Compra de caças sai até o fim do ano, diz Jobim

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem, em São José dos Campos (SP), que a compra dos caças do Projeto FX-2 deverá ser concretizada pelo governo até o fim do ano. Apesar de demonstrar simpatia pela proposta da empresa francesa do caça Rafale, o ministro disse que ainda é cedo para qualquer avaliação.

“A proposta dos Estados Unidos é problemática, pois os americanos não têm bons precedentes. Já os suecos querem vender um avião que não existe, com motor americano e peças de outros países”, ponderou.

FONTE: O Estado de Sao Paulo, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Renato

Pode ser que o acordo que esteja sendo costurado seja para o EB.
Mas se os EUA não tem bons precedentes então pq fazer acordo ???
Pq comprar os BlackHawk ????
Então eu acho que não podemos acreditar muito no que diz o nosso N.J pode estar querendo tirar o foco sobre o FX2.
Vamos aguardar e ver o que vai dar esse acordo, que está sendo feito, já que o NJ está querendo log uma respsota do Itamaraty.

Abs.

Pensador

É uma pena que o FX2 tenha terminado dessa forma.

A frase “os americanos não têm bons precedentes”, nem vale a pena comentar. Só rindo mesmo.

Rodazol

Pelamordedeus, cada argumento tosco que esse Jobim apresenta… vergonha alheia..

Paulo Renato

Acho que o nosso NJ está querendo tirar o foco, mas ele pediu pressa ao Itamaraty para sair esse acordo será que é pq está chegando o anúncio do resultado sobre o FX2 ??? “A proposta de um acordo-quadro entre os dois países nessa área está sendo analisada neste momento pelo Itamaraty e pretendo acelerar este processo ainda hoje em uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim”. Segundo Jobim, o interesse do governo americano pelo Super Tucano foi reafirmado durante visita recente do representante do Secretário de Estado daquele país ao Brasil. “Existe a possibilidade da compra… Read more »

Igor

Ele só reafirmou sua preferência pelo Rafale.

Gabriel

“Nelson Jobim, disse ontem, em São José dos Campos (SP), que a compra dos caças do Projeto FX-2 deverá ser concretizada pelo governo até o fim do ano”
oO então existe essa possibilidade de adiar pro ano que vem?? pow nem sabia, aposto uma pizza que se isso ocorrer veremos essa mesma frase no fim do ano que vem e depois e depois.
A diferença só deve ser no nome do NJ e do projeto FX-2. Uma vergonha para o povo brasileiro.

Lemes

E se vamos falar de maus antecedentes, porque não falamos dos antecedentes franceses? A FAB sofreu, e sofre até hoje com o pós venda dos franceses, os argentinos levaram no tubo durante a guerra das Malvinas (embargos e abertura dos dados dos exocet para os ingleses), os israelenses tiveram a desagradável surpresa de terem navios e aviões já pagos e não entregues por causa de embargos franceses na década de 60. Provavelmente se tiver um pouco mais de paciência e procurar um pouco mais, vamos encontrar um monte de outros maus antecedentes franceses. Se o Jobim quer os rafalecos deveria… Read more »

VerdeAmarelo

Pelo que interpreto: Caso os EUA conseguirem nos empurrar os S. Hornets não será um contra-senso com tudo que se disse sobre transferência de tecnologia? Não é um fato histórico que eles, com sua política imperialista, são pró dependência tecnológica de outras nações no quesito defesa? Depois do acordo ficaremos realmente aptos a produzir a descendência do S. Hornet tupiniquim? Duvido. Não seria este um ponto importante para a escolha do novo caça? Estão passando doce na boca de criança pois acredito que quanto a transferência de tecnologia teríamos menos motivo para desconfiar da França e da Suécia. Quanto a… Read more »

Esdras

Pô pessoal assim vcs decepcionam , porque vcs não leem direito o que tá no texto antes de comentar?

Jobim disse que a compra sai até o final do ano, ou seja o fechamento do contrato, isso não significa que a escolha do vetor vai ficar para o final do ano. Acredito que a escolha sai ainda esse mês a assinatura do contrato para o fim do ano.

Fernando (FGRpapa)

Poxa, o Jobim também não precisava esculachar com o NG, “um avião que não existe com motor americano e peças de outros países”, que é isso?
Só faltou passar um pito no pessoal que o colocou na lista do FX2… se bem, que eu creio que a lista foi criada para isso mesmo.
Abraços,
Fernando

Colt

O governo tem que assinar logo com os francélicos e por esses F3 pra voar!!!!!! Tem muita coisa pra fazer… redigir e assinar o contrato, encomendar as peças aos fornecedores, iniciar a produção, testar e entregar 36 caças. O FAB tem que avaliar, testar, receber. Preparar os esquadrões, apoio técnico, treinar o pessoal da manutenção, receber os simuladores, iniciar o treinamento dos pilotos, preparar a logística de manutenção, incorporar as novas técnicas de combate e pilotagem, etc… Tem muita coisa por fazer ainda até que os F3 estejam em Anápolis e Santa Cruz (ou sabe lá onde). Não pode atrasar… Read more »

michellineker

Eu sou a favor do Rafale, mas vejo que pode dar SH ou o NG.Porque o NJ diz que a TT por parte dos franceses não é 100% assegurada e a proposta da Boing parece ser muito boa aí é ver para crer .

Fernando (FGRpapa)

Lemes, eu acho que não foi bem assim não, o Brasil comprou os Mirages2000BR até sob pressão “até” da Embraer, eles não eram zero bala e os franceses oferecem o suporte de acordo com o contrato que foi firmado. Aliás, todo o suporte que recebemos de qualquer empresa sempre é de acordo com o contrato… ninguém coloca plaquinha de ouro no produto, todas as empresas entregam apenas o que está no contrato. A justiça não ajuda quem dorme… Então, quem faz contrato mal feito, ou fica pensando que as coisas estão “sub-entendidas” e não corre atras, acaba nessa situação. No… Read more »

Luis

A novela sem fim ou FX2 – 2ª temporada.

Luís Aurélio

Sinceramente acho que o FX2 é um paciente terminal. O NJ já sinaliza isto ao dizer:” a compra deverá ser concretizada até o final do ano”. Se o governo quisesse realmente comprar o NJ diria:”a compra será concretizada até o final do ano”. Toda esta enrolação é culpa da FAB, pois em vez de indicar um só finalista, indicou três.

Roberto

Srs

Para que esperar até o final do ano se já está decidido para o Rafale?? É um excelente vetor , haverá Transferencia de Tecnologia (em 4 DVDs “como construir um caça”) , será o mais caro de operar/manter e gerará 6 mil empregos na França.

Desculpem a ironia, mas é isso.

[]’s

Lemes

Fernando, não estou, e nem tenho motivos para ficar com raiva dos franceses. Só tentei demonstrar que não existe essa de bons ou maus antecedentes. Vejo um monte de “entendidos” falando que os americanos são o cão imperialista chupando manga, e os franceses são os defensores dos frascos e comprimidos, e vão nos dar tudo o que pedimos porque são bonzinhos e não são imperialistas. Neste mundo não existem países bonzinhos e países malvados. existem interesses, e se você quiser dar um pesquisada na NET, vai ver que a maioria dos acertos dos exocet foram no inicio, antes dos ingleses… Read more »

R_Cordeiro

será que rafale ficará com o Bahuan no final??

será que o Gripen NG realmente é filho do Raji??

Será que o SH vai largar mesmo da norminha??

“O caminho dos caças” nova novela do MD

Wolfpack

Isso ai está cheirando dissimulação do Jobim, e não ficaria triste se o Boeing F18E/F Super Hornet ganhasse do meu preferido Rafale, mas decepcionante será o avião de papel ganhar…

Tanus

A proposta americana é boa, não sei se é a melhor. Toda industria para se manter precisa de cliente, entrar no mercado americano é um recomeço muito bom para a industria de guerra brasileira, além disso o mercado americano não se restringe aos EUA, se estende aos seus aliados. Quanto a precedentes acho estranho as pessoas lembrarem dos erros dos EUA e esquecerem os da França. O Brasil não pode se fiar em nenhum deles, é pegar a melhor proposta e correr em busca de um caça nacional ou daqui a alguns anos vamos voltar a conversa de transferência de… Read more »

Wolfpack

Não devemos nunca dar as costas ao Grande Irmão do Norte, portanto a proposta da Boeing não é das piores, apesar de acreditar na capacidade maior do Dassault Rafale.

Fritche

Eu sei que muitos gostam da associação do FX-2 como novela, mas é bom deixar alguns pontos claros: – Quanto ao Ministro: – Se o ministro diz que até o final do ano vai sair o resultado e não sai, a culpa e o burro é ele. – Se o ministro diz que deverá sair até o final do ano, ele não sabe de nada e só esta enrolando, mas se der alguma coisa ao menos ele não mentiu. – Quanto aos caças: – Se o Super-Hornet ganhar, certamente os americanos vai passar mais alguma coisa de tecnologia para nós,… Read more »

Mac

Acho que se não der Rafale a França mija pra trás no caso do Submarino Nuclear.

Cássio

Como eu disse em uma postagem antiga: Ficará pro natal!
E tô achando q a meia vai ficar vazia na janela…

mane

“Acho que se não der Rafale a França mija pra trás no caso do Submarino Nuclear.”

Seria a melhor coisa para o Brasil. Infelizmente a França não é maluca de rasgar um contrato onde ela está levando quase 10 bi de euros.

Wolfpack

Mane e me diga ai, quem nos ajudaria com o submarino nuclear? A Argentina ou a Venezuela?

Fritche

Wolfpack

Não querendo ofender ninguém, mas acho que, além de russofólobos (é assim que se escreve?) e anti-americanos, temos agora anti-franceses.
Tudo bem quanto ao não gostar talvez de uma proposta, o que não pode é deixar o lado racional de lado.

Challenger

Acho que o anuncio do “vencedor” será antes do que nós esperamos, quem sabe semana que vem na semana do Aviador, como era planejado anteriormente. Dificilmente o Presidente voltará atrás no compromisso com os Franceses, ainda mais se a Dassault estiver cumprindo todos os requisitos da FAB, seria um vexame politico. Não dá pra saber realmente qual é o preferido da FAB, só pelas especulações de jornal. O Negócio é grande envolve muito dinheiro e interesses comuns dos dois lados e com certeza, Lula já está de posse do resultado final das propostas. A CDN, também dificilmente irá indeferir qualquer… Read more »

Challenger

Vamos e Convenhamos, o Gripen parece uma Modelo de passarela, Bonita, magrelinha, com o corpinho na medida, mas o Rafale parece uma “Mulher Melancia”, gostosona com tudo em abundancia e é disso que Brasileiro gosta.

Baschera

Só uma coisinha,

Agradaremos os três….. um será comprado (provavelmente fique só em 36 unidades) e outro já está se mexendo para ser aqui co-fabricado….. resta saber, exatamente, como atenderemos o terceiro país concorrente. Ainda não se sabe ao certo……

Sds.

Francisco AMX

Pq tem gente que insiste em falar que os franceses sabotaram os argentinos??? maior bobagem e inverdade que perpetuam por aí! O fato é que os Argentinos usaram 3 de 5 mísseis e obtiveram 2 acertos: Destroyer Shefield e o Transporte Atlantic Conveyour! isso é fato! é história! não é balela! os Exocet fizeram um grande estrago! segue um de muitos artigos que li a respeito: “Os pilotos do 2º Esquadrão foram treinados na França em 1980–81, e se encontravam plenamente qualificados na aeronave. Entretanto, quando o conflito das Malvinas/ Falklands começou, apenas 5 Super Étendard e 5 Exocet haviam… Read more »

Felipe Cps

Setembro, outubro, novembro, dezembro, 2010, 2011, 2014…

De fato, essa parada já tá enchendo…

Hornet

Baschera, venho pesquisando os bastidores do assunto (tal como vc e acho que o CADU também) e na Unicamp (que teve representantes na audiência do Congresso com os representantes das empresas) tem uma boataria parecida com essa que vc escreveu. Um pra defesa e outro pra indústria. Será que é vero?! Já sobre o terceiro não falaram nada. Mas não duvido que exista a possibilidade que vc aventou. E acho que seria uma saída pra lá de boa pra nós. abração ps. E parece que na reunião do Congresso ficou estabelecido, entre os cientistas e os congressistas, que o Brasil… Read more »

Baschera

Hornet em 16 out, 2009 às 21:26

B I N G O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou participando de uma troca intesa de infos, mas é preciso filtrar e não poço, ainda, revelar muito……

Abraço a vc também Hornet.

Sds.

Baschera

Errata: “Intesa” não…..intensa. Sorry.

Sds.

ferrazfa

…”posso”…

ferrazfa

Errata 2: …”posso”…

Colt

hehe.. que novela que nada.. isso tá cada vez mais parecendo um filme do Alfredo Hitchcoqui. Tem suspense… intrigas …. histórias secretas… Não percam o próximo filme de Alfredo Hitchcoqui: – “Os cássaros” Uma equipe vai para uma praia em Alcântara e de repente são atacados por uma formação de cássaros de várias origens. Cássaros franceses, americanos e escandinávos, uma revoada deles ao mesmo tempo. Não percam … “Os cássaros” em breve num aeroporto perto de você” Apoio cultural : Instituto Brasileiro de Tratamento de Transtorno de Indecisão (Se vc está indeciso entre comprar uma Bic ou uma Mont Blanc,… Read more »

Hornet

Baschera,

mesmo sem vc revelar, já está claro…ao menos pra mim…hehehe

E é como te falei: essa “boataria” rolou na Unicamp hoje…e o pessoal (da C&T da universidade) está adorando a idéia. Acham que seria a possibilidade mais completa do ponto de vista da C&T que o Brasil tanto quer. E a solução agradaria o MD, a FAB, a indústria e a C&T.

E ainda agradaria a MB.

abração meu caro

ps. Quando souber de mais novidades, não deixa de colocar pra gente aqui do blog, ok? Se eu souber de algo, faço o mesmo.

Tiago Jeronimo

Do jeito que vai a decisão do FX-2 vai ficar pra agosto, A gosto de Deus. “A proposta dos Estados Unidos é problemática, pois os americanos não têm bons precedentes. Já os suecos querem vender um avião que não existe, com motor americano e peças de outros países”, ponderou. Traduzindo: “Eu estou sendo pago pra fazer propaganda do Rafale e então só falo dos defeitos dos outros aviões, mesmo que eles sejam defeitos imaginários, já do Rafale eu não falo mal pois deve passar a idéia de que ele é um Avião perfeito.” O Brasil e suas palhaçadas, se até… Read more »

João Augusto

Cadê o Gil Brother na hora que agente precisa dele?
“Cala a boca, meu ‘ministro’! Você está defecando pela boca!”

Leonardo

Estão empurrando demais essa questão…
E o sucateamento vai se alastrando!

bulldog

Tem informação pra tudo que é lado e pouca coisa sensata e verídica sobre o FX-2… Ontem falei com um piloto da FAB, do RJ…ele disse: Quero o Rafale. Eu perguntei…ué, mas pensei que vcs preferissem o F-18… “baita avião”, disse. “Mas é antigo perto do Rafale”, completou. Como assim?? O radar é excelente, o pacote de armas tmb é bom, mas o Rafale vai mais longe em termos de atualização…a carreira do Super Hornet termina antes. Entrei num cockpit de um Rafale e é magnífico. Ai perguntei do Gripen… “Monomotor não!!! nenhum piloto gosta…dependendo do problema o bimotor vc… Read more »

bulldog

Ahhhh…perguntei tmb…mas o Rafale é caro demais pra manter… ele disse: Dinheiro tem.
calei a boca.

aviãozinho

alguém mais quer apostar comigo que vamos com os 3???

Jacubão

Arrêgo. Isso virou palhaçada. O que eles estão querendo com isso?
O Chile fez o FX deles, escolheu os caças, encomendaram os mesmos, já recebeu, estão operacionais e já estão criando táticas e doutrinas com os F-16 novinhos em folha e enquanto isso o gigante metido a besta chamado Brasil…

Ricardo GF

“O Negócio é grande envolve muito dinheiro e interesses comuns dos dois lados e com certeza, Lula já está de posse do resultado final das propostas. A CDN, também dificilmente irá indeferir qualquer decisão do presidente, esqueceram que Lula praticamente manda no Legislativo.” É óbvio que envolve muito dinheiro e é óbvio que é uma decisão política, MUITO MAIS do que qq aspecto técnico, dado o alcance potencial da cooperação entre 2 Estados. Se assim não fosse, a Airbus teria ganho a licitação dos tankers nos EUA. Quanto à decisão do Presidente, o CDN não tem NENHUM poder de modificá-la;… Read more »

Felipe Cps

Ricardo GF:

Apenas fazendo um parêntese: a decisão não deve ser nem técnica nem política, mas sim estratégica, perpassando os dois primeiros âmbitos. E deve-se lembrar que a decisão TEM DE SER uma decisão de Estado e não de governo (num vale maracutaia com a Odebrecht), sob pena de o próximo governo invalidá-la.

Por isso e por tudo o que se falou da negregada “parceria” Brasil-França é que estou cada vez mais convencido que o Tio Samuel irá mover mundos e fundos para mudar o resultado anteriormente previsível.

Abração meu primo.

Braziliano

Informou o Baschera em 16 out, 2009 às 21:02 (…) Agradaremos os três….. um será comprado (provavelmente fique só em 36 unidades) e outro já está se mexendo para ser aqui co-fabricado….. resta saber, exatamente, como atenderemos o terceiro país concorrente. (…) Bom saber disso, mesmo sendo uma informação passível de engano. Vamos de: Caça “low” = Gripen NG a partir de 2016; Caça naval = Rafale F3 M a partir de quando estiver pronto os nossos 2 PA; Caça “high” = F-18E/F BR?? ou Vamos de: Caça “low” = Gripen NG a partir de 2016; Caça naval embarcado =… Read more »

Baschera

Serra ???

Dizem que não gosta de FFAAs.
Dizem que voltaremos ao ponto que estavamos com FHC. Na chon…..

Toc, toc, toc…..na madeira três vezes !!!

Sds.