Segundo Gates, fim da produção do F-22 não afetará domínio aéreo dos EUA

120

f-22-f-16

O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, disse ao SASC (Senate Armed Services Committee) que o fim da produção do F-22 Raptor não vai enfraquecer o domínio aéreo dos EUA. Segundo Gates, em 2020, os EUA terão 1.700 caças a mais que a China, garantindo assim também a superioridade numérica.

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Everson

Nem citou a Rússia?
Ahhh não , essa vai infartar a Vovódka, rsrsrsrs
Aliás to sentindo falta dos coments dela aqui no blog…

P.S. Não sou “Russófilo” nem “Americanófilo” não considero nem o eqpto Russo nem Ocidental lixo

rsrsrsrs…..

Felipe TP

Só o tempo dirá.

Tiago Jeronimo

Esnobou a Rússia bonito, isso mostra que a verdadeira peocupação americana agora é o Dragão Chinês, o urso já não mete mais medo.

Ainda boto fé que o F-22 voltará a ser produzido em breve.

Do contra

Esses americanos são os melhores! Nem precisam de muita coisa para passar os outros!

Zero Uno

Com o dinheiro dos outros fica fácil… Dos U$$ 9 Trilhões que o governo americano DEVE em títulos do tesouro dos EUA U$$ 400 bi são da China.

Raphael Barros

Que nada daqui uns anos eles voltam à produzir o F-22 já precisam substituir os 900 F-15A/B/C/E do inventário.

Raphael Barros

Não temos que ser tem americanizados, nipponizados, russofícos nem porra nenhuma nós temos que ser BRASILEIROS e querer o melhor para o nosso país e para o nosso povo.

Leigo - BR7

Aviões eles tem uma porrada … e pilotos ?

Felipe Cps

Vcs ouviram bem, 1.700 caças A MAIS que os chinas!

Caraca, e a gente ainda tem que aguentar neguinho dizendo que estão decadentes… imagina então se estivesse “tudo como dantes no quartel de Abrantes”…

Abs.

Douglas

Dinheiro nem some e muito menos aparece do vácuo. Em algum momento eles precisarão diminuir drasticamente o déficit e terão que diminuir o investimento militar. Com isso a projeção de poder america vai diminuir e deixará de ser tão gritante como é hoje.

Pode ser que dure mais 50 anos, mas sem crescer economicamente a máquina militar americana vai ter que diminuir muito por que o déficit parece ter encontrado o limite.

Marcos T.

Douglas

Concordo com vc que as FAs americanas vão diminuir de tamanho, más em compensação vão aumentar em muito a sua eficiência, pois se tornou improvavel que alguem se meta com os “cara” em uma guerra convencional,( Sadan que o diga) a guerra assimétrica e irrestrita é o futuro.

Alecsander

Pessoal Os russos, não são mais a grande ameaça dos E.U.A, como na guerra fria, eles só preucupão com a venda de armas para países governados por ditaduras fundamentalistas, como aconteceu com Iraque, Afeganistão, e acontece com Irã e Coréia do Norte, entre outros. A China é a preucupação do futuro, tanto para E.U.A quanto Russia. Para os E.U.A por todos aqueles que ja conhecemos deles se tornarem a nova super-potencia economica mundial, e para os russos que estão vendo um antigo aliado dos tempos da guerra fria se torna uma super-potencia bélica e militar se formando do outro lado… Read more »

jose adelino

Não são 400 bi da China são 800 e mais 200 bi do Brasil. Só não quebraram ainda por que o mundo usa o dolar como moeda padrão nas transações internacionais e como lastro monetario. Parem e pensem.

Marlos Barcelos

quem disse que eles terão 1.700 caças a mais que a china? a China não pode ampliar sua força aérea? a China cresce cerca de 10% ao ano e os gastos militares vão no mesmo ritmo, nesse ano de crise “mundial” a China crescerá 8% e até agora os americanos tem sua economia diminuida em mais de 6%, além disso os chineses vão ter vários porta-aviões e ganha a guerra aérea quem tem aviões mais modernos e não quantidade, veja o tópico da guerra da Síria com Israel 96 abates contra nenhum dos sírios, os chineses fabricam o su-27 e… Read more »

Everson

Como diz um outro colega aqui do blog o Raphael sempre honra seu sobrenome…

Zero Uno

Alecsander em 14 mai, 2009 às 14:10

E os EUA na Guerra Fria vendia para ditaduras como Irã (tempo do Xá), Arábia Saudita (ditadura dinástica), Chile, Brasil e outras por aí.

Más ainda será difícil iguala-los. Além do mais, os EUA têm que possuir grandes efetivos e armamentos. Afinal, eles não travam uma Guerra dentro de casa há muito tempo. Se eles possuem FFAA’s para defender seu território, também precisam delas para combater em outros continentes do globo, em outros países…

Abração.

Sonic

Só demonstra o quanto os americanos ainda estão a frente das demais potencias bélicas.

André castro

Segundo as projeções a China(1º) em 2050 vai ter um PIB de U$$70 tri, os EUA(2º) com U$$38 tri ,a India(3º)com U$$37 tri e espero estar vivo para ver o Brasil(4º)U$$11 tri ,Mexico U$$8.5 tri e querida Russia U$$ 7 tri . Pelo que esta ocorrendo no momento eu copararia a uma corrida onde os EUA estão em uma carroça em marcha ré e a China em uma Ferrari na 3º marcha ,a Russia não vai ser a maior preocupaçao america,imagine a China com um PIB quase com o doblo do EUA ,os gastos militares tambem seram maiores, dai o… Read more »

marcandrey

O que importa não é ser Russófilo nem Americanófilo muito menos Francófilo ou Suecófilo!!! O importtante mesmo e ser BRAZILEIRÓFILO!!!

Fred

Acho que o F-22 foi uma grande “furada”: quase quebrou a LM, nem a USAF teve recursos suficientes para comprá-lo em grandes quantidades, e acho que nunca o veremos em qualquer conflito. Simplesmente é caro demais para arriscar a perdê-lo.

Espero que eles tenham mais sorte com o F-35.

Alecsander

Marlos Barcelos

Com relação ao caças de 5ª geração J-XX chines, ele vai entrar em operação mesmo em 15 anos, no youtube eles colocarão um video do caça e informarão que o caça vai entrar em serviço em 2015, mais como o SU-35 e F-35 estão voando desde o inicio da decada, e ainda não entraram em operação, também não acredito que o caça chinas posa entrar em serviço tão rapido. Agora bateu a duvida. Você tem uma resposta?

http://www.youtube.com/watch?v=s6t9c47mlOU
http://www.youtube.com/watch?v=Ldfoojrx3vg

Zero Uno

marcandrey em 14 mai, 2009 às 15:37

ahahahahhahahhah… Muito bom!

Alecsander

Zero Uno Eu nunca discordei disso, inclusive você esquecel de sitar Emirados Arabes, Afeganistão no tempo em que a União Sovietica tentol ivadir o pais, e que os americanos derão misseis sknrets e treinamento militar,(inclusive aparece isso no filme Rambo III) para muitos combatentes daquele país combater os sovieticos, que posteriormente formarão o talibã, e o proprio Iraque de Sadan, antes da guerra do Golfo. O caso é que os americanos aprenderão a lição, e fiseram suas politicas de exportação de armas. Só que a Russia ainda vende indiscriminadamente armamentos para qualquer um, por isso que os terroristas só usão… Read more »

Lecen

Se depender do Marlos Barcelos, tudo que é comunista é otimo e tudo que é capitalista é pessimo.

Só esquece que a China é rica hoje por que adotou o Capitalismo e mandou o comunismo para a p… que o pariu.

Patriota

Os EUA vão ser potencia militar por muito tempo não tem como contestar

Sentando a Pua

Deveríamos doar alguns xavantes a eles para reforçar suas defesas rsssssss

Marine

Acho engracado o pessoal afirmar que um sistema de armas produzida 187 vezes nunca vai ser usado em guerra simplismente porque e “caro demais”…Sera que se esquecem que os B-2 custam 1 bilhao cada???

Sds!

Pedro

# Raphael Barros em 14 mai, 2009 às 13:28 “Não temos que ser tem americanizados, nipponizados, russofícos nem porra nenhuma nós temos que ser BRASILEIROS e querer o melhor para o nosso país e para o nosso povo.” É isso aí, quando se entra nesta maneira burra de “raciocinar”(?)enxergando o mundo de forma preto e branco, escolhendo entre o mocinho e o bandido (forma infantilizada de se ver as coisas…), perde-se muitas oportunidades de negócios e crescimento para o país. Na verdade estes que ficam por aqui demonizando uns países e santificando outros, gostariam que o Brasil se alinhasse incondicionalmente… Read more »

konner

” O poder aéreo é uma forma extraordinariamente sedutora de força militar porque, tal como o cortejo moderno, parece oferecer prazer sem compromisso. ” Eliot A.Cohen Política, estratégia e poder estão sempre conjugadas em qualquer ação humana. A política é a arte de estabelecer objetivos. A estratégia é a arte de se empregar o poder para se alcançar os objetivos colocados pela política. O poder é a conjunção dos meios que se dispõe para se atingir os objetivos. O poder não é senão uma forte influência. Uma influência tão vigorosa, que aquele sobre a qual ela se aplica, comporta-se da… Read more »

Francisco AMX

Fico com pena de tanta pobreza… 1.700 a mais… que nem seja isso! o fato de ter 1.700 caças já é algo barbarizante! imagina ter a mais que o segundo colocado! 🙂

Amigos, a Russia ainda é a segunda maior e melhor FA do planeta, é só pesquisarem o arsenal…(tem uma edição da revista FA que fala sobre isso) a China vai ter que comer feijão para chegar lá, acredito que mais uns 10 anos…

Abraços

Tiago Jeronimo

“e em pouco tempo fabricarão seu caça de 5ª geração, acho que em uns 15 anos eles terão o caça de 5ª geração,”

-Ling acho que devemos montar um caça de 5ª geração.
-Concordo Xing, vou ali na esquina comprar o projeto.

Txaram! A china tem um caça de 5ª geração!

Marlos Barcelos

Lecen sou capitalista, mas não sou fanático por páís nenhum a não ser o Brasil, tô nem aí se a China for superpotência, não gosto dos EUA como superpotência, acho um país que gosta de ficar fazendo guerra, acho arrogância do secretário de defesa dos EUA ficar dizendo que os EUa continuarão sendo superpotência e que terá 1.700 caças a mais que a China, quem garante isso? os Chineses disseram que ficarão com o mesmo número de caças? estão proibidos de aumentarem sua força aérea? Os EUA poderão bancar todos esses caças no futuro?principalmente tendo déficits trilhonários? o futuro a… Read more »

Pedro

# Raphael Barros em 14 mai, 2009 às 13:28 “Não temos que ser tem americanizados, nipponizados, russofícos nem porra nenhuma nós temos que ser BRASILEIROS e querer o melhor para o nosso país e para o nosso povo.” É isso aí, quando se entra nesta maneira burra de “raciocinar”(?)enxergando o mundo de forma preto e branco, escolhendo entre o mocinho e o bandido (forma infantilizada de se ver as coisas…), perde-se muitas oportunidades de negócios e crescimento para o país. Na verdade estes que ficam por aqui demonizando uns países e santificando outros, gostariam que o Brasil se alinhasse incondicionalmente… Read more »

Marlos Barcelos

e avisem ao secretário de defesa que não adianta ter 1.700 caças a mais se forem caças de 3ª geração como os obsoletos f-16 ou f-18, principalmente se no combat aéreo tiver caças como rafale, su-35, thyphoon, e gripen, se tivesse um combate aéreo desse nível, seria igual ao massacre que israel fez com a síria 96×0 no combate contra os migs, os Eua perderiam de 100×0

Marco Antonio

Ai, essa doeu.

Everson

f-16 ou f-18 obsoletos foi um pouco exagerado, rsrsrsrs.

Marlos Barcelos

Everson Os f-16 e f-18 da reserva dos Eua não tem radar aesa, nem irst, nem material RAM que absorve ondas do radar, por isso são localizados muito mais longe, além disso são aviões velhos que exigem muita manutenção, a vida útil dos f-16 está no fim em 2011 começarão a deixar o serviço dos EUA porque a fadiga atingirá 6.000 horas de vôo inviabilizando totalmente seu uso. Um caça como Rafale tem data link, pode voar com sistemas passivos evitando ser localizado por radares e tem material ram, que o coloca em extrema vantagem sobre os f-16 e f-18… Read more »

Rodrigo Marques

Alguns comentários aqui precisam ser lidos três ou 4 vezes para que acreditemos que o cara escreveu a sério.

Marlos Barcelos

os f-16 block 50 e 60 seriam adversários bons, inferior ma são modernos, tem data link, material ram e radar aesa, mas são poucos, um pouco mais de 200, perto desses 1.700 não é nada.

Marlos Barcelos

a grande maioria dos f-16 é block 32

Bosco

Acham 187 F-22 poucos? E que por serem caros não irão operar?
Os F-117 eram 50 e os B-2 são 20 (e custaram 2 bi).

Marlos,
uma força aérea deve ter vetores de todos os níveis. Não é preciso que todos sejam do “último modelo”.
A USAF combate em vários teatros de operação e enfrenta ameaças de várias “intensidades”.
Qual a vantagem em ter F-16 block 60 se for para lançar bombas burras em cavernas no Afeganistão?
Ora!

Alecsander

Marlos Barcelos Parece que você se esqueceu que os F-16 mais antigos serão substituidos pelos novos F-35, e só ficarão os modelos mais modernos. Os E.U.A sempre terão a sua superioridade ate o final do século, independente das projeções estrangeiras, pois eles tem a maior experiencia de combate da era moderna dos conflitos armados, eles tem a melhor tecnologia, os recurços, a vanguarda, tudo o que os chineses podem ter são os recurços financeiros. E também sem contar que a china tem uma população 6 vezes maior que os E.U.A, e que enquanto a população chinesa continuara crescendo a dos… Read more »

Ulisses

Marlos

1.700 caças não quer dizer que todos serão F-16 e F-15,lembra do F-35?Então.

Abraços.

Nunão

Ué, mas a China não vai comprar oitocentos e tralalá de aviões da Embraer, segundo o post mais abaixo? Então já cobre metade dos 1.700 de diferença…

Só pra descontrair.

Alecsander

As progeções para o F-35:

F-35A: 1763 unidades substituirão o F-16 C/D Fighting Falcon e o A-10 da U.S. Air Force, atuando em conjunto com o F-16 E/F Super Fighting Falcon.

F-35B: 609 unidades substituirão o AV-8B Harrier e F-18 C/D Hornet do U.S. Marine Corps. 150 F-35B substituirão o Sea Harrier da U.K. Royal Navy e o GR 7 Tornado da U.K. Royal Air Force.

F-35C: 480 unidades substituirão o F-18 C/D Hornet da U.S. Navy, atuando em conjunto com o F-18 E/F Super Hornet.

Felipe Cps

Vixe, o Marlos esqueceu de tomar o remedinho hoje… o bicho tá atacado…

Leonardo

Boa noite a todos Os EUA ainda serão a grande potência militar do mundo nos próximos 50 anos talvez, porém a diferença em relação aos outros rivais é que provavelmente diminuirá bastante. Independentemente dessa projeção de 1700 caças a mais que a China, a grande verdade é que os grandes rivais das forças americanas ainda são e serão por muito tempo os russos, por mais que não tenham uma força convencional com projeção e poder a altura da época da Guerra Fria, o seu poder de dissuasão nuclear ainda é o único capaz de contrapor aos EUA, tanto isso é… Read more »

Bosco

A capacidade de projeção de força dos EUA hoje é infinitamente maior do que era há 20, 30 ou 40 anos. Com crise ou sem crise. Não podemos nos esquecer que muito do que antes era atribuição exclusiva de caças hoje pode ser feito por mísseis de cruzeiro ou por UAVs, que não entram na conta. Também a furtividade deve ser levada em consideração para se estabelecer a real capacidade operacional americana. Outros fatores como armas “miniaturizadas” como as SDBs que podem ser levados às pencas por um único caça e a tecnologia de orientação GPS para armas guiadas que… Read more »

Francisco AMX

É o Marlos se superou, pensei que ele já havia dito tudo mas…
Bosco, nem adianta tentar convencer o cara…
Marlos, tu só não explicou como é que o inimigo dos USA irá atacar a maior potência depois de ser dizimado… leia o último comentário do Bosco… as 22:05…

Bosco

Francisco,
na realidade não tentava convencer o Marlos. Ele é “inconvencível”.rsrsrs…
Na verdade o maior inimigo dos EUA não é a China, nem a Rússia, nem a Coréia do Norte. É o Marlos. E o ataque já começou faz tempo.rsrs…