quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

O que está sendo comentado nos bastidores…

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

rafale-mica2

… Hora de Voo x Salário do Piloto

(Supondo que um piloto da FAB voasse 100 horas por mês:)

  • Valor da hora de voo do Rafale: 9.800,00 € = R$ 24.617,60
  • Salário/hora do piloto brasileiro que irá operar o Rafale: R$ 75,00

Ou seja:

  • Custo Mensal do Rafale (100 horas) = R$ 2.461.760,00 (Dois milhões e meio de reais)
  • Salário Mensal do Piloto (100 horas) = R$ 7.500,00 (Sete mil e quinhentos reais!)

FONTE: E-mail circulando na internet.

NOTA DO EDITOR: Na verdade um piloto de caça da FAB deve estar voando em média 10h/mês, ou seja, abaixo do mínimo de horas para ser considerado pronto para o combate segundo o padrão OTAN, que é de 180h de voo para 12 meses.

SAIBA MAIS:

- Advertisement -

21 Comments

Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan

Agora faça um comparativo entre o custo do Gripen,C/D e estimativas do NG e do SH,e comparem com o Rafale.e digam se a FAB não tem razão em escolher o caça suéco aos franceses.

[]’s

Wolfpack

Se fosse o Gripen NG BR Seria US$ 8.000,00 / hora x 100 horas x 1,75 = R$ 1.400.000,00 mês contra o belo salário de R$ 7500,00 para fazer algo extraordinário e fantástico como voar a aviaçõa de caça. Se não está contente, que se mude, a fila anda, e sei que terá gente mais que suficiente para preencher estas vagas. Agora vamos continuar a loucura deste comparativo: Quanto custa a hora vôo de um Boeing 767 da JAL/Air France/ Northwest/ America Airlines/TAM????? Quanto ganha o piloto desta aeronave??? ‘ O comparativo é tão limitado que eu perguntaria a um… Read more »

carl94fn

Meu Deus!!!
E quanto ganha um piloto de F-22 e B-2 quer isso kra ta de piada?

Luan

O Que tem aver,aviões e pilotos de uma cia provada com a pobre pobre FAB?

DAonde veio o custo de US 8.000,00 pela hora voada do Gripen NG?

sua credibilidade esta indo por água abaixo wolf rss

[]’s

Luan

provada = privada.

ZE

Baratinho, baratinho. A FAB pode pagar!

[]s

kaleu

Galante !

Uma hora dessas você vai fazer um Rafaleiro ter um ENFARTE ! 😀

ABC
kaleu

Hornet

Mauro,

oras bolas, que bastidores? Aqueles bastidores, não sabe, não?! Todo mundo conhece esses bastidores….hehe

Aliás, comenta-se nesses mesmos bastidores, que os custos do Rafale proibirão o tradicional churrasco de fim de ano da FAB. Um assunto de Estado da mais “grave gravidade”!!!

É, tá feia a coisa!

abração

Musashi

Realmente não da para comprar os valores, não faz sentido algum.
Acredito que o ponto em questão, é o baixo salário de nossos pilotos, são gastos milhares de reais na sua formação. Para ter idéia um piloto comercial Comandante da Gol ganha na média R$15mil(±R$6mil para o copiloto). Muitos pilotos Brasileiros mudam para china para trabalhar na China Airlines, ganhando em média R$30mil. Um comandante da Emirates ganha Us$30mil.
Desconheço valores de pilotos militares internacionais, mas com certeza ganham muito mais que os nossos.

kaleu

VIREI INTELECTUAL !

E aquela “histórinha” dos intelectuais de plantão, de que a FAB e o GF estavam em perfeita sintonia na escolha do Rafale? … HEIMMM?

Como virei intelectual agora é minha vez … tenho certeza absoluta que o GF e a FAB estão ainda em perfeita sintonia … e o Lula e NJ escolheram o Gripen-BR ! … QUEM DISCORDA? 😀

kaleu

Luan

É esse papo nos “bastidores” esta estranho mesmo.

Acho que o rafale tem um custo muito maior que 9,800 Euros rss.

PS:R$7000,00 é salario de oficial graduado,se for falar de asp,2° e 1° ten a coisa fica mais feia ainda.

[]’s

Felipe Cps

Hahaha, já imaginaram se um desses pilotos resolve, num momento de insanidade, meter o queijo fedido “na chom”??? Ahahahaha, imagina o prejú na bolsa, rsrsrs… O cara não paga o prejuízo nem se vender o couro pra Yakuza, rsrsrs… Mas de fato, ser piloto de uma aeronave de alta performance não é apenas uma questão de dinheiro. Há que se ter dom e MUUUUUUITO amor à pátria, para se conseguir viver com a dicotomia de ser o comandante de uma estação de batalha que custa dezenas de milhões de dólares, inda mais num país pobre como o nosso. Motivo pelo… Read more »

Humberto

Como já comentei, a minha preferencia é pelo F-18, creio que a hora voo da mesma deva ser menor que a do Rafale, mas não tão baixo assim..Pois então, assuminto que seja verdade o boato que o NG ficou em primeiro, o F-18 em segundo e o Rafale em terceiro (assumindo tb que o hora voo do NG esteja estimado em 8 mil dolares), então não é só a hora voo que está pegando no Rafale.. Estou errado? Antes que os simpatizantes do Rafale comecem a jogar pedra, não estou de forma alguma questionando a qualidade e sim tentar aumentar… Read more »

Wilson Giordani de Souza

“FONTE: E-mail circulando na internet.”

Eu ri.

[]s

Wolfpack

Humberto, Segundo a última Isto é os custos hora dos aviões estão da seguinte maneira: “A hora-voo do F-18 está em US$ 11 mil, enquanto a do Rafale é de 9,8 mil euros (US$ 14 mil). Já a do Gripen, segundo a Saab, seria de US$ 4 mil. O problema é que a própria comissão técnica da FAB, a partir de cálculos baseados em dados de manutenção extrapolados do Gripen C/D (versão anterior ao NG), encontrou um valor diferente do informado: US$ 8 mil. Na Noruega, os técnicos estimaram esse custo em US$ 10 mil.” O que têm contra o… Read more »

Ivan

Amigos,

Esta comparação é superficial e, me desculpem, ridícula.
A fonte é também muito vaga.
Qualquer um pode começar uma corrente na internet defendendo qualquer coisa, sem se identificar.

Ainda bem que estava ausente ontem a noite…

Abç,
Ivan.

Humberto

Eu tinha na cabeça o valor de U$10.000 da hora voo do NG, creio que este valor seja o mais realista (pode até abaixar para os us$ 4.000 quando tiver centenas de NG (quem sabé né ?)).
Eu ouvi de algumas pessoas (que admiro) que a Embraer pelo modelo de negocio atual, prefere o F-18, pois esta parceiria seria mais lucrativo (sempre temos que lembrar que o mercado militar dela é bem menor que o civil) e não o NG (pois a força da SAAB é menor que a da Embraer).
Sabe-se lá onde está a verdade..
Abraços

Francisco AMX

Conta fantasiosa, se um piloto da FAB voasse 100 horas mês ele tb receberia por hora vôo, e seria o piloto mais treinado do mundo! voando 30 minutos todos os dias… sábados e domingos, feriados… ou então 1 hora a cada 2 dias, ou 2 horas a cada 4, ou 3 a cada 6… é de rir! Mas mesmo assim esta relação salário do Piloto x hora vôo, que contempla a fadiga, troca de peças, revisões, uma galera de 6 a 12 profissionais…. não é só o piloto que faz parte do custo hora não! tem seus colegas! mecânicos e… Read more »

ZE

Engraçado, o Edouard Guillaud, Chefe Do Estado-Maior Particular Do Sarkô, disse que a hora de voo do Super Hornet era de 7 mil Dólares.

Nada surpreendente, dada a tamanha ESCALA do vetor do Grande Satã do Norte.

[]s

Felipe Cps

ZE, é que o Edouard Guillaud é um vendido “prus americanu”, rsrsrs…

Foi mal Chicão, mas num deu pra resistir, rsrsrs 🙂

Abs.

João Prestes

“FONTE: E-mail circulando na internet.”

Esse blog está mais decadente a cada dia

Reportagens especiais

Lenda Mach 3: North American XB-70 Valkyrie

Tendo voado pela primeira vez há mais de 50 anos, o XB-70 Valkyrie foi um obra-prima tecnológica do seu...
- Advertisement -
- Advertisement -