terça-feira, abril 13, 2021

Gripen para o Brasil

Caça chinês de 5ª geração deve voar antes do tempo estimado

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

J-XX

A Defense Intelligence Agency dos EUA foi pega de surpresa com a declaração feita pelo general chinês He Weirong, comandante da Força Aérea Chinesa, de que o primeiro caça de 5ª geração deve voar logo e entrar em serviço em 2017. O anúncio contraria o argumento usado pelo Secretário de Defesa americano Robert Gates quando encerrou o Programa F-22 Raptor.

O novo caça chinês J-XX deve incorporar as capacidades 4S (Stealth, Supercruise, Supermanobrabilidade e Short take-off).

A revelação feita pelo comandante chinês vai esquentar o debate sobre o cancelamento do F-22 em favor do F-35, que está sendo duramente criticado antes de entrar em serviço.

J-XX cockpit J-XX HMD

- Advertisement -

28 Comments

Subscribe
Notify of
guest
28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
osorio

Quem será que eles copiaram agora?
Isso me lembra um filme brasileiro “O homen que copiava” neste caso seria ” O País que copiava” rsrsrs.
sds.

Bosco

Se a foto for verdadeira e não fruto de computação gráfica, o projeto parece ser bem original. Lembra um pouco o YF-23. rsrs….
A primeira vista somos levados a compará-lo com o F-22 pelo fato dos dois serem bimotores, mas não acho que o F-35 faria feio.
Mesmo sabendo que o F-35 é um caça prioritariamente de ataque, ele é plenamente capaz de realizar missões ar-ar com desenvoltura. No caso de combate entre caças de quinta geração então, eu creio que não se faz necessário um caça do porte do F-22 para ser eficiente.
Parabéns aos chineses.

casag

O caça tem canards. Parece uma solução diferente dos americanos.
Se entrar em serviço em 2017, será antes do F-35! Uma péssima surpresa para a USAF.

Robson Br

O único país que possui tecnologia e dinheiro para produzir um caça de 5ª geração (Stealth) no momento são os EEUU. Veja as dificuldades do Caça Europeu (Typhoon) e a da França e Suécia com seus caças de 4,5 G. Da Rússia com seu PAK FA que nunca chega nem a ser projeto e no máximo mudam os números de seus caças (ex SU-35). Não obstante que a China realmente pode estar desenvolvendo um caça de 5ª geração, mas duvido que entre em operação tão cedo. No fundo eles nem conseguiram uma versão final de seu caça de 4ª G.… Read more »

Justin Case

Amigos,

Falando em Ásia e aeronaves de última geração, a Indian Navy emitiu RFI – Request for information – visando à aquisição de aeronaves de última geração para seus novos porta-aviões.
Creio que o fato reforça a posição de Rafale e Super-Hornet na competição para a Força Aérea Indiana.
Vejam o link: http://www.newkerala.com/nkfullnews-1-155649.html

Justin.

casag

Robson Br

Realmente você deve ter razão. Os lobbyes sempre usaram esta expediente na guerra fria.

Na hora de votar os projetos, os similares soviéticos eram apresentados como diabólicos e mortíferos.

Na hora de justificar as diferenças absurdas de preço entre os equipamentos, os soviéticos eram descritos como carroças toscas.

Hornet

A imagem eu não sei se é verdadeira. Acredito que não (deve ser computadorizada ou algo assim). No entanto, a informação procede. A China está mesmo desenvolvendo um caça de quinta geração e está avançada nisso. Foi-se o tempo que somente os EUA podiam produzir tais coisas. A China vem equilibrando o jogo rapidamente e em breve pode até empatar ou mesmo virar o placar. Quem afirma que a China está produzindo um caça de quinta geração, e que deve estar operacional na Força Aérea chinesa nos próximos anos, é o próprio serviço de Inteligência americano: http://theasiandefence.blogspot.com/2009/11/defense-intelligence-agency-on-chinas.html Espero que entre… Read more »

Colt

HAUHAUHAUAUA
Se for esse da foto, o design do avião é um mistão!
YF-23 + Eurofighter + Rafale + SU-35
Sugestão para a Embraer : NÃO FABRIQUEM OS E-JETS LÁ
!!!

Hornet

aproveitando a deixa de caças de quinta geração, um off-topic:

A França, os EUA e a Inglaterra enviaram seus caças mais avançados para um dogfigth nos EAU:

“UAE hosts first mock dogfights for F-22, Typhoon, Rafale”

http://theasiandefence.blogspot.com/2009/11/uae-hosts-first-mock-dogfights-for-f-22.html

Seria legal saber dos resultados. Seria interessante saber como o F-22 se saiu contra os 2 mais avançados caças europeus. Que eu saiba, o F-22 nunca tinha participado de um treinamento assim fora dos EUA.

abraços a todos

Bosco

Vai ser interessante vermos qual será a reação dos americanos a iminente aquisição de caças de quinta geração por parte de países não alinhados.
Irá rever sua ‘política’ em relação ao F-22? Irão dar prioridade ao programa do F-35? Irão priorizar programas de desenvolvimento e aquisição de tecnologia anti-furtiva? Irão acelerar o desenvolvimento de um caça de 6ªG?
Seja como for já é visível a ‘movimentação’ por parte das Forças Armadas Americanas no sentido de equipar seus caças com sensores IRST. Tanto o F-18 SH da USN quanto os F-15C da USAF irão receber tal dispositivo.
Um abraço a todos

rrdocosta

Discordo em parte do amigo Robson BR quando fala que os EUA é único país que possui tecnologia para um caça de 5ª geração, agora no tocante a grana, não!!
Lembro que a China é o país com a maior reserva monetária do planeta, portanto grana é o que não falta.

Bosco

Hornet, se for como o título do artigo nos faz crer não podemos esperar do F-22 uma performance esplendorosa já que não é no dogfight que ele se mostra excepcional. No combate de curto alcance a tecnologia trouxe uma certa paridade entre os diversos caças avançados disponíveis. O diferencial se dará basicamente em relação ao treinamento, que irá definir a habilidade dos pilotos envolvidos. Já no combate além do alcance visual a tecnologia ‘Stealth’ parece fazer a diferença em favor dos que dela fazem uso, no caso, do F-22. Fato é que até agora apenas os americanos se mostraram detentores… Read more »

Hornet

Bosco,

pois é, mas mesmo assim seria legal saber dos resultados.

será que divulgam depois? Acho difícil, né?

abração

Felipe Cps

Duvido que esse lixo ching-ling voe antes de 2025. E até lá…

É aquela coisa: num basta ter dinheiro e mão de obra escrava. Há que se ter qualidade. E é cediço que escravos não trabalham bem… 🙂

E pra mim isso é um J-10 esquisitão. Outra coisa, o glass-cockpit é de acrílico??? E os espaços internos estão preenchidos com fibra de vidro??? Ihhh, sei não, mas me parece um “fake” que está sendo usado a favor do lobby do F-22…

Por fim: querem saber se chinês tem caça stealth? No duro? Perguntem ao japonês… ele sabe…

Sds.

Hornet

Bosco,

voltando ao caça chinês…acabei de descobrir que na China eles classificam de forma diferente as gerações de caças. O F-22 (por exemplo) pra eles é um caça de 4 geração. E parece que eles estão mesmo construindo um caça de “4 geração” (5 geração, pra nossa classificação). A informação da Inteligência americana não está errada, não…pelo visto.

Chegou a ler isso:

http://www.globaltimes.cn/www/english/military/china/2009-11/483864.html

abração

Hornet

Bosco e amigos,

pra quem souber chinês, parece que aqui está o “dito cujo”, na capa desta revista chinesa:

https://1.bp.blogspot.com/_3wZSwFvZzqM/SvirtLj63TI/AAAAAAAAD6w/hauhGseDp_M/s1600-h/Jxx_j10concept.jpg

Pelo visto, não é muito diferente da imagem que o blog colocou.

enfim…

abraços a todos

carl94fn

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk depois de tanto tempo fora do blog eu vejo isso… desta vez concordo com cada palavra do colega Felipe Cps.

Não boto fé nenhuma nesta noticia!!!

Luan

achei que tem um goliguinho do J-10,angulado claro.

Mas é a tendencia,a partir de Hj todos os aviões que surgirem para estes fins podem ter o disign parecido,isso porque eles não são mais desenhados na mão.programas auxiliam os engenheiros com 50% da coisa,rs.

é o mesmo dizer que o ST é uma cipia do Texan ou vice versa,não é.programas o desenharam perfeitamente para ter o maximo de funcionalidade para o que serão designados(não é o caso do J-11)rss

Mas achei o bicho bonitinho,e,mesmo sendo copia.ao menos eles fazem.

grande abraço.
Luan

Luan

E espetacular o cockpit do bicho.Parece carro de garoto rico que não tem com o que gastar e enche o carro de tela rss

Luan

Alias.

Que belo cockpit,eim?

abraços.

Bosco

Linda foto da capa da revista chinesa, Hornet.
Essa configuração foi exaustivamente testada no programa ATF que gerou o F-22. Parece que os canards foram abandonados porque os requisitos de pouso e decolagem curtas e de ultra manobrabilidade foram considerados secundários e deram prioridade à furtividade.
Mas sem dúvida a configuração do caça chinês, principalmente se vier com vetoramento 2D a la F-22, vai ser o mais belo caça já produzido.
Isso é claro se sair do papel (ou do computador) um dia.
Um abraço a todos.

flaviodepaula

Não duvido muito que sai do papel ou computador não. A mão de obra deles, claro que a de ponta, é realmente de ponta. Não esqueçam que os chinas mandam muitos chinas para a Europa e EUA para estudarem, e depois voltam ao seu país. Acho puro preconceito com os chinas esse papo de que são atrasados. Eles tem mais de 1,5 bilhão de bocas para alimentarem. Claro que vão montar industrias de qualquer porcaria que venda para trabalharem. Mas, a despeito disso, mandam muitos pros EUA e pra Europa, como já disse, para estudarem. Eles já desenvolveram um caça,… Read more »

osorio

Meu caro colega Flavio,concordo com vc em numero genero e grau.pelo
menos eles estão fazendo.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu Por Aqui

vocês q ficam pagando pau pros estados unidos são um bando de ________________
Acreditam em filminhos:D, mente de criancinha, ainda pensa q tudo q é bom é dos EUA, tudo q é da china é copiado, e tudo q é russo é só faxada, na realidade é tudo o contrario:D:D:D:D:D:D

Acorda seus ____________________________

COMENTÁRIO EDITADO POR PALAVRÕES E ATAQUES A OUTROS LEITORES.

EM CASO DE REINCIDÊNCIA, SERÁ BLOQUEADO DO BLOG. QUALQUER DÚVIDA, LEIA AS REGRAS DE POSTAGEM E A MISSÃO DESSE SITE.

AVISO ÚNICO.

Kiadig
Kiadig

Combates Aéreos

Começou o exercício multinacional de operadores do Gripen, o Lion Effort 2015

Nesta edição que vai até 24 de maio, o exercício que ocorre a cada três anos é realizado na República...
- Advertisement -
- Advertisement -