Academia da Força Aérea promove congresso acadêmico sobre defesa nacional

2

A Academia da Força Aérea (AFA) será sede do VI Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, no período de 12 a 16 de outubro. O evento é uma atividade de cunho educacional e cultural, promovida pela Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) do Ministério da Defesa e tem por objetivo estimular a interação entre as escolas militares e as instituições de ensino superior civis, bem como despertar o interesse e promover o debate sobre temas relacionados com segurança e defesa nacional, visando consolidar uma cultura de defesa no Brasil.

Participarão do evento aspirantes da Escola Naval, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), cadetes da AFA, professores das Forças Armadas, alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME), alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e alunos e professores de instituições de Ensino Superior de diversos estados do Brasil. São esperados, aproximadamente, 300 participantes e 22 instituições de ensino.

Serão apresentados painéis acadêmicos e ministradas palestras sobre os temas: Estratégia Nacional de Defesa; Potencial Energético Brasileiro e Defesa; Recursos Naturais Brasileiros; e Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa. Haverá, ainda, atividades sócio-esportivas, conforme programação anexa.

Estão confirmadas as seguintes autoridades palestrantes: Nelson Jobim (Ministro da Defesa), General-de-Exército Luís Carlos Gomes Mattos (Comandante Militar da Amazônia), Raul Jungmann (Deputado Federal), Brigadeiro-do-Ar Marco Antonio Carballo Perez (Comandante da AFA), Brigadeiro-do-Ar Carlos Eurico Peclat (Comandante do CINDACTA IV), Contra-Almirante (Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa), Altino Ventura (Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia), Capitão-de-Mar-e-Guerra Emilson Paiva de Faria (Assessor de Relações Internacionais do Estado-Maior da Armada) e Luis Antonio Rodrigues Elias (Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia).

O Congresso é anual e ocorre em uma das três escolas de formação de oficiais das Forças Armadas. A AFA recebeu a terceira edição do evento, no ano de 2006.

Fonte: AFA

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
catraca

Isso…….com certeza o melhor do pensamento militar brasileiro estará lá, boa sorte a todos que tiverem o privilégio de participar de um Congresso como este.

Carlos

Catraca boa tarde, concordo plenamente, menos o Raul Jungmann que deve estar com o gravador da CIA ligado, para dar satisfação aos deus superiores e fazer a alegria dos americanoides.