‘Aquisição de equipamento militar não contradiz campanha antiarmamentismo’

vinheta-clippingO ministro da Defesa peruano, Rafael Rey, disse ontem que o Governo tem intenções de comprar um número indeterminado de tanques chineses e aviões de combate Super Tucano, de fabricação brasileira. “Se trata de uma substituição de equipamento e não para ir para uma implacável corrida armamentista, que se deixe isto claro. (A compra dos tanques chineses) é um compromisso que foi tomado a fim de substituir o equipamento que está obsoleto” “, disse Velasquez.

Ele explicou que a compra de tanques da China deve ser de “Estado para Estado”, e que, portanto, a Comissão Técnica do Ministério da Defesa “tomará uma decisão no momento oportuno.”

O Ministro Rey se pronunciou neste mesmo sentido, dizendo que esta aquisição é parte das medidas para que o Peru tenha um mínimo de defesa e as capacidades de dissuasão, que não contradizem a campanha de seu país para o desarmamento.

Rey também informou que o Peru vai adquirir aviões Super Tucano de fabricação brasileira, mas não deu detalhes sobre o número.

Segundo várias fontes, o Peru já adquiriu mísseis anti-tanque  Spike (israelenses) e Kornet (Russo), torpedos submarinoas e foguetes para os seus lança  mísseis de navais.

E também está reparando e modernização em versão de sua mais recente geração seus aviões MiG-29, Mirage 2000 e Sukoi 25, assim como os helicópteros  de combate e transporte.

O governo do Peru lançou este ano uma campanha contra a corrida armamentista nos países da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), que consiste em três pontos: a criação de um elemento dissuasor para agir em casos de conflito, uma força de paz para ameaças externa e com a assinatura de um acordo de paz e de “não agressão”.

FONTE: EFE via El Comercio

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments