Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Getulio - São Paulo

Caro Soldier

Saudações,

Enquanto nós buscamos “comprar suposta tecnologia” eles desenvolvem, inclusive com nossos cientistas. Errei de país era a Coréia, será que é o seu caça de treinamento ou de combate que o Guido estava trabalhando?
um grande abraço a todos

Bruno Rocha

Felipe Cps em 06 out, 2009 às 8:23 Sobre os F35

“Bruno Rocha: que F-35 bireator meu filho pára de falar bobagem…”

Pela ultima vez amigo, eu vou falar, e espero que você entenda.
O fato do F35 ser mono foi por aspecto do programa, da engenharia empregada par faze-lo pairar. O YAK-141 também era Mono. Outra coisa.
E olha só! Quando disse que haveria um F35 “bireator”, não disse ao pé da letra. Quis dizer que nos próximos caças “pairadores”, esses poderão ter chances de serem bireatores, mas também terá os mono.

É só isso meu brother, boa noite

Soldier

Getúlio. 1 – Para quem a China tem contratos fechados de aviões vendidos fora para empresas estatais da própria? 2 – O engenheiro do ITA que foi trabalha num país asiático de chama Guido Pessoti e ele não foi para a China não. Foi para a Coréia do Sul trabalhar num projeto de avião stealth com investimento da própria Coréia do Sul. Era um projeto secreto más que hoje é de conhecimento de todos. 3 – A China é conhecida até pela sua maior parceira comercial (Rússia), como não cumpridora de compromissos e respeito à patentes. 4 – Olhe só… Read more »

paulo

E ai Felipe?
Será que os russos acreditam que ainda estão na parada?
Já pensou todo mundo falando em Rafale, Gripen e F18 e o lula, politicamente, surge com uma leva de SU 35!?!?

Getulio - São Paulo

A China será a maior potencia do planeta neste meio século.
Lá eles vão de vento em popa.
Aqui a Embraer começa a demitir.
Moral da história, os nossos engenheiros vão trabalhar na China.
Há certo tempo atrás, um engenheiro lá por volta dos 70 anos que foi do ITA e da Embraer, trabalhava no desenvolvimento de aviões de alto desempenho para países asiáticos, cujo nome não revelou, mas a esta altura não dá para duvidar para quem trabalhou.

Felipe Cps

OFF-TOPIC URGENTE DO FX2: do Defesanet. “Entrevista com Anatoly Isaikin Diretor General da EEFU “Rosoboronexport” sobre o Projeto F-X2 É conhecido que no fim de Outubro o Brasil vai anunciar o resultado do Projeto F-X2. Quais os seus comentários? Sabemos que no fim de Outubro deste ano é esperada a decisão sobre os resultados da licitação da Força Aérea Brasileira (FAB) dentro do Projeto F-X2 para substituição dos seus envelhecidos caças de vários tipos por um novo modelo de aeronave. É prevista dentro da licitação que até o ano 2015 (primeira etapa) sejam adquiridos 36 aeronaves multifuncão e na segunda… Read more »

Erich Hartmann

Sendo limitada ou não essa aeronave bem ou mal está sendo realizada com tecnologia que eles possam replicar,ou seja,cada vez menos dependente.

Desculpem à todos pelo off topic que vou cometer…mas temos algumas novas acerca do “infinitum” desenlace chamado projeto FX2:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/10/06/lula-diz-que-so-conhece-proposta-da-franca-para-venda-de-cacas-ao-brasil-767931163.asp

FelipeTP

O interessante dos Chineses é que o Governo escolhe o que cada universitário estuda dentro do curso que a pessoa escolheu. Falando com um chinês fazendo intercâmbio na minha faculdade, lá o governo que escolheu o que ele iria fazer de mestrado na área de engenharia. O governo organiza de acordo com o que quer.

Diferente daqui. Onde temos muitas universidades públicas que produzem ótimos trabalhos, mas nao são orientados.

Marcos T.

Os Três Castigos Chinês: Certa vez um viajante que andava pelo interior da China resolveu de parar e se hospedar em uma pequena pensão afinal estava cançado e não encontrara um hotel sequer. Ao entrar na penção o sujeito se depara com um velho chinês e lhe pergunta se há algum quarto disponivel. O velho chinês diz que não, más ao reparar a cara de cançasso do rapaz ele diz: – Tem quarto de filha… né?. – Tudo bem eu estou tão cansado que qualquer coisa serve. – Certo más se encostar mão em filha, sofle tles castigo Chinês, né?… Read more »

Soldier

Os Chineses são mestres em engenharia reversa (quando devidamente licenciados), descumprimento de acordos comerciais e patentes (Su-27 já postado neste blog com o protesto da Rússia). Olhem só o “Su-27 deles”. http://www.aereo.jor.br/?p=3902 E agora, a EMBRAER está se ferrando por lá porque os chineses estão lançando os “próprios” jatos regionais – que por sinal são cópias de projetos russos para este tipo de aeronave… Não dou palpite sobre as qualidades dos aviões chineses pq como muitos disseram aqui o J-10 ainda não está operacional nos esquadrões, é um caça em desenvolvimento e fico no aguardo de uma matéria o qual… Read more »

Ricardo

Problema aqui no Brasil que nada tem continuidade, assimq ue se compra acha que ta bom, então ta certo… E fim

Tambem acho que se tivesse tido desenvolvimento o AMX poderia ser muito melhor

[ ]´s

Bozzo

será que se tivéssemos dado continuidade ao desenvolvimento dos AMX, HOJE, não seríamos nós a ter um avião nacional, de 4ª geração, com avionica tupiniquim ???
eu invejo os chineses neste quesito, eles investiram pesado e agora estão colhendo os frutos… nós brasileiros vamos dar “um jeitinho” comprando a tecnologia em vez de desenvolve-la.
sera que o proximo governo vai dar continuidade ????

Asterix

FX-2 JÁ ERA….O PRÓXIMO SERÁ O FCHINA3

Marcos T.

Atenção:

A denominação do J-10 passou a ser J-12. Acharam mais dois problemas.

Blincadeila, não dá pla falar nada soble esse caça…. né?
Se falar, sofle tlês castigo chinês… né?

Jonas Rafael

Eu não entendo quem chama esse avião de feio. Sério, tem coisa muito pior por aí. O F-35 por exemplo não é nenhuma maravilha…

Bruno Rocha

Se os F16 fossem deltas assim, seriam muito mais bonitos, mas esse áí nõ é TÃO feio asssim.

João Augusto

“Mostre-me um chinês que vocalize suas insatisfações e eu te mostrarei um cadavér.” [2] Ninguém vai reclamar de nada que tem lá. Eles estão crescendo muito, mas as bases deles são bem instáveis. Não se governa pela força, em lugar nenhum, em tempo algum. Por isso, digo que os aviões dos EUA são melhores e que, de maneira geral, os projetos ocidentais são melhores. Se o trem é parecido com A, B ou C. Fodas. Os caras não tem que fazer uma coisa que seja diferente de tudo. Tem que melhorar, só isso. Agora, é óbvio que os produtos chineses… Read more »

Rodrigo

A raiz desse projeto é o MIG 21, que foi produzido sob licença na China; a partir deste, eles nunca pararam de desenvolver o projeto.

Qualquer informação sobre o desempenho(bom ou ruim) do J-10 não passa de pura especulação, o projeto é considerado em desenvolvimento e não existe uma configuração final.

Ricardo

Ahhh ta então os F-5 Brazukas foram para Nellis fazer o que ? Ver o povo da RED FLAG voar ? Me poupe 🙂 Vamos ler mais gente… Meter o pau por meter é facil o f*** é entender a fundo o que esta falando. O J10 tem muito do Lavi, tem muito do F-16 e um pouco do que os Chineses aprendenram fazendo engenharia reversa em varios caças russos, inclusive no SU-27, então não da pra falar que ele é copia de um ou outro ja que tem um Mix ai de varios… Pode ser ching-ling, mas ta voando… Read more »

Marcelo Tadeu

Caro Barão Vermelho, Não estou mal informado não, eu sou leitor da Revista ASAS e há umas duas edições eles falaram sobre a Força Aérea Chinesa. Vi muitos PROJETOS legais, bacanas como este aí e outros, mas quando vc pega a Ordem de Batalha, que é o que interessa hoje, pois, hoje eu vou entrar em combate, e o que eu tenho, versões de aviões soviéticos na linha de voo. Muitos, grande quantidades, mas aviões de 2ª e 3ª gerações. Pode ser que eles cheguem lá, e vão chegar mas no momento eles têm Gripen NG voando Estes parâmetros técnicos… Read more »

Tiago Jeronimo

Continuam querendo comparar o Brasil com a China mas esquecem que as realidades geopolíticas são totalmente diferentes.

Além disso, prefiro morar num país que tem F-5Ms como espinha dorsal da sua força aérea e que só construiu umas “pecinhas” do AMX do que na China 2ª potência militar do Globo onde as liberdades individuais são praticamente inexistentes. Disseram que nunca viram piloto chinês reclamar do avião, e eu pergunto. Você já viu algum chinês reclamar?

Mostre-me um chinês que vocalize suas insatisfações e eu te mostrarei um cadavér.

João Curitiba

Cavalheiros Todo primeiro equipamento, seja ele qual for, sai com defeitos e problemas diversos. O importante é começar. Aprender errando. Vale lembrar que a China já mandou astronauta para o espaço. E seus primeiros foguetes, assim como os EUA e Rússia, já mataram muita gente, inclusive quase uma cidade inteira. Mas não desistiram. Ao contrário, insistiram. A China já conquistou o respeito das grandes potências. Ninguém liga se lá existe trabalho escravo, cópia de patentes, poluição do meio ambiente e outros crimes. Se for GRANDE, “pode”. Nós, ao contrário, não podemos vender nosso etanol porque nos acusam de usarmos trabalho… Read more »

Manfred Von Richthofen

Marcelo Tadeu… que tal elevar o nível da discussão trazendo dados como carga alar do J-10, relação peso/potência, alcance do radar etc, para fazer comparações concretas?
Você está muito mal informado sobre a China, melhor seria se você pesquisasse mais…

Marcelo Tadeu

É… Os aviões brasileiros são tão ruins que não participam de RED FLAG nem de CRUZEX e metem o pau nos franceses e até nos americanos, mas são muito ruins….

Quem disse que a China vai construir 300 unidade deste J-10, eles é claro. A base da Força Aérea ainda são aqueles negócios feios de Q-5, um Mig-19 com radome.

Sds,

José

Senhor Angelo obrigado.

angelo

Lúcido comentário José. Torço por sua pronta recuperação companheiro. Forte abraço.

-=ArarAzul=-

Ufanista é esse povo que tem mania de dizer que tudo que os brasileiros dizem é ufanismo… ooo gente, vão parar de criticar tudo que aparece.

Pessoal usa coisas da China e nem sabe que é de lá e fica reclamando. Vcs sabem de onde vem seus tênis e roupas de grife? As peças do seu carro? As peças de seu computador? Seu celular? Seu óculos RayBan? Ééé tudo ling ling huahuahua e é bom =D

José

Senhores, eu estou um pouco afastado do blog, pois estou fazendo quimioterapia pois sofro de um cancêr, mas agora melhorei e vou comentar mais um pouco aqui. Senhores, o J-10 é sim um bom avião, não chega ser um Rafale ou um F/A-18 ou um Typhoon ou um Gripen NG, mas, é um bom avião. Senhores, aqui da para se notar a ignorância de alguns a respeito do J-10, pois, este avião possui ‘caracteristicas’ e ‘manobrabilidades’ do F-16 americano. Senhores, sem dúvida, muitos queriam que esse avião fosse de fabricação brasileira, o que não é. A China se desenvolveu muito… Read more »

J Curitiba

Manfred Von Richthofen: O tio bizavô da Suzana.

Não disse que os caças brasileiros são bons, disse que o povo brasileiro é medíocre e ufanista.

Getulio - São Paulo

Os chineses montaram sua industria aeronautica, construindo seus próprios aviões com a ajuda da Russia.
Curiosa é a matéria no site defesanet, onde os russos defendem que estão no páreo do FX-2, com o SU-35, alguém pode explicar isso?

http://www.defesanet.com.br/ru1/su-35.htm

LBacelar

Tanto o J10 quanto o Euro fighter são copias do YE-8..

O F35 é cópia do YAK-141…

e por aí vai. Oq me deixa indignado é que meia dúzia de pseudo piloto, alguns que nunca entraram em um avião vem falar do avião chinês.

Nunca vi nenhum piloto reclamando!

Manfred Von Richthofen

J Curitiba, medíocres sãos os caças da FAB, todos piores do que o J-10 em TODOS os quesitos técnicos.

J Curitiba

Meter o pau nos EUA, entendo, mas não aceito, pois está na moda. Agora gostar de equipamento chinês (projeto israelense) já tão passando dos limites.
Eita povinho mediocre.

Manfred Von Richthofen

Brasileiro é engraçado, nós temos uma dúzia de Mirage 2000 meia-bomba e 50 F-5… o J-10 é estado-da-arte, e estão fabricando 300 caças do tipo, pelo menos.

A Embraer está entregando os F-5EM “soltando pecinhas”… a FAB está tendo que devolver os aviões para que façam o serviço direito.

Parabéns aos Chinas, caça lindo!

Junior

Mas solta pecinhas né !!!!kkkkkkkkk

foi muito comédia…..

Robson Br

Acho que tem uma versão mais moderna que essa.

robert

neguinho puxa saco de aviao ocidental e que soh aviao ocidental q presta, q esse eh copia e solta pecinha blah blah blah mas olha aqele typhoon e ateh mesmo o rafale, se coloca esses tres um do lado do otro sao tudo igual, tudo farinha do mesmo saco e otra, copia por copia, o f-35 eh uma mistura de harrier com f-22 com f-4 com ornitorrinco com dor de barriga e com a musa da beleza interior. Pq aviao americano voa melhor, faz curva melhor, tem melhor armamento, voa mais rapido, e sempre tudo melhor. concordo com o clausewitz… Read more »

Marcelo Tadeu

Pessoal, desculpem a minha ignorância, mas quando vejo as fotos deste avião acho uma tremenda jogada de propaganda. Este avião parece cópia de vários aviões ocidentais. E , olhem os mísseis, vcs já viram mísseis branquinhos deste jeito, aquilo está mais para maquetes, sei não, acho que solta pecinhas tb, rsrsrs

Sds,

Edmar

Caros Amigos do Blog.:

O interessante deste avião é o “preço” e a “facilidade” do finaciamento que a China está oferecendo para os outros países.
Já ouvi falar que para países que ainda não possuem avião caça super-sônica, a China ainda financia com mais prazo e até o preço tem uma alteração.

“Tem gente na América do Sul e na América Central de olho nestes aviões”.

Vamos aguardar.

Abraços.

Clausewitz

Baita Avião!

Não é cópia do Lavi e sim uma evolução do Ye8 – http://www.aviastar.org/air/russia/mig-e8.php.

Gosto muito de repetir uma frase do Grande Deng Xiaping – “não importa a cor do gato, desde que ele coma o rato”.

Pra mim, surpreenderá muito piloto metido a besta em aviões “melhores”.

Outra coisa, os produtos chineses que “caem peças” são exportados para o Brasil e outras …

Player Of Dark

Axo bonito e muito interessante… Os chineses começaram produzindo migs sobre licença, depois modificando projetos e já estão construindo os proprios, tudo bem que com uma ajuda de israel e seu LAVI, mas e dai, eles fizeram grande parte do projeto e o estão aperfeiçoando, tb tem o Irã com aquelas copias do F5… Já o brasil, o maximo que fez foi produzir sobre licença os Xavantes e umas pecinhas pro AMX… Quando esse povo vai começar a evoluir e resolver sair do lugar, fazer seus proprios projetos ?! Creio que o J10 seja um caça muito interessante para varios… Read more »

Clausewitz

O que está soltando pecinhas é a mentalidade megalomânica dos brasileiros!

LBacelar

Cade a foto dos J10B, são bem mais bonitos!

FelipeTP

Já estão no J-10B.

Primo

Mac, o biposto normalmente é utilizado para treinamento e ambientação de novos pilotos na plataforma. Em tempo de guerra há quem advogue que o biposto é melhor para combate (especialmente combate aéreo), pois enquanto um pilota o outro controla as armas e reza a lenda que este foi um dos motivos da produção do F-18 biposto para a USNavy. Os caras estavam acostumados com os F-14 e não estavam muito a fim de abrir mão de toda a doutrina já produzida para um caça embarcado biposto, por isso pediram (ou mandaram eheh) fazer um F-18 biposto. Com relação ao caça… Read more »

Felipe Cps

Ah, num é de todo feio naum.

Mas é peligoso. Solta pecinha neh? (by Bosco) 🙂

Sds.

Tiago Jeronimo

Toda vez que vejo esse post, lembro do comentário do bosco

“Bonito avião né, barato né, mas solta pecinha né…”

UAhUAhuHAuAuhUAHuHauh

Mac

Desculpem a ignorância. Qual a diferença em utilidade de um caça biposto e um monoposto. Qual a vantagem de um e de outro?

RJ

Acho um caça extremamente belo (gosto não se discute).

Qualquer produto chinês é sempre taxado de cópia. Mas qual outro caça vocês conhecem que possui asa em delta com quebra de diedro?

Seu desempenho real é envolto em segredos, mas já ouvi falar que ele é equivalente a um F-16 Block 50. E como os chineses evoluem rápido, acredito que as próximas versões do J-10 vão surpreender o mundo ocidental.

luciano

Se estivessem no FX2 , ganhariamos um mp11 , por cada caça. Falando nisso qual o preço de venda? sera que a china exporta eles?