fome-zero

Trecho da reportagem da revista Veja de 15 de janeiro de 2003, após os primeiros indícios de que o programa F-X seria suspenso.

É compreensível que o governo, logo na sua estréia,tente mostrar trabalho, mas chama a atenção o volume de decisões que não passam de espuma. A primeira foi a suspensão da licitação internacional ara a compra de doze jatos de combate para reequipar a Força Aérea, cujos caças Mirage já não estão mais em condições técnicas de realizar vôos. Alguns já foram tirados de ação. Os que restam deverão ser aposentados em até dois anos. O motivo da suspensão da licitação para a compra dos novos jatos era tão bonito que provocou elogios ao governo na imprensa internacional. Tratava-se, aparentemente, de economizar o gasto com armamento aéreo e aplicar o dinheiro, 700 milhões de dólares, no combate à fome no Brasil. No discurso, nada mais louvável. Na prática, um factóide amador. A questão é que o dinheiro para a compra dos jatos não sairá do Tesouro Nacional, mas de um empréstimo internacional que só começaria a ser pago daqui a três anos, assim mesmo com financiamento externo e prestações a perder de vista. Ou seja: o dinheiro que Lula quer transferir da compra dos jatos para o combate à fome não existe no Tesouro. Conclusão: o dinheiro da fome continuará o mesmo e o dos jatos sumiu.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington

I remember!!!
No discurso, nada mais louvável. Na prática, um factóide amador. A questão é que o dinheiro para a compra dos jatos não sairá do Tesouro Nacional, mas de um empréstimo internacional que só começaria a ser pago daqui a três anos, assim mesmo com financiamento externo e prestações a perder de vista. Ou seja: o dinheiro que Lula quer transferir da compra dos jatos para o combate à fome não existe no Tesouro. Conclusão: o dinheiro da fome continuará o mesmo e o dos jatos sumiu.
Sem comentários…
Um grande abraço a todos…

Felipe Cps

É neh? Q coisa neh?

Nesse post vai aparecer os dois tipos: os que atacam, que irão dizer que a Veja é PIG e não tem credibilidade, e os que defendem, que irão dizer que a Mulla fez é o certo.

Mas só o verdadeiro PaTrulheiro de internet vai fazer os dois.

Sds.

Wilson "Giordani" de Souza

Posso estar errado mas, comigo, esses argumentos de “vou deixar de gastar nisso para gastar naquilo” ou “se não gastasse nisso poderia gastar naquilo” não colam. A menos que alguém me prove o contrário, eu tenho certeza de que há MUITO DINHEIRO circulando nas “esferas” públicas, seja municipal, estadual ou federal. E dinheiro circulando nessas esferas nós sabemos onde vai parar. O que falta, às vezes, é capacidade administrativa de elaborar projetos. Já vi especialistas citando, por exemplo, a falta de capacidade de algumas pequenas prefeituras em elaborar projetos de saneamento básico que atendam as exigências para repasse de verbas.… Read more »

André

Wilson,
Você está coberto de razão. A falta de capacidade administrativa de elaborar projetos é muito grande, sobretudo nas Prefeituras de pequenas cidades, e nem tão pequenas assim. Já pude observar isso na minha vida profissional.
Sds a todos.

Justin Case

Off Topic:

Agora, Ministro Nelson Jobim em audiência pública na Câmara:
Tv Câmara ou, via internet, no link:
http://www2.camara.gov.br/internet/agenciacamara/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/agencia/default.asp

Justin

(Justin Case supports Rafale)

Joel

Não tem como comentar isso tecnicamente
Até porque o FX foi reaberto para comprar o triplo de caças…

Mas especultivamente digo o fato é que o lobby tinha ido todo pro pessoal do governo anterior, começando novamente o processo o lobby iria pros companheiros…rsrs

Ele no inicio se contentou com um A 319…

Marcelo

Ué de novo!

A campanha para a presidencia já começou?

Vou votar no Bob Esponja, já que o Lula molusco não pode se candidatar de novo, só 2014. heheh

Politica é um barato, é que nem futebol, não entendo nada, mas acho de montão. hehehe

Sds Canhotas, mas onde fica a esquerda de um Cefalópode?

MO

bom, pelo jeito

como em 2003 nem aviaozinhum e nem ‘olha o aviaozinhum’ na boca das crianças

em 2009 a arte imita a vida, nem aviaozinhums e os famintos continuam a ver navios, ops digo, sem ver o ‘oia o aviaozinhum’ ….

Eu acreditum, Panacus sous (latim = tradução and dubragem = meu kchorro que fala latim)

Sepol Olecram