O anúncio do vencedor do Programa F-X2 da FAB deve ser feito finalmente em janeiro. Depois da disputa acirrada, dos voos de testes feitos pela FAB, da guerra dos lobbies nos bastidores e das centenas de matérias publicadas na imprensa sobre o tema, o caça escolhido pelo Presidente Lula definirá o futuro da Força Aérea Brasileira e da nossa Indústria Aeroespacial no setor de Defesa.

Muito tem sido especulado sobre a demora na decisão final, depois que o Governo demonstrou sua “preferência” pelo caça francês Rafale no dia 7 de setembro.

Filtrando o grande volume de informações que recebemos nos últimos meses, no final a “decisão política” do Governo deverá levar em conta a análise técnica da FAB sobre os candidatos, apesar de sua preferência. Se a decisão dependesse apenas do Presidente ou do Ministro da Defesa, ela já deveria ter sido tomada.

Espera-se também que a escolha do novo caça para a FAB terá algum impacto nas eleições presidenciais, já que de acordo com o vetor selecionado, a oposição o usará como munição para atacar o Governo.

Sendo assim, recomendamos às torcidas dos três candidatos ao F-X2 que apertem seus cintos, pois poderemos ter uma grande surpresa em janeiro…

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gervasio Galante

A grande surpresa é que quem ganhou, não é quem o governo atual gostaria que tivesse ganhado….rsrs…
Se meu palpite estiver certo, foi o F-18.

Wilson Giordani de Souza

Também acho que vai dar F/A-18.

Mas acho também que houve uma divisão no governo, apesar das declarações de Lula no 7 de setembro.

Digo isso porque ele tomou melhor conhecimento da proposta da Saab quando esteve na Suécia.

Ou seja: apesar do que ele externou, Lula deveria preferir o Gripen (geração de empregos, participação efetiva da indústria brasileira), o Jobim o Rafale (visita ao castelo do Dassault?) e a FAB o Super Hornet.

Mas é tudo especulação da minha parte. Não tenho acesso a nenhuma informação concreta.

[]s

Justin Case

Bom dia,

Pela entrevista do Jobim para a Folha, se for o Super Hornet vai ser mesmo uma surpresa.

Justin

“Justin Case supports Rafale”

motta_eiras

O Rafale causarah o de maior impacto negativo politicamente acho q tbm o SH por ser um projeto mais antigo darah margem a pancadas da oposicao ateh pelo historico de TT americano. O Gripen na minha opiniao eh o menos sucetivel a criticas, porem serah alvo delas pq eh ano eleitoral e na disputa vale ateh dedo no olho, eh a velha baixaria de sempre.

Sds

motta_eiras

desculpem o teclado desconfigurado

abs

Paulo Renato

Depois de tantas idas e vindas, acho que essa demora reflete que o Rafale pode não levar essa.

O gripenNG além de ser o melhor em custos, pode gerar muitos empregos e ainda não se teria problemas com os Americanos, mas os yankes não estão mortos e podemos ter alguma supresa.

Abs.

Colt

Sim, surpresa! o Governo Federal vai contratar 48 e não 36 aeronaves rss Achei interessantes as notícias de final de ano, dando conta da eficácia do Rafale nos exercícios conjuntos nos Emirados Árabes, afinal, isso comprovou o que eu já desconfiava. A Dassault segue sua tradição de produzir excelentes armas aéreas. A integração da empresa com o restante da indústria francesa de alta tecnologia vem permitindo isso. Parece que a aeronave é tudo aquilo que se esperava de um produto da Dassault, eficácia naquilo a que se destina, combate aéreo. Simples. O Governo Federal está de parabéns pela acertada escolha… Read more »

Colt

Yes, surprise! Federal Government will hire 48 rather than 36 aircraft rss I found interesting news of late years, realizing the effectiveness of the Rafale in joint exercises in the UAE, after all, it proved what I already suspected. Dassault follows its tradition of producing excellent air weapons. The company’s integration with the rest of the French industry of high technology has allowed this. It seems that the aircraft is all that is expected of a product of Dassault, effectiveness in what is intended, air combat. Simple. The Federal Government is to be congratulated for correct technical choice. Is to… Read more »

Baschera

Sim…. consultei a Mãe Dinah sobre o FX-2….
Resposta da véia : …vc verá a volta dos que não foram…..

O que será que ela quiz dizer com isto ??? Será a tal surpresa ??

Sds.

corsario01

O NJ está 100% convicto que o Rafale é a melhor opção.
Mas a FIESP, os empresários e grande parte da FAB, NÃO!
Espero mesmo que se optarmos pelo Rafale, venhamos a ter realmente a capacidade de produzir localmente o avião.
Se repetirmos o capitulo Helibras ( 30 anos e não sabemos fabricar nada de um Esquilo), vamos continuar na mesma.

Enfim, que o melhor vença!

Nautilus

O comentário nos bastidores é que o anúncio sobre o modelo escolhido será no dia 10 de Janeiro próximo. Será que o Fantástico irá noticiar em primeira mão? Ou vão interromper o programa do Faustão para dar a notícia em edição extraordinária, com a imagem do anúncio oficial pelo Lula, ao vivo, direto do Planalto? 🙂

Thierry

“Espera-se também que a escolha do novo caça para a FAB terá algum impacto nas eleições presidenciais, já que de acordo com o vetor selecionado, a oposição o usará como munição para atacar o Governo.”

150% political point of view
Rafale=leftist….what a joke
SG(or..Griopen NG)= “correct minded” people….what a joke

Thierry

read SH instead of SG

Hornet

Thierry,

“Rafale=leftist….what a joke”

hehehe

abração

ps. Do not worry about it. The opposition will have more important things to do than think on FX2 decision: for example, define a candidate who has some chance of winning the election … hehehe

grifo

Qualquer anúncio vai depender de até quando vai durar a paciência do presidente Lula com a dupla Jobim/Dassault. O nosso presidente (que tem pleno conhecimento do relatório e da preferência da Aeronáutica) está esperando o preço baixar, esperando, esperando, continua esperando, e nada.

O “hômi” tem 80% de aprovação, mas nem ele consegue explicar pagar o dobro do preço do outro e ainda passando por cima do estudo técnico.

kaleu

Falou e disse Grifo !

Humberto

Não sei, não dá para acreditar que esta posição pró-rafale seja somente do Jobim e não do Lula, creio que a coisa tende ser o contrário. É um jogo pesado? Sim, a tal da transferencia de tecnologia é realmente necessária e vamos aproveitar plenamente mesmo que nós paguemos a fatura e algumas empresas ganhem muuuiito dinheiro? Não sei, mas vamos assumir que sim..Ano que vem é ano eleitoral e TODOS vão precisar de grana? Sim..Existe um anti-americanismo (nem vou entrar no mérito se é ou não válido)? Sim. Quem bate o martelo é o Lula? Sim. Então já deu o… Read more »

Bosco

Eu estou com uma leve impressão que o F-18 SH leva o F-X2. Essa demora toda tá muito estranho. Se fosse o Rafale já tinha saído a notícia. Acho que o Lula deve ter mudado de idéia e aceito os argumentos pró-SH. Impressão minha. Agora, pra FAB o SH vai ser melhor mesmo que já é compatível com a maioria de nossos equipamentos e armamentos, como os pods de ECM, de reconhecimento e de ataque comprado dos israelenses. Sem falar dos mísseis Python e bombas guiadas à laser. Na verdade na minha cabeça não entra por exemplo ver um Rafale… Read more »

cledson

vença quem gerar emprego, for o melhor para o Brasil,em relação ao comentario do amigo que ja faz trinta anos da helibras e cade o helicoptero made in brazil com pelo menos 50% nacional, tem que ser muito ingenuo que vão transferir tecnologia para um caça. A FAB passou varios anos pesquizando e avaliando não e melhor que o relatorio seja realmente levado em conta. O Brasil não comprou o F5 preferiram o mirage ,o que ganhamos com a escolha ,cairam todos manutenção carissima, e os F5 estão ai vai voar muito anos ainda, na minha opinião compre mais uns… Read more »