Home Sistemas de Armas Northrop A-9A

Northrop A-9A

5489
8

A-9A b

vinheta-perfil-aereoO Northrop YA-9 foi um protótipo de avião de ataque desenvolvido para a USAF,  preterido em favor do Fairchild YA-10, que se tornou o A-10 Thunderbolt II. Ambas as aeronaves foram projetadas em resposta ao requerimento A-X da USAF para apoio aéreo aproximado (Close Air Support – CAS), em posições avançadas no campo de batalha.

A-9A a

A aeronave escolhida deveria ser capaz de operar de pistas não preparadas, levar blindagem adicional e ser capaz de manter-se bastante tempo sobre a área alvo.

O A-X seria o substituto moderno do A-1 Skyraider que realizou missões de ataque no Vietnã com mais eficácia que os jatos supersônicos. No início, considerou-se equipar a aeronave com turboélices, mas no final turbofans foram selecionados.

A-9A c

O A-9 usava turbinas Lycoming F-102, enquanto o A-10 usava a GE TF34, a mesma do S-3 Viking. O YA-9 voou pela primeira vez em 20 de maio de 1972.

O Programa A-X também desenvolveu um canhão poderoso do tipo “Gatling” para a aeronave vencedora, o GAU-8 Avenger de 30mm, mas para os testes de voo o YA-9 e o YA-10 foram equipados com o M61 Vulcan de 20mm.

General Electric GAU-8/A

NorthropA-9A-1

A10cutaway

Comparando-se as aeronaves, nota-se que os motores do A-10 ficam numa posição mais protegida contra mísseis lançados de ombro. A cauda dupla do A-10 também mascara a assinatura infravermelha e o ruído, oferecendo redundância caso uma cauda seja destruída por fogo antiaéreo.

A competição entre os protótipos do A-9 e do A-10 ocorreu entre 10 de outubro e 9 de dezembro de 1972, com o YA-10 declarado vencedor em 18 de janeiro de 1973. Os dois protótipos do YA-9 foram repassados para a NASA e depois desativados.

YA-9A_71-1368_20031112_014

YA-9A_71-1368_20031112_009

FICHA TÉCNICA DO A-9

  • Tripulação: 1
  • Comprimento: 16,3m
  • Envergadura: 17,4m
  • Altura: 5,4m
  • Área alar: 53,88 m²
  • Peso vazio: 10.467kg
  • Peso carregado: 12.961kg
  • Peso máximo de decolagem: 18.958kg
  • Propulsão: 2 x Lycoming YF102-LD-100 turbofans de 3.400kg de empuxo cada
  • Velocidade máxima: 837 km/h
  • Relação peso/potência: 0,33
  • Armamento: 1 x 20mm M61 Vulcan
  • Até 8.350kg de armamentos

8
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
francisco marcos andrade de oliveir OliveiraMANautilusBrazilianoCANGA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jacubâo
Visitante

Ainda bem que não ganhou. Cruz credo…

Sopa
Visitante
Sopa

Tudo que eu queria ser, bonito e poderoso !!!

Rsrsrsr

Sds.

Lol
Visitante
Lol

O Brasil poderia visitar um desses “cemitérios”, dar uma olhada neles e comprar alguns pra fazer um desenvolvimento de novos aviões.

CANGA
Visitante
CANGA

parece um peru com asas de galinha…que bixo mais feio!

Mas o A-10 e feio tambem(isso não faz diferença), mas e um poderoso caça de ataque que talduas dezenas desses voando em santa cruz ou santa maria fazendo par com os A1…lol

Braziliano
Visitante
Braziliano

Será que a Northrop para projetar o YA-9, contratou os projetistas ingleses do Nimrod, Javelin, etc.?

Nautilus
Visitante
Nautilus

Sou mais o A-10, mas já repararam como o A-9 é parecido (ou seria o inverso?) com o Sukhoi Su-25 Frogfoot tambe;m de interdição? Será que foi de onde os russos tiraram a “inspiração”para o Frogfoot?

MA
Visitante
MA

Boa matéria, o Galante pelo visto não deixou passar despercebido os comentários na matéria anterior.

Realmente parece com o Su-25 bastante

francisco marcos andrade de oliveir Oliveira
Visitante

eu mebro da aeronaltica desde 1975 falo que logo vou estar na aeronaltica