sexta-feira, abril 23, 2021

Gripen para o Brasil

Dassault nega redução de 40% em preço do Rafale para o Brasil

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Rafale 1

vinheta-clippingA francesa Dassault negou hoje ter reduzido, a pedido do governo da França, o preço de seus caças Rafale em 40% nas negociações para vender a aeronave à FAB (Força Aérea Brasileira), como foi publicado no jornal francês “Libération”.

O Rafale disputa a preferência brasileira com o sueco Gripen e o americano F-18. Por meio de um porta-voz, a Dassault afirmou que essas informações “são falsas” e que a empresa “não costuma negociar em público”.

A redução de preços teria sido resultado de pressões do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que durante sua visita ao Brasil em setembro se comprometeu diante das autoridades brasileiras a oferecer um preço equivalente ao que as Forças Armadas francesas pagam pelos Rafale –quase 50 milhões de euros cada um.

O valor inicial seria de 98 milhões de euros por aeronave. Segundo o “Libération”, o corte nos preços pode ser insuficiente para que a França ganhe a disputa.

Uma fonte não identificada citada pelo jornal diz que a Dassault “aposta em uma escolha política do Brasil a favor dos Rafale para não diminuir tanto o preço, como Paris gostaria”.

As autoridades governamentais francesas defendem um preço muito baixo que permita fechar a operação e lançar assim outras possíveis vendas deste avião, cuja trajetória comercial até agora tem sido decepcionante –apenas a França o usa.

No início de outubro, as três empresas que disputam a preferência brasileira apresentaram suas propostas ao governo brasileiro para a venda de 36 caças, o que incluía a transferência de tecnologia e, em alguns casos, o compromisso de compra de aviões brasileiros.

FONTE: Folha Online / EFE

NOTA DO EDITOR: o Poder Aéreo teve acesso ontem a informações dos bastidores do F-X2. Fontes dizem que a situação está complicada para o Rafale, justamente pelo preço elevadíssimo em comparação com as propostas do Gripen NG e do Super Hornet.

- Advertisement -

60 Comments

Subscribe
Notify of
guest
60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RodrigoMF

Como eu disse em outro tópico. Para o nosso amado GF tanto faz ser Rafale F1,F2,F3,F4,F5…F12 ou quanto ele vai custar.

O mais importante é pagar caro, o porque cada qual entende a sua maneira.

Walderson

Eu gosto muito deste avião, mas gosto muito mais do Brasil.
Se eles não podem e não querem reduzir, que fiquem fora.
Afinal, qualquer um dos três que vier a ser escolhido colocará o Brasil num patamar mais elevado do que o atual. Entonces…

Um abraço a todos.

Walderson

Por falar em Super Hornet e bastidores,
como diria o Salsicha, “Hornet, cadê você, meu filho”. Sumiu!!!!!!!!

Um abraço.

Ivan

Muito bem lembrado.

Cadê o Hornete?

Cadê o Cadu?

Ivan

Desculpas.

HORNET?

RodrigoMF

É sempre bom lembrar que o orçamento de 2010 é ainda menor que o de 2009, isto mostra a falta de compromisso do GF com as FFAA e tem gente que ainda defende esta turma.

Menos partidarismo e mais patriotismo.

flaviodepaula

Bom, sou a favor do Rafale, mas, se podemos pagar um preço muito menor pelo Gripen, e os franceses começarem a botar muita banca….Assinem com a SAAB.

Agora, estranha essa notícia. Poucos sabem o preço, mas muitos chutam. Temos que ver o que é verdade para poder criticar.

e que venha o melhor para o BRASIL.

BRASIL!!

Ivan

Transferência de Tecnologia é importante, ítem essencial. Transferência TOTAL de Tecnologia não existe, é LENDA. Capacidade Operacional é importante, ítem essencial também. Todos tem, uns mais em alguns quesitos, outros menos, mas, aparentemente todos dentro dos parâmetros exigidos pela FAB. Benefícios para indústria nacional, ops, começa a complicar. Uns tem mais parcerias (copropriedade do projeto), outros prometem comprar muuuito, outros… bem já venderam um monte. PREÇO? Onde vai parar o Preço. Os americanos tem um preço menor e acenam com a compra de 58 conjuntos de asas para USNavy. Os suecos tem um preço (projetado e prometido) menor ainda e… Read more »

Ivan

Rodrigo,

Muito bem lembrado.
Sem orçamento não dá!
Até para sonhar fica difícil.

Abç,
Ivan.

Thierry

28/9:2009 NOTA DO BLOG: alguns dizem que a França faz pressão para que o Brasil compre o Rafale, dentro do escopo da Aliança Estratégica, que envolve a transferência de tecnologia para o casco do submarino nuclear brasileiro. Mas lembramos que o Brasil já está pagando um preço altíssimo pela transferência da tecnologia de submarinos, pagando o “pedágio” de 4 submarinos convencionais “Scorpène”. Isso sem contar a compra dos helicópteros EC-725. Ou seja, o Governo precisa pensar na possibilidade de desvincular o F-X2 da Aliança Estratégica e comprar os aviões que melhor se encaixam nos requisitos e realidade orçamentária da Força… Read more »

RodrigoMF

Muito simples Thierry.

O Rafale só não vence, se ficar muito complicado para o Presidente da República, explicar o porque de ter escolhido um avião muito caro e com uma proposta de transferência semelhante a dos concorrentes.

Espero que o Google, traduza bem para você.

Francisco AMX

Barbaridade, se isso realmente procede, se é fato! a Dassault que morra abraçada ao melhor caça do FX-2, pois 98Milhas de Euros, não dá! mas desconfio disso, pq a Dassault não faria o mesmo preço para o Brasil que fez para a França? ela teve prejuízo vendendo para a nação?! não creio! só se não foram os 55milhões como falam…, acho que a Dassault estaria dando um tiro no pé, se arriscando com preço muito alto! ela pode alavancar a venda do Rafale para o mundo se vencer aqui!… mas por outro lado, pode ser o que o Felipe vem… Read more »

Thierry

The title of the article was 28/9/2009:
And true preference would be FAB … … for the Super Hornet, because of logistical factor ”

Forgot to include this text above the NOTE FROM BLOG

Rodrigo, do not worry… I already knew your point of view.
This place is a free place for discussion ,so I say my point.
Then Brasil selects the very best choice for the country and its citizens.It’s your choice of course.

Sds

Marine

Thierry, I don’t see your point. Are you suggesting the blog is biased towards a certain choice? The blog has in the past several months published various stories about all 3 aircraft and I would imagine it to be human nature to in the course of their evaluation and being privy to information we do not posses to have a belief of what fits better for the country and the Brazilian Air Force. So if they do have an opinion, I for one do not see it as a moral fault of its editors nor an abandonment of the site… Read more »

RodrigoMF

Francisco, o Rafale até hoje não venceu nenhuma concorrência principalmente pelo preço.

Eu ainda acho que ele vence independente de qualquer coisa. A FAB que vai ter que se virar depois.

Thierry

Marine, fine.I just said my point .My perception.Then I read yours
It’s a free world.

Sds

Ivan

Thierry,
Yes, it´s free world.

Quero lembrar a todos que a administração do Blog está, de forma isenta e ética, postando uma notícia de um jornal frânces, o “Liberation”.
Possivelmente não pertence ao grupo Dassault e eventualmente deseje publicar outras notícias, afinal a França também é um país livre.

Sds,
Ivan.

Ivan

Em tempo.
A crítica feita ao Rafale está centrada em um ítem: PREÇO!
Se o custo da aeronave, sua logística e suas armas é alto e não pode ser negociado, paciência. O comprador deve procurar outra alternativa que lhe atenda.
Entretanto lembro a todos que o radar do SH tem um maior alcance. Se é melhor eu não sei, mas está operacional e, conforme todas as publicações que encontrei tem maio alcance.
Sds,
Ivan.

Felipe Cps

C E M M I L H Õ ES D E E U R O S C A D A
A E R O N A V E !!!!!!!!!!!!!

PRECISA FALAR MAIS DO PORQUE PERDEU TUDO O QUE DISPUTOU??????

Sds.

Paulo Renato

Que venha os SH !!!

O importante é que a Fab possa ter um vetor que possa ser operacional e com custo possa manter.

Abs.

Tales

Pô, vamos ler com atenção as notícias:
“O valor inicial SERIA de 98 milhões de euros por aeronave.”
SERIA ONDE? Na cabeça do jornalista qeu escreveu essa matéria? Seria no subconsciente dos empregados da Dassault? Ou “seria” na propostoa oficial apresntada à FAB? A matéria da Rede Globo apresenta outros valores.
Outra coisa: ainda que esse fosse o preço ofertado no FX-2, qual o pacote de armamentos e TT oferecidos ao Brasil?
O que resta claro é que a Dassault “não costuma negociar em público”.
Em suma: NADA DE NOVO!
Os dados continuam secretos…

Francisco AMX

Boa Tales! tb acho!

Luan

Nada de secreto em outras concorrencias que o Rafale participou,o custo era sempre em volta disso,perto dos 100 pau.

Além do mais,em outras concorrencias a proposta não era tão ampla quanto a brasileira,não era requisito contratual a trasferencia de tecnologia,até parece que algum deles vão dar tecnologia de graça?

Negativo,Todos vão sair mais caro que o preço de “prateleira”.
Nem tanto quanto deveria pelo “off set”.mas não é só compensação comercial que vai salvar a Dassault.

abraços.

Tales

Francisco AMX em 06 nov, 2009 às 16:51

Ok, Chico. Valeu.
Ainda não consegui postar minha resposta sobre teu comentário sobre o Vought Corsari F4-U, o Tempest, o Sea Fury e o Me-262, pois ainda estou redigindo a resposta.
Mas prometo postá-la hoje à noite.
Abraço

Francoorp

Thierry:

“Ou seja, o Governo precisa pensar na possibilidade de desvincular o F-X2 da Aliança Estratégica ”

This is not possible, the treaty to France has been signed!!!!!!!!!!!

RodrigoMF

Os tratados dos SUBS e helis vagabundos que racham, estão assinados.

O FX é em separado.

baschera

Se o Libération largou o preço e este meio de imprensa é da “oposição”, então…… o Rafale subiu no telhado. Quero ver como vão fazer para justificar o preço ante aos outros. Lá se foi a super hiper comissão de alguém……
Ou vamos ser loucos e pagar esta baba ??

Sds.

kaleu

baschera em 06 nov, 2009 às 22:33

rsrsrs … estragaram o natal rechonchudo de alguém !

O telhado tá molhado e escorregadío ! (ainda bem!)

SDS

kaleu

Tales em 06 nov, 2009 às 16:48

Pois é Tales … a Dassault “não costuma negociar em público”… E TAMBÉM NÃO COSTUMA GANHAR AS CONCORRÊNCIAS … rsrsrs

abc
kaleu

kaleu

Thierry em 06 nov, 2009 às 14:57

Peraí … amigão, qdo a notícia não é pró-França o Blog é tendencioso ? …

You consider honest choose more expensive equipment when competitors have the same capacities?

aguardo sua resposta !

sds
kaleu

kaleu

Felipe Cps em 06 nov, 2009 às 15:59

FORA A “BAGATELA” DA MANUTENÇÃO E HORA VÔO !!!

Nem mesmo a IMENSA popularidade so Pres. Lula contorna isso !

abc
kaleu

Thierry

Hello Kaleu I said my point and it is my right For the Rafale price everybody can imagine it is lowered despite official denial of Dassault.So the price argument against the Rafale…old story no longer valid…to which percentage? That’s right now the discussions. You said competitors have the same capacities.You mean the Gripen autonomy? I do not consider the SH choice if I read right what your defense minister said again yesterday about previous US reluctance on data transfer or source code or various embargoes,not to speak about the proven NSA department of commerce action to manipulate with false accusations… Read more »

Thierry

Case: Thomson-Alcatel v Raytheon Who: CIA/NSA When: 1994 What: Award to the French firm Thomson-Alcatel of a Brazilian contract for the satellite monitoring of the Amazon Basin (US$ 1.4 bn) How: Interception of communications to and from the successful tenderer (Thomson-Alcatel) Aim: Uncovering corruption (payment of bribes) Consequences: Clinton complains to the Brazilian Government; under pressure from the US Government, the contract is awarded to the US firm Raytheon Source: ‘Maulwürfe in Nadelstreifen’, Andreas Förster, p. 91 Case: Thomson-Alcatel v Raytheon Who: US Department of Commerce ‘made efforts’ When: 1994 What: Negotiations on a project worth billions of dollars concerning… Read more »

Francisco AMX

Só espero que os amigos não tenham um infarto se o Rafale levar essa! o Kaleu e o Felipe estão muito eufóricos… rsrsrss Na boa, alguns continuam achando que a França é um ninho de “sacanagem” e que os USA não são! fica difícil argumentar assim! O Mirage levoupau dos USA a vida toda! pq? pq os USA sabiam que era e é um produto muito bom, que não devia, em números de desempenho, para seu par imediato americano, e assim conquistava mercados importantes. Esta é uma verdade que ninguém consegue ver… pq? pq ficaram cegos? é lógico que os… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

A “Northrop” fabricante dos “F-5 Tiger” tem projetos arquivados como o do: “Northrop-Loral F-19A Specter” e “Northrop F-20 Tigershark”.

Será que o Brasil não poderia comprar estes projetos da “Northrop” e construir aqui no Brasil?

Abraços.

Edmar

Caros Amigos.:

Sou a favor do “Dassault Rafale F-3”, mas por essas reviravoltas acho que vai ficar difícil para ela e vai ficar difícil também para o “Boeing F/A-18 S H”.

Será que o “Saab Gripen NG” ainda vai ganhar essa concorrencia???
Tipo: preço baixo, manutenção barata, hora voo barata e 40% das peças fabricado aqui no Brasil!!!

Abraços.

RodrigoMF

Inviável o NG levar esta, pelo tempo. Se fosse para entregar pelo menos em 2018 dava para considerar.

Está entre o Rafale e o SH.

Francoorp

RodrigoMF:

O EC-725 SUPER COUGAR, é um ótimo Helis, num é vagabundo não!

Desculpa pelo off-topic, mas tipo assim, para refrescar a memória:

http://www.defesabr.com/fab/fab_helibras_ec-725.htm

Ivan

Francoorp, O EC-725 Super Cougar ou Caracal é um ótimo helicóptero, mas é o final de uma linhagem que não terá continuidade no primeiro mundo. O deles será o NH-90, projeto novinho em folha, com porta traseira e tudo. Mas para o Brasil está bom, como está para Coreia do Sul que lançou um clone outro dia. Para quem montava Esquilo passar a montar o EC-725 é uma boa evolução. Entretanto não me venha dizer que francês é bonzinho… Venderam um linha que estam fechando. Ótimo para nós que temos tão pouco, só não sei se pelo preço teríamos alternativa.… Read more »

baschera

Edmar em 07 nov, 2009 às 9:09

Olha, sobre o F-19A eu não sei… mas sobre o F-20 eles ofereceram…mas queriam Us$ 1 bi (valores da época) pelos planos e o ferramental. A FAB recusou, por já estar atolada com os custos do AMX.

Sds.

Ivan

Baschera,

Eu não sabia desta história do F-20.
Pena o compromisso com o AMX.
O F-20 seria um excelente caça leve e um avião de ataque mais competente que o A-1.
Que oportunidade perdida.

Abç,
Ivan.

RodrigoMF

Francoorp, procure sobre um congresso da indústria do petróleo que teve no Reino Unido que você vai ver a opinião dos operadores do EC225. Se o 225 racha em vôos civis e nivelados, imagine o 725.

Hornet

Acho que todo mundo aqui conhece uma brincadeira de criança chamada “Telefone sem fio” (ao menos na minha cidade é assim denominada). Essa brincadeira consiste no seguinte: alguém formula uma informação e vai passando para o outro, que passa para um outro, e assim sucessivamente…quanto mais gente tiver na brincadeira, melhor. O intuíto da brincadeira é mostrar (e se divertir com) os ruídos da informação. Ou seja, com a deformação da informação. Assim, se a informação no início da brincadeira era a palavra “tomada”, ao final, a informação chegava como “fucinho de porco”…E a graça estava em medir essa deformação,… Read more »

Hornet

Walderson, Ivan e demais amigos Não sumi (como podem ver..hehe). Eu estava, por um lado, muito ocupado ultimamente (coisas da Universidade e outros “pepinos”)…e por um outro, um pouco desanimado (coisa minha, não esquentem). E também, como eu disse ao Ciquini e ao Nunão (via email), não entendi muito o sentido do novo formato do blog (essa coisa da assinatura). Não por causa da grana em si e nem muito menos por não achar que o Blog não precise ser economicamente viável…não é isso. pra falar a verdade, não gostei muito desta solução pois acho que ela tirou um pouco… Read more »

Hornet

Chicão,

Então o Bosco já quer que vc vire a casaca?!!! Mas esse Bosco não tem jeito mesmo…hehehe

Não precisa comenter o mesmo erro dele e virar a casaca, não!…hehe

Nosso futuro caça da FAB, na segunda feira já terá POD de reconhecimento novo. Qual outro caça que terá um POD novinho em folha (cheirando a tinta) na segunda feira, hein?…hehehe

Olha aqui a notícia “fresquinha”:

http://www.defense.gouv.fr/air/base/breves/2009/novembre/debut_de_l_experimentation_du_systeme_reco_ng

Os outros caças só usam POD véio, cheio de teia de aranha…hehehe

abração bro!

Hornet
Tales

kaleu em 06 nov, 2009 às 23:22
“a Dassault “não costuma negociar em público”… E TAMBÉM NÃO COSTUMA GANHAR AS CONCORRÊNCIAS … rsrsrs”

Verdade. Mas as coisas mudam. Se der Rafale no FX-2 e nos EAU, acho que o avião deslancha. Aguardemos.
Abr.

Hornet

Tales, por falar em EAU, não se esqueça do Kuwait: “Kuwait espera comprar os avançados caças de combate Rafale da França, está aguardando os termos de Paris, segundo o Ministro da defesa do Kuwait Jaber al-Hamad. “É evidente que seria um orgulho ter o Rafale no coração de nossas forças armadas”. Jaber disse a Repórteres após uma reunião com seu homólogo francês Herve Morin na capital francesa. “Esperamos ver os termos em breve”. O Rafale, o mais recente caça de combate da Dassault Aviation, foi um programa estratégico da indústria de armas da França, mas ainda procuram compradores para ele,… Read more »

Tales

Hornet em 08 nov, 2009 às 0:08
Que bom que voltaste ao blog camarada (sem qq conotação política, apenas no sentido de fraternidade).
A turma que é fã do Rafale estava precisando de um reforço, pois os anti-franceses, americanófilos e “siths” não dão trégua…
Como dizem aqui no sul, “MATASTE A PAU” no teu texto.
Abraço,

Hornet

Tales,

o sentido político da palavra é o da fraternidade.

Mas não se preocupe com isso. E grato pelas palavras.

abração

Reportagens especiais

Os AMX da FAB no Red Flag 98-3

Os AMX (A-1) brasileiros também mostraram sua capacidade no Exercício Red Flag, em Nellis nos EUA. Em agosto de 1998,...
- Advertisement -
- Advertisement -