Banda da Base Aérea de Brasília faz concerto em homenagem ao Mês da Asa

Com repertório entre erudito e popular, a Banda de Música da Base Aérea de Brasília realizou concerto em comemoração ao Mês da Asa. O palco foi a sala Villa Lobos, do Teatro Nacional, em Brasília (DF) que recebeu mais de 1300 pessoas. A apresentação aconteceu na quarta-feira, dia 7 de outubro. Os arranjos de cordas, metais e percussões foram aplaudidos de pé em diversas oportunidades.

“Inspirados neste azul da Força Aérea, nos debruçamos com atenção total sobre o repertório, que requereu de nossa parte uma dedicação intensa”, lembra o maestro, Tenente Áureo dos Santos Marcondes. Segundo ele, num primeiro momento, a preparação foi realizada por grupos de instrumentos, conhecidos como “naipes”. Marcondes ressalta, ainda, que os treinamentos eram diários e ocupavam os períodos da manhã e da tarde.

A escolha das canções foi considerado pelos organizadores como decisivo para o sucesso do concerto. A versatilidade da Banda incluiu músicas eruditas e sucessos brasileiros e de outros países. Michael Jackson, Queen, Marisa Monte, Tim Maia e Vanessa da Matta estavam entre os artistas selecionados.

“Procuramos englobar clássicos da música internacional, música pop e clássicos nacionais. Fizemos esse jogo com as canções e tenho certeza que nós ganhamos”, destacou o Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Fernando Almeida Riomar.

A execução de três músicas foi acompanhada pela exibição de vídeos que buscavam refletir a atividade da Força Aérea. A canção “O Fortuna” teve como “cenário” um vídeo sobre a campanha brasileira na Itália na 2ª Guerra Mundial.

Já a canção do filme “Missão Impossível” e o “Hino dos Aviadores” trouxeram imagens da rotina atual dos militares do ar.

Entre o repertório, ainda estava uma canção que foi escrita especialmente para o concerto. “Som singular” (assista aqui ao clip desta música), composta pelo Sargento Gustavo Damas da Silva Neto, presta uma homenagem à música. A letra aborda a integração entre os diferentes sons para a formação das melodias.

No concerto passado fiz uma música sobre o Brasil. Pensei sobre o que eu poderia fazer neste ano e decidi homenagear a Banda, falando sobre os instrumentos e mostrando qual é a função de cada um deles. Comecei pelo trompete que é o meu instrumento – explica Silva Neto.

Encerrado o concerto, o público já ansiava por uma nova apresentação. O pesquisador Esdras Messias dos Santos afirmou não perderia o concerto do próximo ano. Já Silvana de Assis Chagas, que acompanhou o espetáculo com as duas filhas, traduziu a apresentação como “perfeita” e “uma verdadeira aula de cultura”. As melodias ainda agradaram aos ouvidos mais exigentes.

“Achei muito bom. A qualidade musical e técnica é muito profissional. Também, o repertório escolhido agradou a todos os estilos, o internacional, popular e o clássico. Foi realmente espetacular”, garante o músico Charles Cunha.

O concerto também contou com a presença de autoridades civis e militares. Entre os presentes estavam o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e o Comandante do 6º COMAR, Major-Brigadeiro-do-Ar Ricardo Machado Vieira.

Fonte: BABR

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments