F-X2: comissão mista ouve as três empresas nesta quarta

26

f-18-super-hornet-frontal-foto-us-navy

vinheta-clippingEm razão de problemas na agenda de alguns convidados, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), decidiu adiar para o dia 14 de outubro, às 9h, a audiência pública que vai debater a transferência de tecnologia na compra de 36 caças supersônicos pelo governo brasileiro.

A audiência estava inicialmente marcada para esta quarta (07/10).

De acordo com o requerimento, do próprio presidente da CCTCI, foram convidados para o debate representantes das empresas Dessault (francesa), Boeing (Americana) e Saab (Sueca); além de um especialista da Unicamp, outro da Embraer e um representante do Ministério da Defesa.

“O elemento tecnológico é essencial na discussão, que não deverá ficar restrita às ofertas de preço dos equipamentos”, afirmou o deputado, preocupado em assegurar a transferência de tecnologia para o Brasil.

A licitação para a compra dos caças é destinada ao reaparelhamento da FAB (Força Aérea Brasileira), podendo custar ao país cerca de R$ 4 bilhões, e a transferência de tecnologia será um quesito decisivo na escolha da empresa fornecedora dos equipamentos.

FONTE: Portal Câmara / FOTO: USN

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Tadeu

Soldier,

É por isso que tb estarão presentes um especialista da Embraer, da Unicamp e do MD. Sem entrar em discussões se os parlamentares trabalham ou não, mas é função do Legislativo fiscalizar o Executivo, por isso não vejo problema algum, inclusive é atribuição deste Poder.

Sds,

André Castro

Bozzo muito boa esta materia

Soldier

Só uma pergunta:

Esses parlamentares por um acaso possuem pelo menos um mínimo de conhecimento sobre tecnologia aeroespacial, OFF-SET, transferência de tecnologia e outros que tais?

Possuem por um acaso, acessoria parlamentar que entende dos assuntos citados acima?

Se nada disso é “vero” essa comissão é uma farsa…

germa

essa reunião é mais pra aparecer na foto e ganhar um trocado ao que ainda não ganharam.

caipira:
é o que eu falo desde a “short list”, pra mim o unico caça que poderia bater o rafale era o sukhoy.

paulo renato:
esqueça, estamos ferrados de qq jeito e a unica maneira seria produzir os nossos proprios caças, mas isso levaria uns 50 anos.
então é melhor garantir o melhor parceiro político, que no caso é a fraça.

alguém assistiu aquela série de TV chamada “dawson´s creek”??? é o FX-2
hehe

abs 😉

Marcelo Tadeu

Felipe Cps,

Sem desmerecer o 14-Bis, pelo amor de Deus!!! rsrsrsrs!!!

A Força está com vc

alvespereira

Bom dia,

Não sei pra que comissão, não sei pra que licitação, em caso de defesa nacional basteria testar os vetores ver qual a melhor proposta e comprar logo esta porcaria, da forma que a carroagem está andando, quando os caças chegarem aquí no Brasil, eles é que vão direto para o MUSAL.

Sds.

Alexandre

Bom galera essa reunião tem como meta esclarecer as últimas dúvidas para que não fique nada no ar. Quem ganha com isso é a embraer e a fab sem sombra de dúvidas, o que não podemos é ficar lamentando e desdenhando algum concorrente. Lembrando que o martelo ainda não foi batido e que cabe ao presidente escolher. Se der Rafale como muitos dizem foi porquê o mesmo fez para merecer, já que eles estão jogando duro e apostando tudo no brasil.

Paulo Renato

Caro Poggio,
Sugiro colocar as fotos do F5M, AMX ou dos Bandeirantes quem sabe assim, ospoucos param de reclamar….. rs..rs…rs…

Fala sério a foto é o que menos importa.
Importante é o conteúdo da notícia.

Abs.

Felipe Cps

Marcelo Tadeu em 14 out, 2009 às 13:16:

“por mim pode colocar foto até do 14-bis, o gente séria!”

Hehehe, Marcelo Tadeu, pelo andar da carruagem foi profundamente espirituosa e muito a calhar essa sua observação do 14-bis pro FX2… 🙂

Abs.

Paulo Renato

Comissão pra que !!!!
Já está definido que vai ser o Rafale, essa decisão vai ser do Presidente e ponto final.
Vou a dizer que se não der o Rafale vai ser a zebra. Apressão dos franceses é grande, já conseguiram empurrar os EC725 e os SUB e agora vão levar o FX2.Estaremos na mão dos Franceses e não vai ter jeito.
Se na verdade estivessemos com vontade de sair das restrições dos americanos comprariam da Rússia e não dos franceses.

Abs.

Marcelo Tadeu

Guilherme Poggio,

Não tá vendo que estou brincando, não viu o:”heheheh”? Vc é aqui do RJ? Vc e o Alexandre vão estar no MUSAL dia 18/10, já tem uma galera que vai se encontrar por lá.

Wanderson, ve se presta atenção,tava brincando, por mim pode colocar foto até do 14-bis, o gente séria!

SDS,

Caipira

Bozzo em 14 out, 2009 às 11:43

hahahahaha

10 essa matéria!

Mauricio R.

“Um jogo de cartas marcadas em benefício do Rafale.”

Na casa do “Tio Samuel”, este tipo de atitude não pega bem…
Não reclamem, se sobrar p/ a Embraer e p/ a FAB.

Walderson

Caro Guilherme Poggio,

bom mesmo seria se vcs não colocassem fotos nem vídeos nenhuns. Aí ninguém reclamaria, não é? FALA SÉRIO. Ê POVO QUE RECLAMA.

Caipira

hahahahaha…..deixem nossos valorosos e dedicados deputados trabalhar um pouco, não é essa a função deles?…quem sabe não exista um pouco de seriedade?Vocês são muito pessimistas rsrsr….:) Ahh tomara que essa tal comissão possua membros especialistas no assunto e não só deputados.. Sobre a foto….lindo demais o SH visto por este angulo….teve um ali encima que chamou de peça de museu?Essas peças de museu ai poem no chinelo qualquer vetor atual da FAB e como vetor sou muito mais o SH do que o Gripen… Amigo Asterix, sobre essa questão que você levantou eu não acho errado se o governo estiver… Read more »

Wesley

Que eu esteja errado, mas acredito que este processo está fadado ao fim sem a decisão tomada.

Asterix

Vái rolar uma pizza cortada à “franceza”?

Guilherme Poggio

Marcelo Tadeu,

Ontem publicamos vídeo e foto do Rafale e existiram insinuações sobre o nosso apoio ao caça francês. Outro dia publicamos uma série de reportagens sobre o Gripen e fomos taxados como “pró-suecos”. Hoje tem foto do F/A-18, gerando novos comentários sobre preferências do blog.

Fico muito contente quando surgem estes comentários dizendo que “apoiamos os três concorrentes”. Isso só demonstra o caráter e a seriedade do nosso trabalho.

Atenciosamente,

Guilherme Poggio

marujo

Acho interessante a discussão chegar à Câmara dos Deputados e envolver a sociedade como um todo. Só espero que a oposição não imponha barreiras ou atrase a conclusão de um negócio, que já está adiado há uma década. Ou fique marcando posição.É um risco que corremos, já que ano que vem é um ano eleitoral.

Asterix

Tomara que não se confirme o que muita gente desconfia:
Um jogo de cartas marcadas em benefício do Rafale.
RenanZ, quero a minha no sabor “marguerita”.
Abs.

Felipe Cps

Ou seja: é amanhã a reunião para saber quanto cada uma vai contribuir com a “caixinha” do ano que vem…

Sds.

Marcelo Tadeu

Acho muito válido o Congresso acompanhar este processo, faz parte do trabalho deles. Só não entendi a foto dos F-18? Ô Galante, vc está mostrando a sua preferência? hehehehe!!!

E aí, cara, vai ao MUSAL no próximo Domingo?

ivan

Vi hoje no You tube vídeo intitulado : EMBARGO DO ESTADOS UNIDOS CONTRA O BRASIL ; não transfere tecnologia, proferido pelo brigadeiro engenheiro Venãncio Alvarenga Gomes, com duração de 8:32min, para se entender como inescrupulosamente praticam os embargos contra nós, acredito que não são apenas os americanos, mas já fomos alvos dessa prática pelos italianos quando do desenvolvimento do AMEX, e logicamente não será diferente com os franceses e suecos. Apenas peço-lhes para verem só para entender as manobras que eles praticam contra nós.

MD 11

BONITA FOTO DOS VELHOS DINOS NAO SEI SE TAO A CAMINHO DO MUSEU

Bozzo

só pra descontrair um pouco… “A disputa está no ar Carlos Eduardo Novaes Tão acirrada e empolgante quanto foi a luta pela Olimpíada de 2016 está sendo a disputa entre França, Suécia e Estados Unidos para ver quem vende seus aviões ao Brasil. Quem te viu e quem te vê! Houve um tempo não muito distante em que as Forças Armadas tupiniquins pareciam ter um contrato de exclusividade com os americanos. Os Estados Unidos nos vendiam navios de terceira mão – meu pai, submarinista, me contava – sem nenhuma garantia de que flutuariam ao nível do mar. Hoje, os representantes… Read more »

RenanZ

Legal…

Só pra ir adiantando
Quais pedaços de pizzas vc irão querer ???