Análise, porém, não define vencedor; decisão será de Lula

BRASÍLIA e PARIS. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, afirmou ontem que o relatório técnico da concorrência internacional para a compra de 36 novos caças será concluído em novembro. Segundo ele, a FAB precisa que a compra seja feita até o fim do ano, para que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2011. Porém, a decisão final é do presidente Lula, que, ao lado do ministro da Defesa, Nelson Jobim, já expressou sua preferência pelo Rafale (Dassault), devido à aliança estratégica com a França. Estão na disputa o americano F-18 (Boeing) e o sueco Gripen NG (Saab).
A expectativa é de que Jobim receba o relatório entre os dias 5 e 10 de novembro. Depois, o Conselho de Defesa Nacional, órgão de consulta da Presidência, deve analisar o assunto. A Aeronáutica não indicará um vencedor, mas pontuará cada finalista nos quesitos exigidos, como a transferência de tecnologia.

Os três caças já foram considerados adequados para as necessidades operacionais da Aeronáutica brasileira. A FAB planejara anunciar a escolha do avião nesta sexta-feira, 23 de outubro, Dia do Aviador.

Em Paris, a Dassault intensificou sua campanha sobre as vantagens de seu produto. Ontem, ao reunir a imprensa brasileira, o diretor da Dassault, Eric Trappier, garantiu transferência “total e ilimitada” de tecnologia, e anunciou a criação de três mil empregos no Brasil nos próximos dez anos. Mas recusou-se a revelar o preço do Rafale. A Dassault e o governo brasileiro alegam que a oferta é confidencial.
— O preço? Isso é complicado — disse Trappier.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
R_Cordeiro

O processo todo caiu em descrédito na minha opinião.

CRESCE BRASIL!

R_Cordeiro

só “datas prorrogadas” em cima de “datas prorrogadas”

latino

O diretor do Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Jairo Cândido, que presidiu as apresentações das propostas da francesa Dassault, da sueca Saab e da norte-americana Boeing para os empresários paulistas, afirma que a única tecnologia “aberta” é a apresentada pela Saab. “Ficou claro que quem está disposto a fazer uma transferência ampla, total e irrestrita, e a trabalhar com as empresas brasileiras são os concorrentes suecos”, diz Cândido. Segundo o diretor, o projeto do Gripen NG “viabiliza uma produção nacional das 36 aeronaves e envolve a indústria nacional desde o… Read more »

Jonas Rafael

“Segundo ele, a FAB precisa que a compra seja feita até o fim do ano, para que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2011.”
Hmmmm, fui só eu que entendi que isso significa que o Gripen está fora? É o único que não tem nenhuma condição de entregar até está data. A não ser que seja um modelo A, o que duvido que seja a intenção da FAB. Estou cada vez mais desconfiado que esse FX é truta e que já entregaram pros americanos. De novo…

marco

ENQUETE

DEPOIS DE JULHO, AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO EM QUE MÊS E ANO SAIRÁ A DECISÃO SOBRE A COMPRA DOS NOVOS CAÇAS ?

( ) DEZEMBRO DE 2009
( ) JANEIRO DE 2010
( ) FEVEREIRO DE 2010
( ) MARÇO DE 2010
( ) EM QUALQUER MÊS SEGUINTE
( ) SERÁ CANCELADO SEM MAIS EXPLICAÇÕES

JapaMan

“Segundo ele, a FAB precisa que a compra seja feita até o fim do ano, para que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2011”

GRIPEN FORA.

Fica entre Hornet e Rafale.

thiago98

para os que dizem que o gripen ta fora, quem decide ainda é o presidente

FelipeTP

A FAB já escolheu seu favorito a muito tempo, mas não quer bater de frente com o governo, por isso não indicará um escolhido.

Fritche

“Segundo ele, a FAB precisa que a compra seja feita até o fim do ano, para que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2011”

O Grippen esta fora.

emerson

Novamente, leio os comentários com a tônica de sempre sem se dar conta do que aconteceu. A divulgação estava prevista para esta semana, para coincidir com o dia da avião de caça.. ou do aviador.. sei lá.. mas era para ser no final de outubro, para poder preparar a documentação de compra até o fim do ano. Mas as BAFO´s foram todas alteradas. Os três fornecedores refizeram suas ofertas no final de setembro/início de outubro, levando a FAB a reanalizar todas as propostas. Sabemos do tamanho e da complexidade destes processos.. me parece razoável que a FAB precise de mais… Read more »

Carlito

Se existir algum potencial para a venda do NG em outros países, será que EMBRAER não embarcaria no projeto por conta e risco? Seria arriscar-se demais?

JapaMan

Ja nao sei mais de nada, é tanta especulação, notícias, e no final ainda vai dar RAFALE. Acho que deveriam ter evitado tudo isso e ter anunciado logo o Caça Francês.

No começo até acreditava em um jogada fantástica do Governo, para pressionar a Boeing, aí vieram as informações de vendas de ST e KC..

Mas agora to achando que é tudo balela. vai dar RAFALE, o que eu acho um erro, não pelo vetor, mas pela política toda envolvida no processo.

emerson

A história do FX-2 é longa mas não tão complicada assim… Por volta de 2000, a FAB já sabia que teria que desativar os MirageIII e para isso propôs o FX, com teto de recursos em 700 milhões de dolares, o que daria para montar um ou no máximo dois esquadrões. Paralelamente, a FAB começava a pensar no F5BR (hoje F5M). Em 2002 ocorrem dois eventos fundamentais.. o primeiro foi a elevação do dolar, atingindo 4 reais! O segundo foi a Cruzex, que mostrou a fragilidade da FAB. O resulado da Cruzex foi uma ducha de água fria na FAB,… Read more »

Mac

Já comprei um jogo de aviões e um manche para jogar no Playstation 3 de meu filho, vou experimentar os três vetores, depois aviso a vcs qual o melhor.

Esdras

Acho que para qualquer processo de seleção, deve existir seriedade com relação a prazos e em relação a isso a FAB, MINDEF demosntram uma incompetencia absurda. Já são quantas postergações de prazo?

Sobre o gripen se esse povo tiver um minimo de inteligencia eles irão entrar no projeto NG mas para visando a susbtituição dos F-5 e aescolha atual pode ficar entre F-18 e Rafale.

mane

A matéria está incorreta. O relatório da FAB, como qualquer outro relatório feito por esta força, irá indicar um escolhido, bem como um segundo colocado e um terceiro colocado.

Outro ponto incorreto na matéria é a entrega em 2011. A concorrência prevê a entrega dos primeiros modelos somente em 2014. Para entrega em 2011 todas as propostas teriam que ser revistas.

Douglas

Lula e seus assessores civis não tem competência nem credibilidade para “decidir”.

Isso é desagradável.

E fica ai formado um bico de sinuca.

Se a “escolha” do Lula for o Rafale, adiantada antes da conclusão do relatório técnico, resta claro a carta marcada na arena política.

Se for outra fica patente a impropriedade de conduta da cupula do governo no 07 de setembro.

Prefiro o Gripen. Esse programa se arrasta ha 12 anos…. tem que encerrar..e em 5 anos a FAB deve iniciar um FX 3.

Jonas Rafael

Eu não tenho dúvida nenhuma. Todas as pistas apontam para a Boeing. Pra mim está claro que o Saito e o alto comando da FAB pressionaram e o governo cedeu. Mas não sem antes extorquir um acordo comercial vantajoso dos ianques. Carlito em 21 out, 2009 às 13:06 “Se existir algum potencial para a venda do NG em outros países, será que EMBRAER não embarcaria no projeto por conta e risco? Seria arriscar-se demais?” Olha, eu acho BASTANTE arriscado. Porque pros tais “bolivarianos” os EUA não vão deixar vender (tem o motor deles, duvido que não tenha uma cláusula no… Read more »

wagner jorge

Olha da o GRIPEN JAS-39 NG para ser o caça do BRASIL?
Simples só ter uns 12caça do GRIPEN JAS-39 DEMO!
E esperar o GRIPEN JAS-39 NG!
BRASIL usa a cabeça!
O GRIPEN JAS-39 esse é o melhor!
Vamos pensar grande!

Fernando (FGRpapa)

Temo que o governo está esperando a virada de ano para criar um PAC do FX2 e usar isso para dar mais força para a candidata do governo… ainda vamos aturar a Dilma criando os meios e alinhavando com as empresas brasileiras que vão produzir parte das peças do novo avião.

Abraços,
Fernando

Justin Case

Bem colocado, Mane.
É apenas mais uma matéria.

Alexandre G.R.S.

Prezado emerson, Corretissima a sua analise. Foi isso mesmo. Talves, vejam, talves, esse tenha sido o fator decisivo do SU-35 ter ficado fora da disputa. Simplismente não se adequava na doutrina perseguida pela FAB. Apesar de termos sido convidados à participar de algumas edições da Red Flag, é notório que nosso alinhamento doutrinário, material e estratégico pendeu mais para o continente europeu. Quase todos os grandes exercicios que participamos eram de doutrina europeia, talves, mais condizente com nossa realidade. Isso também vem corroborar ainda mais para a escolha de um equipamento Europeu. Tenho dúvidas quanto ao SH ser o preferido… Read more »

JapaMan

Olha só, acho meio difícil mudar o cenário do FX-2, continuo achando especulação esse negócio de venda de ST para os EUA.

Depois de um anúncio do Presidente, com direito e cartinha secreta no Narigudo Francês, e ainda o comando da FAB jogar a responsa da decisão para o campo político, vocês ainda acreditam que não vai dar RAFALE?

Ja ta tudo comprado, tudo regado a muito Champagne Francês.

Roberto

A data de entregas deve estar errado. Com essa data, só desviando Rafales da Força Aérea Francesa ou F-18E da USNAVY.

A-Bomb

Acho que a decisão deveria ser exclusivamente da FAB. O presidente (vou chama-lo assim porque senão o Alexandre deleta o post rsrsr)não possue capacidade para julgar qual vetor é a melhor escolha para o pais. Apenas quero ver qual vai ser a explicação para o caso da escolha do caça françes. Alem de ser o mais caro em tudo ainda por cima nunca foi testado (nem venham falar que foi testa contra os talebans porque pelo que dizem precisou de ajuda de outro caça para fixar os alvos). A proposta Sueca considero muito boa embora ainda prefira a americana se… Read more »

Jonas Rafael

Pois é, e qual das duas vc acha que sofre mais com esse desvio? Mais uma pista da opção.

Cmdt Oliveira

Se esse Rafale ganhar com a proposta dos E.U.A de parceria vou perder toda a credibilidade no processo. Nao confio neles.

Xisto

Agora só depois das eleições.
Qual será a escolha da Dilma?
E do Serra?
O próprio processo faz com que estas questões sejam levantadas.

Getulio - São Paulo

No final a melhor proposta é a de sempre, para que bater de frente com o “todo poderoso” Tio Sam? Com os franceses nem digo, pois já abocanharam quase todo o dinheiro do queijo com os submarinos etc., portanto a estes nada devemos. A melhor estratégia seriam comprar como sempre compramos aviões, parte dos caças franceses para o GDA substituindo ou completados com os Mirage-2000 e, os SH-F18 substituindo parte dos F-5, mantendo com isso a tradição e treinamento destas unidades com seus pares franceses e americanos. Não se trata de decisão salomônica, mas dentro das características do caça e… Read more »

JapaMan

Os aparelhos só vão chegar em 2014, mesmo se disserem que os primeiros serão em 2011, não da, não existe isso, ainda vamos ficar com os F5 por pelo menos 5 anos, então porque não apostar na independência? o Gripen pode não ser o melhor hoje, mas é um projeto ainda, e sem dúvida alguma acredito ser o único que pode crescer, a Embraer e a Saab juntas podem melhorar, to falando de um caça brazuca, nosso, sem precisar depois buscar nada fora novamente, esse papo de comercializar leva tempo, não pensem vocês que qualquer um desses aparelhos, sendo fabricados… Read more »

A-Bomb

Jonas Rafael

E quem compraria os nossos Gripem Brasileiros na América Latina?
Venezuela vai de equipamentos Russos.
Chile de americanos e Colômbia idem.

Só vai restar a Argentina ( que esta quebrada)
Ou o amigo acha que Bolivia , Paraguai ou Equador tem minimas chances de comprar esses caças.
Alem do mais vender qualquer armamentos para esses Bolivarianos e dar munição ao inimigo.
Acreditem eles não são confiaveis.

Getulio - São Paulo

Em tempo: eu quis dizer o Rafale é um legítimo caça de força aérea.

Getulio - São Paulo

No meio desta briga toda o pessoa da area comercial do governo deveria negociar novamente com os Russos e trazer o SU-35, trocando-0 por carne, numa aquisição de prateleira fora do FX-2. O Brasil tem espaço para todos, afinal seremos a 4ª potência econômica, segundo presidente LULA em 2016, ultrapassando a Alemanha. Para crescer precisaremos de muitos fornecedores e equipamentos, compradores de nossos produtos, pois precisaremos girar a balança comercial.

Marcelo Tadeu

Para os que acham que o processo não está sendo bem conduzido eu quero esclarecer que todas as empresas envolvidas do exterior consideraram um dos melhores processos de aquisição de caças do mundo. O motivo da postergação é que com o anúncio do RAFALE (êêêêê!) TODAS AS PROPOSTAS FORAM MUDADAS, o que levou a nova re-análise dos concorrentes. Pessoal, estamos falando de uma aeronave que vai defender nosso espaço aéreo pelos próximos 30 anos, e que vai substituir toda linha de frente da FAB, ou seja, vai ser Super-Tucano + RAFALE (Desculpem, é que eu torço por este aí!!) e… Read more »

Jonas Rafael

A-bomb
foi exatamente o que eu disse.
Peru e Argentina seriam possíveis compradores. Colômbia e Chile não seriam agora, mas poderiam no futuro. Não sei qual a vida útil que resta a seus F-16. Equador poderia vir a ser se a economia melhorasse, mas aí os americanos vetariam. Isso não considerando que o próximo governo possa ser pró-americano. Não sei se o acordo com a Saab incluiria o México também. De qualquer forma, existem algumas possibilidades ainda que remotas. Com Rafale e Hornet não existe NENHUMA.

Alexandre G.R.S.

Prezados,

Não me lembro em qual fonte

Zeke A6M

Emerson e Alexandre G.R.S.

Gostei e concordo com as análises de vocês.
Acrescento um outro componente, o novo patamar politico e econômico do país, que justifica o END e a prioridade na tt.

Abraços.

Alexandre G.R.S.

ops… hehehe
não me lembro em qual fonte obtive essa informação mas ao que tudo indica o Chile está em conversação com o consórcio Eurofigther para a obtenção de um pequeno lote do referido produto.
Alguem confirma essa informação?

A-Bomb

Alexandre

Chile de Typhoon?
Essa eu pago para ver.

Vai ser uma enorme surpresa para O Huguinho.
O indio cocaleiro então nunca mais dorme.

Alexandre G.R.S.

Prezados,

Li no jornal la nacion del Chile. Me recordei. Já pensaram se isso se confirmar? Bom. Acredito que o governo Brasileiro já deva estar de posse dessa informação. Afinal a nossa ABIN não esta lá para nada.

Felipe Cps

“Segundo ele, a FAB precisa que a compra seja feita até o fim do ano, para que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2011”

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! Que blefe do Saito!!!!

SENHORES, SE O BRIG SAITO DISSE ISSO, O FX2 ACABOU!!!!

A ÚNICA AERONAVE QUE ESTARÁ 100% PRONTA PARA COMEÇAR A SER ENTREGUE EM 2011 É O SUPER-HORNET!!!!

JÁ TEMOS O VENCEDOR!!!!

Sds.

Alexandre G.R.S.

On Friday, we blogged about the visit of Chile’s Air Force Chief to Spain’s Morón AFB and his subsequent flight in Eurofighter Typhoon. At the time, few details had emerged from Spain on the purpose of General Ortega Perrier’s visit, but, according to Jane’s Defence Weekly’s roving reporter in Santiago, José Higuera, the General might actually be looking to buy! Unfortunately, JDW is subscription only so I’m unable to link you, dear readers, to the article in question, but you should believe me when I say that, according to their sources at least, the Chilean Air Force is looking to… Read more »

A-Bomb

Alexandre

Pelo que entendi do texto o Chile tem receio de por “todos so seus ovos numa mesma cesta” que o que vai ocorrer com o Brasil no caso do vencedor serem os Rafinhas.

Queira saber da onde vai sair a grana para Typhoon que não devem ser baratos ( ainda mais em Euros).

Vamos ver se for verdade vai haver gritaria por parte dos esquerdistas latinos.

Alexandre G.R.S.

Prezados,

Levando-se em conta esse cenário, uma possivel compra do Sistema Eurofigther pelos Chilenos, quais as aeronaves ora competindo no FX-2, consiguiria rivalizar equalitariamente com esse caça?
Aos comentatistas técnicos de plantão. Lançado o desafio!

Sds.

1maluquinho

Quer saber de uma coisa…Esses caras tão é testando a elasticidade de nossos sacos.O Comandante diz que o resultado sai em novembro e no final afirmam que a FAB pçanejara )ou o tempo do verbo ta errado e é planeja) divulgar o resultado dia 23 dia do aviador…O meu saco ja esticou,encolheu e agora furou…To vendo e é quase certa que seja uma decisão puramente politica…Sera isso o melhor pro Brasil ou preferem se basear em ideologias e resentimentos?…É como sempre parece que vai sair pizza fresquinha,quentinha.To nem ai mais pra quem vai ganhar e se o que for que… Read more »

Alexandre G.R.S.

*conseguiria

Souza

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2002/02/16460.shtml

Por esta e outras, não querendo ser anti-estadunidense, ainda continuo preferindo o Gripen NG.

Renato

Realmente a falta de gestão do programa, por parte do MD é algo espantoso, para não dizer ridículo. Os 03 participantes têm muito em comum; primeiro são considerados aptos pela FAB, prometem atender todos os requisitos do programa alem das ofertas de compensação comercial que ambos oferecem. Ambos querem aumentar o mercado (forças aéreas) de seus produtos. Querem manter o emprego de seus funcionários (eleitores) e recuperam o investimento feito não só no produto em si, mas também no marketing. Pessoalmente, acho que em termos de tecnologia ganharíamos com o Gripen. Em termos comerciais (off set) a proposta americana ,se… Read more »

1maluquinho

Tambem to desconfiado que vem ai um mega plano com Tio Sam não so envolvendo a compra mas tambem de reciprocidade defenciva.Eles tem a melgor tecnologia militar mas sempre foram muito restritivos e fechados mas no momento atual com Bolivarianos,o petroleo deles se escasseando e o oriente medio com seus poços com o dia contado,eu acho que dessa vez eles vão ceder e sera bom para ambas as partes.Se eles perderem vão ficar na bronca e vão atrapalhar tudo o que puderem e isso é praticamente realidade.Se Papai Noel me ouvisse eu pediria a Saab de presente de Natal pra… Read more »

X-nobe

Tem geante aqui indignada com o fato de que vai ser o Governo que vai escolher a plataforma para a fab, e falam que por isso o Brasil não é um pais serio! Qual é o problema, a fab é quem vai usar, mais é o governo que vai comprar e não a fab. Por tanto é o governo que tem que escolher.