Crise leva Força Aérea equatoriana a comprar caças usados

23

DF-ST-87-12673

O comandante da Força Aérea Equatoriana (FAÉ), Rodrigo Bohórquez, admitiu hoje que a unidade está em crise e justificou assim ter aceito seis aviões Mirage-50 doados pela Venezuela ao Equador. Bohórquez disse que a FAÉ atualmente só dispõe de um avião supersônico (K-Fir) operacional e outros dois (Mirage) que atuam de forma ocasional.

Lembrou que o Equador dispunha de uma frota de 26 aviões supersônicos mas que, após 30 anos de serviço, já cumpriram sua vida útil, informou o canal “Ecuavisa”.

O comandante assinalou que sob essas circunstâncias a FAÉ decidiu aceitar os aviões doados pela Venezuela, que foram reformados em 1995, embora admitiu que se requereria fazer um investimento pequeno para adaptá-los às necessidades do país. Justificou também a decisão do Governo equatoriano de adquirir, por US$35 milhões, uma dúzia de aviões Mirage-Cheetah da África do Sul, também reformados, para melhorar a capacidade operacional da FAÉ.”Achamos que é a melhor forma de solucionar nosso problema operacional”, acrescentou Bohórquez, que também lembrou que o Equador negociou com o Brasil a aquisição de aviões subsônicos SuperTucano.

O Equador espera também incorporar, nos próximos meses, dois radares provenientes da China, para melhorar a capacidade operacional de sua força militar.

FONTE: G1 / FOTO: Wikipedia

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chacal

Para adquirir isso fica melhor de ST!

Elizabeth

A FAE até uns 15 anos atrás era um modelo de força área de pais pequeno, porem com bom poder de combate no contexto regional. Experimentou uma decadência no continente que só é menor do que a FAA, que até 25 anos atrás era seguramente a melhor força área na América do Sul. De uma maneira geral, no processo de redemocratização da América latina, as FA´s acompanharam a grosso modo os eixos políticos e econômicos de suas respectivas sociedades. Tai o Chile como belo exemplo de país que melhorou socialmente, economicamente e militarmente e a Argentina do oposto disto tudo,… Read more »

Fábio Mayer

O Equador já encomendou super tucanos, não é? Não se tratou disso naquela polêmica sobre o não pagamento d usina hidroelétrica? A questão é que ST(s) não substituem aviação de caça. Penso que o Equador tomou a decisão correta, já que não pode adquirir caças novos e precisa de urgência, buscou vetores apropriedos para sua realidade. Os Mirage 50 venezuelanos e os Cheetah, quebrarão o galho até que o país tenha melhores condições. O Equador é um país pobre que decidiu resolver o problema imediatamente com os recursos que possui, não é como o Brasil, que é rico e tem… Read more »

Chacal

Ouvi dizer isso sim, que o equador ia encomendar para Embraer 24 ST, mas não sei o aconteceu.

A-Bomb

Bem feito. Ele que va pedir ajuda ao seu amiguinho Chaves. Acho pouco para esses paizinhos Bolivarianos. Não querem se alinhar com a polica do Brasil? Então que aguentem as consequencias. Igual a Bolivia. Se o lula não fosse tão froxo aquele indio não tinha feito o que fez. Era só mandar alguns soldados para fronteira e fazer uma pequena pressão básica e o indio abria as perninhas e deixava de fazer graça. O Brasil só não manda na região porque o governo e muito Froxo. Quero ver ano que vem se um governo não alinhado com a cambada de… Read more »

storm

A julgar pelas informações do post esta foto que ilustra a matéria (muito bonita por sinal) deve ser antiga; Mas me chamou atenção o avião lider, os outros dois são um K-Fir e um Mirage F-1 e o lider seria uma Jaguar ???

Jonas Rafael

É um Jaguar sim, e parece muito bonito na foto. Eu nunca achei eles muito fotogênicos.

Mirage

Calma! Calma! Tem um pessoal que adora meter pau… fala como se estivesse em um pais imperialista “se alinhe a nós e terá o leite e o pão”. Porra… não sejamos burros e alienados… um pais soberano de verdade não se faz com armas e aeroclube chique. Pais respeitado e soberano é resultado de investimento da educação do povo. Mas com relação a isso, estamos mais pertos de comprar caças novos.

E tenho dito!

lvieira

Sera que nao tem nada sobrando pro Brasil doar a FAE nao ?? Ja doamos pra bolivia , paraguai . uma mais nao faz diferença

KungFusion

E agora, como vão poder pagar pelos Super Tucanos encomendados?? Deveríamos estar preocupados com isto…?

Quem deve estar gostando é o Peru, com quem já entrou em guerra.

O Chavez podia já montar a força aérea bolivariana e cuidar também da Bolivia, do Paraguai (epa, estes dois são inimigos antigos), além do Equador. E põe Honduras aí tb.

Aviãozinho

Eu só não gostei do A-Bomb chamar o Evo de índio, acho isso racista e do modo como ele disse, se formos imperialistas só porque somo ricos, os EUA já teriam invaido o Brasil e anexado a américa inteira au seu território.

Temos é que ser o exemplo, só assim esses pequenos países poderão se ajustar, e o Brasil, de todos os países que são grandes e sua região, se destaca por ajudar os seus vizinhos a pegar carona na evolução junto com eles, coisa que o Sr. EUA e a Sra. Rùssia nãi fizeram, nem o Sr China.

A-Bomb

Mirage O Brasil vai ser imperialista meu caro. Acho que esta se armando para que? O que não da é para paises que dependem quase 100% do Brasil como Paraguai e Bolivia não se alinharem conosco e ainda por cima terem a Petulância de ficar nos ofendendo. Morte a esses bolivarianos. Se o Brasil é o Novo Satan Latinoamericano então que o Paraguai va vender suas muambas para a Venezuela e a Bolivia que va vender gas para o Huguinho também. Pro inferno esses paisinhos o Brasil esta se tornando imperialista mesmo. “Manda quem pode”.É assim desde os primordios da… Read more »

KungFusion

Uma coisa é ser racista, outra é tomar cacetada de quem anda ajudando os “pobrecitos”… O Brasil deu anisita a milhares de bolivanos ilegais, e a Bolivia nem quer aceitar os direitos dos brasi-bolivianos que compraram terras legalmente por lá. E mais, lembram o episódio do gás? Cortaram nosso gás, querendo mais dinheiro, ex-propriaram usinas da Petrobrás e da MMX do Eike Batista. Agora o Brasil achou gás, e o Chile instalou um receptor de gás comprimido via maritimo. Eles podem ficar com o gasinho deles. O Brasil é que gira a economia do Paraguai, e o que eles fazem… Read more »

fullcrum

…por mim não vendíamos nada pra esses governinhos pseudo-socialistas, mas no fundo pro-ditadoriais
!!!

Igor

Brasil já é imperialista desde a guerra do Paraguai.
“Mortes aos bolivarianos”
Dor de cabeça hein, sem comentários.

CADU

Quanta sandice, sem comentários.

storm

Caramba eu não sabia que existia uma pais operador de jaguar na América do Sul.
pra min isso foi uma novidade…

A-Bomb

CADU em 20 out, 2009 às 23:38

Quanta sandice, sem comentários.

Tem gente que não sabe aceitar outras opinioes que não sejam as suas.
Sem comentários tambem senhor CADU.

Igor em 20 out, 2009 às 22:44

Brasil já é imperialista desde a guerra do Paraguai.
“Mortes aos bolivarianos”
Dor de cabeça hein, sem comentários.

Muda para a VEnezuela Igor.
Vai la conhecer a ditadura do Chaveco e depois me fala o que achou.

Esdras

1º o brasil não está se armando e sim apenas renovando equipamentos depois de muitos anos de abandono. Além disso na proporção do crescimento da população estamos com equipamentos em quantidades da ´´epoca em que nossa população era de 70 milhões de habitantes. O equador quer comprar o ST mas o que está parado é o fato deo BNDS finaciar a venda para um pais que está falando em calote com o proprio BNDS e está sem crédito no mundo por conta de um governo populista de baixo nível. Querer ele quer mas não tem crédito na praça. O ST… Read more »

A-Bomb

Esdras

Vender qualquer coisa para Equador, Paraguai ou Bolivia e pedir pelo amor de Deus para levar calote.
Essas tres porcarias que muitos insistem em chamar de paises estão quebrados.

Marcelo Tadeu

Não tenho nada contra o Equador, pelo contrário, tenho contato com muitos equatorianos, pois trabalho em uma empresa de exploração de petróleo que tem um braço no Equador e me entristece ver uma Força Aérea chegar neste ponto. Aquela que já foi a melhor Força da região em relação ao tamanho do território. Que isso sirva de lição às nossas autoridades. O que o sucateamento não faz! Vide a Argentina que está indo para o mesmo buraco. Não vou nessa conversa de que a AL está se armando contra ela mesma. Acho que todos os países devem ter FA fortes… Read more »

Luis augusto rocha martins

Acho sinceramente que esse diador hugo chaves ja deveria ter sido deposto e deportado…
Não para o Brasil e claro