quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

Array

Base Aérea de Natal reinaugura praça histórica ‘Ninho das Águias’

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

vinheta-destaque-aereoComo conhecer a si mesmo e a um povo sem conhecer a sua história? Foi com o propósito de preservar a sua história que a Base Aérea de Natal (BANT) reinaugurou (20 de outubro), a Praça “Ninho das Águias”, com as aeronaves de bombardeio B-25 Mitchell e B-26 Invader, que simbolizam a própria história da unidade. Também foi feita a leitura da Ordem do Dia em comemoração ao Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, como parte das comemorações da Semana da Asa.

Com as presenças dos comandantes da Primeira Força Aérea (I FAE), Brigadeiro-do-Ar Raul Botelho, e da BANT, Coronel-Aviador Eduardo, além de convidados civis e militares, da ativa e da reserva (oficiais e graduados), a cerimônia colocou lado a lado aqueles que fizeram a história e aqueles que ajudaram a preservá-la para as futuras gerações. De um lado, militares envolvidos na restauração dessas aeronaves. Do outro, os pioneiros que operaram essas incríveis máquinas voadoras, todos eles com mais de 75 anos de idade.

A Bandeira Nacional foi hasteada pelo historiador aeronáutico Cel R1 Aparecido Camazano Alamino, autor da “História do 5º Grupo de Aviação”, livro que serviu de base para que a restauração dos dois aviões fosse fiel as características originais. Também foi deslocado o estandarte do 5º GAV, pelo Ten Av Anderson Dias Santiago, estagiário mais antigo do 2°/5° Grupo de Aviação.

Logo após, foram descerradas as placas de inauguração do B-25 e B-26 na Praça “Ninho das Águias” pelos Suboficiais Reformados Mecânicos de Voo, Adeguinal Marques Campos e Austregésilo Gomes, militares que respectivamente voaram estas aeronaves. Além deles, os Suboficiais Otacílio José Santana e João Fernandes de Medeiros, recordaram suas histórias, e a importante atuação dessas aeronaves na 2ª Guerra Mundial, na vigilância do nosso litoral no pós-Guerra, e lembraram, emocionados, dos companheiros que pereceram no cumprimento da missão.

Entre os anos de 1942 e 1975, essas aeronaves integraram o 1º Grupo de Bombardeio Médio, o 5º Grupo de Aviação (5º GAV) e a Esquadrilha de Adestramento da Base. O B-25 Mitchell começou a operar em 1942 durante a 2ª Guerra Mundial até 1957, e o B-26 Invader entre 1957 e 1975, sendo o último avião de bombardeio utilizado pela FAB. Ao todo, as aeronaves somam 86 mil horas de voo em Natal.

Essas duas aeronaves recuperadas estiveram expostas no antigo 5º Grupo de Aviação até 2006, quando uma delas afundou no solo. Então, os aparelhos foram retirados e teve início à restauração que durou cerca de dois anos. O local da Praça “Ninho das Águias”, em frente ao Terminal do CAN, foi escolhido pelo próprio efetivo por meio de uma pesquisa de opinião. Mas só foi possível realizar esse sonho com o apoio da empresa Directa Engenharia. Durante a cerimônia, o Comandante da BANT, Cel Av Carlos Eduardo, entregou uma lembrança ao diretor, Fábio Jordão Sirkis, como forma de agradecimento.

Por fim, a tropa prestou continência às aeronaves históricas no seu novo ninho, desfilou ao som do hino do 5º Grupo de Aviação, e em homenagem aos militares que ajudaram a manter viva a história da Base Aérea de Natal, conhecida como o “Trampolim da Vitória”, pela sua relevante participação na 2ª Guerra Mundial.

Homenagem aos militares envolvidos na logística do B-26: Coordenador Geral de logística: Maj Marschall (Comandante do GSM); Maj J. Carlos, (Cmt. do EMA); Restauradores: Suboficiais: Elias, Gilberto, Afonso, Toscano, Eduardo, R1 Sales, 1º Sargentos: Monte, Proença e Martins; 2º Sargentos Cleilson e J. Gomes; 3º Sargentos: Jailson, Marcelo, Amaral, Júnior, Rufino e R1 Adailton; Cabos: Gleberson, Mateus, Mendonça, Júnior, Libório, Guerra e Oliveira; Soldados: Martinho, César, Cruz, Da Cruz, Thiago, Elson e Borges.

Homenagem aos militares envolvidos na logística do B-25:
Coordenador Geral de logística: Ten Cel Av Telles Ribeiro (ex-Cmt. GSM)
Coordenador Geral da Operação: Ten Cel Av Hélio (Cmt. GSB)
Responsável pela logísitca: Cap Elilson (ex-Cmt. EMA)
Coordenador do transporte da aeronave até a plataforma: Asp Fogaça
Chefe da Seção de Oficinas: Ten Martins
Restauradores: Suboficiais: Ramos, Eduardo, Vieira, Elias, Baia, Gilberto e Toscano, Adauri; 1º Sargentos:Afonso, Serra e Monte; 2º Sargento Martins; 3º Sargentos: Amaral, Júnior, Teixeira e Jailson; Cabos: Júnior, Guerra, Oliveira, Mateus, Libório, Mendonça, Gleberson e Tavares; Soldados: Martis, Martinho, Pereira, Flávio César, Wagner, César, Fabrício Dantas, Paulo, Félix, Borges e Élson.

FONTE/FOTO: BANT / T. Couceiro, warbirdregistry.org

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Reportagens especiais

Conhecemos de perto o Gripen 39-7, avião de testes de sistemas da nova geração do caça sueco

Nossa visita à Saab, além da apresentação do protótipo 39-8 do Gripen E, incluiu o hangar de aeronaves de testes...
- Advertisement -
- Advertisement -