sábado, maio 15, 2021

Gripen para o Brasil

F/A-XX, o conceito de 6ª geração da USN

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

fa-xx_01

A Boeing apresentou no ano passado seu conceito de avião de combate que deverá substituir o F/A-18E/F Super Hornet na US Navy a partir de 2025.

A aeronave de dois assentos, duas turbinas e sem cauda é conhecida como F/A-XX, mas ainda não foi requerida formalmente pela Marinha dos EUA.

A Boeing diz que o F/A-XX poderá ter duas versões, tripulada e não-tripulada, “dependendo das missões e da maturidade da tecnologia”.

FAXX slide Boeing July 2009

A USN revelou em 2008 que está considerando as versões tripuladas e não tripuladas para o F/A-XX, com velocidade de cruzeiro subsônica e autonomia de voo de 50 horas na área de operações.

Nos slides abaixo, as diferentes configurações estudadas para o F/A-XX e a distância de atuação da costa inimiga, entre outras informações.

faxx2

faxxslide1

SAIBA MAIS:

- Advertisement -

15 Comments

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carl94fn

O Brasil esta fora desse projeto mesmo se a escolha for o SH nem vem, antes que alguém venha com esse sonho belo é verdade, mas ilusório.

sds

Ivan

Para quem acreditava que o F-35 Lightning II iria substituir o SuperHornet está aí uma INDICAÇÃO de quem poderá, no futuro, cumprir este papel.

O papel do F-35 Lightning II será substituir os Hornets F-18 A/B/C/D da US Navy e US Marines, bem como os Harriers AV-8 dos US Marines. Deverá também cumprir algumas missões que hoje os SuperHornets realizam, mas não vai dar para substituir totalmente.
Bastava dar uma olhada na linha do tempo para saber que os Yankees não ficariam parados.

Abç,
Ivan.

Luan

Feio!

Bosco

Tudo ainda é muito obscuro sobre esse conceito da USN para um caça de 6ºG. Pra começar a foto não tem nada a ver com os painéis sobre as possíveis configurações. A “foto” parece ser mais víavel para um avião de caça (supersônico) do que as opções do slide abaixo, e sem dúvida, caso venha a ter uma configuração parecida, irá incorporar um alto nível de furtividade e será muito dependente do TVC devido as poucas superfícies de controle aerodinâmico. Interessante também é o “bico” fino. Parece pequeno para que caiba um radar e por incrível que pareça o “desenhista”… Read more »

Bosco

As “gerações” dos caças sempre foram baseadas em características radicais que marcaram cada uma delas de forma a obter uma inquestionável superioridade sobre a anterior. Salvo se tiver mesmo uma versão “não tripulada”, qual seria a característica ímpar que poderá caracterizar essa geração e que a fará superior aos de Quinta Geração? Superhipermanobrabilidade além da capacidade de humana? Se for, em termos de carga “g”, estaria em torno de 30 g tendo em vista o limite da resistência estrutural das aeronaves atuais dentro de projetos atuais. Seria isso suficiente para dar conta de mísseis que puxam 100 g? E os… Read more »

Felipe Cps

Vou repetir a musiquinha, pra não falarem que só falo mal dos projetos russo-chineses: 🙂

“O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai,
O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai

Voce Vale Ouro todo O Meu Tesouro
Tao Charmosa Da Cabeça Aos Pés
Vou Lhe Amando Lhe Adorando
Digo Mais Uma Vez
Agradeço A Deus Por Que Lhe Fez”

Eita coisinha HORROROSA… 🙂

Sds.

andrepoa

Rapaziada, os yankees estão cada vez mais perto da ficção.. só falta projetarem o “zepelin posto de gasolina” do filme ameaça invisivel.
Abraço a todos.

Francisco AMX

Ivan, na na nina não! o F-35 vai papar o SHs, em 2015 deve ser fechada a linha de produção dos SH-E/F e já em 2020 começam a dançar os primeiros na USNAVY! escreve aí… até 2030/35 eles saem de cena! estamos falando de 20/25 anos, e a produção do F-35 deve estar no auge já em 2015, se o mundo não “loquear” claro, ou se o F-35 se mostrar uma péssima aeronave, o que eu não acredito! então não tem lógica fabricar um avião e não encomendar o melhor, que precisa de escala, e fará tudo que o SH… Read more »

Wolfpack
andrepoa

Caro Wolfpack, que esquisitaço meu!!!! Parece um bumbum voador! é, os marcianos já passaram tudo para os americanos..
valeu!

Alecsander

Estol com uma duvida, se os caças de 6ªgeração não serão tripulados, então esta versão com cabines não deveria ser intitulada como 5ªgeração!!!
Alguém poderia me dar uma Luz, sim porque se o F/A-XX tiver versão tripulada, ele não deveria ser intitulado como 6ªgeração, mas sim como 5ªgeração.

Bosco

Alecsander,
ninguém ainda sabe qual o critério adotado para que um caça seja considerado de 6ªG, mesmo porque hoje eles estão ainda em fase de formulação de conceito.
Tudo indicava no meio dos “entusiastas” que o F-35 seria o último caça americano tripulado e que um caça para ser considerado de 6ªG seria não tripulado.
Mas pelo visto os fabricantes não pensam como nós. rsrs
Um abraço.

Alecsander

Bosco

Valeu meu caro.

Um grande abraço.

WarMaster

Como será a 6ª geração?

Gundans?

LOL

[…] F/A-XX, o conceito de 6ª geração da USN […]

Reportagens especiais

Programa AMX: da concepção à modernização

São três letras e um enorme significado para a indústria aeronáutica brasileira. O programa AMX era, naquele já longínquo...
- Advertisement -
- Advertisement -