Diretor da AEB é exonerado após discussão acirrada com presidente da Cyclone

Jeferson Ribeiro

alcantara_cyclone_4 vinheta-clippingA Casa Civil publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (10) a exoneração do diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da Agência Espacial Brasileira (AEB), brigadeiro Antônio Chaves.

Segundo o G1 apurou, a saída do militar da reserva da AEB ocorreu após desentendimento entre ele e o presidente da Cyclone Alcântara Space, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, no dia 26 de agosto.

A Cyclone é uma empresa brasileiro-ucraniana, criada pelos dois países para lançar foguetes da base militar de Alcântara, no Maranhão. O lançamento do primeiro foguete está previsto para dezembro de 2010.

O desentendimento teria ocorrido na reunião do dia 26, quando a empresa e os diretores da AEB discutiam detalhes técnicos do cronograma de trabalho na base de Alcântara. Segundo a assessoria da agência, durante o debate “houve um acirramento pontual de ânimos entre dois interlocutores”. A agência não especificou se o desentendimento foi entre Amaral e o brigadeiro.

O G1 apurou que durante a apresentação técnica de um funcionário da Cyclone, o brigadeiro discordou de alguns pontos. Depois de algumas intervenções, o presidente da empresa teria ficado irritado e xingou o brigadeiro, que teria reagido e tentado atingir Amaral com um copo d’água. As informações não foram confirmadas pela assessoria da AEB.

Após a discussão, Amaral teria pedido ao ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, cuja pasta é responsável administrativa pela AEB, a exoneração do brigadeiro. O pedido foi atendido e a exoneração foi publicada nesta quinta-feira. Amaral também é presidente do PSB, partido do ministro Rezende.

O G1 tentou falar com o brigadeiro nesta quinta-feira, mas os assessores do seu gabinete informaram que ele viajou para resolver problemas particulares. Informaram também que o brigadeiro não disse quando retornava e não podia atender a reportagem pelo telefone celular, porque estava sem o aparelho.

O G1 procurou a assessoria do ministro de Ciência e Tecnologia, mas a assessora não retornou as ligações.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

É a velha máxima: Manda que pode obedeçe quem tem juízo.

Flavio

Palhaçada,

mandar um brigadeiro para casa porcausa de um imcompetente do PSB é muita falta de bom senso,

estas atitudes desmerece não só a FA, mas também o governo em geral. Se bem que o governo, apesar de eu acho-lo bom, não tem reputação nenhuma.

Bosco

Heheeheheheh………

The David

haha gostei da foto

Ducca

Conheci pessoalmente o Major-Brigadeiro Chaves. Homem corretíssimo, extremamente competente em sua área e muito polido. Para tirá-lo do sério só algo muito grave. É lamentável ver o que a força política é capaz de fazer. Fecha-se os olhos para a competência de um em detrimento dos apadrinhamentos políticos de outros.
Nessa história toda, quem saiu perdendo foi o Brasil.
É uma pena.

Hornet

Astros do Ringue espacial!!!…hehe para maiores informações sobre o assunto: http://panoramaespacial.blogspot.com/2009/09/um-barraco-aeroespacial.html http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/09/10/brigadeiro-demitido-apos-discussao-com-ex-ministro-roberto-amaral-767558471.asp em um desses links tem um adendo que achei legal, sem querer desmerecer o Brigadeiro de forma alguma (embora eu ache que faltou um pouco de “cabeça no lugar” para ele – se fosse numa empresa privada seria demitido sumariamente e talvez ainda processado…mas enfim). O adendo é esse: “o acontecimento em si não merece muitos comentários. A piada que tem circulado no meio especializado é que baixou o “Hugo Chávez” venezuelano no Brig. Hugo Chaves, brasileiro. O interessante é que a velha divergência entre setores do Ministério… Read more »

Leandro Mello

Sem comentários…

Adler Medrado

Será mais uma guerrinha de egos e vaidades?

Excel

Lamentável.
Um Brigadeiro de carreira que devotou anos de sua vida à aeronautica, e ainda com PHD em engenharia. Pessoas assim devem fazer falta na Aeronautica …

Noel

Hornet, não entendi, vc tomou partido do Ex-Min pq?
Nós não sabemos do que o Brig foi xingado. Portanto, ele deve ter tido um bom motivo prá reagir a ofensa. Justifica seu ato?
Creio que não dá prá saber somente com essas notas.
Não o conheci pessoalmente, mas as informações que tive, são de que ele é um cara corretíssimo, e não “machão”, encrenqueiro ou coisas do gênero.
De qualquer forma sua cabeça já rolou, certo ou errado, já era, e o outro continua lá.
Sds

Hornet

Noel,

tá louco! Não estou tomando partido de ninguém. Muito menos do ex-Ministro. Esse (o Roberto Amaral) é figurinha carimbada, não vale muito não.

E é por isso mesmo que achei que o Brigadeiro foi um pouco ingênuo. Com esse tipo de gente não se pode perder a cabeça, pois não se ganha nada com isso. Ao contrário, só se perde.

Mas, como se diz no interiorrrr de Sum Paulo, zulivre de tomar partido num caso assim!…hehe

abração

ps. Zulivre, para quem não domina o idioma = Deus me livre!

BVR

Hornet (em 12 set, 2009 às 5:04), acessei o link que vc postou e, sinceramente, não tem “anjo” nessa história não.

De repente o Brigadeiro já estava a fim de sair (e aproveitou a discordância com o ucraniano) ou ainda, já estavam a fim de tirá-lo
(e aproveitaram a deixa dada). Enfim,…Só quem viveu a situação e sabia do cotidiano pode dar uma esclarecida.

Sds aos do Blog.

BVR

Outra coisa Hornet,

Pô cara, 5 da matina (no sábado), ou tu tava chegando da farra ou tu gosta mesmo de vasculhar notícias, hein.

Rrsrsrsrsrsrs……Abraços.

Sds aos do Blog.

JULIO

Penso que esse assunto é muito grave.
Por que sabemos existem muitas pessoas que se julgam deuses sobre os mortais, baseados no poder que lhes foi delegado. Se o major brigadeiro foi ofendido, a que ser considerado na avaliação, se foi demitido por pura politicagem de donos de poder, é uma vergonha.

Noel

Háááááá bom, da forma como vc escreveu tava parecendo isso.
Mas como vc mesmo diz, segue o enterro (no caso do programa espacial, ou programas).
Boa noite, ou bom dia.

Hornet

Noel,

e pra gente ficar ainda mais sem entender nada…dá uma olhada nesse link:

http://www.alcantaracyclonespace.com/index.php?option=com_content&task=view&id=224&Itemid=267

e segue o enterro…hehehe

abração

Noel

Essa briguinha já deu o que tinha que dar.
Agora, em relação ao acordo com a Ucrânia, a única diferença em relação ao polêmico acordo com os americanos, seria o fato de a aplicação dos recursos advindos do programa, no próprio programa, ser permitida; o que o acordo com os americanos vetavam o uso desses recursos. O resto, é tudo igual aos yankees.
Palavras do TB Bambini, Diretor-Geral do DEPED e representante da Aeronáutica, na época do acordo.
Segue o enterro rsrsrs.

Challenger

O programa Espacial Brasileiro, já virou palhaçada faz muito tempo, falta de recursos e loteamento de cargo tecnicos por politicos incompentes sem nenhum compromiso com o projeto, é por essas e outras que nunca mais voto no PT.

É capaz da Somalia lançar um Foguete antes do Brasil.

[…] do cargo de diretor de Transporte Espacial de Licenciamento da Agência Espacial Brasileira (AEB) depois de brigar com o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, explicou aos colegas da Aeronáutica que sua atitude no episódio “foi uma reação […]

Gustavo

Este Roberto Amaral é um ladrão como todos os seus companheiros políticos… é ele que deveria ter sido mandando embora !! Mas uma vez prensenciamos uma injustiça !!! Quem é correto realmente não sobrevive no meio de tanta corrupção…é uma vergonha !!!É o Brasil e o povo brasileiro que mais uma vez sairam perdendo !!!