3GAV-mapa

Em maio deste ano foi noticiada a criação de uma base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) na cidade de Cáceres, localizada próxima à fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

A medida seria implantada pelo Governo do Estado (via Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com investimentos previstos da ordem de 3,5 milhões de dólares.

O objetivo principal seria a melhoria do patrulhamento e do apoio às execuções de operações policiais na região de fronteira entre Brasil e Bolívia.

O Ciopaer deveria atuar nas ações de defesa civil, sequestro, roubos a estabelecimentos bancários e comerciais, bem como nas operações de resgate e translado de feridos, roubos e furtos de avião, veículos automotores e máquinas agrícolas, buscas, rebeliões em presídios e cadeias públicas, entre outras aplicações.

A notícia da criação do Ciopaer foi dada com grande alarde pelo deputado João Malheiros (PR).

Cáceres fica no estado do Mato Grosso (clique no mapa acima ampliar) e está entre Campo Grande (para Sul) e Porto Velho (para Norte), bases que abrigam, respectivamente, o 3º/3º GAv e o 2º/3º GAv, equipados com aeronaves A-29 Super Tucano. A cidade dista apenas 75km da fronteira com a Bolívia.

No entanto, desde o anúncio feito em maio nada mais foi dito ou anunciado. Esperamos que este anúncio não seja só mais uma promessa política e que a base venha realmente a ser implantada.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments