F-X2: decisão pode ficar para 2011 segundo parlamentares da base aliada

192

Marcio Falcão e Gabriela Guerreiro

vinheta-clippingParlamentares da base aliada do governo e da oposição afirmam nesta sexta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode deixar a decisão sobre a compra de 36 aviões-caça da FAB (Força Aérea Brasileira) para o seu sucessor.

Em meio ao impasse entre as áreas técnica e política do governo sobre a compra das aeronaves, deputados afirmam que o adiamento da decisão seria a solução para evitar desgastes ao presidente –tanto com o governo francês quanto com a área militar do governo.

“O atual encaminhamento do processo de escolha do processo de renovação dos aviões da FAB coloca em risco a tomada de uma decisão estratégica para a defesa do país. Nas conversas que nós temos, é claro o sentimento que algumas autoridades de que esse projeto corre o risco de ser adiado indefinidamente”, disse o deputado Rocha Loures (PMDB-PR).

Segundo o deputado, que é relator na Câmara do projeto que discute mudanças no Código Brasileiro de Aeronáutica, interlocutores de Lula afirmam que o presidente ficou insatisfeito com o vazamento à Folha do relatório técnico da Aeronáutica sobre os caças. Por isso, de acordo com Loures, Lula estaria avaliando a possibilidade de adiar a decisão.

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, disse acreditar na possibilidade de Lula adiar a decisão sobre a compra das aeronaves. “O projeto FX-2 começou lá atrás, no governo Fernando Henrique Cardoso. O Lula ou faz acordo com a França, ou deixa isso para frente. Não vejo espaço para uma terceira opção”, afirmou.

Jungman afirmou que o adiamento da decisão pode trazer problemas à campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República. “Pode se transformar em um peso político-eleitoral. Algo que se manteve no âmbito técnico-político, agora pode descambar no ano eleitoral”, afirmou.

Relatório

Reportagem da Folha publicada hoje afirma que o ministro Nelson Jobim (Defesa) apresentará ao presidente Lula seu próprio relatório sobre a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira), podendo rever o critério de pontuação dos seis itens avaliados tecnicamente para cada avião e que, confrontados, deram o primeiro lugar ao sueco Gripen NG, fabricado pela empresa Saab.

A Aeronáutica manteve o ranking antecipado pela Folha na última terça-feira para a compra dos 36 caças por até R$ 10 bilhões: o Gripen NG em primeiro lugar, o F-18 da Boeing norte-americana, em segundo, e o Rafale, da Dassault francesa, em terceiro. O francês é o preferido de Jobim e de Lula, que defendem negócio com a França porque o país é seu ‘parceiro estratégico’, com o qual assinou grande acordo militar em 2009.

Lula chegou a anunciar ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, em setembro do ano passado, que o Brasil estava disposto a negociar com o país europeu a compra dos aviões. A FAB, por sua vez, elegeu o avião sueco como preferido da área militar.

Jobim, porém, irá analisar todas as informações e a confrontação de dados e poderá fazer a reavaliação do sistema de pesos e notas para cada critério antes de levar uma posição da Defesa a Lula, a quem cabe a decisão final da compra. Como hipótese: a Aeronáutica pontua mais a questão operacional (20%) e menos a contrapartida comercial (15%), e Jobim não descarta, em tese, inverter esse peso.

FONTE: Folha online

NOTA DO BLOG: mas não foi assim o final do F-X no governo anterior?

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

192 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Infelizmente pode mesmo ser assim !!! Neste caso perdemos mais uma vez. O que será que há na verdade com o processo de escolha ?? Ou será uma maldição que rogaram á FAB ?? Já ouvi e lí um milhão de explicações, mas parece sempre estar faltando algo……. O Plano B poderá vingar !! mais sucata por aí…. Sobre a notícia : “Como hipótese: a Aeronáutica pontua mais a questão operacional (20%) e menos a contrapartida comercial (15%), e Jobim não descarta, em tese, inverter esse peso” Ora, mais isto não aconteceu no finado FX-1 ??? Onde se privelegiava mais… Read more »

Lol

Porcaria,
Próximo governo. Cancela logo esse F-X2 e abre o F-X3 logo antes que façam mer.. na aquisição dos aviões.

doodle

infelizmente,tenho a nitida impresao que o F-X2 terminará igual ao primeiro.
CANCELADO!!!!

doodle

impresao=impressão

Bosco

Êta 7 de setembro que vai ficar pra história.

Meirelles

PERFEITO!!!! FHC passou a bola pro lula e ele passará ao sucessor e assim por diante. Dessse jeito,sabe quando teremos novos caças??? NUMCA!!! Tudo culpa do nosso querido presidente que falou merd**** na hora errada e criou essa confusão toda.Se ficasse quieto se apenas anunciasse o vencedor,no caso o Rafale,evitaria esse desgaste totalmente desnecessário. Se o negócio estivesse fechado no FX-1,os novos caças já estaria entrado em operação na FAB(ou estariam entrando),ou seja, a FAB prescisa de novos caças pra ontem. Pô,Lula,quer comprar o Rafale,então compra logo a p***** do Rafale e aprove uma lei que garante a verba pra… Read more »

Luis

Possivelmente, o J. Serra no ano que vem (se for eleito – muito provavelmente)comprará diretamente o F18 SH.

Ricardo

Eu sabia…

Fomos enganados pela segunda vez pelo segundo presidente seguido…

Eh muito para nossa cabeça…

[ ]´s

Alexandre

Bem feito para fab, quis envolver a impressa no meio e agora vai pagar pela burrada.
Rafale e Sh são muito avião para pouca força aérea. Que continuem a voar nos f-5M e que a verba do vfx-2 vá para o exército.

robertobozzo

A meu ver, se for cancelado o FX2, abre-se uma brecha… a compra direta do SU35 como caça “tampão” até o FX3…cairia como uma luva, o governo renovaria a frota da FAB (então não poderia ser acusado de não ter feito nada), a FAB teria um dos melhores aviões do mundo ( então não poderia reclamar de nada), o Jobim não teria que explicar nada (afinal, o FX2 fora cancelado) e a vida seguiria seu curso… Aliás dizem que o SU35 é mais barato que o Rafale e o SH, então o Lula diria que além de melhorar as FAB… Read more »

Robson Br

A folha está tentando justificar a publicação de relatório desatualizado. O jornal Estado de São Paulo e outros jornais como o Jornal do Comércio, já tratam o assunto de forma diferente. Foi infeliz a atitude de alguns da FAB, pois não pensaram na força e nem no país. Atitudes revanchistas como essa que prejudicam o a FAB. Nem todos lá dentro pensam desse jeito. Não está em jogo o caça, pois foram eles que geraram a short list. Está em jogo mais os interesses pessoais. como podem pontuar um caça que está em desenvolvimento. Qual será o custo final de… Read more »

Fly Man

Aff ¬¬’

Vou torcer para o Chile agora.

Rodrigo Marques

Os parlamentares da base aliada devem estar com medo de uma CPI em pleno ano eleitoral…

Eu ainda fico com a declaração de 7 de Setembro. Ali foi decidido, de maneira atabalhoada e precipitada, como todo improviso que se preze.

Robson Br

Alexandre em 08 jan, 2010 às 22:38

É por aí mesmo. Atitude revanchista e inconsequente de alguns, pode prejudicar muitos.

robertobozzo em 08 jan, 2010 às 22:39

A FAB não compraria um caça russo, apesar da preferência dos pilotos. O NÃO foi dela.

Fly Man

20 anos la le foram

FX1 e FX2

mas pensem bem, deve ser aquelas noticias escrotas como sempre.

Não vou aguentar mais 10 anos de FX3, poxa, eu tenho que casar e ter filhos caramba. Quero viver a minha vida e não esperar o milagre.

Senta a Púa!

A FAB não sabe o que quer, o GF já demonstrou ser imaturo em questões delicadas (Defesa/política externa), ambos são motivos de piada em foruns tanto nacionais quanto internacionais de defesa.
Acompanho o FX há mais de 10 anos, e estou desistindo hoje de ser expectador dessa palhaçada.

gerson

Caros amigos, Nunca antes na historia deste país tivemos um governo tão trapalhão na hora de fazer as coisas certas, como exemplo: o nosso amado presidente assina um decreto de direitos humanos(que só vale pra apoiar maginal) e tenta prejudicar os militares e com isso toda a nação poderá vir a ser vítima do que possa acontecer. Quando não uma simples decisão sobre os caças foi transformada em um circo, porque, já que cabe ao presidente a tal decisão, não foi logo tomada e para que um relatorio tão bem elaborado? já que não iria servi de nada! essas coisas… Read more »

Fly Man

robertobozzo em 08 jan, 2010 às 22:39

” A meu ver, se for cancelado o FX2, abre-se uma brecha… a compra direta do SU35 como caça “tampão” até o FX3 ”

Vai nessa!No maximo uns F-5 bem usados e podres.

ermiro.brito

boa noite! Isso demonstra o que venho dizendo a imaturidade da FAB, pois se algum dos caças não servia não deveria ser classificado! Nesta queda de braço com o executivo quem perde é a FAB e o povo brasileiro. Meus amigos temos de pensar grande condizente com a nova posição do país, independente do caça o orçamento vai ter de ser equalizado mesmo e todas as propostas tem pontos fortes e fracos, no final elas se equivalem. Ademais as compras de defesa são assim, sempre envolvem interesses estratégicos que nem sempre são compreendidos, mas que em sua maioria gera frutos… Read more »

MOKITI

Agora sim a FAB VAI FICAR FELIZ,vão comprar mais caças F-5,vão modernizar,quem foi o grande estrategista da Fab que deixou vazar essa informação,achando que iria forçar o Governo,na escolha do Grippen,agora nem cara nem coroa,tomara que a Saab,boenig e até mesmo a Dassault taquem um processo na Fab ou no Governo,é uma grande palhaçada,a grande Fab desmoralizou o país,se mostrou insubordinada,faltou o respeito a constituição,e parece que não está nem ai. A FAB vai virar o grande lixão mundial de F-5,infelizmente se queremos ter caças descentes teremos que esperar a Marinha comprar seus Porta AVIÕES e os caças embarcaços,agora quem… Read more »

MOKITI

Presidente sugiro a vc ,se for cancelar ,pega essa grana dá metade para o Exercito,comprar os sistemas anti-aereo dos russos,dá uma grana para a marinha adiantar seus porta-avioes.
E deixa a fab com o que ela mais gosta F-5.

Meirelles

O Rafale F3 é o mais caro do FX2,mas eu particularmente o considero no mesmo nível do F-15k da coreia do sul,ou mesmo do typhoon na sua ultima versão. Acho totalmente injusto comparar ele com o preço do Gripen NG ou mesmo do F-18 SH. É o mais avançado caça de 4,5 geração em operação do mundo,e se o GOVERNO quiser tê-lo em operação na FAB vai ter que pagar bem mais por isso e continuar pagando para manter ele em plenamente operacional. Esse é o preço pra quem qer ter uma Força Aérea moderna e ter algum tipo de… Read more »

Rogério

E ainda tinha gente que achava que o episodio de 11/setembro fosse jogada para baixar o preço heheheh, pura lambança do mulla.

[]s

Robson Br

gerson em 08 jan, 2010 às 22:46

Esse PAK-FA vai demorar tanto, que a india vai fazer ser FX não é à toa. Não é viável no momento. Precisamos de um caça pronto.

ermiro.brito em 08 jan, 2010 às 22:47

concordo contigo. Infelizmente as vaidades pessoais dentro da FAB estão prejudicando ela mesmo.

ZE

Vou ser sincero:

Todos sabem que, na minha humilíssima opinão, o Gripen NG é, de longe, o melhor vetor para nós. Depois, viria a Super Vespa.

O Rafale seria um erro histórico.

Dito isso, ponham uma coisa nas vossas cabeças-O Rafale já foi escolhido meses atrás. O Lula irá comprá-lo e ponto final.

Estou tão seguro disso (falo com pesar), que pago 2 reais para cada 1 real apostado.

Alguém se habilita?

Fly Man

Não venha culpar a FAB por essa porcaria.
Bote a culpa no governo, como medo de investigação, processo dos perdedores, resolveu cancelar essa merla.

Eu sempre falo, políticos não prestam, afunda o país, são verdadeiros lesa pátria.

NÃO CULPEM E FAB ELA INCOMPETÊNCIA DOS POLITICOS

MOKITI

É triste cara ver a Venezuela com seus problemas economicos,falta de infra-estrutura,ter uma força aerea 10x melhor que a nossa,seus pilotos podem dizer,voamos em caças e não em caroças.

robertobozzo

Robson Br em 08 jan, 2010 às 22:43
concordo que o NÃO foi dela, mas quem compra é o governo, não a FAB, como estamos vendo agora.
E vou ser sincero, não acharia ruim não rsrs

Fly Man

MOKITI em 08 jan, 2010 às 22:55

“seus pilotos podem dizer,voamos em caças e não em caroças.”

Pelo menos, nós, podemos dizer, eu não passo fome.
Na venezuela, estão comendo petroleo, falta comida, falta tudo.
Melhor voar numa carroça, que morar numa republiqueta comunista.

MOKITI

Fly Man não tem nada haver com o governo a FAB já sabia que isso iria acontecer,ela jogou verde pra tentar colher maduro,algum louco de dentro da FAB pensou,vamos vazar esse relatório velho,ai como está em época de eleição,vamos forçar o lula,e se não der vamos de rafale,ou esse relatório veio a imprensa como,e logo para esse jornal que só destaca coisas ruins do governo,eles foram tão burros que escolheram errado,deveriam ter vazado para a Veja,só que a jogada deu errado,ou aparenta estar dando errado,pois vai começar o LOBY de quem não tem chance pra cancelar o programa. Esse governo… Read more »

Baschera

Fly Man em 08 jan, 2010 às 22:47

Sim….. serão de Cingapura !!!

Sds.

Luter

Se os PMDB, e mais algum direitista ganhar, digam adeus ao FX2

Torçam para a Terrorista DILMA ganhar, quem sabe…

Mauricio R.

A FAB pensou no pais e não se curvou a imposição do petralhismo.
Vai pagar caro pela afronta.
Lula vende o pais baratinho, ao maoir adversário ao fim dos subsídios agricolas europeus, grande parceria estratégica essa!!!
O Rafale não acrescente nada que a concorrência não tenha melhor, não se destaca, é bege, sem graça, completamente anacrônico.

Robson Br

ZE em 08 jan, 2010 às 22:52 apesar de não concordar com suas opiniões quanto aos caças, concordo que o caça já foi escolhido e que o processo já deve estar adiantado. Falo também (minha opinião), que quando o Saito/Jobim fizeram uma escala em paris e encontraram com o presidente da comissão, tudo já estava encaminhado. Como também o famoso relatório a ser apresentado vai ser uma surpresa. Foi um erro histórico cometido por alguns da FAB ter divulgado este relatório de setembro. Daqui para frente, a FAB sempre vai ter que enfrentar o despreso por partes de políticos de… Read more »

Baschera

Enquanto isto….. na Índia, aquele país que menos tem privadas no mundo, pobre e muito desigual…. confirmaou a compra de 10 C-17 da Boeing….pois eles não brincam com defesa… e nós vamos de sucata de novo. C’est la vie….

Sds.

ermiro.brito

CONCORDO PLENAMENTE E OLHA QUE SOU ANTI(PT)!!! Fly Man não tem nada haver com o governo a FAB já sabia que isso iria acontecer,ela jogou verde pra tentar colher maduro,algum louco de dentro da FAB pensou,vamos vazar esse relatório velho,ai como está em época de eleição,vamos forçar o lula,e se não der vamos de rafale,ou esse relatório veio a imprensa como,e logo para esse jornal que só destaca coisas ruins do governo,eles foram tão burros que escolheram errado,deveriam ter vazado para a Veja,só que a jogada deu errado,ou aparenta estar dando errado,pois vai começar o LOBY de quem não tem… Read more »

Fly Man

MOKITI em 08 jan, 2010 às 23:01

Pode ser, mais ainda conta também o “desgaste” que o governo sofreria com um possível processo dos outros dois concorrentes, isso se as fabricantes do Su-27, Typhoon, isso e aquilo não forem também, afinal, não era uma competição? então era pra ter vencedor e não o escolhido pelo $$$$.

Agora é que eu quero ver

MOKITI

Fly man não é bem assim,que na venezuela se passa fome,eu tb não gosto do chavez,mas não considero ele inimigo do nosso país,os maiores estão aqui dentro,e tem outra a venezuela é uma das maiores compradoras de produtos brasileiros,gera emprego para muitos dos nossos irmãos ,nunca fizeram nada contra o brasil,ai vem aquela velha retorica de ditadura venezuelana,existe ?,sim existe como existe tb a chinesa que é 200x mais brutal,truculenta,e alguém reclama,eu acho o seguinte eles são livres vivem da forma que quiser cabe ao brasil respeitar a forma como o povo venezuelano escolheu a forma de ser governado,e eles… Read more »

MOKITI

Sabe Fly man é triste ver o quanto nosso país pensa de forma mediocre,se fala tanto dos americanos deveriamos pensar como eles,no lado da alta confiança,do pragmatismo.

Meirelles

A FAB tem culpa sim. Primeiro porque ela arregou literalmente mudando o relatório final,por pressão do governo. Segundo ela sabe que o Rafale é o mais avançado,mas não o indicou porque ficou com medo de faltar verbas pra manutenção.Oras,se ela sabia da preferência do governo,cobrasse dele a garantia de aumento do orçamento pra manter os Rafales pelos próximos anos,simples assim,e se o governo recusasse a aumentar, aí sim mudasse a decisão pro segundo melhor vetor. Agora a FAB fica aí fazendo miserinha de caça pra nós comprando o caça mais baratinho,o Brasil vai ser potencia militar onde??? Não estou desqualificando… Read more »

Wolfpack

A FAB cavou sua própria cova e agora têm seu programa enterrado. Demorou. R.I.P. FX2. Se a FAB não consegue controlar seus membros que pague por isso agora. Poderia ter resolvido de uma outra forma, conversando, e explicando aos turrões do Governo sua preferência, mas deixou-se envolver no pior dos mundos, a Imprensa Sensacionalista de Plantão. Perde não somente o FX2, mas sua credibilidade internacional e compromete também as outras duas Forças. É uma vergonha. Vazamento de informação confidencial e militar é crime. Antes de birra, conversa. Deveria por sinal ter agido antes de 7 de setembro, sabendo que o… Read more »

Robson Br

Baschera em 08 jan, 2010 às 23:08

O TO da índia é diferente do brasil. Não temos os mesmos problemas com os visinhos.

As nossas preocupações são na realidade precaução.
Mas na índia a realidade é realidade mesmo. Eles não estão no caminho errado. Mas como nossas necessidades em termo de defesa, é mais preventiva, concordo que deveremos investir mais no desenvolvimento, educação…..

MaeL

EU AMO O BRASIL…
Mais odeio os seus governantes…..

Que odio…pqp.

Rogério

Se o MULLA se importasse mesmo com a defesa compraria o que a FAB e a indústria aeronáutica escolhesse, mas não, ele queria o Rafaleco de qualquer jeito.

Joguinho sujo de cartas marcadas pro Rafaleco ganhar, só Deus sabe o que foi prometidos aos PeTralhas pra eles defenderem essa jaca.

[]s

Rogério

WELCOME FX-3

Robson Br

Rogério em 08 jan, 2010 às 23:21

você conhece os reais interesses de alguns dentro da força pelo gripem. Não tem bonzinho nos negócios não.

Getulio - São Paulo

Não sou pessimista, mas já havia comentado no ano passado, quando botaram o Lula na parede e prorrogaram a decisão, que se virasse o ano, o FX-2, já era, por conta do ano eleitoral, outras prioridades. E vejam quantas prioridades, inundações, desabamentos de pontes, de cidades, bairros alagados, milhares de famílias sem casa, etc. comprar caças neste ano, só se tivessem agido como a Marinha do Brasil, com objetivo definido e competência. Paciência, né. é melhor o governo investir este dinheiro em área estratégica como o Programa Espacial Brasileiro, e fabricação de foguetes e mísseis, além de mais barato é… Read more »

CMG Omicron

Serra comprando 120 F-35 em 2011 pra que ToT cheia de suposições onde ninguém sabe ao certo o que será ou não transferido, o que importa são os vetores voando, a entrada de verbas para nossas indústrias podem vir a médio prazo com o aumento da confiabilidade internacional do Brasil e estreitamento das relações com os norte-americanos.

MOKITI

Mauricio R.,vc diz que o PT vende o brasil,vc está errado,quem queria vender o brasil e não conseguiu foi o PSDB,eu votei neles e me arrependo muito,eles não engregistas de carteirinha com o o Menem na Argentina,vou te dar um Exemplo de como esses senhores são,os mesmos que estragaram o FX2,Eu sou natural do ESTADO DO RJ,E NA EPOCA DO GOVERNO FHC,QUANDO HOUVE O ACIDENTE DA PLATAFORMA DA PETROBRÁS EM MACAÉ,SE JOGOU A CULPA NA PETROBRAS,FORA OS OUTROS INCIDENTES DE VAZAMENTO DE OLEO,MAS EU ESTAVA TRABALHANDO EM MACAÉ NA PARTE DE INFORMÁTICA DE UMA PRESTADORA DA PETROBRAS,E A CULPA NÃO… Read more »

Baschera

Robson Br em 08 jan, 2010 às 23:18

Robson, sabe qual o problema do Brasil ??

É que, ao contrário da Índia, aqui só tem índio !!!

Sds.