O grande salto

    232
    64

    F-15 Eagle e F-5E Tiger II

    A imagem mostra um F-15 Eagle e um F-5E Tiger II. Os dois caças são representativos da tecnologia disponível por muito tempo aos países de primeiro mundo e aos em desenvolvimento, respectivamente.

    O F-15 Eagle é “o” caça de superioridade aérea, enquanto o F-5E é um caça tático leve, feito para exportação. Tudo no F-5 foi limitado, para baratear o preço e também para não torná-lo um adversário muito perigoso para o próprio país fabricante.

    A diferença entre o desempenho das duas aeronaves é abismal, na razão peso/potência, velocidade, razão de subida etc, além do alcance do radar e do armamento. A modernização do F-5E com aviônica de quarta geração diminuiu o “gap” entre ele e os caças de primeira linha, mas mesmo assim, a distância em desempenho continua imensa.

    O Brasil está prestes a fechar a compra de um novo caça, que elevará o patamar tecnológico e operacional da Força Aérea Brasileira a um novo padrão. A aquisição de caças de elevado desempenho vai proporcionar à FAB um salto gigantesco.

    Deixaremos de utilizar aeronaves “modelo exportação” e de segunda-mão, para operar caças que constituem a primeira linha nos países fabricantes.

    SAIBA MAIS:

    Subscribe
    Notify of
    guest