Compra seria resposta à aquisição dos K-8 pela Bolívia

a-29-foto-fab

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, está inclinado a adquirir aeronaves Super Tucano da Embraer para a Força Aérea de seu país informou o noticiário ABC.

“Vocês sabem que não temos aviões no Paraguai nem para exercícios militares” disse Lugo, após o comandante da Força Aérea Paraguaia, general Darío Dávalos, relatar a situação daquela força.

Para a aquisição das aeronaves o Paraguai teria que desembolsar perto de 105 milhões de dólares.

Segundo o presidente paraguaio, a compra seria para manter a operacionalidade da Força Aérea, mas analistas apontam outra razão. Recentemente a Bolívia anunciou a aquisição de seis jatos K-8 de procedência chinesa. Esta mesma aquisição não foi tema da reunião que discutiu assuntos da área de defesa, ocorrida entre representantes dos dois países no mês passado .

Com informações do periódico ABC

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marino

Boa Mac.
O Ministro das Relações Exteriores, na certa, gostaria que voce pessoalmente apresentasse a proposta de anexação aos membros do governo do Paraguai, ou melhor, em praça pública em Assuncion, alto e bom som ao povo paraguaio.

Bruno Rocha

Harry em 11 out, 2009 às 20:17

até na guerra nós somo bons (frouxo) kkkk

Harry

Caros

Salvo engano, se não fosse o Brasil o Paraguai hoje não existia,
os argentinos tinham a intensão no final do conflito de dizimar o resto da população e dividir o territorio com o Brasil, o que não foi aceito por nós.

Abs

Baschera

Calma People….

Temos os “códigos” dos “chips” dos T-27 Tucano que doamos e naturalmente também os dos Super Tucanos que vendermos….. fiquem frios. Pensam que só americanos que são sacanas ???

Sds.

saumel Henrique

Caso seja necessario retomar Itaipu, agora teremos alguma coisa para a FAB abater….rs(Não deu para daixar esta passar!)

Espero Que esta compra se confirme! Um pais com um passado de glorias como foi o Paraguai, não ter uma aviação de combate…beirao ridiculo!

Engrena Super Tucano!!!!!!

angelo

Depois da capitulação de nosso governo, referente ao acordo de Itaipu, deve estar sobrando dinheiro para o “Bispo reprodutor” e “Pai do Paraguai”. Super Tucano neles.

The Captain

Tá fazendo história o Super Tucano na América Latina. Quem sabe não engrena na licitação dos “americanos do norte”, 100 para a USAF e alguns embarcados para a USNAVY?

emerson

Aproveitando Itaipu, talvez seja mesmo uma consequencia do acordo… Lugo conseguiu uma vitoria politica, mas o preço foi a aquisição dos supertucanos, mas não acredito. Por outro lado, o Paraguai possui 5 xavantes com poucas horas de voo estocados por falta de peças e manutenção. A FAB tem grande interesse nesses equipamentos para potencializar o Pacau, principalmente agora que os Atlas Impala foram desativados. A FAB ofereu alguns tucanos excedentes em troca dos xavante. POde ser que agora, o Paraguai aceite os tucanos da FAB e adquira os Supertucanos novos, e em troca transfira os xavante para a FAB. Todo… Read more »

luis

O brasil deveria dar de presente….
zuera, mas se a gente fosse rico daveria dar uns tucanos pros caras

abraço

lucas

Essa aeronave é espetacular, que foto linda! Vai, Super Tucano!

Sopa

Xavante ??? ai é fossda, jobim quer material militar novo, FAB querendo sucata !

saumel Henrique

Meu caro Emerson….Vc me lembrou de algo que eu tentava esquecer!!!
Tem Xavante voando na FAB ainda!!!!!!!

Não que seja um avião ruim, mas já passou da hora destes bravos guerreiros descansarem!!!!
Treinar pilotos para Rafale, Gripen e SH(não gosto de escrever o nome desta aeronave. Apenas como sinal de protesto contra o Governo americano)em Xavantes…acho que tá na hora de decidir quem vai fazer esta transição! Super tucanos? Xavantes? Outro intermediario?

Abrir as pernas em Itaipu para vender Super Tucano!!! Se for verdade, da até vergonha de pensar na possibilidade!!!!!

forte abraço!

Challenger

Emerson

Mas a troca já não foi feita? O Brasil teria trocado os Xavantes paraguaios e um Boeing 707, em troca dos tucanos?

Que bom, mais um Cliente pro Super Tucano, a Guatemala também tem interesse no EMB-314.

Felipe Cps

Xavante paraguaio pra FAB? Cruz em credo… Será que não temos capacidade de adquirir/construir uma aeronave mais moderninha pra treinador avançado não? __________________ E foi só dar uma sobrinha de caixa que o padreco “pai de metade dos paraguaios” já está gastando por conta, comprando armas com o que pagaremos pra ele em aumento da energia… Igualzinho ao Maldito Índio Cocalero… Ou seja: o Brasil, por força de seu governo PeTralho-bolivariano, (que como todo bolivariano não reconhece fronteiras, e não tem amor a nada mais do que a Internacional Socialista), está armando seus vizinhos Paraguai e Bolívia. Muito inteligente. Palmas… Read more »

Bruno Rocha

André Castro em 11 out, 2009 às 15:54

Me explique melhor.

A Argentina crescer com o Brasil como:

Seria como EUA e Canadá?
Ou como EUA e Mexico?

Já que as Empresas Brasileiras estão de espalhando América do Sul a fora. MAs por controversa, o governo Brasileiro, sendo o mais “bonzinho” em se tratando de politica.

Challenger

Felipe

Até temos, o AMX-ATA mostrado aqui no blog, seria uma solução, mas a falta de verbas enterrou o projeto.

Super Tucano pra treinar Caçadores, não concordo, mas a FAB acha que dá certo, fazer o quê.

João Curitiba

Prezado BOSS

Por que será que paraguaios e bolivianos odeiam os brasileiros?
E por que será que argentinos, uruguaios e chilenos não?
Podemos perceber uma grande diferença cultural entre eles. Isto se chama complexo de inferioridade. Assim como o pobre odeia o rico e o empregado o patrão.
O dia que Paraguai e Bolívia forem minimamente desenvolvidos, tanto culturalmente quanto economicamente, este sentimento mudará. E eles só vão atingir este patamar se o Brasil ajudar. É a triste realidade. Além disso, nós brasileiros temos de encará-los como semelhantes e não como inferiores. É outra triste realidade.

Abraços

Christiano

O caso de Itaipu é de segurança nacional,o Brasil nao deveria armar o Paraguai,se fosse os americanos não venderiam.

RenanZ

Christiano

O que uma coisa tem a ver com a outra ??

André Castro

Sobre este papel de liderança do Brasil na AL esta semana eu estava vendo um artigo de um jornal argentino, onde eles comparavam o Brasil ao EUA do hemisfério sul, e que a Argentina tinha duas opções crescer com Brasil e se tornar o que o Canadá é para os EUA hoje, fornecendo produtos de alta tecnologia,serviços de alta qualidade, ou se tornar o que o México é para os EUA um pais onde as empresas americanas tiram proveito de tudo,utilizam mão de obra barata, sem trazer grandes benefícios para a população. São duas realidades muito diferentes ,acho que os… Read more »

João Curitiba

Caro Felipe Cps O Solano Lopes invadiu o Mato Grosso porque ele queria uma saída para o mar via Pantanal/rio Madeira/rio Amazonas. Não era isso? Então talvez o GPS dele estivesse com defeito e ele entrou no Mato Grosso por engano. A propósito. Ele se preparou por muitos anos para a invasão e era tão forte que foram precisos 3 países para dar conta dele. E mesmo assim ele só atacou porque a Inglaterra o motivou a tal. Antes de deflagrar a guerra (1864-1870), em 1857 o Paraguai divulgou que sua população girava em torno de 1,3 milhão de habitantes,… Read more »

Christiano

Geopolitica meu amigo o Paraguai ja deu a entender que o brasil não estava pagando o suficientr pela energia de Itaipu,O Brasil tem que começar a se comportar como lider da AL,porque armar nossos vizinhos e futuramente termos que enfrenta-lo?Só os tapados de Brasilia não enxergam isso.

Marcos Willy

Da maneira como a política externa brasileira tem sido conduzida, com dois pesos e duas medidas, tenho dúvidas se será uma venda ou se será DADO com empréstimo do BNDES (subentenda o dinheiro do leitor).

O presidente Lugo, vulgo Esperminha de Ouro, provavelmente não comprará, receberá de presente do presidente Lula.

Leigo

Pera aew ? Não foi o Brasil que deu uns tucanos usados pq eles não tinha dinheiro para comprar nada ?

Agora vem com essa ?

F35 ja

Concordo com quase todos,mas não podemos nos esquecer dos bolivianos,que junto com os venezuelanos fazem a aliança bolivariana,pelo cenário politico que se apresenta até o momento parece que boa parte do governo do molusco também são,isso é péssimo,pois o futuro ditador dessa futura nação seria nada menos que hugo chaves,e não pensem que a cristina está do nosso lado por que ela também é simpatizante da causa bolivariana.
VIVA A DEMOCRACIA,VIVA O BRASIL,VIVA A LIBERDADE E VIVA O SH.
KKKKKKK

BOSS

Duvido que paguem…..é capaz do Lula querer fazer graça e dar os bicudos pro caudilho paraguaio. Deviamos não vender nem uma coca-cola pra eles a crédito, negócio com mau pagador só À VISTA!!!

Pegasus

Por favor…Paraguai e Bolivia, os dois paises mais pobres da america do sul, é uma questão pequena demais. Para quem não sabe, em 2008, o PIB do Paraguai foi de 16 bilões de dolares e alguma coisinha e a Bolivia foi de quase 19 bilhões de dolares, contra 1 trilhão 665 bilões de dolares do Brasil, esses paises estão encostados no brasil para poder sobreviverem, esses avões não vão fazer diferença nenhuma. Para quem fala de bolivarianos na bolivia e a possibilidade da Bolivia ficar contra o Brasil em caso de um pretenso conflito, não podem esquecer que, com a… Read more »

Cássio

E ele vai pagar com o que? Vai abrir uma clínica de inseminação artificial (natural) aqui? Já que acho que isso ele tem de sobra…
Se eles tivessem grana, eles teriam comprado e não mendigado os tucanos. Embora o nosso presidente é meio papai noel para com o grupito do chavito. Vai saber.
No fim quem pagará somos nós mesmo.

Bruno Rocha

deveriam ter comprado o Su30,esse é mais caça
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ausairpower.net/JSF-Bug-Su-30.gif&imgrefurl=http://www.ausairpower.net/bug.html&usg=__rtD0vf_Twp75rW_xhqTiFoOMV70=&h=384&w=768&sz=18&hl=pt-BR&start=11&um=1&tbnid=Pl9fdp8m4HsfdM:&tbnh=71&tbnw=142&prev=/images%3Fq%3DSu-30%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26sa%3DG%26um%3D1

mas voltando, esses tucanos são ótimos, a Embraer poderia junto ao governo fazerem, ou melhorarem as condições tecnicas de operações para o A29 naquele páis, afinal, não adianta ter se não manter.

Bruno Rocha

Felipe Cps em 10 out, 2009 às 20:32

capacidade de fazer um treinador não falta, nosso pessoal é incrivel!
mas cadê o $$$ do governo para a Embraer? é o governo é quem tem que pagar pra fazer.

Brasiiiiiillllll!!!! Brasiiiiiiilllll!!!!!

Colt

Eu não entendi.
NÓS estamos pagando mais pelo Kilowatt que Itaipu manda pra nós… para eles comprarem aviao de combate? Isso?
Como dizia um ex-presidente …”Assim não pode… assim não dá!”

emerson

A troca foi cancelada. Nem o paraguai levou os tucanos excedentes nem a FAB ficou com os xavantes e 707. O Esquadrão Pacau operava Impalas (da Africa do Sul) e xavantes, mas os Impala foram desativados, sobrando apenas 22 xavantes que sofrerã com peças de reposição em breve. A ideia era substituir os xavantes pelos F5M comprados da Jordania, mas não vai dar tempo. Esses 5 xavantes do Paraguai dariam um folego ao Pacau por mais alguns anos até substituir pelos F5M. Por outro lado, a entrada dos A29 na FAB liberou muitos tucanos que estão excedentes e seriam muito… Read more »

Mac

Não entendi. Dizem que o mercado reservado para o Brasil vender seus caças (o vencedor do FX2) fabricados pela Embraer seria a AL. Se tem gente achando errado vender super-tucano para o Paraguai, imagine quando formos vender os caças. E tem outra, o Brasil é o maior responsável pela miséria do Paraguai, por isso tem mais é que ajudá-lo mesmo. Inclusive eu seria a favor que o Brasil incorporasse o Paraguai como se fosse um estado nosso, desde que eles aceitassem é claro.

emerson

Calma MAC.. calma,

O Mercosul nos levará um dia a uma grande nação latina, mas até lá o Brasil e a Argentina terão que apoiar paises menores, como o Paraguai, Bolivia, Uruguai… por isso acho que deveríamos dar maior apoio economico, tecnológico e cientifico a estes paises.

Fornecer A29 para o Paraguai financiados pelo BNDES será excelente para consolidar o A29, dar ao Paraguai capacidade de patrulha e repressão ao voo de pequenos aviões de traficantes/contrabandistas.

É bom para todo mundo.

emerson

Caro Fabiano, Não há hipotese de um conflito entre Brasil e Paraguai. É desproporcional, inconcebivel. O Paraguai usara os A29 para ação contra contrabandistas e traficantes, como o FAB já faz na fronteira amazônica… vamos aos números, A FAB possui 60 F5, sendo 35 deles modernizados, 12 Mirage 2000 revisados e operacionais, 75 A29 entregues, 53 AMX, sendo metade operacional, 22 Xavantes (viva o PAcau), e 100 tucanos operacionais… e o Paraguai 5 xavantes inoperantes e 3 tucanos. Se forem levantados os numeros da marinha e do exercito, essa diferença é muito maior.. não há como falar em conflito entre… Read more »

Christiano

O Brasil responsável pela miséria deles,é por isso que país tá na m…,pensamento pequeno de querer ajudar todo pobretão da AL,temos sorte de não fazer fronteira com o Chile,com aquela força aérea e esse governinho brasileiro…

Bruno Rocha

Mac em 10 out, 2009 às 23:49

“Inclusive eu seria a favor que o Brasil incorporasse o Paraguai como se fosse um estado nosso, desde que eles aceitassem é claro.”

???????????????????????????????????????????????

Então vamos entra nessa onda amigão, aproveitando para devolver o Acre para a Bolivia.

Gostei da idéia

Bruno Rocha

ALGUÉM PODE ME DIZER POR QUE O BRASIL É CULPADO PELA POBREZA DELES???

emerson

O Brasil não é culpado pela miséria de ninguem além de seu proprio povo, mas sendo a economia sulamericana mais forte, é o unico pais com capacidade de elevar a qualidade dos paises mais pobres. Ninguem além do Brasil tem interesse e capacidade de tornar paises com Paraguai e Bolivia em nações desenvolvidads e equilibradas policamente e economicamente. EUA e Europa preferem Paraguai e Bolivia como periferia dependende e subdesenvolvida. Pontencias asiaticas como China e Japão estão preocupados com o sudeste asiatico, com Vietinâ, Tailandia e outros paises locais. A America Latina depende do Brasil e de sua capacidade de… Read more »

Eder MT

Senhores, Se quisermos ser produtores, e exportadores de armas, temos que vendê-las a outras nações. De que adianta o governo fomentar a indústria bélica, se não pudermos vender as armas? E tem mais, se quisermos ser uma liderança de fato na AL, e não de discurso, vamos precisar a começar a ajudar os outros. Nada contra a venda, os americanos fazem isso com muita gente via FMS. Pra um dia, sermos respeitados mundialmente, além de ter armas pra garantir isso, precisamos também ajudar os menos favorecidos. O que 6 super tucanos farão contra nós? Alguém aqui acha que o Paraguai… Read more »

Felipe Cps

Quero mais é que esses cucarachos de merla se explodam… especialmente os bolivarianos… Não temos culpa nenhuma do Paraguai ser a porcaria que é! Eles que assumam suas próprias responsabilidades, pois sua independência é anterior à nossa! Problema deles se tiveram tantos nefastos ditadores ao longo da história, que reduziram seu país ao que hoje é: UM NADA! Ingênuo e tonto aquele que se engana achando que nossos vizinhos nos respeitam, ou gostam de nós. Se eles pudessem, jogavam uma bomba atômica no centro de São Paulo. Entrem em qualquer fórum de defesa de Paraguai ou Bolívia para verem. Eles… Read more »

Hercules

Christiano em 11 out, 2009 às 0:32

…temos sorte de não fazer fronteira com o Chile,com aquela força aérea…

Cara eles que tem sorte de naum fazerem fronteira com agente..podem se achar melhores que nois com os F-16, temos aeronaves de alerta antecipado e aeronaves em maior numero q eles, nois fazemos estudos para posisionar nossos meios, os caras compram tanques q nem podem sair de um local do pais….

e nois q temos sorte…..

Bruno Rocha

emerson em 11 out, 2009 às 1:15 muito bom! obrigao por esclarecer! Mas agora me responda outra coisa, será que os EUA vai deixar o Brasil tomar as redias da América do SUL já que os EUA estão instalando bases a torto e a direito na AL. A presença EUA será cada vez maior, e irá pressionar o Brasil também. O único problema é saber se esses países confiam no Brasil para liderá-los e se estão dispostos a se unirem conosco, independente da pressão americana sobre eles contra o Brasil. Corrigindo os outros, não é AL e sim AS (América… Read more »

Hornet

O Tucanão está com tudo e não está prosa.

A IAF está abrindo uma concorrência para 80 treinadores leves. O Super Tucano está na parada e leva a preferência entre os entusiastas indianos.

http://livefist.blogspot.com/2009/10/indias-next-ab-initio-trainer.html

abraços a todos

Bruno Rocha

Felipe Cps em 11 out, 2009 às 2:07 nos invejam 🙂 Copa do Mundo, Carnaval, Turismo, Industrias, Empresas, Penta, Olimpiadas, tudo. Já vi alguns comentários de argentinos sobre o Brasil, eles gostam tanto de nós, quanto nós deles 🙂 Realmente Felipe, eles veem que o Brasil é diferente deles, sem governantes imperialisrtas (ué, mas aqui também, mas aqui é tudo disfarçado). O Brasil é o que é hoje, porque antes também era pobre. No tempo em que a Argentina era a maior força, eramos a sombra deles, até eles tomarem para os ingleses (Malvinas). O Brasil é o que é… Read more »

emerson

Olá Bruno, São ótimas perguntas para as quais não tenho respostas. Mas muito depende do que escolhermos para a AL (insistirei na AL, mesmo sabendo que falamos hoje apenas da AS). Se quisermos ignorar nosso vizinhos, certamente nada mudará. Mas se por outro lado apoiarmos as iniciativas de integração e nas oportunidades que tivermos, como este blog, elaborarmos ideias concretas nesta direção, talvez possamos avançar. Claro que EUA continuarão com sua política de influencia, mas não deveríamos nos pautar por eles, mas ao contráriom, executar uma estratégia de integração a despeito deles. Em 200 anos nada foi feito pela AL,… Read more »

emerson

Caro Bruno, Acho que não é tão simples. A Argentina era uma potência agrícola no inicio do sec.XX, e se acomodou nessa situação. O Brasil, graças a Getulio, JK e Geisel, se industrializou. No mesmo periodo em que no Brasil ocorria um exodo rural, mudando a caracteristica da população, a Argentina não mudou nada. Fomos obrigados a nos reinventar nos últimos 40 anos e tivemos sucesso nessa tarefa. Hoje temos um parque industrial maior e mais complexo que qualquer pais da AL, um grande mercado interno que consolida essa industria e recursos naturais abundantes. Nosso desafio agora é educacional, que… Read more »

Bruno Rocha

Hornet em 11 out, 2009 às 2:29

estão puxando o saco do Tucano la hornet, será que são brasileiros diceminendo maravilhas sobre o tucano??? eu sei que ele está ficando famoso, depois daquele episódio com as FACs, ele está finalmente sendo reconhecido como um avião de ataque.

Bruno Rocha

Anónimo disse …

Eu concordo com o resto. Temos de ir para o Tucano. Ele também irá ajudar com as revoltas no Nordeste e com transferência de tecnologia seria o ideal.
2:58 AM 2:58

TT para a Índia! Aserá que vai rolar já que o tucano é o favorito e tem chances de ganhar.

Essa estória está ficando parecida com um por aqui. Um tal de Rafale que queremos tanto com TT.

Será que a Embraer passa a TT pra Índia?????

Hornet

Bruno,

não sei qual a razão, mas que o Super Tucano está bem na parada lá na Índia, está. Ao menos entre os entusiastas do blog que postei.

Mas, falando sério, entre os concorrentes que se apresentaram eu também sou muito mais o Super Tucano. Sem ufanismo, é que dentre os concorrentes que estão lá….o Super Tucano só perde se tiver maracutaia ou se a Embraer vacilar. Caso contrário, não tem como perder essa concorrência.

E seriam 80 caças…Ou seja, a Índia seria a segunda maior operadora do Tucanão.

Vamos torcer pra dar certo. Seria legal!

abração