F-X2: Senador quer ouvir Jobim sobre vazamento do relatório

88

F-X2 vai parar no congresso

vinheta-clippingO senador Renato Casagrande (PSB-ES) quer que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) ouça o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o processo de escolha da empresa que fornecerá 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Nós já tínhamos muitas dúvidas com relação à decisão [do presidente Luiz Inácio Lula da silva] pelos caças franceses. Naturalmente, as nossas dúvidas aumentam. Cabe ao Senado tentar esclarecer todas essas dúvidas. Queremos saber o que orientou a FAB em seu relatório e como o governo vai se posicionar em relação ao tema – justificou Casagrande.

O jornal Folha de São Paulo desta terça-feira (5) publicou matéria afirmando que o relatório técnico da FAB avaliando as aeronaves das três empresas participantes da concorrência teria classificado os caças da sueca Saab em primeiro lugar, seguidos pelos aviões da americana Boeing e, por último, pelas aeronaves da francesa Dassault. A aeronáutica divulgou nota nesta terça confirmando que o relatório já foi encerrado, mas que ainda não foi encaminhado ao Ministério da Defesa. Na nota, a FAB não revela as conclusões do relatório.

Em setembro de 2009, antes da conclusão do relatório, o presidente Luiz Lula chegou a anunciar a decisão de iniciar as negociações para a compra dos caças franceses Rafale, fabricados pela Dassault. Depois, o próprio governo negou que a decisão já tivesse sido tomada.

FONTE/FOTO: Agência Senado

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Shandowlord

Cada vez mais caminha para o cancelamento.

Luan

Infelizmente eu tbm estou vendo para esse lado que o Shandow citou.

JC

E olha que o Casagrande eh da base governista…

A-Bomb

JC em 06 jan, 2010 às 18:31

É mesmo.
Ele não é do partido do Ciro?

Nossa o governo começou a apanhar da própria base.
Assim nem vai ser preciso a oposição entrar em campo.

Wolfpack

o Hornet achou este texto que explica um pouco a situação atual. ABS Contextualizando o F-X2 06/01/2010 · Deixe um comentário quarta-feira, 6 de janeiro de 2010 do blog http://panoramaglobal-estrategia.blogspot.com/ Pedro Paulo Rezende A FAB não apresentou um relatório conclusivo, mas preparou uma planilha onde os pontos altos e baixos de cada avião era representado por cores (azul, amarelo e vermelho). O Alto Comando da Aeronáutica não endossou um cheque em branco para a COPAC. Os quatro-estrelas colocaram um bocado de azul na linha do F/A-18E/F, considerado a pior proposta em termos de transferência de tecnologia. tornando-o a primeira escolha… Read more »

Jacubâo

Mais uma vez deixaram a maldita política contaminar esse importantíssimo projeto da FAB, como aconteceu no FX-1.
O que senadores e deputados tem a ver sobre o FX-2? Em que eles irão ser úteis nessa discussão? Nenhum deles tem capacidade técnica para dicitir esse assunto. Devem estar tentando achar um meio de morder algum $$$$$$$$$$ desse projeto, pois se tem uma coisa que político gosta é dinheiro, e 10 bilhões cresce o olho de qualquer político brasileiro.

Felipe Cps

Ihhhh, eu avisei que iria chover merla… Tá apenas começando, rsrsrs…

DÁ LOGO O QUE A FAB QUER MULLA! 🙂

Sds.

Antonio DAlmeida

Wolfpack em 06 jan, 2010 às 18:40

o Hornet achou este texto que explica um pouco a situação atual.

Caro amigo, esse texto que voce copiou e colocou distorce qualquer versão. Nem os leigos acreditam nesses numeros que voce colocou.

mauro dias

Na foto, o editorial de hoje do “Bom (?) Dia”, lido pelo Renato Machado O enólogo Renato Machado abriu o “Bom (?) Dia Brasil” com a CRISE ! A CRISE ! A “crise” entre os aviões suecos da Eliane Catanhêde, e os caças franceses do Presidente Lula. É a sequência da outra “crise”, que tem a mesma matriz: a “crise” dos militares que se “demitiram”, com Jobim, por causa da Comissão da Verdade. O Ministério da Defesa se tornou um centro gerador de “crises”. Como no período que antecedeu a intervenção militar em 1964. Os Ministros do Exército traiam o… Read more »

Rodrigo Marques

Pô,

Paulo Henrique Amorim??? Voltem a fechar o blog, por favor!!!

Uma coisa é pagar para postar e ver matérias exclusivas, outra coisa é ver copy/paste de texto de blog a soldo…

Shandowlord

Agora virou a crise dos caçãs…..
Próximo episódio a CPI dos caçãs…..
E FX-3….

Wolfpack

Antonio DAlmeida,
Como dizia meu amigo Drawin, se vc achar teoria melhor, por favor a publique.
Abs

Hornet

Já tinha lido esta notíca ontem e acho uma boa. Até porque desconfio que esse “vazamento” não houve. Ou melhor, não houve da maneira como estão pensando que houve.

E aproveito para lembrar que a CG do FX2 estará prestando esclarecimentos no Congresso ainda este mês. Mais uma oportunidade para se deixar tudo esclarecido.

abraços a todos

Wolfpack

Rodrigo Marques, qual o problema, se vc não está contente, por favor me amigo deixe os outros em paz.
Qualé?

Hornet

“Caro amigo, esse texto que voce copiou e colocou distorce qualquer versão. Nem os leigos acreditam nesses numeros que voce colocou.” Não é bem assim. A não ser que vc considere o Coronel Cavaganari um leigo no assunto. Pois ele já disse em outras oportunidades coisas muito semelhantes ao que está na matéria postada. Só pra relembrar: “Apesar da expectativa de desenvolvimento conjunto com a Embraer, a cúpula da Defesa sabe que escolher o Gripen NG seria como assinar um cheque em branco. A FAB marcou esse item em vermelho. “Não dá para comprar o que está na prancheta”, adverte… Read more »

Danilo

Wolf,
Você ainda acredita no que o Pedro Paulo Rezende (o Pepê da Dassault) escreve?

Blau Blau

Os colegas desqualificam o rafale mas por ideologia política do que por seus defeitos. Como o amigo Hornet uma desvantagem do gripen não garante nenhuma vantagem diante o rafale, pois não sabemos quantos vamos gastar.

Jeferson

Esse vazamento não ajudou a FAB!!!!!!!!Agora é motivo eleitoral!!!!!!Agora não tem mais caça!!!!!!!!!

Napoleão

Quem manda é o presidente,manda quem pode,O BRasil não é um país sério,gente passando fome gastando dinheiro com……..

Rodrigo Marques

Wolfpack

Ninguém fica contente com notícia/opinião de gente vendida como o Paulo Henrique Amorim! Esse é o problema. Vou começar a postar coisas do outro lado, do Reinaldo Azevedo, de repente vc vai gostar ou perder a paz… Qualé?

João Augusto

Acho muito bom que o Senado discuta isso e fico triste de ver gente criticando essa postura. Deveria ser assim com todos os assuntos, pelo menos com os estratégicos. Aliás, o Senado, com mandato de 8 anos, tinha sido planejado para criar e manter as políticas de Estado. Esse ideal cambaleou quando nosso querido FHC criou o segundo mandato e caiu quando sucessivas crises abalaram fortemente a credibilidade da instituição. Espero que essa nova postura se perpetue, para que tenhamos um país melhor no futuro. Que as escolhas nacionais sejam amplamente divulgadas e discutidas entre os nossos representantes. Se uma… Read more »

X-nobe

É como um nosso colega postou na outra materia, o vazamento do relatorio da FAB aconteceu por malandragem dos responsaveis na FAB, foi vazada por rebeidia, como nosso coléga Alecsande disse. E Não é necessario prender ninguem, basta criar um novo orgão publico, para colocar os revoltados no seu devido lugar. Assim as forças armadas estarião subordinadas a três instituições, o Governo Federal, Ministerio da Defesa, e Estado Maior, como qualquer país de politica seria. O BRASIL NÃO É UM PAÍS SERIO, E NÃO É POR QUE NÃO TEM UM GOVERNO SERIO, MAS SIM PORQUE NÃO TEM NINGUEM QUE SE… Read more »

Ronaldo

Manda quem pode, obedece quem tem juizo. Essa é a lei no Brasil.

Valter

Esse F-X2,vai ser como o F-X,que virou F-Z(Fome-Zero),aliás é a proxima depois do X.

mauro dias

” Esse ideal cambaleou quando nosso querido FHC criou o segundo mandato e caiu quando sucessivas crises abalaram fortemente a credibilidade da instituição.”

Nosso querido,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, olha e você ainda esta em um site de assuntos de defesa?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Peraí meu irmão, o companheiro está dando de dez, e não vendeu soberania nacional pelo que sei.E não tem título da Sorbonne.
Quer apostar como ainda vai dar a volta e deixar muita gente com cara de otário?

fredy

O que vai ter de senador querendo aparecer não ta no gibi.

João Augusto

Mauro dias, eu tinha sido irônico, acho que dava pra perceber…
Enfim. Que Deus lhe ouça, e para dar a cara à tapas ou, se Deus quiser, estapear, eu votei no Lula.

João Augusto

E acho o Gripen uma boa.

Pedro

Agora virou um circo…acho que vou completar meus 30 anos e não verei os “fx’s” concretizado(s).

ABRAÇOS. Leio este blog junto com outros anos,praticamente ele me viu crescer.

grifo

Wolfpack, este Pedro Paulo é o cara que a Dassault arrumou para posar de “especialista” na matéria da Istoé. É um conhecido trollador dos fóruns da Internet e a credibilidade dele no meio é zero.

MOKITI

Eu acho que o FX-2

MOKITI

Eu acho que o FX-2 não vai ser cancelado,o Lula vai de Rafale,pois a frança vai reduzir mais ainda o preço do rafale já estão falando em 40% de desconto,e se derem esses 40% de desconto o preço ficaria praticamente igual,agora o que vai pegar vai ser esse suposto vazamento,se FAB vazou isso,alguém vai ter que ser punido pois houve quebra de hierarquia,como um jornal do calibre do Estado de São Paulo,que hora fala que a Fab prefere o F-18,HORA O GRIPPEN tem acesso ao relatório antes do MD e do Chefe do Executivo,se for mais uma das armações da… Read more »

Giordani RS

Infelizmente gente despreparada vão mais uma vez colocar uma pá de cal no FX-2…verba para maracutaia tem aos montes(vide os repasses ao MST e ONG´s de origem duvidosa…). Pela incompetencia de nossos “legisladores”(sic) O Chile agradece, os argentinos se sentem menos humilhados, o paraguai e a bolívia estufam o peito e o seu hugo chaves sorri de um lado ao outro da orelha…quem de nós vai querer ir para o front de batalha defender um povinho assim? Eu não…no brasil, só é importante pagode, futebol e carnaval…
FX-1: *1990 +2000
FX-2: *2000 +2010

Wolfpack

Dou uma saída, volto e vejo que os Gripadinhos estão todos ouriçados pelo LIFT. Tentativa de vetor da SAAB…
Acabou pessoal, vão dormir que amanhã têm mais.
Pelo menos o LIFT pousa em pistas curtas, quase um STOL. Se cuida F35… Pois ai vêm o Stealth Brasileiro em 2015. Deve fazer uns três REVO para ir de Anapólis para o Recife.
A Noruega, Holanda não sabem nada…
Abs

MOKITI

A amigo vc se engana os argentinos estava torcendo pelo rafale,eu tenho amigos de lá que estavam alegres, pode acreditar,eles me diziam que caso o brasil compra-se o rafale,e com a redução de custos e suporte da embraer a FAA compraria alguns.

ZE

Segundo o Senado Francês, cada caça Rafale custa 64 milhões de Euros (92 milhões de Dólares. 160 milhões de Reais). Cada Typhoon custa 58 milhões de Euros (84 milhões de Dólares. 145 milhões de Reais), segundo o CEO da Eurofighter GmbH. É um preço lógico, já que sua ESCALA é infinitamente maior do que a do Rafale (82 Rafale contruídos, contra 200 Typhoon). Como a Dassault é uma empresa PRIVADA E A MERCÂNCIA PRESSUPÕE LUCRO, gostaria de saber como é que ela vai vender seus Rafale por 50 milhões de Euros (72 milhões de Dólares. 125 milhões de Reais)? Ato… Read more »

Robson Br

Concordo com o Hornet. Não acredito em vazamento. Isto é informação tendenciosa e direcionada. Quem vai sair bem na fita é o Lula e Jobim, pois ninguem sabe a modelagem final do relatório. É claro que não vão apresentar as 30.000 páginas e sim um resumo por categoria. Com tantos ítens a serem apresentados, não dá para chegar no final e dizer: ESSE É O CAÇA. Dá para dizer sim: No ítem tal o caça tal apresentou…. Acho que a maior surpresa vai ser o anuncio com o Lula, Jobin e Saito à frente e um monte de brigadeiros ao… Read more »

Wolfpack

Poderia começar assim o filme da SAAB Gripen Brasil: (coisa de Duda Mendonça este vídeo eim).
Para a obesidade da FAB nada melhor que um caça Lite. Gripen Diet Zero, tome dois pelo preço de um. SAAB Gripen BR, algum dia nos hangares da F.A.B. Reserve o seu!

Wolfpack

Na Boa Robson, o Lula vai empurrar isso com a barriga até onde não der mais… e depois se decide se cancela, acata o que a FAB diz, ou ambos se abraçam e saem numa boa com o mesmo caça escolhido. Não acredito que o Lula irá contra a F.A.B., mas também não acredito que irá deixar isso barato. Nem ele e nem o Jobim, o segundo mais casca dura que o primeiro. Se peitaram os submarinos, estes caças (36x) apenas são fichinhas. E ainda terão a chance de mandar um recado para a Embraer, pois todos queremos o KC390.

Galileu

Eu sempre falei…….olha que vai pro FX-3…4…5

Não é que tá caminhando pra isso….tem tudo pra cancelar

Robson Br

PARECE QUE A FAB AFINOU

Comandante da Aeronáutica afirma que FAB não apontará favorito.

O ministro da Aeronáutica, Juniti Saito, garantiu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que a Força Aérea Brasileira não pretende manifestar preferências em relação aos aviões de caça que vai adquirir. A escolha final será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sem saia justa, porque o relatório técnico do Programa FX-2 não fará comparações entre os aviões SAAB Gripen NG (sueco), Boeing F/A18 E/F Super Hornet (norte-americano) e Dassault Rafale (francês).

Fonte: Correio Braziliense

The Captain

Caro ZE: “Como a Dassault é uma empresa PRIVADA E A MERCÂNCIA PRESSUPÕE LUCRO, gostaria de saber como é que ela vai vender seus Rafale por 50 milhões de Euros (72 milhões de Dólares. 125 milhões de Reais)?”

Não seria possível que o contribuinte francês pagasse a diferença com isenções fiscais para a Dassault, concedidas pelo Governo Sarkozy, a título de solidificar a parceria França/Brasil, digamos, num ato extremado de boa vontade para como o Brasil e afronta ao Tio Sam?

The Captain

digo: “para com…”

Danilo

pois é !

ZE

Amigo Capitão Haddock, isso é impossível acontecer. As isenções fiscais são concedidas mediante Lei. O mundo, e a França faz parte do mundo, está passando por uma crise. Já basta o dinheiro que o tesouro francês injetou na economia. Tal lei não passaria no legislativo. Ademais, não faz sentido o contribuinte francês subsidiar a FAB. Seria uma verdadeira loucura, sem pé nem cabeça. Isto se consubstanciaria em um verdadeiro suicídio político para o Sarkô, além de um grande desgaste inútil. Um verdadeiro prato feito para a oposição. Lembre-se que tal subsídio seria, não só para o valor do vetor, mas… Read more »

Leônidas

Mauro Dias, qual o valor da mesada que o Franklin Martins lhe dá?
Se for menos de 3 páus, tú dando uma de otário, sabia?
É o que um amigo meu tá recebendo para defender o governo na blogosfera…

CosmeBR

ZE, a resposta da sua pergunta é simples. Ou a Dassault abaixa o preço ou não vende! Na economia, é melhor vender com redução dos lucros que não vender. Ou você acha que o caça é fabricado por 50 milhões de euros, ou vc acha que um Gol(ou qualquer outro carro popular) é produzido por mais de 20 mil reais. Em cima do preço de produção colocam uma margem confortável de lucro por unidade vendida.
Abraço!

Ronaldo

Ze e suas historia de ESCALA e PREÇOS, muda o disco meu filho, toda vez a mesma coisa, esses argumentos ja estão por demais defasados e ainda insiste, pra quem defender o GripenNG quem nem escala tem? E pelo visto nem terá, porque daqui uns 15 ou 20 anos é provavel que a China faça um 5° Geração com um preço tão barato que ate a República Centro Africana vai poder manter uma frota.

Mauricio R.

“A não ser que vc considere o Coronel Cavaganari um leigo no assunto.”

Esse cara joga no time do Rafale, em um outro post aqui do blog essa anta teve o displante de dizer que o novo lote de 60 aeronaves encomendadas á Dassault, dava segurança qnto a continuidade do projeto…
A fábrica mais parada do mundo é justamente a da Dassault, que só fabrica UM UNICO Rafale por mes, pois não tem encomendas que permitam melhorar a escala de produção.

The Captain

Amigo ZE, Sem dúvida mandarei lembranças ao TinTin e farei ainda um afago no Milú. Amigo, não estou fazendo referência ao custo da hora voada, apenas uma redução de preço da aeronave, tal que chegue ao mesmo valor pago pela Força Aérea Francesa, com isenção de impostos concedida pelo governo francês à Dassault, a título de viabilizar a venda ao Brasil e assim alavancar novas vendas para Índia, manter ainda a linha funcionando e possibilitar a economia de escala da qual o amigo tanto fala. Admito que ainda teríamos a questão do custo da hora de voo, mas isto é… Read more »