quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

Array

“Para que outros possam viver!”

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

C-105 do Esquadrão Pelicano foi responsável por encontrar o Caravan acidentado no Amazonas

C-105-PAMA-SP09-foto-poggio

O Comando da Aeronáutica informa que na manhã de ontem, 29 de outubro, um avião C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um pouso forçado no Igarapé Jacurapá, na margem direita do Rio Ituí, afluente do Rio Javari, estado do Amazonas. A aeronave realizava uma missão em apoio à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e havia decolado de Cruzeiro do Sul (AC) às 8h30, horário local, com destino à Tabatinga (AM), onde pousaria às 10h15.

Ciquenta e oito minutos após a decolagem da aeronave, às 9h25, horário local, o SALVAERO, órgão da Força Aérea que coordena operações de busca e resgate no país, recebeu o sinal de emergência (ELT) emitido pelo C-98 Caravan matrícula FAB 2725. A aeronave é do efetivo do 7° Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA), com sede na Base Aérea de Manaus.

A tripulação do C-98 era composta pelo 1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, o 2° Tenente José Ananias da Silva Pereira, o Suboficial Marcelo dos Santos Dias e o 1° Sargento Edmar Simões Lourenço. Eram passageiros os civis Josiléia Vanessa de Almeida, João de Abreu Filho, Maria das Graças Rodrigues Nobre, Maria das Dores Silva Carvalho, Marina de Almeida Lima, Marcelo Nápoles de Melo e Diana Rodrigues Soares.

As ações de busca foram iniciadas imediatamente e prosseguiram durante toda a noite. A Força Aérea Brasileira mobilizou para as buscas dois helicópteros H-60L BlackHawk, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99. O Exército Brasileiro colaborou nas buscas com um helicóptero HM-3 Cougar.

Hoje, dia 30 de outubro, às 10h00, horário local, uma aeronave C-105 Amazonas do 2°/10° GAv, Esquadrão Pelicano, localizou o C-98 que até o momento estava desaparecido. Um helicóptero H-60 Blackhawk e um helicóptero HM-3 Cougar do Exército Brasileiro voaram até o local e resgataram esses sobreviventes.

Neste primeiro momento, foram encontrados vivos e em boas condições de saúde nove dos onze ocupantes da aeronave. Os helicópteros fizeram o translado desses sobreviventes até a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, onde foram encaminhados ao Hospital Geral do Juruá para avaliação médica. Parentes dos passageiros civis foram transportados de Tabatinga para Cruzeiro do Sul em uma aeronave C-97 Brasília da Força Aérea Brasileira.

Paralelamente, já foi iniciada uma operação de busca aos dois outros ocupantes da aeronave, o Sr. João de Abreu Filho, funcionário da Funasa, e o Suboficial Marcelo dos Santos Dias, mecânico do C-98 Caravan. Um helicóptero HM-3 Cougar do Exército Brasileiro está no local com militares que estão fazendo buscas, inclusive com mergulhos.

A operação também conta com índios da tribo Marubo que estão ajudando na operação de buscas pelo Sr. João de Abreu Filho, funcionário da Funasa, e o Suboficial Marcelo dos Santos Dias, mecânico do C-98 Caravan. Os índios voluntários estão percorrendo as margens do Rio Ituí fazendo buscas até o Igarapé Jacupará, local do pouso forçado da aeronave acidentada.

Fonte: CECOMSAER

LEIA TAMBÉM:

FOTO: Poder Aéreo

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
flaviodepaula

Parabéns ao grupo

BRASIL!!!

Reportagens especiais

PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 3

Evento mostrou cinco caças F-5EM em diferentes estágios de revisão nível parque. No ano passado, eram dez - Quem compareceu ao...
- Advertisement -
- Advertisement -