F-X2: empresas entregaram propostas de melhorias de suas ofertas

44

Nota à imprensa – F-X2: melhorias das ofertas

Em consonância com o cronograma do processo de seleção dos novos aviões de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), o Comando da Aeronáutica informa que, por meio da Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2), recebeu das empresas participantes, listadas aqui em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), nesta sexta-feira, 2 de outubro, último prazo estabelecido, as propostas de melhorias de suas ofertas.

A partir do recebimento desse material, que se somará ao já existente, a GPF-X2 e sua equipe, composta por mais de 60 especialistas em diversas áreas, procederá à elaboração do relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes, bem como a sua apresentação aos Oficiais Generais integrantes do Alto Comando da Aeronáutica. Após, o Comando da Aeronáutica o encaminhará, em data a ser definida, ao Ministério da Defesa.

O Comando da Aeronáutica ressalta ainda que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.

Brasília, 2 de outubro de 2009.

Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Silva

é acho que o G1 deu um “migué” na gurizada hehehehehehe
devem ter distribuído algumas garrafas de natasha achando que era vodka Russa… SU-35 uahuahuahauhauhau
grande aeronave, mas não neste momento…
braços

Robson Br

Este foi o último prazo para entregas das propostas, não significando que hoje seria revelado o vencedor.

Marcos Pesado

Creio que o parágrafo final da nota bem resume os aspectos que estão sendo analisados pela FAB. Acrescento, ainda, que a decisão tem, também, o seu componente político. Portanto, as análises pautadas unicamente em um aspecto – ainda que importante – são falhas. Resta agora esperar o resultado e o “choro” dos perdedores, que certamente será maior do que a alegria do vencedor.

Felipe Cps

Bem, então não tem Su-35… menos pior, a zona diminui…

ToP GuN

A mídia gosta de bagunçar, mas o processo FX-2 esta sendo conduzido de forma séria pelo pessoal da FAB.

A escolha sensata será feita.

Abraços

João Augusto

ToP GuN

Se a escolha fosse da FAB, eu não duvido, mas como é política…
Pode ser que o mais bem cotado pela análise técnica(que deveria ser a única e definitiva) não seja o escolhido.
Num cenário que EU acho que seria o melhor, o Brasil deveria escolher 2 dos finalistas, NG mais um, preferencialmente o SH, que seria mais barato. Com a TT do outro(SH ou Rafale) completaríamos o que os Suecos não têm e faríamos um avião bacanudo. ^^

Felipe Cps

Eu num entendo essas coisas: “a mídia gosta de bagunçar”. Pombas, a imprensa (detesto esse termo “mídia”, isso me lembra os PeTralhas) gosta é de noticiar! Qualquer coisa que dê audiência.

Christiano

Nao adianta a FAB conduzir de forma séria e o Stalinaceo,fazer o que dá na telha.

Repsol

O que adianta todo esse trabalho da FAB, se a decisão vai ser politica. Se a FAB escolher o Gripen, o escolhido sera o Rafale.

ToP GuN

Isso ainda pode acabar igual ao FX-1….

Quem opera e usa os equipamentos são os militares, não os políticos. Mas vamos ver como acaba.

Abraços

Hornet

Mídia vem de Media, é um vocábulo latino que em português significa meios, tendo sido importado para o português, via inglês (em que é pronunciada mídia, com a acepção de meios de comunicação), coisa que o analfabeto do Reinaldo de Azevedo não tem a menor idéia do seja. E a imprensa, portanto, é mídia, faz parte da mídia (desde Gutemberg). Mídia essa que de vez em quando (quase sempre) gosta de bagunçar sim. A grande imprensa não tem compromisso com o cidadão, salvo raras excessões. Só tem compromisso com seus anunciantes, ou dito de outra forma, com o dinheiro. Por… Read more »

FN

Deve se Rafale mesmo, mas é mesmo uma ótima escolha, tomara que levem a serio e comprem mais no futuro…

Se bem que o próximo governo deve do PSDB significa que o blog vai te pouca coisa boa para falar do nosso país… Pena, mas não se enganem seria assim com os outros dois caças também!!

Lamentável!!!!

Wolfpack

É bom que a FAB emita seu relatório, mas que a decisão será política, isto eu não tenho nenhuma dúvida.

Jotapecosta

Vamos rodar ao redor do toco mais um pouco pra chegar a mesma conclusão de antes: Dentre os que estão no páreo e garante abertamente que vai repassar toda a sua tecnologia pro país é só a França. Em suma, quem cumpre o contrato é apenas o Rafale enquanto fica um monte de deslumbrado sonhando com radar AESA…

Centauro - SP

Diante da nossa demora para atualizar as nossa FAs Deu no Pravda, Venezuela gastou cerca de US$ 4,5 bilhões em hardware militar da Rússia no âmbito de 12 contratos que oficialmente foram assinados durante os últimos anos diversos. A nação latino-americana particularmente comprou 24 jactos de Su-30, dezenas de choppers de batalha e 100.000 Kalashnikov agredir espingardas. Antes de sua mais recente visita a Moscou, Presidente da Venezuela Hugo Chavez afirmou que ele pretendia comprar 92 tanques T-72 e um sistema de incêndio de seqüência de Smerch (Twister) da Rússia. É ainda desconhecido o que exatamente a Venezuela é que… Read more »

mcv

Grande HORNET!!!
Melhor explanacao que esta eh Impossivel!
SDS

Jotapecosta

Pois é, ainda tem gente que chia porque precisamos trocar os caças que a FAB usa a 40 anos. Vai entender né? Por essas pessoas estaríamos na época da cavalaria usando rifles de repetição.

Gabriel

Tão baratos os aviões hein!? e as condições tão atraentes que, se o Lula não quiser, eu vendo meu Fiat Uno Mile – 2001 + 13ª e fico com eles.

GUPPY

Grande HORNET,

Faço minhas as palavras do mcv às 23:08

E agradecer ao FN pela resposta(em 30 Set, às 0:25 no Post “90 graus para bombordo”, lá no Poder Naval) a minha pergunta. Concordo com a sua resposta sim, FN. É que, por um momento, pensei na China, mais sem cabimento.

Abraços aos dois.

ze

Senhores, os dados estão viciados, ou seja, todos nó sabemos quem já levou a disputa. o Lula disse, por duas vezes que é o vencedor. A primeira vez foi no 7 de setembro. A segunda vez foi no dia 25 de setembro, conforme anunciado no jornal The Washington Post.

Tiago Jeronimo

F/A-18 E/F Super Hornet! Eu acredito!

alvespereira

Boa Noite,

Com dados viciados ou não, na altura do campeonato de caça aos caças, importa a FAB receber as aeronaves e a embraer e filiados a TT, que os governantes parem de embromação e levem logo este processo para linha de montagem, hoje honduras joga gás na embaixada brasileira e amanhã o que será? acorda Brasil.

Sds. Verde Oliva – no Ar, na Terra e no Mar.

Hornet

Parece que está tudo andando conforme o esperado, ao menos é isso que informa o Estadão: “Novas propostas melhoram bases para escolha de caças da FAB Dassault reduziu preços, Boeing especificou pacote de tecnologia e Saab garantiu conhecimento avançado SÃO PAULO – Foram entregues na tarde desta sexta-feira, 2, em Brasília, na sede do Comando da Aeronáutica, as propostas, melhoradas e expandidas, das três empresas internacionais que concorrem a um contrato estimado em US$ 7,7 bilhões para fornecimento de 36 caças avançados de múltiplo emprego e destinados à renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Participam a Boeing, americana,… Read more »

Felipe Cps

Hornet em 02 out, 2009 às 22:30: Ah, esses anglicismos que atacam vorazmente a última flor do Lácio, tsc, stc, tsc… São de fazer os ossos de Camões tremer em sua última morada… Logo logo falaremos “vamos estar fazendo” com a maior naturalidade do mundo… Aliás, já tem gente que assim fala… E depois quando gringo diz que somos “macacos” ainda acham ruim… Oras, se até vocábulos para o qual já tínhamos palavras em português (no caso o termo “imprensa”) abandonamos para ficar “politicamente corretos”, imitando a língua inglesa… tsc, tsc, tsc… uma lástima… Mas pelo visto, tem gente que… Read more »

Hornet

Felipe,

desencana…o Reinaldo de Azevedo é meu burrinho de estimação…é minha antinha…hehehe

abraços

Hornet

Mas voltando ao assunto que interessa:

se isso aqui for realmente sério e não apenas uma informação equivocada do jornal, pode mudar o cenário:

“Os americanos especificaram itens de transferência de tecnologia em áreas sensíveis como a engenharia de furtividade, stealth, que dificulta a detecção por radar.”

Isso é uma novidade. Será que os EUA estariam tão dispostos assim a vender esses caças pra nós a ponto de fornecer ao Brasil tecnologia stealth? Tomara que sim.

abraços a todos

JZG_Pedro

O problema não é o compromisso com o dinheiro em só, e sim o que define o prêmio (dinheiro). Quando o prêmio deixa de estar diretamente vinculado à competência na atividade-fim (jornalismo isento, teoricamente), a coisa começa a degringolar.

Se fosse o caso do público (demandante) ser isento, disposto a ponderar fatos, pesquisar; manchetes sensacionalistas não iriam vender. A imprensa que quisesse ganhar dinheiro teria que ofertar informações isentas, verídicas, bem-fundamentadas; independentemente do aspecto moral da coisa.

Hornet

JZG_Pedro, é por aí. E só pra complementar o seu raciocínio (já que coloquei esse aassunto, então deixa eu terminar): existe uma coisa chamada monopólio da informação que está diretamente ligada a essa idéia da concentração de dinheiro (concentração de capital típico do mundo atual, não é diferente da indústria de automóveis por exemplo). Os media, como qualquer empresa, visam lucro e muitas vezes jogam sujo para conseguir o maior lucro possível (lei da selva). A estratégia pode variar um pouquinho, caso a caso, para se obter essa otimização de lucro. Mas invariavelmente baseia-se no sensacionalismo e na criação de… Read more »

MarceloRJ

Grande Hornet,

A TT americana sthelt, não seria a disponível no F18SH? Que por sinal não é das melhores na sua categoria.
Duvido muito que será do F22 e F35…..
Abração bom fds.

Hornet

Marcelo RJ,

acho que o jornal se enganou. Não deve ser bem tecnologia steatlh, mas apenas diminição de assinatura radar. Acho que houve uma confusão de termos por parte do jornal (o autor da matéria é o Godoy, às vezes ele comete esses equívocos).

Por isso que acho que tudo caminha como o esperado. Houve, pelo visto, melhorias significativas nas ofertas dos 3 concorrentes…mas nada de tecnologia de F-22…hehehehe

abração meu caro

RdoCosta

Grande Hornet… é um prazer ler seus comentários!!

Abraços!

Gunter

Hornet! Como sempre, perfeito e brilhante nos comentários!

Sobre o “post”: Caso a França tenha baixado o preço de sua proposta final, conforme anunciado, o resultado, na minha opinião não deve ser outro, que não seja o Rafale, a melhor opção, um caça poderoso, um projeto ja pronto e testado, com possiblidade de evolução. Que venham os RAFALEs, é minha torcida.

Felipe Cps

Hornet em 03 out, 2009 às 2:10

“Felipe, desencana…o Reinaldo de Azevedo é meu burrinho de estimação…é minha antinha…hehehe abraços”

Imagina Hornet, pelo contrário, fiquei extremamente contente. Nada como saber que a gente não é o único do mundo com certas manias malucas, rsrs. Eu tb tenho meus “burrinhos de estimação”, entre os quais um certo anão de sauna e mão-peluda, dono de um certo blog que presta serviços ao Governo Federal, rsrs… 🙂

Abs.

Felipe Cps

RdoCosta em 03 out, 2009 às 7:29:

Ô grande, deixei uma respostinha para ti lá no ForTe em “Golpe Semântico”

Sds.

Player Of Dark

“Em consonância com o cronograma do processo de seleção dos novos aviões…” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é pra rir ou chorar de rir ?

“…composta por mais de 60 especialistas…”
De que adianta se o Mula já fez a escolha dele ?

Da ate a impressao de ser um processo serio pra quem nunca viu nenhuma informação sobre isso, mas k entre nos… é mais uma _______”à brasileira”.

ronaldo

eta povinho pra reclamar esse do blog, sempre são do contra pra mostrarem “atitude” se os EUA tivessem dado de graça uns F-22 e F-35 ainda assim ia ter gente reclamando.
Tudo esta saindo conforme os planos pre-estabelecidos dos altos escaloes da FAB e do governo tão espremendo a fruto ate a ultima gota se fosse um pau mandado igual o Alckim a gente tira no maximo um F-A/18 sem TT nem missel nem droga nenhuma.

Marino

à época do F-X (1), o comandante da Força Aérea Sueca,declarou em entrevista considerar o Super Tucano, uma aeronave avançada para as missões a que se destina, porém, “a doutrina Sueca, não deixa margem para utilização dessa aeronave, preferimos que nossos pilotos utilizem simuladores, e partam diretamente para aeronaves a jato”, agora mudou é?

germa

a proposta suéca mudou pq eles já viram que só o preço mais barato não vai levar essa. Concordo com o hornet, quando eu lí sobre tt de tech stealth,ctza que não é a mesma que eles usam no F-22/F-35 se não em pouco tempo poderiamos fabricar os nossos próprios vetores de 5G. ainda sobre os caças finalistas,fiquei bem dividido com a proposta da SAAB,por causa do preço. mas o rafale ainda é o meu preferido. vou perguntar para o Wellinton nesse post pq ninguém lê matérias passadas. Wellinton, pq o SU-35bm vem com radar PESA??? se é um projeto… Read more »

Robson Br

ESTE ASSUNTO ESTÁ FICANDO SEM GRAÇAAA

welington

Germa o SU-35 BM possui dois radares um PESA (Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E)) e outro a AESA (Zhuk-MSF(SOKOL)), tudo depende do bolso do cliente… O SU-35 BM já possui seu radar AESA, portanto ele não precisa utilizar o radar do PAK FA, porem quando o mesmo estiver totalmente operacional será mais uma opção para o SU-35 BM e todos os Flankers. O radar do PAK FA T-50 é o Tikhomirov NIIP SH-121 AESA que utilizara o gerador de potencia do Irbis-E (N035E) (O mais potente sistema já colocado em um caça com 20 kilowwats de potencia) e a base dos… Read more »

sonic wings

Srs. a unica coisa q me preocupa é depois de escolhido o RAFALE no proximo governo as coisas dêm pra tráz ao perceber o tamanho do rombo deixado pela escolha politica do brinquedo e opte por uma aeronave diferente descontinuando nossa linha de produção.

Abs

ronaldo

realmente não intendo porque tantos leitores aqui fazem de tudo pra desmereçer o RAFALE, vejam um caça ja provado e totalmente operacional, sob muitos aspectos o melhor de sua geração, qualidade sai caro, que o dizem os EUA que gastam fortunas incalculaveis para desenvolverem seus pontas de lança.

Marino

Desde o início do processo para aquisição do FX 2, o Brigadeiro Saito afirmou que à Comissão nomeada pela FAB, caberia apresentar relatório técnico a respeito das 3 aeronaves, e que isso, após apresentação ao Alto Comando, seria levado ao MD, que levaria ao presidente da República, sem que a FAB apontasse um favorito. Quanto ao receio de o próximo governo, descontinuar o que houver sido contratado, isso pode acontecer com qualquer coisa, desde que o ocupante do Planalto e sua equipe de apoio, julguem mais conveniente para si ou para o país uma outra situação. Quando da posse do… Read more »

FN

GUPPY em 02 out, 2009 às 23:30

blz, valeu