Aeronáutica nega que controle do espaço aéreo dificulte ação de militares brasileiros no Haiti

6

A Aeronáutica negou que o controle do espaço aéreo haitiano, que está sob responsabilidade das tropas norte-americanas, esteja dificultando o trabalho dos militares brasileiros no país. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, as missões brasileiras estão tendo atenção especial do controle de voo.

A Aeronáutica explicou que os procedimentos adotados atualmente no país são “uma prática comum em qualquer operação da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e dos Estados Unidos em situações desse tipo”. Ontem (18), um voo do Boeing 737 da Presidência da República, que levava autoridades e jornalistas a Porto Príncipe, ficou sem autorização de pouso.

A assessoria da Aeronáutica explicou à Agência Brasil que, quando a missão foi decidida, o avião presidencial ainda não tinha prevista uma “janela de slot” – termo técnico usado para ordenar pousos e decolagens nos aeroportos – definida. Como a estrutura física do aeroporto não dá conta da demanda de voos com destino a Porto Príncipe, é necessário que o planejamento de todas as missões seja feito com 48 horas de antecedência.

De acordo com a Aeronáutica, cada aeronave que chega à capital haitiana tem apenas uma hora para pousar, desembarcar carga e passageiros e decolar, não podendo, depois disso, permanecer estacionada no aeroporto. “É tempo suficiente. Dominamos técnicas que nos permitem conseguir desembarcar tudo e decolar em apenas uma hora”, garante o coronel Amaral, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

“Tudo está muito bem coordenado entre a FAB [Força Aérea Brasileira] e os Estados Unidos. Eles inclusive têm dado atenção especial para o Brasil. Se existe algum tipo de dificuldade, ela se deve ao momento inicial, posterior à tragédia, quando o tráfego aéreo ficou bastante intenso”, disse Amaral. A previsão da Aeronáutica é de que o Sucatinha desembarque hoje e aguarde em Santo Domingo, na República Dominicana, uma segunda janela para retornar a Porto Príncipe, o que deve acontecer até o final do dia.

FONTE: Agência Brasil

COLABOROU: Luan

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo

VERGONHA!

Martim

Obama é muito legal. Está se aproximando do Brasil com toda a consideração. Reconhece os valores brasileiros e de nosso presidente. O Brasil deve aproveitar estes gestos e retribuir.

Mausher

“Tudo está muito bem coordenado entre a FAB [Força Aérea Brasileira] e os Estados Unidos. Eles inclusive têm dado atenção especial para o Brasil.” Militar brasileiro no Haiti. Eu pensei que o Brasil estivesse no comando da operação Haiti. Porque assim talvez ouvíssemos um argumento lógico (típico de quem esteja no comando) deste tipo: ‘Tudo está muito bem entre a FAB e os Estados Unidos. NÓS, inclusive, TEMOS dado atenção especial para os ESTADOS UNIDOS.’ (Por estarem enviando mais recursos em ajuda – eu deduziria). E aproveitando: “se está tudo bem” por que será que perdemos o comando heim? Ou… Read more »

Christiano

Mais uma prova desse governo que quer fazer propaganda,aproveitando-se de uma tragédia.
Os americanos estão no controle porque são
os únicos capazes desse tipo de operação
e pronto!

Mausher

Christiano,

Se você me permite:

1 – Num outro olhar (aspecto) é justo ao contrário!

Foi justamente a TRAGÉDIA quem acabou com a farra propagandista do HAITI.

Estava num nível já ufanista.

2 – Por conseguinte enfraquecerá as (obscuras) pretensões brasileiras ao assentamento da ONU.

O tempo dirá.

Mausher

A tempo: A missão Haiti é brilhantemente levada a cabo por brasileiros no cumprimento de seu dever!

Uma resposta em ajuda de solidariedade e de reconstrução social de um país em estado de miséria, majoritária parte de sua população.
(PONTO)

Agora,

A ufania ventilada disso em proveito político como vinha-se observando é o meu questionamento.

Obrigado,
Mausher