Comissão encaminha parecer sobre o F-X2 na próxima semana

15

Anúncio do vencedor deve sair até o dia 30 de novembro

rafale-BAF4

A comissão da Aeronáutica responsável por analisar as propostas de venda de 36 aviões-caças ao Brasil deve encaminhar na próxima semana ao alto comando da FAB (Força Aérea Brasileira) as conclusões do trabalho – com a indicação técnica da melhor oferta feita ao governo brasileiro para a compra das aeronaves. A expectativa de parlamentares ligados ao alto comando aeronáutico é de que, até o dia 30 de novembro, o governo federal anuncie o país vencedor da concorrência para a compra dos aviões.

A reportagem apurou que, até agora, somente o ministro Nelson Jobim (Defesa) teria analisado o teor do relatório. O comando da Aeronáutica também vai dar o seu parecer sobre a compra antes de encaminhá-lo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que vai dar a palavra final sobre a escolha dos aviões. Lula prometeu reunir o Conselho de Defesa Nacional para decidir, conjuntamente, se o Brasil vai comprar as aeronaves da França, Estados Unidos ou Suécia – o que deve ocorrer até o final de novembro. O presidente já admitiu ter preferência pelos aviões franceses.

O caça Rafale, da francesa Dassault, é o preferido da área política, enquanto o Gripen NG, da empresa sueca Saab, continua no páreo por ser um dos mais baratos e oferecer maior transferência de tecnologia. O terceiro concorrente é o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

Na tentativa de convencer o governo brasileiro, o presidente mundial da Saab, Ake Svensson, admitiu a possibilidade de o governo da Suécia comprar aviões brasileiros Super Tucano e KC-390 caso o país seja escolhido na concorrência para a compra de 36 aviões-caças pelo governo brasileiro. Os suecos também prometem transferência integral de tecnologia ao país.

A França, por sua vez, conta com a simpatia do presidente Lula, que chegou a sinalizar, ao lado do presidente francês, Nicolas Sakozy, sua intenção de adquirir as aeronaves do país. Só não há sinais aparentes a favor dos F-18, considerados os mais sofisticados do mundo. Integrantes do governo brasileiro não estariam convencidos, nos bastidores, sobre as promessas dos EUA de transferência real de tecnologia para a produção futura das aeronaves no País.

FONTE: Jornal Agora, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Reportagem bem mequetrefezinha. Nada de novo e ainda omite o fato de que o Super-Hornet é o preferido do alto-comando da FAB e, provavelmente, da maioria dos pilotos.

No mais, começo a achar que depois de novembro vai ficar para dezembro…

Sds.

pcostrj

Sempre a mesma notícia, sempre o mesmo conteúdo.

Nada de novo na novela FX2 !!!!

Abs,
P.R

Alexandre Galante

É, os caras não têm mais o que dizer. Agora é esperar a decisão do comandante supremo.

flaviodepaula

Espero que a decisão seja a melhor das 3 propostas, e não a preferência de um ou de outro.

Eu prefiro o Rafale, o Felipe o F18, a Embraer o Gripen…

Independente do que vier, espero que venha o melhor para o Brasil, mesmo que não seja o Rafale(já que não tenho os contratos, não sei qual o melhor, então o Rafale é apenas preferência pessoal)

Brasil!!!

RodrigoMF

Não é de hoje que eu acho que isto tudo vai ficar pro ano que vem e o FX vai reiniciar no próximo Governo.

Felipe Cps

flaviodepaula em 27 out, 2009 às 11:23:

Flávio, só pra constar, eu não tenho preferência pessoal não (não “torço”, por este ou aquele), mas acredito que o Gripen NG é a melhor proposta para o país, em termos custo-benefício, visando ao Futuro F-Br. O SH é uma opção viável, dentro da linha do melhor alinhamento político. E o Rafale é a pior das opções financeiras, mas é o melhor dos três caças, em termos puramente técnicos (desconsiderados os armamentos).

Apenas não gosto que espinafrem o excelente Super-Hornet por conta de esdrúxulas preferências puramente ideológicas.

Sds.

Walderson

pessoal, também penso que deve vencer o melhor para o Brasil. Também não confio no Tio Sam. Nunca foram verdadeiramente honestos conosco. Quem sabe se não é mais uma armação. Quem viu a exposição do Brigadeiro sobre a conduta americana em vetar equipamentos e depois fornecê-los com problemas para que não conseguíssemos conquistar o conhecimento sabe do que estou falando. Para mim, a melhor proposta é a do Rafale, pois como o Hornet bem nos explicou é a única que envolve a transferência do conhecimento e não apenas do saber fazer, mas do como fazer. Depois a da SAAB, em… Read more »

Walderson

Aliás, que bela foto do Rafale.

Alexandre Galante

Não é foto, é computação gráfica. Foi usada para salvar a matéria…rs

Walderson

Foi mal,

desculpe a ignorância tecnológica. kkkkkkkkkkk

masadi45

É , acho que vai ficar o Rafale mesmo. Nessa altura não há como arriscar mais nada

flaviodepaula

Felipe,

por várias vezes vi você defendendo o SH, por isso achei que era sua preferência…..

mas, ta explicado

abraços

wagner jorge dos santos

Olha sera que agora sai o caça certo para o BRASIL?
Agora tem quer ser nesse ano!
Se nao vai ser no proximo ou outro!
Vamos BRASIL pensar grande!!!
ass
WAGNER JORGE UAI!!!

Francisco AMX

Felipe Cps, ontem falei com um amigo, que está na ANAC, ex fabiano, e ele me falou que na FAB tem vários “preferidos”! não se pode generalizar! tem piloto, diz ele, que se a França mandar o Rafale F-3 como prometido (AESA + mica + meteor) ele considera o Rafale mais mortal… inclusive, em of, falou que a suite Spectra e o RCS do Rafale irão surpreender no mundo, positivamente, muita gente…! e agora? seria verdade? pq ele falaria isso?? quem disse, se poucos pilotos brasileiros voaram as aeronaves do FX-2!? e são equipes separadas, cada avião conta com uma… Read more »