Jobim diz que escolha de caças está atrasada e sairá apenas em 2010

80

F-18 E - foto Boeing

vinheta-clippingO ministro Nelson Jobim (Defesa) disse nesta quarta-feira que o governo federal só vai decidir no ano que vem o país vencedor da concorrência para a compra, pelo Brasil, de 36 aviões caça. Jobim disse que não haverá tempo hábil para a análise das propostas da França, Suécia e Estados Unidos até o final de 2009, uma vez que a Força Aérea ainda não concluiu os estudos técnicos sobre a oferta de cada país.

“Está difícil. O tempo está escasso. A Força Aérea ainda não entregou o trabalho, deve entregar talvez na semana que vem, não vai dar tempo. Eu creio que isso vai ficar para o início do ano”, disse.

Jobim reconheceu que, apesar da Força Aérea Brasileira realizar uma análise técnica sobre as propostas concorrentes, a palavra final será política, do governo federal.

“A decisão é técnica no que diz respeito à operacionalidade do aparelho. Evidentemente, quem entende disso é a Força Aérea, para saber se o avião tem condições ou não tem condições. Agora, há um outro ponto, que está incluído na estratégia, que é o tipo de transferência de tecnologia e capacitação nacional. tem que se verificar isso na decisão política. Então, a decisão é política do governo”, afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai dar a palavra final sobre a escolha dos aviões, mas prometeu reunir o Conselho de Defesa Nacional para decidir, conjuntamente, se o Brasil vai comprar as aeronaves da França, Estados Unidos ou Suécia. O presidente já admitiu ter preferência pelos aviões franceses.

O caça Rafale, da francesa Dassault, é o preferido da área política, enquanto o Gripen NG, da empresa sueca Saab, continua no páreo por ser um dos mais baratos e oferecer maior transferência de tecnologia. O terceiro concorrente é o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

Jobim já defendeu publicamente a proposta francesa, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a anunciar a disposição do governo brasileiro em fechar a parceria com a França para a venda das aeronaves. Deoois, Lula voltou atrás ao afirmar que a Aeronáutica faria a análise técnica das propostas.

Abaixo assinado

Jobim confirmou que Lula vai submeter sua decisão ao Conselho de Defesa Nacional, integrado por autoridades dos Três Poderes –entre eles os presidentes da Câmara e do Senado. Um grupo de parlamentares encaminhou ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), abaixo assinado com o pedido para que defenda, durante reunião do conselho, a escolha técnica das aeronaves.

“O que nos causa perplexidade é o anúncio antecipado pelo Rafale. Queremos dar condições para a Aeronáutica se posicionar livremente. Queremos apoio no Conselho de Defesa Nacional à decisão que for tomada pelo Comando da Aeronáutica”, disse o deputado Wilson Picler (PDT-PR).

Ao comentar a observação do parlamentar durante audiência pública na Comissão de Defesa Nacional da Câmara, Jobim disse que a Força Aérea vai opinar sobre a capacidade operacional das aeronaves, sem entrar na questão política. “Quem decide sobre os produtos de defesa é o ministério, que hoje é controlado por um civil”, disse.

FONTE: Folha Online

FOTO: Boeing (a escolha da imagem não se deve a alguma preferência do Blog pelo concorrente Super Hornet. Apenas achamos que a imagem do por do sol combinaria com a matéria)

NOTA DO PODER AÉREO: Suspeitamos desde o princípio que a decisão seria arrastada para 2010. Nosso receio, é que justamente por ser um ano de eleições, o F-X2 seja adiado novamente, pois nesse País tudo é possível.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan

realmente suspeitamos desde o principio

Não contavam com nossa astucia!

pode ser uma “migué” pra disfarçar a burrada do Jobim de querer ignorar a FAB.

[]’s

kaleu

Estão se enrolando cada vez mais :

“Agora, há um outro ponto, que está incluído na estratégia, que é o tipo de transferência de tecnologia e capacitação nacional. tem que se verificar isso na decisão política.”

Desde quando o Sr. NJ e o Sr. Lula entendem de transferência de tecnologia ? … como alguem que não entende absolutamente nada de tecnologia pode opinar sobre isso ?

A decisão é do poder civil ?

ok, o congresso DECIDIU que quem decide é a FAB !

abc
kaleu

Ivan

Confesso que não faço parte dos que suspeitavam desse adiamento, mas também não estou surpreso.
Já relaxei quanto ao F-X2.

Me preocupa, de imediato, mantermos o nível dos debates dentro de limites adequados de respeito mútuo.

Há temas muito interessantes para discussão nesta matéria, além é claro do F-X2. Mas precisaremos de serenidade.

Abç a todos,
Ivan.

Paulo César

A decisão será política, tanto faz PSDB ou PT.

USA e França podem entregar seus F-18 e Rafale em 2014, independente do contrato ser assinado hoje ou em 2010/11.

Já o Gripen NG, sei não.

Agora, se o Serra for eleito presidente, só Deus é que sabe o que vem ou mesmo o que não vem.

Felipe Cps

Hahaha, esse palhaço desse Ministro da Defesa é um comédia, rsrsrs… aliás, esse FX2 todo é uma piada, rsrs… de humor negro para a FAB e os fãs de aviação militar, rsrsrs… Mas “os caras” mesmo não estão nem aí. 🙂

Engraçado que a FAB é incapaz de decidir sobre ToT, capacitação da indústria nacional, todas essas bossas, mas Mulla e Bobim sabem!!!

Ai ai ai…

Sds.

casag

Não se preocupem editores.Logo (espero) vão poder estampar uma foto do Rafale decolando tendo ao fundo um alvorecer!

Baschera

O relatória que o NJ e o Presidente QUEREM realmente ainda não foi entregue….. o da força, de 26 mil páginas por avião já foi..faz tempo.

Bom….. então só resta escolher o próximo C-OB* !!
(*) caça tampão.

Sds.

Baschera

Errata: “Relatória” ….. não o correto é relatório”

Sds.

ZE

O engraçado é que AGORA eles estão respeitando o certame, porém esse respeito é apenas Pro Forma, já que se assim não fosse, iriam chover um monte de ações na justiça, que diga-se de passagem, seriam ajuizadas com muita, mas muita razão.

É apenas um jogo de cena.

Felipe Cps

Ihhhh, o Porky´s tá atacado hoje, rsrsrsrs… Vai passar a noite toda PaTrulhando, rsrsrs…

casag

Ânimo colegas

Na falta de caças, o Jobim concedeu a Ordem do Mérito da Defesa ao José Serra. Ninguém tem idéia do porque mas, pode ser uma boa ocasião para se criticar outros oportunismos que não os de sempre.

Só prá variar. Vamos comparar a virulência…

Francisco AMX

Mauro,

Fui eu que disse certa feita! EU QUERO MESMO É FORÇA AÉREA! e continuo a dizer! a FAB dará um jeito de operar bem direitinho qualquer um dos vetores!

Abraço

Wilson "Giordani" de Souza

casag em 09 dez, 2009 às 20:43

Qual… José Serra…?

[]s

casag

Giordani,

Êle mesmo. O senador Azeredo, inventor do mensalão, também. É só conferir por aí na net.

Robson Br

Nos países mais desenvolvidos quem decide são os civís através dos correspondentes ao ministério da defesa no Brasil. Vide França, Inglaterra e outros. Nos EEUU quando decidiram que seria um caça uníco a USN não gostou, mas… Daqui para frente as compras no Brasil vão ser coordenadas pelo MD. Vide os Helis. A FAB vai ter que se adaptar. O novo blindado “Guarani” está sendo desenvolvido pelo exercito, mas servirá para os fuzileiros. O míssil anti-tanque idem. O Missil anti-navio da MB sevira para a FAB e assim por adiante. A força do pessoal de engenharia vai ser muito grande.… Read more »

casag

Sempre bom lembrar que o Conselho de Defesa Nacional é formado também pelos ministros militares.

Wilson "Giordani" de Souza

Wilson “Giordani” de Souza em 09 dez, 2009 às 20:57

Tchau. O Afeganistão me espera. Fui.

[]s

Baschera

Off Topic… em breve a matéria no Blog….

Informações divulgadas hoje na imprensa peruana dão conta de que o governo do Peru está pretendendo comprar uma quantidade indeterminada de aviões Super Tucano da Embraer.

Sds.

kaleu

Mauro em 09 dez, 2009 às 19:59

Mauro disse :

“é elogiado em várias partes do mundo como um modelo de processo de escolha”

Pergunto :

Meu caro, vc acredita que o processo está sendo elogiado pela atuação da FAB ou do GF?

por favor responda …

abc
kaleu

kaleu

Felipe Cps em 09 dez, 2009 às 20:35

Quem é Pork´s ?

kaleu

O GF acredita que fará a FAB “alterar” o relatório … se for esperar a FAB compactuar com suas falcatruas “políticas” vai esperar sentado … o RAFA já dançou no processo … a FAB não muda um paragrafo … como disse o Baschera … o relatório que o governo “quer” não está pronto e nunca estará!

abc
kaleu

kaleu

casag em 09 dez, 2009 às 19:57

Eu não teria tanta certeza!

kaleu

Robson Br em 09 dez, 2009 às 21:13 Nos países mais desenvolvidos quem decide são os civís através dos correspondentes ao ministério da defesa no Brasil. Vide França, Inglaterra e outros. Nos EEUU quando decidiram que seria um caça uníco a USN não gostou, mas… Olá Robson, Que afirmação é essa amigo ? … nos países que vc citou o Gov ou o Pres. ou 1º Ministro, JAMAIS escolheu os aviões de suas forças armadas … eles são inteligentes … colocam as decisões nas mãos de quem sabe o que faz … levam a questão de defesa e segurança nacional… Read more »

kaleu

Se o Pres. Lula e o Min. Nelson Jobim querem fazer valer suas escolhas pessoais ELES PODEM nossa legislação “completamente falha e defasada” permite isso … porém TERÃO QUE ASSUMIR SUAS ESOCLHAS … a FAB não compactuará … pois, Lula e NJ passam … A FAB PERMANECE … e quando as “geringonças” chegarem as responsabilidades recairão exclusivamente sobre a FAB … pois, os 2 patetas não estarão mais no governo …

abc
kaleu

kaleu

Com relação a outros aspectos da proposta, o problema é a oferta de ToT da SAAB, que conquistou a indústria (então suponho que seja melhor). Mas o que pode enojar a todos aqui, mesmo àqueles que preferem o Rafale, é a maneira como o GF está tratando o assunto: como um tema de preferência pessoal do Presidente, que manifesta seguidamente sua escolha ANTES DE OUVIR A PALAVRA DE ESPECIALISTAS. Eu acho isso um total e completo ABSURDO porque vão usar o meu dinheiro de forma estabanada e escolher um caça com base em promessas verbais, já que, como foi mostrado… Read more »

ermiro.brito

Respeitosamente a todos Bom Dia! A FAB, consegue operar qualquer um dos 3 caças, pois foi ela que os colocou como finalistas. Agora acredito quem em tudo caiba o bom senso, a FAB não pode demorar tanto com a analise de um programa tão importante sobre a pena de acabar prejudicar, amo a FAB e acredito fielmente nela, mas esta na hora de colocar mais recursos as mãos, e como tudo no mundo um pouco de cobrança no lugar da condescendência vai ajudar mais que atrapalhar neste momento, então repartamos as responsabilidades de maneira mais responsável entre o governo e… Read more »

ermiro.brito

correção:
acabar se prejudicando “FAB”…….

kaleu

FAB Estaria Procurando Convencer Lula Pela Escolha do Gripen NG 09 DEZ http://www.defesabr.com/ Segundo algumas informações não confirmadas, o comandante da FAB, Brigadeiro Juniti Saito, continuaria fazendo de tudo nos últimos dias para demover o presidente Lula da escolha já tomada a favor do Rafale no FX-2. Com relatórios técnicos em mãos, onde o principal argumento é o da transferência de tecnologia, a FAB estaria buscando convencer o governo de que o Gripen seria a escolha certa para o Brasil. Para ela, este deveria ser o critério na decisão, pois estaria considerando que as contrapartidas comerciais apresentadas pelos EUA e… Read more »

kaleu

Olá ermiro.brito em 10 dez, 2009 às 0:15 … Bom Dia !!! A força sempre soube que teria de colocar o Rafale no short list por bem ou por mal, foi ordem superior, O GF disse que a FAB não entregou o relatório … Posso afirmar aos Srs. que isto não passa da mais pura balela politica, o relatório técnico está nas mãos do GF desde a última semana de novembro, o que está se passando é que o relatório não esta de acordo com a opção poltica do GF, e agora estão esperneado, como diz o ditado : Aqui… Read more »

Thierry

Great time this world economic crisis for buyers to negotiate the very very best price and terms. United Airlines(3 rd US airline)just announced a 9 billion $ purchase for 25 B 787 and 25 A 350.Smart! SH picture :nice one but a tribute to this never brazilian owned plane as it is obvious that the present administration looking for multi lateralism will this time not buy US. I repeat:great time to negotiate the very very best terms, the last 2 suppliers are hanging like living deads for an order he he,very experienced buyer job from Brazil to squeeze the swedish… Read more »

Thierry

Poesia: Super Hornet is darkening evening, and Rafale will shine in the dawn of FX2.
https://www.sawf.org/blogphotos/Rafale_b301.jpg

Robson Br

kaleu em 09 dez, 2009 às 23:37 “Não inventa coisas que eu não disse” Eu disse por acaso sobre o presidente!!! Eu disse que quem decide são os orgãos competententes. E é isso mesmo que ocorre. Na França como acontece, você sabe? Na Inglaterra quem decidiu que um grande porta-aviões seria usado apenas como porta helicópteros? pelo que sei os militares so acatam as ordens. Nos EEUU quem decidiu que teriam um so caça? Se não fosse imposição, a USN teria outra solução. Meu amigo Kaleu, Eu não disse que presidente, 1º ministro, ditador, etc, sei lá o que escolhe.… Read more »

Felipe Cps

Grande Kaleu: Pro Roberto Silva ter dito isso é porque ele deve ter informe quente. O sujeito é uma consagrada viúva do Flanker, que não por acaso adotou o Rafaleco como 2a opção. Pobre Saito, vai ficar rouco de tanto falar. Já disse aqui, o objetivo desses caras não é o melhor pra pátria, e sim o melhor para o projeto de poder deles. E isso significa uma única coisa: dinheiro. Muito dinheiro, pro caixa dois de campanha. FAB, pra esses caras? Hahaha, que se f. a FAB… Esses caras são implacáveis em seus objetivos, não é um pobre japonesinho… Read more »

casag

“Pobre japonesinho” é ótimo.
Os tenentes, capitães, enfim toda a FAB, devem estar comovidos com a defesa da instituição. hehehe.

kaleu

Thierry em 10 dez, 2009 às 5:40

Poesia: Super Hornet is darkening evening, and Rafale will shine in the dawn of FX2.

O único legar que o Rafale “brilha” é nos radares do inimigo!

SDS

Wilson "Giordani" de Souza

Felipe Cps em 10 dez, 2009 às 8:14

“O melhor que a FAB faz nesse momento é enfiar seu relatório embaixo do braço e esperar 2011, torcendo para que o governo que entrar seja um pouquinho mais sensível com a necessidade da Força de se reequipar.”

Bom… o Serra ganhou uma medalha do Jobim… então vamos esperar que ele fique mais sensível com as necessidades da Força… 🙂

[]s

kaleu

Felipe Cps em 10 dez, 2009 às 8:14

concordo em numero genero e grau, não farão a FAB se “curvar” mesmo porque no after-day que paga o pato é ela mesma … e é por conhecer os franceses que ela não quer ve-los nem pintado de ouro …

Porki’s tem a ver com P.I.G ?

abração amigo
kaleu

kaleu

Robson Br em 10 dez, 2009 às 6:49 amigo, sem querer te ofender … ok? Entendo que vc disse sobre decisão civil em apoio ao que está acontecendo no Brasil comparando com situações da Inglaterra e França … não vou entrar no mérito do NAe inglês, mesmo porque não houve nenhuma escolha de equipamentos houve contenção de gastos … lembrando que o F-35 e Typhoon tem participação da ind inglesa … ou seja o NJ falou em decisão civil, vc logo sitou england e frança … isso chama-se SOFISMA … “um gato é um mamifero um cachorro é um mamifero… Read more »

Felipe Cps

Kaleu: Porky´s poder-se-ia dizer que é o antônimo do tal PIG, se este existisse. Sabe aquela imprensa vermelhuxa-amarronzada, fedida (cheira suor de camisa preta do Ché-Quévara e caspa de boininha vermelha surrada) que recebe dinheiro das estatais pra aliviar as trapalhadas do GF? Então, certo escriba em hora mui boa cunhou a expressão, que pegou muito bem. Pegou tão bem que aplica-se também aos PaTrulheiros de internet, tanto aos sonsos ingênuos que PaTrulham por pura “bobice”, quanto à caterva que recebe da Secretaria do ParTido por cada intervenção bem-sucedida em fóruns, blogs, listas de discussões, MSN, convite de festinha de… Read more »

Francisco AMX

Kaleu e Felipe, Vou colocar outro viés, possível e provável, o que a Indústria quer é o melhor para ela, o mais imdediato e rentável retorno! este foi o único resultado do AMX que até hoje é um espantalho armado de canhão e bombas burras… um xavante melhorado! ou alguém acha que a FAB foi beneficiada? podendo ter hoje em seus hangares uns 80 F-16B30/35…, quem foi beneficiado? EMBRAER! nem entro no mérito se foi certo ou não – na minha opinião a FAB se f…!, mas o fato concreto é que quem se beneficia é a indústria, e na… Read more »

Thierry

kaleu em 10 dez, 2009 às 8:44

O legar que o Rafale “brilha” é nos Rio de Janeiro…2014,2016…
https://4.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/Srzmp4GOSRI/AAAAAAAADB8/7b_R7-dly5Y/s400/rafale-fab.jpg

SDS

carl94fn

Sinceramente não entendo o por que desse ódio do Rafale é um ótimo avião e é conhecimento geral que é superior aos outros 2 (SH e NG). E quanto à França é um país maduro de leis e costumes parecidos com os nossos não existe motivos (sanos) que impeça o Brasil de fazer uma ampla aliança com esse país ao invés de fazer uma mera compra dos EUA ou uma parceria num projeto que pode render muito tempo para se concretizar e dinheiro a se gasto, e que mesmo depois não será superior ao F-16E. Assim como também não entendo… Read more »

Felipe Cps

Chicão AMX: Vc tem razão, ninguém é incorruptível “nefte paíf”. Militares não são santos, em absoluto. Ainda assim, eu conheço uma penca de oficiais e ex-oficiais do EB, e outro tanto de oficiais e ex-oficiais da FAB. NUNCA CONHECI OU OUVI FALAR QUE NENHUM DELES FICOU RICO! É tudo remediado. No máximo, tudo classe média. Todos lutam a mesma luta que a nossa para pagar as contas no final do mês. E vou além, sem querer polemizar, mas a discussão é antiga. Vc conhece algum oficial das FFAA da época da ditadura que ficou rico, milionário? Não? Pois é, nem… Read more »

Bosco

Eu acho que canetada não promove transferência de tecnologia. No meu modo inocente de ver as coisa, o F-X2 tem que ser o melhor caça que o país pode operar e não o melhor caça que existe na galáxia, já que não temos os piores e mais poderosos inimigos da galáxia como vizinhos. O que precisamos é um caça que, juntamente com outros meios, promova nossa defesa baseada antes de tudo na DISSUASÃO. Pensar que conseguiremos, no caso de uma invasão de nosso espaço aéreo por um país equipado e motivado, abater todos os vetores inimigos com nosso sistema de… Read more »

Wilson "Giordani" de Souza

Felipe Cps em 10 dez, 2009 às 10:42

“Compare com os políticos que governam a nação há 25 anos e suas festinhas movidas a dinheiro público, churrasco, powtada, cachaça e cocaína. Entende o que eu quis dizer?”

Não precisamos ir muito longe no tempo:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI109020-15223,00-PATRIMONIO+DE+ARRUDA+CRESCEU+MAIS+DE+EM+SETE+ANOS.html

[]s

Bosco

E pra falar a verdade, ESTRATÉGIA deve ser um conceito “interno” antes de tudo.
O Estado tinha antes que fazer uma parceria estratégica com seus cidadãos já que um país formado por patriotas amantes do seu país e com respeito aos seus líderes é um país INVENCÍVEL.
Essa parceria ainda não foi estabelecida mas já falamos em parceria estratégica com estrangeiros.
Devemos antes, buscar construir melhores estradas (que até hoje não aprendemos a fazer), melhores hospitais públicos, escolas, garantia de emprego, segurança, cuidar dos velhos e das crianças, acesso a cultura, informação, lazer, justiça, respeito, enfim, cidadania!

Bosco

Eu acho muito interessante no caso específico do F-X2 a aquisição do Super Hornet para preencher os 36 caças iniciais e uma parceria de médio prazo com os suecos para uma complementação com o Gripen substituíndo os F-5/AMX (84 unidades) em um prazo maior e um programa conjunto de longo prazo visando o futuro caça brasileiro de 6ªG para além de 2040.

Bosco

Infelizmente, a despeito de ir contra o pensamento de alguns amigos virtuais muito caros, não existe lugar para o Rafale no meu plano.rsrs…
Já temos parcerias com eles nos helis e nos submarinos, agora, no caso dos caças, vamos dividir um pouco os ovos.

motta_eiras

Estranho não decidirem em 2009, significa q a verba contingenciada zera e vai ter q ser incluida no orçamento de 2010 ainda em elaboração q vai atrasar em muito o processo , para alivio do MD e Lula q não sabem como não aprovar o Gripen ,muito mais barato e q atende as nossas necessidades plenamente e com TTT. Nós não precisamos de caças tão mais superiores , precisamos de um bom caça q nos permita desenvolver um melhor caça de 5o geração, este sim será o nosso caça do futuro e “taylor made”. Diz o dito popular “o ótimo… Read more »

Felipe Cps

Wilson “Giordani” de Souza em 10 dez, 2009 às 10:51:

Exatamente Giordani. Um LIXO!

Agora então a Mulla me inventa de querer tornar corrupção crime hediondo. Pobre Direito Penal, panacéia para todos os males da nação… E haja cesta básica…

Infelizmente, como ensina a criminologia, “não é a pena que inibe a criminalidade, e sim a certeza da punição”. Então, trata-se de mais uma medida populista de nosso Grande Timoneiro…

Mas ele bem que podia ter feito o mesmo quando do mensalão PeTralha neh? 🙂

Abs.