Eu vi ontem no Fantástico, e foi muito lôko!!!
Ahhhh…se a assessoria da Trilogia Blog´s de Defesa conseguir um vôo destes, eu levo a filmadora e filmo de lá de dentro….rsrsrs
Eu gostaria muito de voar nos 3 caças….rs
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
O engraçado foi a informação de velocidade dos caças, não lembro bem mais foi algo como: Gripen NG quase 2.500kmh SH quase 2.300kmh e Rafale pouco mais de 2.200Kmh… Mas o que se sabe é Rafale Mach 2,2 Gripen Mach 2 SH mach 1,7 Estranho não? só se falou do custos dos aviões… justamente o possível calcanhar de Aquiles do Rafale, porém, falaram em algo como 100milhões R$ para o SH, 90 a 105 para o Gripen e 130 para o Rafale…, uma diferença bem diferente da propagada pela SAAB de 2×1…rrsrsrs, acho que foi isso, mas posso estar errado,… Read more »
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Consegui re-assistir o vídeo.. tava dando problema: Corrigindo: Gripen NG quase 2.500kmh (rrsrsrs) SH e Rafale pouco mais de 2.200Kmh… Mas o que se sabe é Rafale Mach 2,2 Gripen Mach 2 SH mach 1,7 Estranho não? só se falou do custos dos aviões… justamente o possível calcanhar de Aquiles do Rafale, porém, falaram em algo como 100milhões R$ para o SH, 90 a 105 para o Gripen e 140 para o Rafale…, uma diferença bem diferente da propagada pela SAAB de 2×1…rrsrsrs Outro fato errado foi a carga de “armamento” tanto em números como dizer apenas que a capacidade… Read more »
MARLIN
Visitante
15 anos atrás
Tirando as informacoes tecnicas normalmente incorretas, foi uma reportagem bem interessante.
Quem sabe o blog nao consegue uma participacao dos reporteres em um chat aqui p serem sabatinados pelo pessoal.
Seria uma possibilidade interessante.
Vlw
alfredo.araujo
Visitante
15 anos atrás
Dizem q na epoca da guerra fria era mto facil voar em avioes de guerra… Tudo virara propaganda…
Era só uma tv fuleiera querer voar q voava!!!
Tales
Visitante
15 anos atrás
Francisco AMX em 02 nov, 2009 às 12:52 Vi ontem o Fantástico e tbm me chamou a atenção os valores apresentados pela TV Globo, que são bem diferentes daquela afirmação da Saab de 2 por 1! Enfim, o que dá para concluir é o que os blogueiros “lúcidos” daqui já sabem e estão “cansados” de saber: o valor das propostas é SECRETO, depende da configuração da aeronave, do armamento e TT disponibilizados, etc… Agora, esse papo de 2 Gripen NG pelo valor de 1 Rafale é balela… Só se o Gripen viesse “pelado” e olha lá… Até porque, como diria… Read more »
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Tales, concordo com 97% do que vc escreveu! 🙂 Um dado interessante que vc citou, foi sobre o Typhoon, que apesar de “pertencer” a um consórcio poderoso, não tem um radar AESA ainda! é mais antigo que o Rafale e ainda não está pleno! mas se for da França é um fisaco! não pode! sentam o pau no Rafale esquecem que o F-22 tb é da mesma época, com muita mais grana, demorou tanto quanto o Rafale para integbrar a força americana… mas USA pode! eles nunca erram! rrsrsrs, e olha que admiro este país e torço por uma parceira… Read more »
Francoorp
Visitante
15 anos atrás
Pelo menos uma reportagem sobre equipamentos militares, pecado que muito superficial, mas é jà um inicio na imprensa nacional.
Tales
Visitante
15 anos atrás
Francisco AMX em 02 nov, 2009 às 17:21
“as armas do SH conseguem equilibrar o combate, pore´m nós teremos estas armas? tenho certeza que não!…”
Acho que a proposta de armamentos da Boeing para o FX-2 já revela tudo: 28 AIM-120C para 36 caças??? Não dá 01 (um), UMZINHO, por avião!!!
E porque não ofereceram o AIM-9X???
Ainda sou mais o Rafale com o Meteor! E se não der, que venha o Gripen com o Meteor!
Um abraço guasca
Tales
Visitante
15 anos atrás
guasca:
S. 2 g.
2. V. caipira (1).
3. V. rio-grandense-do-sul (2).
Adj. 2 g.
4. V. rio-grandense-do-sul (1): &
Colt
Visitante
15 anos atrás
Eficácia e belas linhas.
Simplicidade e elegância.
Inteligência e objetividade.
Sem dúvida, a melhor repórter foi Mariana Ferrão. Mas os outros dois também foram bem!
Era sobre avião o post?
Háááá! Então é Rafale claro! hehe!
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Rafale? “Corre Bino, é uma cilada”, rsrsrs…
rrdocosta
Visitante
15 anos atrás
Achei muito fraca a reportagem. Perdi o meu tempo vendo-a!!
Agora uma coisa me chamou à atenção, o Gripen deve ter uma puta turbina para ter uma velocidade final maior que os bi turbinas Rafale e SH.
Isto é correto??
Tales
Visitante
15 anos atrás
rrdocosta em 02 nov, 2009 às 19:52
“o Gripen deve ter uma puta turbina para ter uma velocidade final maior que os bi turbinas Rafale e SH.
Isto é correto??”
NÃO, NÃO É CORRETO.
Vide o comentário do Francisco AMX em 02 nov, 2009 às 12:52:
“Mas o que se sabe é
Rafale Mach 2,2
Gripen Mach 2
SH mach 1,7”
Esses são os números.
Abrs.
Tales
Visitante
15 anos atrás
rrdocosta em 02 nov, 2009 às 19:52
Em tempo: a velocidade final do avião não depende só da potência da turbina, mas de uma série de outros fatores, tais como o coeficiente de arrasto da aeronave, do seu peso, da altitude, etc…
Vale lembra nesse aspecto que o Suoper Horent é o mais pesado dos 3 finalitas e o que apresenta o design mais antigo, enquanto que o o Gripen é o mais leve e com o desenho mais novo (embora seja praticamente da mesma época que o do Rafale A)…
Abr.
baschera
Visitante
15 anos atrás
rrdocosta em 02 nov, 2009 às 19:52 Só complementando a resposta do colega Tales a vc……. A turbina do gripen NG será a GE F-414 aF-mericana, que na Suécia é produzida sob licença pela Volvo Aero com o nome de RM 12 com 24.000 lbs de empuxo. Lembrando quer o Gripen é mono turbina. É a mesma turbina que equipa os F/A-18 Super Hornet (General Eletric F-414), só que este é bi-turbina, cujo empuxo unitário é de 22.000 lbs(ligeiramente inferior a do Gripen, de modelo mais moderno). Já o Rafale, também bi-turbina, é equipado com turbinas SNECMA M88-3, de 86,9… Read more »
KeplerK
Visitante
15 anos atrás
Belas imagens e quase nenhum conteúdo. Não esclareceu nada.
R_Cordeiro
Visitante
15 anos atrás
gente… como uma reportagem vai esclarecer tudo sobre os finalistas do fx2 em 10:14 min?? ainda mais na “rede grobo”. Como falar especificamente sobre cada vetor num programa voltado para um bolo heterogêneo de preferencias (povão).. ia ficar mega chato pra quem não quer nem saber de avião ou entende de avião igual entende sobre o Projeto apollo da NASA. (nada!) a tentativa foi boa, situou a galera quem nem sabia o que era caça.. agora.. para ver temas a fundo… só se transformarmos a globo numa discovery e mesmo assim talvez nem tão a fundo iríamos. abraço a todos.… Read more »
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
rrdocosta em 02 nov, 2009 às 19:52: “o Gripen deve ter uma puta turbina para ter uma velocidade final maior que os bi turbinas Rafale e SH. Isto é correto??” SIM, ISSO É CORRETO! O que os colegas francófilos não querem dizer, é que O GRIPEN DEMO/NG É O ÚNICO DOS TRÊS CONCORRENTES A ATINGIR SUPERCRUISE ARMADO EM MODO AR-AR! Por aí você já pode verificar a potência da turbina GE F-414 quando colocada num caça relativamente pequeno como o Gripen Demo/NG. A melhor turbina do mundo, colocada no F/A-18 (duas) não produz tanto resultado, pois trata-se de um caça… Read more »
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Ops, continuando Fco AMX (apertei tab + enter sem querer): A reportagem poderia ter dito que o Presidente Sarkozy MENTIU DESCARADAMENTE quando prometeu TT irrestrita, a uma porque isso não existe, a duas porque não tem poderes para garantir TT irrestrita sobre empresas privadas, a três porque a FAB certamente não pediu transferência irrestrita, o que acabaria lhe dando conhecimentos redundantes. Enfim, a reportagem poderia ter sido mais completa, mostrando todos os rolos, picaretagens e sem-vergonhice dos franceses, antigas e recentes, inclusive indo mais longe e pegando um pouco da história recente e antiga. Mas não, sacomé, é a Rede… Read more »
Francoorp
Visitante
15 anos atrás
Felipe cps
“o Presidente Sarkozy MENTIU DESCARADAMENTE quando prometeu TT irrestrita, a uma porque isso não existe, a duas porque não tem poderes para garantir TT irrestrita sobre empresas privadas”
A decisão política na França vale sim, pois se a empresa privada negar o que a política prometeu, a política nào compra mais produtos da empresa privada, correndo ainda o risco de perder incentivos fiscais, licenças e salvamento financeiro em tempos difíceis(falências)… claro não?
Vive la France!!!! Rafale!
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Kamarada Francoorp: Vc sabe (ou deveria saber) que numa DEMOCRACIA não é assim que funciona. Contratos são contratos, há direitos subjetivos a serem preservados e, acima de tudo (coisa que todo comunista tende a esquecer) HÁ ALTERNÂNCIA DE PODER, vale dizer: o governo do Sr. Sarkozy passará; a França (e a Dassault, se não quebrar antes) continuará. Então dizer que esse ou aquele governo tem o poder de cancelar isso ou aquilo, deixar de incentivar isso ou aquiloutro é uma coisa que valeria para aqueles paisecos comunistas que fazem o que querem na economia, tipo Coréia do Norte e Cuba.… Read more »
Francoorp
Visitante
15 anos atrás
Os U.S.A. são o país que mais faz este tipo de coisa, impedem a venda e tudo mais que quiserem, se uma empresa faz “contratos” com empresas de um país “canalha” ou em embargo, tudo o que eu disse antes, acontece no coração da “democracia” ocidental.
Acorda Felipe cps!!!
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Uai, Felipe mentira não sô, “equivico”! rsrsrsrs (foi involuntário…realmente o Gripen tem velocidade compatível ao Rafale, 2,2 eu errei na escrita, perdão! – porém sabemos que estes parãmetros são em situação ótima… como o SH também o é) Mss esta do Supercruise heim? só a SAAB afirmou isso, e o amigo sabe que em condições ideais o Rafale pode fazer isso (pelo menos a Dassault tb afirmou – rsrsrsrsrs, mas se vale para uma vale para outra, não é? ah esqueci o amigo não confia nos franceses! Felipe tu realmente acredita que um caça que tem razão de subida como… Read more »
Francoorp
Visitante
15 anos atrás
Felipe cps Lembra-se do caso das Hélices do Super Tucano que o governo americano vetou a exportação para o Brasil, que o Chavez queria comprar,e o caso dos Albatroz para a Bolívia, qual seria a pena e a conseqüência para as empresas privadas dos U.S.A. se não obedeceriam a intervenção política da Casa Branca? Seriam todas aquelas que citei antes mais a impossibilidade de obter empréstimos no mercado financeiro, feita esta intervenção pela própria F.E.D.! O lado positivo da coisa de intervenção política, é que se poder ser feito em um senso, pode ser feito também no outro!!! Que venham… Read more »
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Francoorp em 03 nov, 2009 às 9:31: Kamarada Francoorp, V. Sa. compara coisas distintas: uma coisa é impedir que a tecnologia estratégica desenvolvida por um país chegue às mãos de inimigos auto-declarados. Qualquer país do globo terrestre faria o mesmo. PONTO. Outra bem diversa é intervir na iniciativa privada, determinando uma “planificação” do que a empresa deve fazer, sob pena disso ou aquilo… Esse tipo de coisa, que a comunalha soe chamar de “economia planificada”, mas na verdade é a face econômica da tirania totalitário-comunista, nem Estados Unidos, nem França, nem Brasil (por enquanto) e nem qualquer país civilizado do… Read more »
Pancho
Visitante
15 anos atrás
Francoorp em 03 nov, 2009 às 7:52
“A decisão política na França vale sim, pois se a empresa privada negar o que a política prometeu, a política nào compra mais produtos da empresa privada, correndo ainda o risco de perder incentivos fiscais, licenças e salvamento financeiro em tempos difíceis(falências)… claro não?”
Que governo, em sã consciência, embarga uma empresa de seu próprio país para poder agradar a outro país? NENHUM!!!
Chicão: se vale para os dois o que as empresas falam, o Rafale tem supercruise desarmado (seria “lomba abaixo”, como vc disse, rs?), e o Gripen Demo armado. Se vale para os dois, é isso. Sobre aerodinâmica, vc há de convir que a do Gripen também é “formidável”. Aliás, nesse aspecto as duas aeronaves são bem parecidas: ambos delta-canards fly by wire, a única diferença é o biturbinamento e consequente maior peso do Rafale. Quanto à autonomia do Rafale, é sabido que ela se dá devido aos seus inúmeros tanques externos. No mais, é o que eu já te disse:… Read more »
Thierry
Visitante
15 anos atrás
“Poderia ter dito que o próprio Armeé de L´air (num sei como se escreve essa p.) e Marine diminuiram drasticamente suas encomendas. Poderia ter dito que se a Dassault não emplacar o Rafale no Brasil ela ABRE FALÊNCIA. ” Sorry to write in english but I cannot let these lies stay unanswered 1/French State Rafale :orders moved from 294 units to 286 units and deliveries split on a longer period(budget problems like many countries in the world since last year) 2/Dassault bankrupt ????stupidities! Dassault Aviation( French state shareholder via EADS France )2008 turnover=20% military(Rafale) 80% civil(Falcon range).Falcon business jets(like Bombardier,Fairschild,Embraer,etc… Read more »
rrdocosta
Visitante
15 anos atrás
Comentei que o Gripen devia ter uma puta turbina para ter uma velocidade final maior que os bi turbinas Rafale e SH, porque lembrei que os Suecos sempre tem ideias criativas. Lembro, se não estou enganado o Viggen é equipado com um Volvo RM8Ba turbina Pratt & Whitney JT8D, famosos por serem usados nos 727 da Boeing. Apesar da torcida da Globo, Estadão, a pior escolha seria o SH por questões estratégicas. Acredito no potencial do Brasil e isto fatalmente o levará os EUA a olhar o Brasil como um adversário a ser batido. Logico que hoje seria impossivel o… Read more »
ZE
Visitante
15 anos atrás
Caros amigos, eu tenho a minha preferência pelo Gripen, e em segungo lugar, pelo Super Hornet. Desde já, a minha análise abaixo será movida pro critérios econômicos (que, obviamente, acabam se desdobrando em políticos e militares). Como muitos devem saber, eu odiaria a idéia de ter o Rafale como o escolhido pela FAB (leia-se Lula, já que o critério vai ser político). Guerras, implementação de políticas de defesa, exercícios militares… Se fazem com dinheiro. Uma das razões para a queda do mais fascinante império que uma vez existiu, o Império Romano, se deve em parte às razões econômicas.O princípio do… Read more »
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Thierry: Thank you for writing in English, so we can talk without the need of using the wretched Google translater. 🙂 Here in Brasil there are not few rumors (including in this Blog) that Dassault (like other aviation companies, by the way), faces an unprecedented crisis related to the international conjuncture and the repeated decrease of the requests of French Air Force and Navy. Thus, your information that this is not entirely true, and that the government supports Dassault, is most comforting, considering that we are still potential buyers of the Rafale. Let it be clear: I really rejoyce with… Read more »
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
rrdocosta em 03 nov, 2009 às 13:58:
“Apesar da torcida da Globo, Estadão, a pior escolha seria o SH por questões estratégicas.”
Hahahaha, cara pálida, e porque diabos a Globo e o Estadão (que que esse então tem a ver???) deveriam “torcer” para o Super-Hornet, já que a US Navy nem deixou o repórter voar no bicho?
Ai ai ai, o anti-americanismo e esquerdopatismo de alguns, de tão indisfarçado e contraditório, chega a ser patético, rsrsrs…
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
ZE, o amigo acredita mesmo que a hora de vôo do NG poderá ser mais barata que a de um F-5?? e de que a do F-16? que custam, respectivamente, 5,5 e 7 mil USD?? (com um detalhe, horas comprovadas por usuários no mundo todo) o amigo fala em escala certo? mas pq o F-16, que teve quase 4.500 unidades produzidas, teria um custo operacional mais alto que o Gripen NG, ele está nos USA, dolar! e o NG na Suécia! EUROS! (o turbina é feito pela Volvo sob licença, não vem dos USA) não entendo pq este apego ao… Read more »
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Francisco AMX: Só um adendo: Estive pesquisando, e parece que a F-414 é fabricada mesmo nos EUA pela GE, sendo apenas montada na Volvo/Suécia, que acrescenta então seus melhoramentos para a SAAB, muito embora a Volvo tenha licença plena para comercializá-la. Então, o preço-base da F-414 é mesmo em dólares, não em Euros (embora obviamente a Volvo acresça algo ao preço original). No mais, acho bastante possível o Gripen NG vir a custar o mesmo ou até menos que o F-5EM, em termos de custo por hora de vôo. Isso porque trata-se de um vetor novo, peças e estrutura “zeradas”,… Read more »
Thierry
Visitante
15 anos atrás
Felipe,
France needs Dassault for another 200 Rafale minimum to replace during the next 20 years older Mirage 2000+for its nuclear launch capability(together with the SNLE submarines)
This campaign against Dassault financial liability is just bullshit
.Desinformation.
Rafale orders: would love now to be a couple of weeks ahead…
Dassault plans for the Rafale series:300 Rafale French Air Force+Navy , 300 Rafale other countries( quote from Serge Dassault recently)
Rafale F3: ready for delivery before june 2010.FAB Rafale will be top of the art Rafale.
Sds
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Thierry:
Ok, let´s wait these couple of weeks and see what in the world happens. I swear I´ll fanatically hope that Rafale F3 wins the contest… in United Emirates… (joking, rsrsrsrs) 🙂
Sds.
Thierry
Visitante
15 anos atrás
OK Felipe we shall see…
But I can easily imagine a FAB Rafale patrol over the Rio de Janeiro bay for the opening of the 2016 Olympic games….
Sds
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Thierry:
Dude, who am I to denny that would be wonderful, since FAB had money to put them in flight (given the expensive cost to fly the Rafale)? I really hope so.
Sds.
Francoorp
Visitante
15 anos atrás
Felipe cps
A turbina F-414 na suécia é a Volvo RM-12, fabricada sob licença, mas com o preço em EUROS!!!!!
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Francoorp:
Infelizmente perdi o link que falava sobre a F-414G e sua fabricação nos USA e montagem na Suécia, mas era quente. Parece que é isso mesmo que ocorre.
Sds.
Felipe Cps
Visitante
15 anos atrás
Francoorp: ou seja, o preço-base da F-414G é em dólares, não em euros. Aliás, mais um motivo pelo qual ela é mais barata de se operar que as Snecma, por exemplo. E mais um motivo pelo qual a Gripen International a escolheu: economia de custos.
Sds.
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Mas e o F-16 Felipe, que custa 7mil doletas? 🙂 com mais de 4.400 fabricados… só do medelo E/F tem mais de 600…
ZE
Visitante
15 anos atrás
Francisco AMX em 03 nov, 2009 às 14:42 Caro amigo Francisco AMX, a hora de voo do F-5M é de U$ 4.251,21. Fonte: SILOMS e EMAER. A turbina do Gripen (RM-12) é sim feita sob licença na Suécia. Porém, nós estamos falando do Gripen NG (atualmente chamado de Gripen Brasil). A turbina do Gripen NG é a mesma do Super Hornet. Nos EUA, ela é chamada de F-414, e na Suécia de Volvo Aero F414G. Houve algumas mudanças na F-414. Essas mudanças dizem respeito à maior durabilidade das turbinas em caso de choque com aves. Tais mudanças foram implementadas pela… Read more »
Francoorp
Visitante
15 anos atrás
Sim errei…a F-404 é a RM-12, feita na Suécia.
A F-414 é a do NG, prototipo do NG Gripe AH1N1!
rrdocosta
Visitante
15 anos atrás
Como disse um senhor, para não dizer outra coisa… “Hahahaha, cara pálida, e porque diabos a Globo e o Estadão (que que esse então tem a ver???) deveriam “torcer” para o Super-Hornet, já que a US Navy nem deixou o repórter voar no bicho? Ai ai ai, o anti-americanismo e esquerdopatismo de alguns, de tão indisfarçado e contraditório, chega a ser patético, rsrsrs…” Seria bom se alguns lessem mais um pouquinho… O jornal o Estado de São Paulo (SEGUNDA FEIRA – 02/11) fez a seguinte manchete: OBAMA ELEVA PRESSÃO POR VENDA DE CAÇAS. Quando vemos a matéria, a Sra. Tauscher… Read more »
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Pois é ZE, agora se tu acredita que a hora de Vôo do SH é de 7milUSD, apenas, não posso fazer nada… só lamento brother! considerando que a hora vôo do F-16 tb é 6,5/7mil, um caça com mais de 4400unidades, monomotor, mais simples em estrutura entre outras coisas…pode custar o mesmo que um caça quase 2x maior, biturbina, fabricado em mesmo solo, com sistemas de guerra no estado da arte, AESA e tudo mais… como pode? sobre o F-5, o amigo está falando do custo no Brasil, que tende a ser menor para qual for o caça, dado o… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Francisco, eu acho que o Rafale ainda não deve contar com esses recursos mas sem dúvida, como depende de software, poderão ser incorporados no futuro. Também esse traje anti-G avançado é pouco divulgado. Como estão interessados em desenvolver um Typhon com ‘vetoramento de empuxo’, pode ser que seja verdade a informação do traje com capacidade de fazer o piloto suportar até 11 G e sem dúvida o mesmo poderia ser usado também no Rafale. Mas como você sabe eu sou um pouco cético a respeito da eficiência da manobrabilidade de ‘caças tripulados’ em relação a capacidade dos mísseis atuais. Salvo… Read more »
Clésio Luiz
Visitante
15 anos atrás
Com relação as velocidades dos caças, vamos ver os valores corretos: Gripen: Mach 2, ou cerca de 2100 Km/h a uns 10.500m de altitude Rafale e Super Hornet: Mach 1,8, mais ou menos uns 1.900 Km/h a uns 10.500m. – A velocidade do som varia de acordo com o meio. No ar, ao nível do mar e com 25° de temperatura, ela é de 1.224 Km/h. A 10.000m, com o ar rarefeito, ela seria em torno de 1050 Km/h. Como dá pra perceber, quanto mais tênue o meio, mais lento é o som. Os “repórteres” bocós simplesmente pegaram o valor… Read more »
Muito boa a oportunidade que eles tiveram. E aproveitaram bem.
Eu vi ontem no Fantástico, e foi muito lôko!!!
Ahhhh…se a assessoria da Trilogia Blog´s de Defesa conseguir um vôo destes, eu levo a filmadora e filmo de lá de dentro….rsrsrs
Eu gostaria muito de voar nos 3 caças….rs
O engraçado foi a informação de velocidade dos caças, não lembro bem mais foi algo como: Gripen NG quase 2.500kmh SH quase 2.300kmh e Rafale pouco mais de 2.200Kmh… Mas o que se sabe é Rafale Mach 2,2 Gripen Mach 2 SH mach 1,7 Estranho não? só se falou do custos dos aviões… justamente o possível calcanhar de Aquiles do Rafale, porém, falaram em algo como 100milhões R$ para o SH, 90 a 105 para o Gripen e 130 para o Rafale…, uma diferença bem diferente da propagada pela SAAB de 2×1…rrsrsrs, acho que foi isso, mas posso estar errado,… Read more »
Consegui re-assistir o vídeo.. tava dando problema: Corrigindo: Gripen NG quase 2.500kmh (rrsrsrs) SH e Rafale pouco mais de 2.200Kmh… Mas o que se sabe é Rafale Mach 2,2 Gripen Mach 2 SH mach 1,7 Estranho não? só se falou do custos dos aviões… justamente o possível calcanhar de Aquiles do Rafale, porém, falaram em algo como 100milhões R$ para o SH, 90 a 105 para o Gripen e 140 para o Rafale…, uma diferença bem diferente da propagada pela SAAB de 2×1…rrsrsrs Outro fato errado foi a carga de “armamento” tanto em números como dizer apenas que a capacidade… Read more »
Tirando as informacoes tecnicas normalmente incorretas, foi uma reportagem bem interessante.
Quem sabe o blog nao consegue uma participacao dos reporteres em um chat aqui p serem sabatinados pelo pessoal.
Seria uma possibilidade interessante.
Vlw
Dizem q na epoca da guerra fria era mto facil voar em avioes de guerra… Tudo virara propaganda…
Era só uma tv fuleiera querer voar q voava!!!
Francisco AMX em 02 nov, 2009 às 12:52 Vi ontem o Fantástico e tbm me chamou a atenção os valores apresentados pela TV Globo, que são bem diferentes daquela afirmação da Saab de 2 por 1! Enfim, o que dá para concluir é o que os blogueiros “lúcidos” daqui já sabem e estão “cansados” de saber: o valor das propostas é SECRETO, depende da configuração da aeronave, do armamento e TT disponibilizados, etc… Agora, esse papo de 2 Gripen NG pelo valor de 1 Rafale é balela… Só se o Gripen viesse “pelado” e olha lá… Até porque, como diria… Read more »
Tales, concordo com 97% do que vc escreveu! 🙂 Um dado interessante que vc citou, foi sobre o Typhoon, que apesar de “pertencer” a um consórcio poderoso, não tem um radar AESA ainda! é mais antigo que o Rafale e ainda não está pleno! mas se for da França é um fisaco! não pode! sentam o pau no Rafale esquecem que o F-22 tb é da mesma época, com muita mais grana, demorou tanto quanto o Rafale para integbrar a força americana… mas USA pode! eles nunca erram! rrsrsrs, e olha que admiro este país e torço por uma parceira… Read more »
Pelo menos uma reportagem sobre equipamentos militares, pecado que muito superficial, mas é jà um inicio na imprensa nacional.
Francisco AMX em 02 nov, 2009 às 17:21
“as armas do SH conseguem equilibrar o combate, pore´m nós teremos estas armas? tenho certeza que não!…”
Acho que a proposta de armamentos da Boeing para o FX-2 já revela tudo: 28 AIM-120C para 36 caças??? Não dá 01 (um), UMZINHO, por avião!!!
E porque não ofereceram o AIM-9X???
Ainda sou mais o Rafale com o Meteor! E se não der, que venha o Gripen com o Meteor!
Um abraço guasca
guasca:
S. 2 g.
2. V. caipira (1).
3. V. rio-grandense-do-sul (2).
Adj. 2 g.
4. V. rio-grandense-do-sul (1): &
Eficácia e belas linhas.
Simplicidade e elegância.
Inteligência e objetividade.
Sem dúvida, a melhor repórter foi Mariana Ferrão. Mas os outros dois também foram bem!
Era sobre avião o post?
Háááá! Então é Rafale claro! hehe!
Rafale? “Corre Bino, é uma cilada”, rsrsrs…
Achei muito fraca a reportagem. Perdi o meu tempo vendo-a!!
Agora uma coisa me chamou à atenção, o Gripen deve ter uma puta turbina para ter uma velocidade final maior que os bi turbinas Rafale e SH.
Isto é correto??
rrdocosta em 02 nov, 2009 às 19:52
“o Gripen deve ter uma puta turbina para ter uma velocidade final maior que os bi turbinas Rafale e SH.
Isto é correto??”
NÃO, NÃO É CORRETO.
Vide o comentário do Francisco AMX em 02 nov, 2009 às 12:52:
“Mas o que se sabe é
Rafale Mach 2,2
Gripen Mach 2
SH mach 1,7”
Esses são os números.
Abrs.
rrdocosta em 02 nov, 2009 às 19:52
Em tempo: a velocidade final do avião não depende só da potência da turbina, mas de uma série de outros fatores, tais como o coeficiente de arrasto da aeronave, do seu peso, da altitude, etc…
Vale lembra nesse aspecto que o Suoper Horent é o mais pesado dos 3 finalitas e o que apresenta o design mais antigo, enquanto que o o Gripen é o mais leve e com o desenho mais novo (embora seja praticamente da mesma época que o do Rafale A)…
Abr.
rrdocosta em 02 nov, 2009 às 19:52 Só complementando a resposta do colega Tales a vc……. A turbina do gripen NG será a GE F-414 aF-mericana, que na Suécia é produzida sob licença pela Volvo Aero com o nome de RM 12 com 24.000 lbs de empuxo. Lembrando quer o Gripen é mono turbina. É a mesma turbina que equipa os F/A-18 Super Hornet (General Eletric F-414), só que este é bi-turbina, cujo empuxo unitário é de 22.000 lbs(ligeiramente inferior a do Gripen, de modelo mais moderno). Já o Rafale, também bi-turbina, é equipado com turbinas SNECMA M88-3, de 86,9… Read more »
Belas imagens e quase nenhum conteúdo. Não esclareceu nada.
gente… como uma reportagem vai esclarecer tudo sobre os finalistas do fx2 em 10:14 min?? ainda mais na “rede grobo”. Como falar especificamente sobre cada vetor num programa voltado para um bolo heterogêneo de preferencias (povão).. ia ficar mega chato pra quem não quer nem saber de avião ou entende de avião igual entende sobre o Projeto apollo da NASA. (nada!) a tentativa foi boa, situou a galera quem nem sabia o que era caça.. agora.. para ver temas a fundo… só se transformarmos a globo numa discovery e mesmo assim talvez nem tão a fundo iríamos. abraço a todos.… Read more »
rrdocosta em 02 nov, 2009 às 19:52: “o Gripen deve ter uma puta turbina para ter uma velocidade final maior que os bi turbinas Rafale e SH. Isto é correto??” SIM, ISSO É CORRETO! O que os colegas francófilos não querem dizer, é que O GRIPEN DEMO/NG É O ÚNICO DOS TRÊS CONCORRENTES A ATINGIR SUPERCRUISE ARMADO EM MODO AR-AR! Por aí você já pode verificar a potência da turbina GE F-414 quando colocada num caça relativamente pequeno como o Gripen Demo/NG. A melhor turbina do mundo, colocada no F/A-18 (duas) não produz tanto resultado, pois trata-se de um caça… Read more »
Ops, continuando Fco AMX (apertei tab + enter sem querer): A reportagem poderia ter dito que o Presidente Sarkozy MENTIU DESCARADAMENTE quando prometeu TT irrestrita, a uma porque isso não existe, a duas porque não tem poderes para garantir TT irrestrita sobre empresas privadas, a três porque a FAB certamente não pediu transferência irrestrita, o que acabaria lhe dando conhecimentos redundantes. Enfim, a reportagem poderia ter sido mais completa, mostrando todos os rolos, picaretagens e sem-vergonhice dos franceses, antigas e recentes, inclusive indo mais longe e pegando um pouco da história recente e antiga. Mas não, sacomé, é a Rede… Read more »
Felipe cps
“o Presidente Sarkozy MENTIU DESCARADAMENTE quando prometeu TT irrestrita, a uma porque isso não existe, a duas porque não tem poderes para garantir TT irrestrita sobre empresas privadas”
A decisão política na França vale sim, pois se a empresa privada negar o que a política prometeu, a política nào compra mais produtos da empresa privada, correndo ainda o risco de perder incentivos fiscais, licenças e salvamento financeiro em tempos difíceis(falências)… claro não?
Vive la France!!!! Rafale!
Kamarada Francoorp: Vc sabe (ou deveria saber) que numa DEMOCRACIA não é assim que funciona. Contratos são contratos, há direitos subjetivos a serem preservados e, acima de tudo (coisa que todo comunista tende a esquecer) HÁ ALTERNÂNCIA DE PODER, vale dizer: o governo do Sr. Sarkozy passará; a França (e a Dassault, se não quebrar antes) continuará. Então dizer que esse ou aquele governo tem o poder de cancelar isso ou aquilo, deixar de incentivar isso ou aquiloutro é uma coisa que valeria para aqueles paisecos comunistas que fazem o que querem na economia, tipo Coréia do Norte e Cuba.… Read more »
Os U.S.A. são o país que mais faz este tipo de coisa, impedem a venda e tudo mais que quiserem, se uma empresa faz “contratos” com empresas de um país “canalha” ou em embargo, tudo o que eu disse antes, acontece no coração da “democracia” ocidental.
Acorda Felipe cps!!!
Uai, Felipe mentira não sô, “equivico”! rsrsrsrs (foi involuntário…realmente o Gripen tem velocidade compatível ao Rafale, 2,2 eu errei na escrita, perdão! – porém sabemos que estes parãmetros são em situação ótima… como o SH também o é) Mss esta do Supercruise heim? só a SAAB afirmou isso, e o amigo sabe que em condições ideais o Rafale pode fazer isso (pelo menos a Dassault tb afirmou – rsrsrsrsrs, mas se vale para uma vale para outra, não é? ah esqueci o amigo não confia nos franceses! Felipe tu realmente acredita que um caça que tem razão de subida como… Read more »
Felipe cps Lembra-se do caso das Hélices do Super Tucano que o governo americano vetou a exportação para o Brasil, que o Chavez queria comprar,e o caso dos Albatroz para a Bolívia, qual seria a pena e a conseqüência para as empresas privadas dos U.S.A. se não obedeceriam a intervenção política da Casa Branca? Seriam todas aquelas que citei antes mais a impossibilidade de obter empréstimos no mercado financeiro, feita esta intervenção pela própria F.E.D.! O lado positivo da coisa de intervenção política, é que se poder ser feito em um senso, pode ser feito também no outro!!! Que venham… Read more »
Francoorp em 03 nov, 2009 às 9:31: Kamarada Francoorp, V. Sa. compara coisas distintas: uma coisa é impedir que a tecnologia estratégica desenvolvida por um país chegue às mãos de inimigos auto-declarados. Qualquer país do globo terrestre faria o mesmo. PONTO. Outra bem diversa é intervir na iniciativa privada, determinando uma “planificação” do que a empresa deve fazer, sob pena disso ou aquilo… Esse tipo de coisa, que a comunalha soe chamar de “economia planificada”, mas na verdade é a face econômica da tirania totalitário-comunista, nem Estados Unidos, nem França, nem Brasil (por enquanto) e nem qualquer país civilizado do… Read more »
Francoorp em 03 nov, 2009 às 7:52
“A decisão política na França vale sim, pois se a empresa privada negar o que a política prometeu, a política nào compra mais produtos da empresa privada, correndo ainda o risco de perder incentivos fiscais, licenças e salvamento financeiro em tempos difíceis(falências)… claro não?”
Que governo, em sã consciência, embarga uma empresa de seu próprio país para poder agradar a outro país? NENHUM!!!
Abraço…
Aproveitando o ensejo… alguém, em um outra matérai perguntou sobre o probe de reabastecimento do Gripen… ele é retrátil, olha a foto ae:
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/8/5/4/1143458.jpg
Chicão: se vale para os dois o que as empresas falam, o Rafale tem supercruise desarmado (seria “lomba abaixo”, como vc disse, rs?), e o Gripen Demo armado. Se vale para os dois, é isso. Sobre aerodinâmica, vc há de convir que a do Gripen também é “formidável”. Aliás, nesse aspecto as duas aeronaves são bem parecidas: ambos delta-canards fly by wire, a única diferença é o biturbinamento e consequente maior peso do Rafale. Quanto à autonomia do Rafale, é sabido que ela se dá devido aos seus inúmeros tanques externos. No mais, é o que eu já te disse:… Read more »
“Poderia ter dito que o próprio Armeé de L´air (num sei como se escreve essa p.) e Marine diminuiram drasticamente suas encomendas. Poderia ter dito que se a Dassault não emplacar o Rafale no Brasil ela ABRE FALÊNCIA. ” Sorry to write in english but I cannot let these lies stay unanswered 1/French State Rafale :orders moved from 294 units to 286 units and deliveries split on a longer period(budget problems like many countries in the world since last year) 2/Dassault bankrupt ????stupidities! Dassault Aviation( French state shareholder via EADS France )2008 turnover=20% military(Rafale) 80% civil(Falcon range).Falcon business jets(like Bombardier,Fairschild,Embraer,etc… Read more »
Comentei que o Gripen devia ter uma puta turbina para ter uma velocidade final maior que os bi turbinas Rafale e SH, porque lembrei que os Suecos sempre tem ideias criativas. Lembro, se não estou enganado o Viggen é equipado com um Volvo RM8Ba turbina Pratt & Whitney JT8D, famosos por serem usados nos 727 da Boeing. Apesar da torcida da Globo, Estadão, a pior escolha seria o SH por questões estratégicas. Acredito no potencial do Brasil e isto fatalmente o levará os EUA a olhar o Brasil como um adversário a ser batido. Logico que hoje seria impossivel o… Read more »
Caros amigos, eu tenho a minha preferência pelo Gripen, e em segungo lugar, pelo Super Hornet. Desde já, a minha análise abaixo será movida pro critérios econômicos (que, obviamente, acabam se desdobrando em políticos e militares). Como muitos devem saber, eu odiaria a idéia de ter o Rafale como o escolhido pela FAB (leia-se Lula, já que o critério vai ser político). Guerras, implementação de políticas de defesa, exercícios militares… Se fazem com dinheiro. Uma das razões para a queda do mais fascinante império que uma vez existiu, o Império Romano, se deve em parte às razões econômicas.O princípio do… Read more »
Thierry: Thank you for writing in English, so we can talk without the need of using the wretched Google translater. 🙂 Here in Brasil there are not few rumors (including in this Blog) that Dassault (like other aviation companies, by the way), faces an unprecedented crisis related to the international conjuncture and the repeated decrease of the requests of French Air Force and Navy. Thus, your information that this is not entirely true, and that the government supports Dassault, is most comforting, considering that we are still potential buyers of the Rafale. Let it be clear: I really rejoyce with… Read more »
rrdocosta em 03 nov, 2009 às 13:58:
“Apesar da torcida da Globo, Estadão, a pior escolha seria o SH por questões estratégicas.”
Hahahaha, cara pálida, e porque diabos a Globo e o Estadão (que que esse então tem a ver???) deveriam “torcer” para o Super-Hornet, já que a US Navy nem deixou o repórter voar no bicho?
Ai ai ai, o anti-americanismo e esquerdopatismo de alguns, de tão indisfarçado e contraditório, chega a ser patético, rsrsrs…
ZE, o amigo acredita mesmo que a hora de vôo do NG poderá ser mais barata que a de um F-5?? e de que a do F-16? que custam, respectivamente, 5,5 e 7 mil USD?? (com um detalhe, horas comprovadas por usuários no mundo todo) o amigo fala em escala certo? mas pq o F-16, que teve quase 4.500 unidades produzidas, teria um custo operacional mais alto que o Gripen NG, ele está nos USA, dolar! e o NG na Suécia! EUROS! (o turbina é feito pela Volvo sob licença, não vem dos USA) não entendo pq este apego ao… Read more »
Francisco AMX: Só um adendo: Estive pesquisando, e parece que a F-414 é fabricada mesmo nos EUA pela GE, sendo apenas montada na Volvo/Suécia, que acrescenta então seus melhoramentos para a SAAB, muito embora a Volvo tenha licença plena para comercializá-la. Então, o preço-base da F-414 é mesmo em dólares, não em Euros (embora obviamente a Volvo acresça algo ao preço original). No mais, acho bastante possível o Gripen NG vir a custar o mesmo ou até menos que o F-5EM, em termos de custo por hora de vôo. Isso porque trata-se de um vetor novo, peças e estrutura “zeradas”,… Read more »
Felipe,
France needs Dassault for another 200 Rafale minimum to replace during the next 20 years older Mirage 2000+for its nuclear launch capability(together with the SNLE submarines)
This campaign against Dassault financial liability is just bullshit
.Desinformation.
Rafale orders: would love now to be a couple of weeks ahead…
Dassault plans for the Rafale series:300 Rafale French Air Force+Navy , 300 Rafale other countries( quote from Serge Dassault recently)
Rafale F3: ready for delivery before june 2010.FAB Rafale will be top of the art Rafale.
Sds
Thierry:
Ok, let´s wait these couple of weeks and see what in the world happens. I swear I´ll fanatically hope that Rafale F3 wins the contest… in United Emirates… (joking, rsrsrsrs) 🙂
Sds.
OK Felipe we shall see…
But I can easily imagine a FAB Rafale patrol over the Rio de Janeiro bay for the opening of the 2016 Olympic games….
Sds
Thierry:
Dude, who am I to denny that would be wonderful, since FAB had money to put them in flight (given the expensive cost to fly the Rafale)? I really hope so.
Sds.
Felipe cps
A turbina F-414 na suécia é a Volvo RM-12, fabricada sob licença, mas com o preço em EUROS!!!!!
Francoorp:
Infelizmente perdi o link que falava sobre a F-414G e sua fabricação nos USA e montagem na Suécia, mas era quente. Parece que é isso mesmo que ocorre.
Sds.
Francoorp: ou seja, o preço-base da F-414G é em dólares, não em euros. Aliás, mais um motivo pelo qual ela é mais barata de se operar que as Snecma, por exemplo. E mais um motivo pelo qual a Gripen International a escolheu: economia de custos.
Sds.
Mas e o F-16 Felipe, que custa 7mil doletas? 🙂 com mais de 4.400 fabricados… só do medelo E/F tem mais de 600…
Francisco AMX em 03 nov, 2009 às 14:42 Caro amigo Francisco AMX, a hora de voo do F-5M é de U$ 4.251,21. Fonte: SILOMS e EMAER. A turbina do Gripen (RM-12) é sim feita sob licença na Suécia. Porém, nós estamos falando do Gripen NG (atualmente chamado de Gripen Brasil). A turbina do Gripen NG é a mesma do Super Hornet. Nos EUA, ela é chamada de F-414, e na Suécia de Volvo Aero F414G. Houve algumas mudanças na F-414. Essas mudanças dizem respeito à maior durabilidade das turbinas em caso de choque com aves. Tais mudanças foram implementadas pela… Read more »
Sim errei…a F-404 é a RM-12, feita na Suécia.
A F-414 é a do NG, prototipo do NG Gripe AH1N1!
Como disse um senhor, para não dizer outra coisa… “Hahahaha, cara pálida, e porque diabos a Globo e o Estadão (que que esse então tem a ver???) deveriam “torcer” para o Super-Hornet, já que a US Navy nem deixou o repórter voar no bicho? Ai ai ai, o anti-americanismo e esquerdopatismo de alguns, de tão indisfarçado e contraditório, chega a ser patético, rsrsrs…” Seria bom se alguns lessem mais um pouquinho… O jornal o Estado de São Paulo (SEGUNDA FEIRA – 02/11) fez a seguinte manchete: OBAMA ELEVA PRESSÃO POR VENDA DE CAÇAS. Quando vemos a matéria, a Sra. Tauscher… Read more »
Pois é ZE, agora se tu acredita que a hora de Vôo do SH é de 7milUSD, apenas, não posso fazer nada… só lamento brother! considerando que a hora vôo do F-16 tb é 6,5/7mil, um caça com mais de 4400unidades, monomotor, mais simples em estrutura entre outras coisas…pode custar o mesmo que um caça quase 2x maior, biturbina, fabricado em mesmo solo, com sistemas de guerra no estado da arte, AESA e tudo mais… como pode? sobre o F-5, o amigo está falando do custo no Brasil, que tende a ser menor para qual for o caça, dado o… Read more »
Francisco, eu acho que o Rafale ainda não deve contar com esses recursos mas sem dúvida, como depende de software, poderão ser incorporados no futuro. Também esse traje anti-G avançado é pouco divulgado. Como estão interessados em desenvolver um Typhon com ‘vetoramento de empuxo’, pode ser que seja verdade a informação do traje com capacidade de fazer o piloto suportar até 11 G e sem dúvida o mesmo poderia ser usado também no Rafale. Mas como você sabe eu sou um pouco cético a respeito da eficiência da manobrabilidade de ‘caças tripulados’ em relação a capacidade dos mísseis atuais. Salvo… Read more »
Com relação as velocidades dos caças, vamos ver os valores corretos: Gripen: Mach 2, ou cerca de 2100 Km/h a uns 10.500m de altitude Rafale e Super Hornet: Mach 1,8, mais ou menos uns 1.900 Km/h a uns 10.500m. – A velocidade do som varia de acordo com o meio. No ar, ao nível do mar e com 25° de temperatura, ela é de 1.224 Km/h. A 10.000m, com o ar rarefeito, ela seria em torno de 1050 Km/h. Como dá pra perceber, quanto mais tênue o meio, mais lento é o som. Os “repórteres” bocós simplesmente pegaram o valor… Read more »