nunca será barato…e se for fabricado só em 2020 e será um novo Amx… Até o Chile com frota de F-16 está sondando o caríssimo Typhoon e nós nesse lenga-lenga que o francês é caro…..que é do PT…que vai mofar no hangar…bla..bla… Virão Su-35 pra Venezuela… Rafale é o ÚNICO a garantir nossa soberania no Cone Sul Acordem p________…!!! COMENTÁRIO EDITADO POR CONTER PALAVRAS DE BAIXO CALÃO – PREZADO MAD DOG, VOCÊ PODE TRANQUILAMENTE… Read more »

eduardo

Justin,

Concordando que a “navalização” é um negócio difícil de fazer, observo que os argumentos relacionados à asa em delta deveriam ser válidos para o Rafale que, no entanto, possui uma versão naval. Será que a existência de “canards” não minimiza esses problemas da asa em delta?

Danilo

Que venha os gripen ng !

eduardo

Apenas para retomar a discussão do custo, há algum tempo foi colocado no blog um link para a proposta sueca para equipar a Força Aérea Holandesa com 85 Gripen NG. A proposta é detalhada (ver abaixo) e fica no valor total de 4,795 bilhões de Euros (+- 6,5 bilhões de dólares). 85 Gripen NG Aircraft (1 Flight Test Aircraft) – Engine – Radar – Flight Test Instrumentation Equipment – Display System Training and training aids – Full Mission Simulator – Mission Trainer – Virtual Maintenance Trainer – Desktop Training System – Computer Based Training System – Pilot Training – Maintenance… Read more »

Francisco AMX

Justin, perfeito teu post!
A maioria dos que acreditam nas “vantagens” mágicas do NG, são os mesmo que acreditam nesta versão naval… e eles não se dão conta desta atitude da SAAB… na minha visão a propagada proposta da SAAB é a mais arriscada e a mais inconsistente e irreal das 3… prometem mundos e fundos! mas não podem provar nada do que prometem! um exemplo disso são os custos irreais de aquisição e hora vôo propagados pela empresa! só não vê quem não quer!

Mágica = Truque!

Sds!

X-nobe

Contanto que não de Gripen, F-18 ou Rafale são as melhores escolhas para o Brasil, não quero defender este governo, também porque eu nunca votei no Lula, a não ser quando ele disputava segundo turno contra o Serra, mas eu entendo o por que da preferência do Rafale. Não é porque o Lula é amigo do Nicolas Sarkozy, o Brasil não esta pensando em salvar a industria francesa como uns dizem, o que esta pensando e em se manter como uma potencia militar na América Latina. Se fala que o Rafale é o pior dos três caças do projeto FX2,… Read more »

jsilva

Alexandre G.R.S. em 21 jan, 2010 às 10:18, Um dos motivos principais por quais sempre defendi o Rafale, é essa parceria que está na cara que não envolve apenas o Rafale, mas que muitos não conseguem enxergar. A maneria como vem sendo conduzida , inclusive com a preciptação de Lula em 7 de setembro, evidencia que existem projetos maiores por trás do Rafale. São projetos que infelizmente não podem ser revelados ainda, e acabam causando toda essa briga imediatista baseada no preço. Mas vamos dar tempo ao tempo, e lá na frente as coisas vão clarear, e se estivermos certos… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezado Jsilva,

Perfeita analise. Concisa, assertiva e estratégica.
Ótimo ver que existem os que pensam assim.
Como supracitei: cabeças dos mais altos graus estão por trás disso.
Confiemos.

Sds.

jsilva

Alexandre G.R.S. em 21 jan, 2010 às 9:14 “Favorita inclusive pela ESG, e outras instituições de fomento do pensamento estratégico.” “Os projetos são realmente ambiciosos. E para que eles se realizem precisamos de parceiros. Isso é condição Si Non Qua para nossa país.” “E esses projetos ultrapassam as fronteiras da política. Alias, esses projetos foram idealizados ainda na gestão passada. Temos grandes cabeças debruçadas nisso.” Alexandre, agora acho que se é uma decisão de Estado, deveriam ser chamadas as cabeças da oposição, tipo FHC, Serra,e mais alguns para que fosse explicado um resumo desse projetos, talvez isso facilitaria e quebraria… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezado Jsilva, Concordo. Porém, saliento que até agora, tanto a oposição e nem o governo abordaram o assunto em questão. Isso, em pleno ano de eleição é sintomático e alem do mais, o jogo acontece mesmo é nos bastidores. Lá é que se acordam diversos temas. Creio que isso já foi feito, até porque, longe de ideologias, existem forças muito maiores atuando nesse tabuleiro. Forças que ultrapassam o nosso entendimento. Afinal, independente de quem esteja no poder, essas forçar sempre atuaram e sempre atuarão. Nada é um fim em si. Tudo está interligado. Por essa razão, esse paradigma esquerda/direita é… Read more »

cometa

Eu acredito na boa-fé das propostas, porém a proposta americana não conta e não contará com anuência do Senado americano. Brasil não é Israel, nem fala inglês, não fica na Europa ou na Ásia, a população é mestiça, não tem a mesma ideologia deles, não recebe tratamento digno comparando com outras nações… porque os americanos passaraima a tecnologia para o Brasil? Caso a tecnologia seja liberada 100 % será uma tecnologia ultrapassada. Também o que adianta uma aeronave desse tipo sem modernas. Também parece que os EUA querem vender somente sem nada a mais. Parece também que querem vender um… Read more »

Ivan 2 (Não o Ivan "em 21 jan, 2010 às 8:53)

Alexandre G.R.S. Eu quero acima das minhas limitadas preferências, ver o brasil se desenvolver, expandir suas fronteiras e se potencializar! Estou certo que o Brasil de hoje não é o Brasil de 40 anos atráz. O rafale é uma máquina sensacional, e lembro-me no “F-X”, o 1°, que era ele era meu caça preferido junto com os typhon, mas era uma sonho de “caro” junto com os Typhon. Quem sabe junto com o rafale, não está incluido a participação com o “NEURON”! Seja como for, o Rafale dará a FAB um padrão tecnológico jamais alcançado! Que venha os Rafale, os… Read more »

ZE

“Celso Cruzz em 21 jan, 2010 às 10:12 vcs ñ percebem que isto (compra dos rafales) é a contrapartida para uma possível indicação ao conselho de segurança da onu? :p” Amigo Celso Cruzz, permita-me corrigir algo que é recorrente aqui nesse blog. A possível indicação do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU tem vários problemas: Para conseguir ser um membro permanente do Conselho de Segurnaça da ONU (ao lado dos EUA, China, França, Reino Unido, Rússia), o Brasil precisa de, pelo menos, 2/3 dos votos de todos os países representados na ONU. Cada país, portanto, só tem um voto.… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezado Ivan 2,

Entendo a sua irônia. Mas quando eu me refiro à outros projetos, não falo somente na esfera militar. Isso é pensar pequeno. Se fosse somente o viés técnologico militar, a proposta mais viável seria a do Gripen Sueco.
Agora, a discussão ora em voga, vai muito além das fronteiras por nós conhecidas.
Mas… esperemos, pois, até mesmo esse ceticismo foi previsto.
Até agora, nada fora do normal.

Sds.

lorp

Todos ficam discutindo sobre à possível mudança de comportamento dos Americanos em relação a Nós, mas deixam passar despercebido que eles tem INTERESSES DE ESTADO e não DE GOVERNO! Atentem para o que aconteceu na recente tragédia no Haiti: Reuniram-se os TRÊS últimos presidentes americanos (Obama, Bush e Clinton) para decidirem como proceder na AJUDA? ao Haiti.Agora tentem imaginar isso no Brasil, com Lula ,Fhc e Itamar/Collor se reunindo para tratar de interesses geopolíticos do nosso interesse! Sacaram a diferença?
Se o “governo” Obama sinaliza com um gesto de parceria ,é porque o ESTADO AMERICANO

lorp

Complementando …. assim o quer!

Ronaldo

Eu acho mais viável ver um Super Tucano naval do que um Gripen Demo naval por que o NG ainda nem existe…

Alexandre G.R.S.

Prezaod lorp,

Perfeito.

Sds.

Ivan 2 (Não o Ivan "em 21 jan, 2010 às 8:53)

Alexandre G.R.S.

Sim eu sei! Tudo não se resume a aviões de combate e navios! Estamos no rumo certo, sem dúvida!

Alexandre G.R.S.

Prezado “Ivan 2 (Não o Ivan “em 21 jan, 2010 às 8:53)” Não sei se você foi irônico ou não. Agora se estamos no caminho certo, só o tempo dirá. Segundo os estudos e os plenjamentos, sim, estamos. Mas “o futuro à deus pertence”. Infelizmente isso não é uma ciência exata. Qualquer caminho que escolhamos estara sujeito a falhas. Porém, dentro de uma amtriz de pontuação: qual o menos suscetível para? PS: em minha escolha pessoal, eu já teria entrado, juntamente com a India, no PAK-F… e ja teria, em minhas linhas de vôo, Sukhois voando, modernizados pela avibrás e… Read more »

Francoorp

Muitos dizem que o Gripen é um avião de papel, pois existe somente no papel, então este vídeo demonstra que o bicho jà existe e voa sim!!!

http://www.youtube.com/watch?v=P8gY8skz2VQ

F.Caetano

Francoorp em 21 jan, 2010 às 15:16

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E como voa bonito o bicho não é?
Sds.

Thierry

Alexandre G.R.S. em 21 jan, 2010 às 13:01

100% em acordo

casag

Justin Case,

Perfeito teu post. Aliás, os caças russos devem ter tido em seu projeto as previsões necessárias para serem embarcados.

Ninguém transforma caça baseado em terra em caça embarcado. Este já nasce naval.

Há de se debitar da conta dos suecos esta mentira.

Abs.