Venezuela acusa EUA de violar espaço aéreo e preparar ataque

27

vinheta-clippingO governo venezuelano acusou nesta quinta-feira os EUA de violarem seu espaço aéreo, em supostas manobras preparatórias para um ataque. Autoridades americanas rechaçaram a acusação.

O Ministério das Relações Exteriores venezuelano não listou exemplos de tais violações, mas afirmou que os EUA usam “os territórios coloniais de Aruba e Curaçao na preparação de uma agressão militar contra a Venezuela”.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem reclamado repetidamente contra a permissão concedida pela Holanda que os EUA usem ilhas como apoio para o monitoramento do tráfego aéreo na América Sul relacionado ao narcotráfico. Aruba fica a cerca de 30 quilômetros da costa venezuelana.

Também é comum nos discursos de Chávez a acusação de que os EUA tramam uma conspiração para derrubá-lo do poder. Em 2002, o líder venezuelano sofreu um golpe militar, de curta duração, pelo qual os EUA negam qualquer envolvimento.

Um porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Stephen Lucas, negou que os voos militares americanos realizados a partir de Aruba e Curaçao estejam violando o espaço aéreo venezuelano. Ele também negou qualquer outro propósito nessas operações além do combate ao tráfico de drogas.

“O motivo da existência de nossas operações nas ilhas de Curaçao e Aruba é contra o tráfico de drogas, e não tem absolutamente nada a ver com política ou outros eventos na Venezuela”, afirmou.

FONTE: Folha Online / Associated Press

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael

Os EUA não precisam nem de treinamento e nem pedir licenç para lançar uma ofensiva, e quando ela for lançada não havera Flankers e populismo suficiente para detelos. E a Russia tambem não deve botar a mão no fogo por Hugo Chavez

Abração e feliz ano novo para todos

MichelLineker

Esse chapolim gosta de cutucar a onça com vara curta.

Wolfpack

O que o Chavez irá fazer? Enviar sua frota de Su30 para atacar Jacksonville?

A-Bomb

Bem isso se chama desespero.
Uma vez que ele não tem mais como justificar para o povo o fracasso do seu sistema “socialista” ele continua investindo em um inimigo externo imperial.

Venezuela tem a infração da América Latina.
Seu mercado interno de alimento esta entrando em colapso devido as “estatizaçoes” promovidas pelo ditador Chaves.
Isso fora o baixo preço do petróleo no mercado internacional.

Se os americanos deixarem de comprar combustível venezuelano o pais quebra em menos de um mes.

Pensador

Vai se refugiar na embaixada brasileira ,mais um para o povo brasileiro sustentar.

Cdr

Até que não seria uma ma ideia tira esse ________de la de uma vez antes que comece a faze ____.

Como é que pode um cara desses ser presidente de um pais!!!!

Cdr

Os EUA não precisam move uma unidade militar pra acaba com ele, como o A-Bomb disse, é so os americanos pararem de compra petroleo dele e ja era.

Fabio Mayer

O Chaves anda de fogo mais que o normal atualmente… vai ver tá comprando Black & Label made in China…ahahahahah!

jc

Ele esta doido pra uma razao pra entrar em guerra com a Colombia…alguma coisa pra distrair o povo que jah esta ficando de saco cheio desse bolivarianismo ridiculo.
Aqui, pelo jeito, ainda demora pro povo acordar.

Alecsander

Bom pra começar é bom poder comentar novamente, apesar de ter ficado um bom tempo sem comentar, eu nunca deixei de acessar o site do poder aéreo e dos outros dois poderes. Sobre Hugo Chávez, asso que as chances dos E.U.A de deixar de comprar petróleo da Venezuela é a mesma dos E.U.A terem deixado de compra petróleo do Iraque no período anterior a da guerra, nenhuma. E segundo na minha concepção isso não ocorre por dois motivos: 1º Os E.U.A não são os únicos consumidores de petróleo do mundo, e daqui a anos serão ultrapassados pelos chineses com os… Read more »

Alecsander

Só mais uma coisa, o petróleo é o sangue da economia global. Por isso não acredito que seja tão simples assim deixar de comprar petróleo, seja de quem for.

Um grande abraço.

Julio

Não haverá guerra entre a Venezuela e os EUA. Chaves é representante da mais mediocre especie de populismo. Precisa manter o grupo de apoiadores e o povo centrado em um possível inimigo. O que me preocupa que este tipo de governante pode vir a causar sérios danos a população, inclusive, para nós, que temos no Governo Federal aloprados como Marco Aurelio, Celso Amorim e o Tarso Genro, que são todos apoiados pela candidata a Presidencia, Dilma, todos que fizeram parate da guerrilha, sequestros e com certeza só esperam o momento certo para manifestar, através da Unasul, apoio ao Chaves, criando… Read more »

vassili

Alecssander, 14:40hs,

Mas, a Venezuela não tem sequer 10% do contingente militar que o Iraque tinha no começo de 2003………

E mais, duvido que os remanescentes do governo chapolin se tornassem insurgentes tão ferrenhos como os iraquianos……….. a mentalidade é muito diferente………. na Venezuela não existe uma classe dominante político militar como existia no Iraque.

Lembre-se que o povo venezuelano não se sentiria estar sendo ameaçado por uma “nação inimiga cristã”, como ocorreu com o Iraque.

Isso deve ser levado em conta, teria muito peso na balança final…….

abraços.

vassili

NO Iraque, a classe dominante era os Sunitas. Mesmo sendo minoria na população, ocupavam todos os cargos importantes no governo e nas forças armadas.

Boa parte dos ataques cometidos contra a coalizão depois de declarado fim dos combates foram provocados por pessoas ligadas ao antigo governo………… ou pessoas que vieram de outras nações vizinhas com a intenção de combater o “grande satã ocidental comedor de criancinhas mulçumanas”.

abraços.

Rafael H

Chavez de burro não tem nada, ele esta fazendo o discurso pra
os que acreditam no que ele fala e para o povo bitolado e
manipulado daquele país, os EUA estão pouco preocupados com a
retórica dele e ele não fará nada enquanto os EUA continuarem
sendo o maior comprador do petróleo venezuelano, nem ele
mesmo crê no que fala, ele quer é continuar enriquecendo
enquanto vende seu “estratégico” petróleo e os EUA vão continuar
cag@#!@ para o povo venezuelano que não vivem numa “democracia”.

ferrazfa

Caríssimos

O que Chaves faz, é apenas o que consta de qualquer cartilha de aspirante a ditador: Consiga um inimigo externo, para que o povo sofrido não descubra que está dormindo com o verdadeiro inimigo. “Vide Gal. Galtieri…, no país hermano.”

ferrazfa

… e futuramente, o país que se exploda!

Fabio Mayer

Uma guerra, para Chaves, seria a oportunidade de ouro para se livrar do que resta de oposição. Ele fecharia rádios e TV(s) com alguma independência, fuzilaria opositores sob a acusação de traição e conseguiria, mediante estado de sítio, criar um Estado policial e altamente controlado.

Ou seja, ele quer a guerra para se perpetuar de vez no poder. Só isso.

Jeferson

Mas por outro lado!! Chaves está certo!! O Estados Unidos está cercando a América do Sul principalmente a região próxima da Amazônia!!!!!!!Exemplos:
Recriação da 4º Frota Naval!!!!!!
Bases militares na Colombia!!!!!
Agora a ilha Antilhas!!!!!!!
Brasil precisa tomar frente disso!!!!!!!!!
“A 4º Frota nem existia antes do Pre-Sal”

Braziliano

Meu receio é que o Sr. Hugo Chavez acabe trazendo para a América do Sul conflitos territoriais que serão a motivação para intervenção tanto dos EE.UU (vide a Colômbia) como da União Européia (vide as Guianas).

Só o futuro mostrará se o mesmo não passa de uma marionete ou joguete, como tantos que já conhecemos por essas plagas.

Mas que por aqui já estamos em guerra assimétrica, já estamos. Vide MST, FARC, Via Campesina, etc.

Alecsander

vassili Quando fale sobre centenas de bilhões não me referi do começo da guerra ate agora, mais sim só na invasão e no primeiro ano pós invasão da guerra, se você pesquisar vai encontrar que a guerra nos três primeiros anos custou mais de US$ 300 milhões por dia para os E.U.A, não vai ser preciso ficar 10 anos em guerra com a Venezuela para que os E.U.A amarguem outra crise, que só beneficiaria a sua industria bélica. Agora voltando a Venezuela, por que os americanos a invadiriam? Porque o presidente de lá tem cara de ditador! Não estou querendo… Read more »

Alecsander

Vamos compara o Chavez com outros dois ditadores cujas nações foram invadidas por E.U.A e OTAN. Vamos começar por Saddam Hussein, em 16 de julho de 1979, Saddam assumiu então os títulos de chefe de Estado, presidente do Conselho do Comando Supremo da Revolução, primeiro-ministro, comandante das Forças Armadas e secretário-geral do partido Ba’ath. Quinze dias depois, uma conspiração surgida entre os membros do partido do recém-nomeado líder máximo do Iraque terminou com a execução de 34 pessoas, entre elas membros do Exército e alguns dos mais íntimos colaboradores de Saddam Hussein. Mais não para por ai, nos anos 80… Read more »

vassili

Alecsander,

valeu pelo abraço. Um feliz ano novo para vc tb…….

Gostei dos exemplos citados.

mas vc se enganou quando falou que Radovan Karadzic só perdeu para Hitler no quesito limpeza étnica.

Josef Stálin tb fez barbaridades com os judeus que moravam na Rússia… antes mesmo de Hitler………..

abraços.

vassili

Sobre o post, Chávez tem reais motivos para estar preoculpado com sua cabeça……….

Por um lado, tenta implantar uma política de esquerda na América latina sem pé nem cabeça………… fala em Simon Bolivar, mas esconde que seus pensamentos são baseados na ideologia de Carl Max.

Por outro lado, sabe muito bem que esta completamente cercado, tanto ideologicamente, quanto militarmente………..

Por isso tenta desesperadamente arranja aliados político militares.

Sabedor quem é seu principal inimigo, o cutuca sempre que pode, para testar sua paciência. Nem que para isso mexa com uma terceira pessoa (Uribe), claro aliado dos EUA.

abraços.

Alecsander

vassili Valeu pelo toque. Bom, completando o assunto da Venezuela, o que é uma ditadura e o que é o combate a ela? Vejamos, se sita algumas nações como ditaduras sanguinárias por serem de esquerda, mais e quanto as ditaduras sanguinárias de direita! Se fala que de Irã, Coréia do Norte, Iraque, Somália, Vietnã e etc, como países ou nações opressoras, e são fortemente associados a opressão, ao radicalismo político e religioso, ao desrespeito da liberdade e dos direitos humanos e etc. Mais e a Arábia Saudita, Katar, Pakistão, Emirados Árabes, as nossas conhecidas ditaduras militares latino-americanas da segunda metade… Read more »

Alecsander

Só pra terminar, acho que essa briga entre Chavez e o mundo Ocidental não é nem político nem ideológico, mais sim psicológico.

Um grande abraço.

Guilherme

rapaziada sabe qual é a verdade nisso tudo ai,os estadunidenses vão armar uma puta guerra na américa latina,e nós de um jeito ou de outro vamos ter que entrar em guerra tbm mas isso mostrara pro mundo que os estados unidos só penssam em poder!

e digo mais eles vão fazer com que nós sejamos os viloes da parada…como eles fizeram com todos seus oponentes(menos Hitler que era sem duvida nenhuma o vilao).