… se não tem beleza, voa mal.’ A frase é de Marcel Dassault e o Rafale, com certeza, voa muito bem.

rafale_show1

rafale_show2

rafale_show3

rafale_show4

rafale_show5

rafale_show6

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington

Concordo em partes, pois o F-22 e o SU-35 BM são mais belos e voam melhor, porem o Typhoon não é tão belo em todos os ângulos e voa tão bem quanto o Rafale, desta forma esta frase se torna meio sem sentido.
Um grande abraço a todos…

Welington

Mas tenho que ressaltar que acho o Typhoon bonito, mas com certeza este não é o gosto da maioria…

Xande

Concerteza o avião mais bonito, superando f-22, acho que empata com o su-27

Craveiro

Eu conheço frase similar a essa, mas atribuida a Sir Geoffrey De Haviland.

Craveiro

Senhores, aviões, de modo geral são belas máquinas.
O que me dizem do EMB 121 Xingu, só para citar um exemplo?

http://www.airfln.com.br/detalhe.php?id_foto=1919

casag

Saudações colegas, bom ano novo a todos

Realmente os caças são os desenhos mais belos que a humanidade já produziu.

JZG_Pedro

É de fato uma grande verdade. A maioria dos aviões feios voam mal, e vice-versa.

carl94fn

sei que gostei das fotos!!

Rogério

Welington,

Acho o Typhoon bonito voando mas no chão acho ele desengonçado que nem o Rafale-M, ficam com o nariz muito inclinado pra cima, já o Su-30 com o nariz inclinado pra baixo é lindão.

[]s

Francisco AMX

Só pelas fotos o Rafale vale uns 6 Gripens! 🙂 já na guerra apenas 2 ou 3… rsrsrsrs

Wolfpack

Aviões comerciais eu votaria no Concorde e no novo Boeing 787 Dreamline.
Aviões Militares eu acho o F15 e F16 os maiores exemplos de linhas elegantes aliadas a funcionalidade de um projeto junto com os Mirage 2000 e SU27. Nesta ordem.
Helicopteros, o UH60 Blackhawk, AW101 (EH101)Merlin e os Aérospatiale Dauphin.
Fui…

robertobozzo

particularmente acho o F22 e o SU27 mais bonitos, mas o rafale é show também…

Francisco AMX

Vai ter um tópico sobre os possíveis custos do NG para o Brasil… para a FAB? acho que os editores poderiam colocar isso na pauta! é muito importante! já que ao ver de quem tem alguma noção os custos do NG são uma incógnita! sendo projetado em conjunto com as empresas brasileiras eu posso afirmar que este caça custará bem mais do que alguns imaginam! e certamente ultrapassará o valor do Rafale! não seria este o real interesse das indústrias? eu posso afirmar que sim! já que o valor não está fechado em contrato, dependerá de um monte de variáveis…… Read more »

Wolfpack

Já viram o cockpit de um Raptor, observe na foto abaixo que não é assim um exemplo de modernidade, mas ai está https://uscockpits.com/Jet%20Fighters/FA-22%20Raptor.jpg este site apresenta alguns outros paineis de instrumentos, é muito legal. Nos Estados Unidos o avião de combate deve ser apresentável, ter certa elegância, para servir de ícone na cabeça das crianças, futuros pilotos de combate, para que cada um comece a sonhar com aquelas linhas. É um cuidado especial que as Forças devem ter por lá. A dificuldade de se conseguir linhas elegantes em aviões furtivos é enorme. Se olharmos o F22 lateralmente notem o formato… Read more »

Rogério

Essa quarta foto é um espetaculo.

Wolfpack

Francisco AMX, amigo, sei que muitos não gostam da revista Veja, mas a desta semana vale a pena pela reportagem sobre “Os desvios Subterrâneos” . Empreteiras destas que todos conhecemos ganham uma licitação do Governo para uma obra de drenagem de uma área, com um valor bem lá embaixo, depois de algum tempo encontram uma não conformidade e voltam ao Governo afirmando que é necessário drenar um área maior ou anexa senão uma obra como uma Refinaria não pode ser concluída ou ir a Frente e pedem mais recursos. Pare esta nova fase não é necessário licitação, e logo, o… Read more »

Carlos Augusto

Olhando a 3 e 4 foto da pra se vê a beleza do Rafale, uma verdadeira maquina de guerra, pena que eu esqueci o meu babador e babei no meu teclado.rsrs

Wolfpack

ATENÇÃO aos DETALHES, amplia as fotos, principalmente a quarta e sexta foto e verão o final das secções das asas e canards do Rafale e as emendas dos anéis da fuselagem central perto dos nozzles do motor com desenhos serrilhados parecidos com os de caças furtivos. Seriam características furtivas do Rafale?
Conseguem notar estes detalhes?
Abs

Francisco AMX

Concordo Wolf! só o Kaleu e o Felipe e o ZE acreditam em custo fixo do NG! como a SAAB pode garantir isso? é só olhar as empreas se equipando investindo para dar andamento ao projeto, para simplesmente acatar o preço da SAAB? os atrasos prováveis elas irão absorver? piada não é? mas fazer o quê…. NG só para 20e vinte poucos se o Brasil entrar nessa barca… pode já já, começar a fazer água… e bomba de drenagem não é barato! eu tenho plena convicção que por si só o NG já sairia o custo de 2 SH facinho!… Read more »

Bosco

Wolf,
calma! você está vendo coisas. rsrs….
Falando sério, a Dassault não teve tanto esmero em reduzir o RCS do Rafale não senão teria dado um jeito de enfiar a sonda de reabastecimento pra dentro.rsrs…

O mais interessante das fotos, além do Rafale obviamente, são as bombas AASM propulsadas a foguete. Na verdade não são bombas de verdade e sim mísseis. Além do foguete têm aletas dobráveis.
Parecem ser da versão guiada somente por GPS-INS já que a cabeça de orientação não tem uma “janela” para o imageador térmico.

Nick

O Rafale é um dos caças mais bonitos mesmo 😀

Minha única critica no design dele seria…porque eles não já fizeram ele com geometria sthealt??? e um espaço maior entre as turbinas para colocar um cargo bay …

aproveitando : Bosco, você sabe qual o RCS de um Gripen? maior ou igual de um Rafale , por exemplo?

Wolfpack

Pode ser mesmo Bosco. Abs procê e pro Chicão.
Isso me chamou a atenção dias atrás, mas não consegui confirmar. As secções da fuselagem dos outros vetores não apresentam este serrilhado, pode ser estrutural devido aos materiais compostos.
Abs

Bosco

Nick,
não sei não. Mas acho que o RCS do Gripen deve ser equivalente ao dos atuais caças de 4ªG+, entre 0,1 e 1 m2 no setor frontal em configuração limpa ou de defesa aérea mínima (mísseis nos pontos duros ventrais).

Vplemes

O rafale seria bem mais bonito se a Dassault tivesse embutido aquele probe de reabastecimento. Da maneira como ficou, parece que tem um chifre espetado, muito ante-estético, e imagino que não deve ajudar em nada na diminuição do rcs.

Robson Br

Wolfpack
Francisco AMX

concordo com voçês. temos que conhecer os valores reais do Gripen NG e seu atual estágio de desenvolvimento. Quanto tempo ele realmente vai ficar operacional e o que com certeza não vai ter embargo americano.

Sirkis

Saudações!

Reparem na entrada de ar, antenas por todo o avião. Ranhuras na fuselagem. A forma do radome. O local dos canards em relação à fuselagem. O dorso. A barriga do avião de forma oval. O probe de reabastecimento.
Em nada ajuda para diminuir o RCS. Só aumenta. E também, a França não tem nenhuma experiência nesse campo.

Boa Noite!

Alfredo.Araujo

Essa sonda fixa de reabastecimento no Rafale é a mesma coisa q colocar um bigode na Monalisa !!! Estraga o desenho perfeito…

Wolfpack

Nick, nos vídeos sobre o Rafale no Poder Aéreo e Naval dizem que durante o desenvolvimento do Rafale omanter o perfil compacto da fuselagem era uma das metas e também em ocorrência de falha de um reator, o comportamento da aeronave permanece estável. São duas razões para os reatores gêmeos muito próximos.
http://www.aereo.jor.br/2009/12/29/le-roi-du-ciel/
http://www.naval.com.br/blog/2009/12/29/rafale-marine-no-charles-de-gaulle/
Abs

Wolfpack

A Sonda de reabastecimento poderia ser algo igual aos dos Super Etandard e F18, mas nunca iguais aos do Gripen C/D que já sofreram considerações/críticas por parte da FAB no FX1.
A Dassault deve ter suas razões. Os vídeos acima dão uma dica onde se tentou simplificar os conceitos da aeronave.

Mauricio R.

“com desenhos serrilhados parecidos com os de caças furtivos. Seriam características furtivas do Rafale?”

Estão mais p/ geradores de vórtices, devem energizar o fluxo de ar no bordo de fuga da superfice de modo a afastar algum remuo que criaria arrasto.
Se esse serrilhado tivesse alguma função stealth, seria entre a parte fixa e a superfice móvel da asa.

Ivan

Sem dúvida é o mais belo caça entre os três finalistas do F-X2. Pena que seja tão caro para adquirir e operar. Chicão, Armados ambos com mísseis Meteor um Rafale vale o mesmo que um Gripen NG (meu preferido), ao menos quando ambos estiverem com radares AESA. Mais hoje quem fica ‘enxergando’ todos de longe é o SuperHornet, que já está de AESA… fazer o que, o ‘bichinho’ nem é tão bonito mas está pronto. Bosco, Acredito que um caça de geração 4,5 como o Rafale não pode ser tão furtivo como um de geração 5.0, mas será que a… Read more »

ferrazfa

Nunca vi tantos engenheiros especialistas em tecnologia furtiva se manifestarem…… Sinto-me lisongeado de ter acesso a tantos pareceres extremamente qualificados…
Abraços a todos

Pensador

Já falei que isto não é concurso de beleza,alguem pode me informar qual é a VNE do A29 SUPER TUCANO?

Bosco

Pensador,
400 nós. Mais ou menos 740 km/h.

Bosco

Ivan, acho difícil a FAB poder ajudar.
Esconder o probe é difícil já que faz parte do projeto estrutural. As antenas são exageradas, mas fazem parte do mito “SPECTRA”.
Uma coisa que a Dassault poderia ter feito era criado um “recesso” na fuselagem para acomodar os dois MICAs ventrais laterais eliminando os cabides e substituído o sistema de lançamento por trilho por um sistema de ejeção explosiva como no F-4, F-15, F-18, Tornado, etc.
Ajudaria a reduzir o arrasto e o RCS numa configuração de defesa aérea armado pelo menos com 2 MICAs.

Nick

valew Bosco,

Aproveitando um pouco mais, aquele sistema de Cancelamento Ativo do Rafale existe ou ficou só no papel por falta de fundos??

[]’s

Bosco

Nick,
eu acho que foi só uma boa idéia e não passou disso. Dizem que o B-2 também possui esse tal sistema de cancelamento ativo.
Acho que não tem nada operacional nesse sentido não. Igual ao “plasma stealth” russo que nunca deu as caras.
Na teoria tanto o “cancelamento ativo” quanto o “plasma stealth” funcionam que é uma maravilha, mas na prática a redução do RCS passa por um bom projeto e o uso de materiais certos nos lugares certos.
Pelo menos até agora.

Alfredo.Araujo

Na terceira foto, os flares parecem 2 cometas !!
Parecem ser maiores q o normal…

Ivan

Bosco,
É uma pena não ser possível melhorar o RCS do Rafale.
O avião é bonito, bom de briga e vem para o Brasil.
Seu principal defeito é o preço.
Abç,
Ivan.

Chacal

É uma arma,tanto faz se é bonito ou não,sua função é matar,o A-10 não é Belo,mas faz o que faz.

Jacubâo

Leva a mal não, mas o meu é mais bonito, hehehe…

robertobozzo

Srs, segue uma tabela com o RCS de alguns aviões. Achei estranho o do F15 (400m²), mas os outros são coerentes. Parece válido pois parece ser um centro de estudos sério e umas das fontes é da USAF e vários livros a respeito.

f18 E/F = 1 m
rafale = 1 m
f16 = 5 m
typhoon = 0,5 m
f22 = 0,0065 m
mas não tem do gripen

http://www.inatel.br/cict/downloads/doc…/1744-mauricio-silveira

robertobozzo

Bosco, vc que entende beeeeeeeeeeeeemm mais.. como funciona este Cancelamento Ativo ??? no site sistema de armas diz que ele não foi pra frente no Rafale por custos…

F.Caetano

Belo e imponente! Só falta agora colocar um cocar da FAB no lugar do cocar francês!!!

Aí não falta mais nada…

carl94fn

robertobozzo em 04 jan, 2010 às 10:04

Desculpe-me, mas esses dados parecem está bem longe da verdade.

Francisco AMX

Robertobozzo, só explica pra gente como um SH, que é um F-18, tem 1m de RCS, e o F-16 5m…. tu realmente acredita nisso? o F-16 desbancou o YF-17 tambem em assinatura radar nos anos 70… depois reinventaram a roda e o SH passou a ser quase stealth… e tem gente que acredita nisso?…. por isso que o papai Noel ainda “vive”!

sds!

Wolfpack

Vale a pena ver esta reportagem no Força Terrestre.

http://www.forte.jor.br/2010/01/03/pesquisa-mostra-que-brasil-investe-pouco-em-estrategia-nas-forcas-armadas/

E ainda discutimos FX2… Terceiro maior orçamento da Nação e estamos neste estado.

Bosco

Robertobozzo, 400 m2 é o RCS do F-15 visto diretamente de baixo. O RCS frontal do F-15 é de 10 m2. O “cancelamento ativo” se daria com o auxílio de um equipamento de interferência eletrônica tão sofisticado que ao perceber uma determinada energia de radar enviaria uma outra de modo tão sutil que o mesmo “entenderia” como não se o alvo não existisse. Ou seja, é um RWR aliado a um sofisticado sistema de ECM. “O gerador da interferência teria como função gerar uma onda de igual amplitude, mas com fase oposta, de forma a cancelar o eco indesejado” Há… Read more »

Bosco

Francisco, o fato do YF-17 ter perdido para o F-16 a concorrência para um caça leve da USAF não o desmerece. Quer dizer (e sei que você ta cansado de saber) apenas e tão somente que o vencedor satisfez melhor ao cliente na maioria dos requesitos. Do mesmo modo que se o Gripen (ou do SH) for o escolhido para o F-X2, não significa que o Rafale é um caça de má qualidade, e sim que o outro se adequou melhor as necessidades do cliente, que são muitas, e nem todas de ordem técnica. Por exemplo, o programa LAAR, que… Read more »

Francisco AMX

Bosco, e vc acredita nisso? rsrsrsrss sobre o F-18 e SH… que o SH tenha o mesmo RCS do Rafale e o F-18 o mesmo do F-16? eu não acredito! rsrsrs O que tu acha que vai dar no FX-2? cancelamento ou um dos 3? apesar de eu torcer para o Rafale como caça, ficaria contente de ver o SH na FAB pelo alinhamento maior com os USA… ficaria, digamos, mais tranquilo… se é que tu me entende… rsrsrs Mas se o PAK-FA realmente voar este ano, não estaríamos perdendo uma chance de ouro em não termos forçado uma aliança… Read more »