sexta-feira, maio 7, 2021

Gripen para o Brasil

Raytheon discute venda de radar AESA com dois países operadores de F-16

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

RACR - AESA F-16 - imagem Raytheon

A Raytheon informou nesta segunda-feira, 9 de novembro, que está se aproximando da primeira venda internacional do RACR (Raytheon Advanced Combat Radar – Radar de Combate Avançado da Raytheon), após receber a aprovação para avançar nas discussões técnicas com dois clientes potenciais. Trata-se de dois países que pretendem modernizar suas frotas de F-16 nos próximos dois anos (os nomes não foram revelados).

O programa RACR, que foi projetado para todos os F-16 e está aprovado para exportações, vem sendo desenvolvido dentro do prazo, segundo a empresa. O primeiro voo de um F-16, equipado com um exemplar de hardware de produção do RACR, está programado para a primeira metade de 2010.

O programa já teria demonstrado várias das capacidades do radar nos modos ar-ar e ar-terra assim como sua integração com o display central dos F-16, produzido pela Raytheon. Trata-se de uma nova tela colorida que permite ao piloto conduzir operações simultâneas, com uma visão geral aprimorada da arena de combate.

Ainda segundo a empresa, o RACR tem 90% de comunalidade, em hardware e software, com o radar AESA que equipa os F/A-18 Super Hornet (AN/APG-79), um sistema já em operação com diversos esquadrões da US Navy (Marinha dos EUA) e no qual a Real Força Aérea Australiana (RAAF – Royal Australian Air Force) está treinando. 

No ano passado, a empresa já instalou o RACR duas vezes em aeronaves F-16, na Lockheed Martin e na Base Aérea de Edwards (da USAF – Força Aérea dos EUA), demonstrando a facilidade de instalação do equipamento em modernizações dos caças do tipo, graças ao design modular. A Lockheed Martin e a Raytheon têm trabalhado em conjunto nos últimos seis anos para desenvolver o RACR para os F-16.

RACR - AESA F-16 - imagem 2 Raytheon

FONTE / IMAGENS: Raytheon

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Felipe Cps

Ichhh, será que um deles é o Chile? Se for, agora o Fco AMX se muda pra lá, rsrsrs… 🙂

Sds.

Walderson

Boa Felipe. kkkkkkkkkkkk

Ivan

Impressionante.
Quando penso que está terminando a vida operacional vem um up-grade realmente poderoso.
É impressão minha ou a Lockheed é a maior concorrente da Boeing neste mercado de caça?
Bem, tem os russos.

Bosco

Interessante que a montagem da ‘antena’ é perpendicular ao eixo do avião e não inclinada como na maioria dos radares de varredura eletrônica.
Desse modo como está na foto a disposição da antena não ajuda em reduzir o RCS do bicho. rsrs…

Ivan

Bosco,
É vero, não tinha notado.
Uma pena, considerando que o F-16 é uma aeronave discreta, sem ser stealth.
Ivan.

RodrigoMF

Se a Dassault e a SAAB tivessem continuado a desenvolver o M2000 e o Gripen C, teríamos versões interessantes hoje em dia. Pena que a Dassault descontinuou o M2000 em favor do Rafale e a SAAB deixou o Gripen no congelador. A Lockheed agradece de todo coração!

Francisco AMX

Felipe já comprei passagem! rsrsrss Falando sério, acho que não é o Chile não! os F-16 dele ainda são muito novos, e ainda dão um bom caldo na AL, perdendo apenas para o radar do SU-30 chaveco! RodrigoMF, apesar de eu achar o M2000 uma aeronave estupenda, não tem como concorrer com um Falcon em custo benefício! são mais de 4000 unidades produzidas, um exemplo é isso: este radar poderá equipar todas as versões C do F-16 desde o bloco 25, que inaugurou a série C, até o Bloco 52. O F-16B60 já vem equipado com AESA… e seus cabeamentos… Read more »

RodrigoMF

Está coberto de razão, por isto o F16 é viável, porque nunca parou de ser desenvolvido. É padrão francês estacionar o projeto no tempo e depois partir para um novo. Veja quantas evoluções o Mirage III e F1 tiveram, que foram adotadas pelos franceses. Eles preferiram abandonar e partir para o 2000. Se está certo ou errado, é a política de defesa deles, não cabe a nós julgarmos.

Com o Rafale será igual e vamos ficar 30 anos com um avião estacionado, no pátio e no desenvolvimento 😀

Francisco AMX

Rodrigo comparar a maior potência do mundo com a França em termos de sustentabilidade de meios, onde ela (USA) dispõe de vários tipos de vetores, dedicados inclusive não dá… lá não é necessário ter o melhor em todas as pontas! Tu fala em evolução! isso mesmo! o M2000 tem mais ou menos a idade do f-18 que é o SH mais garibado e equipado, mas é um f-18, já o Rafale é um caça mais novo realmente, que, apesar dos atrasos, começa sua vida nesta década e não é um remendo de nada!. O M2000 teve quase 30 anos, é… Read more »

RodrigoMF

Comparar o SH com Hornet é um disparate tão grande quanto comparar Mirage III com 2000, não viaje. O Rafale começará na próxima década, 2013 até agora, senão adiarem de novo o F3. O que vocês vêem como inovação eu vejo como atraso. A concorrência estará sempre a frente. O SH não parará de ser desenvolvido e o Rafale até agora oficialmente vai até o F3+. O F4, F5 e os restantes das teclas de função não tem oficialmente respaldo ainda. É estranho quem pode mais atualizar os meios e quem pode menos partir para um desenvolvimento novo! É o… Read more »

Francisco AMX

RodrigoMF, Tu acha um disparate? (e não falo em colocar uma contra a outra) mesmo? pq então os nomes e as características básicas forma mantidas? viajem é a tua e a de outros aqui do blog que não querem aceitar que o SH ainda é um F-18! alías, o MIRAGE 2000, É UM MIRAGE! Este sim tem maiores e importantes diferenças aeronáuticas de seu antecessor o M-III! eu não sei de onde vcs tiram este assunto que o SH é outro avião! não existe embasamento alguns nisso! dizer que ele tem motor, aviônica, radar (diga-se de passagem o radar AESA… Read more »

Felipe Cps

Francisco AMX em 11 nov, 2009 às 14:18:

Pô Fco, do jeito q vc fala vou começar a achar que francês é tudo santinho e americano é tudo mau, mau, muito mau demais…

E cara, vc pode berrar um zilhão de vezes, mas o SH é tão F-18 quanto o Mirage 2000 é o Mirage III…

Abs.

Francisco AMX

he he Felipe! americano não é mau não! não mais do que os outros! o amigo já sabe o que penso do povo americano e das suas políticas: é o que eu gostaria para o Brasil! mas eu me vejo do outro lado do balcão neste momento! rsrsrsrs Sobre F-18/SH e MIII/M2000, GripenC/D/NG: são diferentes em capacidade os irmãos? claro! sâo de mesmo DNA? claro, manten-se basicamente a mesma caracteristica de design? claro! Usam o Mesmo nome? claro! sabe pq! pq são de uma família que evoluiu! Deset aí de cima, só o Rafale é, de fato, uma aeronave nova!… Read more »

RodrigoMF

Francisco o duro não é não enxergar é não querer enxergar. De qualquer maneira respeito a sua posição, se já foi difícil explicar que componente de videogame não tem serventia em aeronáutica, imagina explicar estrutura e aerodinâmica.

Dalton

Francisco…

Eles realmente fizeram uma versão VTOL do Mirage III, mas o programa foi abandonado após a segunda aeronave cair.

sds

Francisco AMX

RodrigoMF, se vc achou difícil “explicar”, é pq, talvez, não entenda do negócio! :)…. é sempre difícil explicar quando não se entende da coisa! agora se tu vai insistir em querer me explicar sobre estrutura e aerodinâmica, nem perca seu tempo! que deve ser precioso, a EMBRAER seria mais edequada para receber seus ensinamentos profundos… como explicar que 2+2 são 6… por exemplo, só cuida que pode ser que eles não entendam tb! vai ver são uns tapados como eu… Aliás, sugiro a vc escrever para a Boeing para ela mudar o nome e designação do F-18SH para F-19SB… acho… Read more »

Francisco AMX

Dalton tu já viu quantos Harrier cairam no desenvolvimento? viu quantos Ospreys cairam… inclusive matando uma galera… pois não esperavam por uma catástrofe… e estamos falando da maior e mais rica nação do mundo!
A Dassault viu que seria desnecessário um Mirage VSTOL, pelo custa que poderia sair, não valeria a pena… o pioneirismo tem seu preço, mas isso não tira o mérito do projeto e da capacidade que eles tiveram, fosse nos USA teríamos “Mirages 2000 VSTOL” voando nos MArines hoje!

Abraço amigo!

Ivan

Francisco,

Muito respeitosamente, devo lembrar que quando a USNavy e Boeng partiram para o Super Hornet eles poderiam ter mudado a numeração, mas, como estratégia política interna junto ao Congresso Norte Americano, optaram por apresentar a aeronave apenas como um novo bloco de desemvolvimento do Hornet.

Na verdade estavam mudando substancialmente a aeronve.

Há projetos que evoluem até chegar no seu limite, como os belíssimos deltas franceses.
Neste ponto há uma ruptura e começa outro processo.
Mas a indústria aeronáutica sempre usa algo dos projetos anteriores.

Grande abç,
Ivan.

Dalton

Francisco… admiro seu entusiasmo pela Dassault, sem ironia, mas este Mirage III estava fadado ao fracasso mesmo, assim como muitos projetos de outras naçoes. Ele teria uma manutençao dificil, e teria limitaçoes quanto a carga belica e alcance, e por isso, o tão sonhado VTOL supersonico nao foi para frente. E o Harrier foi o consolo. Quanto a sua implicancia com o nome “super hornet”, que alias, vc criativamente sugeriu F19 “Super Bee” (rs), bom, há uma razão politica para isso, pois o Congresso não estava disposto a apoiar novos programas militares,- aquela coisa do muro de Berlim caiu então… Read more »

Francisco AMX

Dalton, concordo plenamente sobre o MirageIII VSTOL não ter futuro, falava mais da tecnologia mesmo, só brinquei como os M2000 made USA…

Acho que se a USNAVY tivesse pedido um projeto novo, junto a Boeing e no final aperecesse o SH como ele é, cabeças iriam rolar! pois seria a maior falcatrua! amigos olhem os custos do projeto do SH e comparem com os do próprio F-18! ou mesmo do F-16 original!

Abraço Dalton!

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