Jobim

vinheta-exclusivo A escolha do caça para a FAB, denominado programa F-X e posteriormente requalificado como F-X2 se arrasta por mais de 15 anos.

A concorrência pelo futuro vetor da FAB, que acabou virando uma “novela”, está perto de um desfecho. Pelo menos é o que as autoridades nacionais dizem.

Baseado nos fracassos da concorrência anterior (F-X), o Comando da Aeronáutica aprendeu a lição e conduziu um novo processo transparente, mas sem expor demasiadamente a instituição.

A FAB avaliou e testou todas as três aeronaves finalistas. Os militares envolvidos no processo produziram seus relatórios e entregaram os mesmos aos seus superiores. Estes avaliaram as informações ali contidas e tomaram suas decisões, que gerou um documento único e comparativo entre as três propostas. Todas estas etapas possuíam um cronograma que foi rigidamente cumprido. O início ou a conclusão destas etapas também foram claramente anunciados pelo Comando da Aeronáutica através do seus serviço de relações públicas.

Tecnicamente não há mais o que ser feito pela FAB. O documento final está no Ministério da Defesa, atualmente comandado pelo Ministro Nelson Jobim.

Jobim não é necessariamente um civil com vínculos históricos com as Forças Armadas. E também não é um estudioso dos assuntos político-estratégicos dos país. Sua presença no MinDef está mais ligada a questões político-partidárias (é filiado ao PMDB).

No entanto, deve-se adimitir que Jobim, um homem inteligente e detentor de currículo respeitável, mesmo com pouco tempo de Ministério, aprendeu muito sobre assuntos relacionados à defesa.

O problema é que o ministro Jobim possui certas preferências, já anunciadas por ele mesmo, que podem interferir e deturpar a decisão final.

Jobim cometeu um erro político quando anunciou sua preferência pessoal. Na verdade, ele criou uma cilada para si mesmo. Se o vencedor for aquele de sua preferência, seus opositores dirão que este era um jogo de cartas marcadas e lobbies definidos. Por outro lado, a derrota da sua preferência pode gerar um vácuo político cujo governo como um todo pode ser arrastado para ele.

É importante lembrar que Jobim é e seguirá sendo ministro do governo por mais um tempo. Já o caça a ser escolhido voará pelos céus do Brasil por décadas. Preferências pessoais deveriam dar lugar a avaliações mais técnicas quando o assunto é estratégia de longo prazo.

FOTO: terra.com.br

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Se ganhar o preferido do Jobim (e não da FAB) vai virar o “jatinho do Jobim”…

Triste fim do FX2… Bem, esperar o que do governeco PeTralha?

Lucas Calabrio

Prezados
Acredito que a escolha do NJ recaia sim sobre a melhor proposta que no caso é refletida no Rafale pura e simples.
sds

Lucas Calabrio

Prezado Felipe Cps
Seja quem for que levar o f-x2, haverão muitas critícas, mas é inegável que a melhor proposta é a da França.
Abraço

Jc

“É importante lembrar que Jobim é e seguirá sendo ministro do governo por mais um tempo. Já o caça a ser escolhido voará pelos céus do Brasil por décadas. Preferências pessoais deveriam dar lugar a avaliações mais técnicas quando o assunto é estratégia de longo prazo.” Perfeito…como sempre achei, tinha de ser escolha da FAB e acabou a conversa. Se a FAB nao sabe escolher o melhor vetor, bom, ai melhor ficar a pé mesmo. Mas nao creio q seja o caso. Deve ter gente competente por lah. O mesmo em relação ao texto valeria para a escolha dos ministros,… Read more »

Flavio

Ainda bem que o NJ prefere o melhor dos caças….já pensaram que triste e desastroso seria se ele preferisse o F-18. Ao menos ele não tem espírito de vira lata e não gosta dos “restos”.

Paulo Renato

A melhor proposta é a da França, as outras devem ser somente para venda de armamentos com alguma TT.
Não acho que o Rafale é o melhor, mas a proposta da França é realmente completa.
Queria muito que os Russos podessem ganhar esse FX2, mas infelizmente não deu.
Como deve já estar definido esse Fx2, vamos ver agora na parte Naval como vai ser, pelo que vem se noticiando vai dar FRança tb ou seja nossas Forças estarão completamente perfumadas, agora depois precisamos saber da qualidade desses perfumes….

rs..rs…rs..

Abs.

Claudio

Apesar das ofertas do Rafale e do F-18, eu ainda prefiro a proposta do Gripen.
Com relação ao nosso ministro, só posso comentar que ele têm um problema comum a vários políticos, não sabe ficar de boca fechada.

Patriota

O Rafale é a melhor opção para o Brasil!

mauro dias

Começou o choro dos perdedores , e daqueles com seus interesses frustrados.
Com preferência ou não do ministro , seria de qualquer forma o mais adequado , na minha parca opinião , a TT , tão esperada pelo setor de defesa nacional

Jc

Os EUA ainda nao detalharam as questoes de transferencia de tecnologia. Imagino que esperam aprovacao do congresso para tanto. Sera q essa sai ou nao antes da decisao da compra? Alguem sabe quanto tempo depois da comunicacao do pentagono o congresso vota isso? Somente depois de ter as propostas lado a lado vcs podem dizer que esse ou aquele tem a melhor TT. Pelo menos como proposta, a do SH deve ser otima, pois pelos boatos ganhou por pouco do Rafale. Honestamente, acho q, ate pelos 3 avioes jah terem sido filtrados na escolha inicial, qq um deles esta otimo,… Read more »

mauro dias

Respeito sua opinião, mas procure uma pesquisa na área de defesa, referente a acordos com USA, veja as condicinantes que eles impõe.
Certo que ninguem nesta área joga para perder, mas seria ficar exposto as exigências na do executivo americano, mas ao seu legislativo, geralmente arrogante, e com tendência a usar de pressão, mesmo em acordos ja estabelecidos, para proveito de seu próprio mercado e interesses

Wolfpack

Senhores, como todos sabem eu desde sempre apostei minas fichas no Rafale. Era a jogada certa, tirar os Russos da jogada (muito fortes) e colocar alguns pesos leves para concorrer com o Rafale. O MD e FAB deve ter pensado, não virá o F35 e o Gripen NG é um projeto apenas, então não haverá como o FX2 não ser decidido em favor do Rafale. Acontece que as propostas foram apresentadas e o que antes era uma questão impossível poderá estar acontecendo, a tão esperada transferência de tecnologia americana do F18E/F Super Hornet. Mudou tudo. Também o fato que acredito… Read more »

Rodrigo Marques

Eu espero que vença a proposta francesa integralmente nos termos em que a mesma está colocada, apesar de achar meio estranho se os americanos ficarem fora das nossas compras de helicopteros, subs, casco para subs e agora caças… vamos ver.

Fora do páreo, felizmente, está o Gripen NG.

kaleu

Pessoal … volto a insistir …

Como é que “enfiaram” o Jobim naquele cockpit ?? … notem que os braços “ficaram de fora” … não coube !

Fiquei sabendo que 2 oficiais da Armée de l’Air, ficaram “empurrando’ para baixo … enquanto um 3º ficou dando marteladas no capacete … rsrsrs

O “Homem” nem parece respirar …. rsrsrsrs

Tá “espremido” entre banco e o manche … assim não deu pra pilotar a aeronave … e pior … pra sair teve que ejetar … rsrsrs

abcs
kaleu

kaleu

Acho que isso comprometeu a escolha do Rafale … rsrsrs

Cmdt Oliveira.

Boa noite pessoal. Acredito q no final do segundo tempo os E.U.A viraram o jogo e genharam a disputa. A carta de Hilary mas a visita do Jim Jones mudaram o cenario. No meu ver o resultado da Fab deu Hornete a declaração publica foi adiada para o fim de setembro para evitar um mal estar c o governo frances em sua visita ao Brasil. Se tivesse dado Rafale o resultado seria divulgado no prazo para ser comemorado junto com os outros acordos c a França. Grippen, definitavente fora do pareo. Galera, sem paixao, devido ao novo cenario geopolitico o… Read more »

Cmdt Oliveira.

desculpe os erros: ganharam, Hornet

Rodrigo Marques

Acho que só ejetando mesmo…

Lucas Calabrio

correção
haverão muitas critícas= haverá muitas críticas
o verbo haver é impessoal
desculpem

Lucas Calabrio

ou seja não é flexionado

Wi

kaleu em 10 ago, 2009 às 22:01

O “Homem” nem parece respirar …. rsrsrsrs

huahahuhaha…muito boa!

Edmar

Caros Amigos.:

Realmente a proposta da França foi a melhor.
O “Dassault Rafale F-3” é o melhor avião para o Brasil.
Vai haver maior transferencia de tecnologia e nossos vetores vão ser montados aqui.

Abraços.

karlus73

De certeza que ele andou no jacto francês??… em caso de ejecção no relatório final iria ser o que?
-Sistema de propulsão do assento ejectável não teve potencia para elevar o passageiro, lololo, estou a brincar malta.-
Além da luta externa, também internamente haverá luta, poder politico v militar.
Digam-me uma coisa.. quem tem mais força aí… os políticos ou generais…
Abraços

Jc

Kaleu, o Jobim tentou acertar a compra do F111 com apenas um assento….

glauber

Se for o F 18 o escolhido sera uma catastrofe,deus nos livre!esse caça ja ta ultrapassado em relação ao gripen e o rafale!
Ambas propostas dos suecos e franceses sao boas,um propoem construir os jatos aqui no brasil pela embraer,otro propoem o envio de tecnologias avançadas para cá,por min gripen ou rafale ta ótimo,mas F18 jamais,os americanos não são nossos amigos.
e aqueles f5 velhos la estão sucateados tem que taca fogo naquelas carroça.

tell

Acho que o Jobim tem as suas razões bem fundamentadas para declarar sua preferência pelo jato Frances e irei colocar aqui algumas observações minhas que me parecem de alguma importância para a análise das ofertas. Em primeiro lugar já tivemos algumas experiências negativas em varias outras ofertas americanas que dificultam a aceitação de que eles agora irão transferir essas tecnologias. Temos também, a conjuntura política atual que demonstra a postura americana na America Latina não muito favorável ao Brasil e os interesses na Amazônia e no pré sal. 2º – As promessas feitas pelas empresas americanas, as declarações de patentes… Read more »

william

pessoal o caça escolhido sera o f-18 americano, fazer o que.

[…] Leia também: F-X2: Jogo de cartas marcadas? […]

Felipe Cps

Se ganhar o preferido do Jobim (e não da FAB) vai virar o “jatinho do Jobim”…

Triste fim do FX2… Bem, esperar o que do governeco PeTralha?

Lucas Calabrio

Prezados
Acredito que a escolha do NJ recaia sim sobre a melhor proposta que no caso é refletida no Rafale pura e simples.
sds

Lucas Calabrio

Prezado Felipe Cps
Seja quem for que levar o f-x2, haverão muitas critícas, mas é inegável que a melhor proposta é a da França.
Abraço

Jc

“É importante lembrar que Jobim é e seguirá sendo ministro do governo por mais um tempo. Já o caça a ser escolhido voará pelos céus do Brasil por décadas. Preferências pessoais deveriam dar lugar a avaliações mais técnicas quando o assunto é estratégia de longo prazo.” Perfeito…como sempre achei, tinha de ser escolha da FAB e acabou a conversa. Se a FAB nao sabe escolher o melhor vetor, bom, ai melhor ficar a pé mesmo. Mas nao creio q seja o caso. Deve ter gente competente por lah. O mesmo em relação ao texto valeria para a escolha dos ministros,… Read more »

Flavio

Ainda bem que o NJ prefere o melhor dos caças….já pensaram que triste e desastroso seria se ele preferisse o F-18. Ao menos ele não tem espírito de vira lata e não gosta dos “restos”.

Paulo Renato

A melhor proposta é a da França, as outras devem ser somente para venda de armamentos com alguma TT.
Não acho que o Rafale é o melhor, mas a proposta da França é realmente completa.
Queria muito que os Russos podessem ganhar esse FX2, mas infelizmente não deu.
Como deve já estar definido esse Fx2, vamos ver agora na parte Naval como vai ser, pelo que vem se noticiando vai dar FRança tb ou seja nossas Forças estarão completamente perfumadas, agora depois precisamos saber da qualidade desses perfumes….

rs..rs…rs..

Abs.

Claudio

Apesar das ofertas do Rafale e do F-18, eu ainda prefiro a proposta do Gripen.
Com relação ao nosso ministro, só posso comentar que ele têm um problema comum a vários políticos, não sabe ficar de boca fechada.

Patriota

O Rafale é a melhor opção para o Brasil!

mauro dias

Começou o choro dos perdedores , e daqueles com seus interesses frustrados.
Com preferência ou não do ministro , seria de qualquer forma o mais adequado , na minha parca opinião , a TT , tão esperada pelo setor de defesa nacional

Jc

Os EUA ainda nao detalharam as questoes de transferencia de tecnologia. Imagino que esperam aprovacao do congresso para tanto. Sera q essa sai ou nao antes da decisao da compra? Alguem sabe quanto tempo depois da comunicacao do pentagono o congresso vota isso? Somente depois de ter as propostas lado a lado vcs podem dizer que esse ou aquele tem a melhor TT. Pelo menos como proposta, a do SH deve ser otima, pois pelos boatos ganhou por pouco do Rafale. Honestamente, acho q, ate pelos 3 avioes jah terem sido filtrados na escolha inicial, qq um deles esta otimo,… Read more »

mauro dias

Respeito sua opinião, mas procure uma pesquisa na área de defesa, referente a acordos com USA, veja as condicinantes que eles impõe.
Certo que ninguem nesta área joga para perder, mas seria ficar exposto as exigências na do executivo americano, mas ao seu legislativo, geralmente arrogante, e com tendência a usar de pressão, mesmo em acordos ja estabelecidos, para proveito de seu próprio mercado e interesses

Wolfpack

Senhores, como todos sabem eu desde sempre apostei minas fichas no Rafale. Era a jogada certa, tirar os Russos da jogada (muito fortes) e colocar alguns pesos leves para concorrer com o Rafale. O MD e FAB deve ter pensado, não virá o F35 e o Gripen NG é um projeto apenas, então não haverá como o FX2 não ser decidido em favor do Rafale. Acontece que as propostas foram apresentadas e o que antes era uma questão impossível poderá estar acontecendo, a tão esperada transferência de tecnologia americana do F18E/F Super Hornet. Mudou tudo. Também o fato que acredito… Read more »

Rodrigo Marques

Eu espero que vença a proposta francesa integralmente nos termos em que a mesma está colocada, apesar de achar meio estranho se os americanos ficarem fora das nossas compras de helicopteros, subs, casco para subs e agora caças… vamos ver.

Fora do páreo, felizmente, está o Gripen NG.

kaleu

Pessoal … volto a insistir …

Como é que “enfiaram” o Jobim naquele cockpit ?? … notem que os braços “ficaram de fora” … não coube !

Fiquei sabendo que 2 oficiais da Armée de l’Air, ficaram “empurrando’ para baixo … enquanto um 3º ficou dando marteladas no capacete … rsrsrs

O “Homem” nem parece respirar …. rsrsrsrs

Tá “espremido” entre banco e o manche … assim não deu pra pilotar a aeronave … e pior … pra sair teve que ejetar … rsrsrs

abcs
kaleu

kaleu

Acho que isso comprometeu a escolha do Rafale … rsrsrs

Cmdt Oliveira.

Boa noite pessoal. Acredito q no final do segundo tempo os E.U.A viraram o jogo e genharam a disputa. A carta de Hilary mas a visita do Jim Jones mudaram o cenario. No meu ver o resultado da Fab deu Hornete a declaração publica foi adiada para o fim de setembro para evitar um mal estar c o governo frances em sua visita ao Brasil. Se tivesse dado Rafale o resultado seria divulgado no prazo para ser comemorado junto com os outros acordos c a França. Grippen, definitavente fora do pareo. Galera, sem paixao, devido ao novo cenario geopolitico o… Read more »

Cmdt Oliveira.

desculpe os erros: ganharam, Hornet

Rodrigo Marques

Acho que só ejetando mesmo…

Lucas Calabrio

correção
haverão muitas critícas= haverá muitas críticas
o verbo haver é impessoal
desculpem

Lucas Calabrio

ou seja não é flexionado

Wi

kaleu em 10 ago, 2009 às 22:01

O “Homem” nem parece respirar …. rsrsrsrs

huahahuhaha…muito boa!

Edmar

Caros Amigos.:

Realmente a proposta da França foi a melhor.
O “Dassault Rafale F-3” é o melhor avião para o Brasil.
Vai haver maior transferencia de tecnologia e nossos vetores vão ser montados aqui.

Abraços.