Balão causa terror e interrupção do tráfego aéreo no Colorado

0

‘Caçada’ mobilizou até um OH-58 da Guarda Aérea Nacional

Falcon Heene, o menino de seis anos que, temia-se, teria ficado à deriva a bordo de um balão, foi encontrado no interior de sua casa, informou a polícia do condado de Larimer, no Estado americano do Colorado.

O balão de hélio caseiro voou à deriva por cerca de duas horas nesta tarde e mobilizou uma grande operação de resgate no Colorado, região central dos Estados Unidos, em meio aos rumores de que a criança estaria a bordo. Quando o balão caiu, no entanto, não havia ninguém dentro.

De acordo com os relatos divulgados pela polícia e pela mídia americana, o pequeno Falcon Heene teria sido visto entrando no balão por um de seus irmãos mais velhos. No entanto, após analisar o equipamento caído, a polícia passou a acreditar que o menino não chegou a entrar no artefato.

O balão era um “experimento científico” dos pais da criança, Richard e Mayumi Heene, e estava amarrado do quintal da casa da família. Segundo um site de relacionamentos, os Heenes são cientistas amadores que se dedicavam a “procurar por alienígenas” e pesquisar sobre tempestades. O balão em formato de disco voador seria enviado para colher dados durante uma tempestade.

O artefato construído pelos pais de Falcon voou de Fort Collins a Keenesburg, por cerca de 90 quilômetros, e chegou a uma altitude aproximada de 3 mil metros, segundo a polícia. A Guarda Nacional enviou um helicóptero militar OH-58 Kiowa para o resgate, e outra aeronave se preparava para decolar. A ideia era lançar um cabo para capturar o balão.

Pilotos de ultraleves também foram acionados; eles tentariam jogar pesos sobre o balão, para fazê-lo perder altitude. Mas o equipamento acabou murchando sozinho, o que o fez desacelerar e cair em um campo. Depois da queda, sem sinais da presença de Falcon, as buscas se concentraram no bairro em que mora a família.

As cenas do estranho balão voando desgovernado foram transmitidas ao vivo e comoveram o país. Mas, o episódio também causou transtornos no tráfego aéreo do Colorado. A Agência Federal de Aviação cancelou, por 15 minutos, todas as decolagens do aeroporto de Denver. Os controladores aéreos tiveram de desviar os voo na rota do balão.

FONTE: estadao.com.br

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments