sexta-feira, maio 7, 2021

Gripen para o Brasil

As capacidades operacionais do Gripen

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

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Felipe Cps

Isso com a turbina “velha” Srs…

Madvad

muito legal

Repsol

Não sendo escolhido o super hornet, ta bom
😀

Vitor

imagina ter 72 desses no primeiro lote de “36” aeronaves. 2 por 1. xD

Paulo

Pit Stop digno de F1!
Só faltou passar a esponjinha no parabrisa e encher os pneus…

Lex

Pois é Paulo os Pit Stops podem fazer a toda a diferença!!!
Vc sabe qe muitas corridas da F1 foram ganhas assim nos Pit Stops!!!
rsrsrs..
Ja pensaram quantas pitas dessa poderemos ter espalhadas por todo Brasil?!?!?
Por isso qe eu axo qe deveriamos ter os 2 vetores!!!

MarceloRJ

Sem querer sacanear nimguem, mas que o Gripen me lembra um fusquinha lembra!!!!

Claudio/Itajai -SC

O duro é encontrar uma rodovia com um bom asfalto

Edmar

Caros Amigos.:

Para mim sendo “Dassault Rafale F-3” ou “Saab Gripen NG” está muito bom.
Estes dois aviões tende em crescer muito ainda e são bons vetores. São aéronaves que passam dos 2100Km por hora e são muito manobráveis. Creio que a FAB tendo qualquer um dos dois vai vigiar bem o espaço aéreo Brasileiro.

Eu já imaginei a FAB com estes dois vetores: 48 “Dassault Rafale F-3” e 72 “Saab Gripen NG”. Somando um total de 120 caças.

Abraços.

Bruno Correia

Bem lembrado Claudio/Itajai- SC

Agora uma duvida, como o Gripen NG está sendo desenvolvido, poderiamos desenvolver uma ver naval? Temos conhecimento para isso ou a Suécia?

Abraços a todos.

Francisco AMX

Amigos, o que faz um caça pousar e decolar de uma pista não preparada e curta (não é estrada comum não) é sua razão peso-potência, F-16 e Rafale tem esta capacidade, precisa-se perguntar se realmente isto é funcional, se a filosofia da força estabelece que se é viável fazê-lo… ao meu ver isso poderia ser feito no Brasil, mas outros países não consideram importante e viável. No vídeo tudo parece muito simples de fazer, mas a realidade não é bem essa não! isso apenas mostra uma capacidade radical de uso, não é padrão a operação assim não, a aeronave corre… Read more »

Bruno Rocha

No começo do vídeo, tem uma aeronave seguindo o Gripen, é um helicoptero ou outro gripen com camera no bico???

ronaldo

acho que nem piloto de disco voador conseguiria pousar em uma rodovia da amazonia que é o local onde isso seria cogitado

Francisco AMX disse tudo ali

luis

..hahahah “acho que nem piloto de disco voador conseguiria pousar em uma rodovia da amazonia”..hahah concordooo.

mas que a intençaõ da suécia em criar areas rente as rodovias pra reabastecimento é louvável, isso é!!

abraço

Almeida

Putz Francisco AMX, pare de falar besteira, por favor!

Decolar é uma coisa, pousar é outra. Um M-2000 usando a mesma pista que um Gripen? Você já ouviu falar de aerodinâmica amigo? Velocidade de estol? Velocidade de rolagem?

Tanto o F-18 E/F quanto o Rafale, por terem sido desde o começo desenvolvidos com versões navais, possuem aerodinâmica adequada para aproximações à baixa velocidade. Mas eles não chegam perto das características do Gripen, que foi planejado para pousar e decolar rápido, sem auxílio de catapultas e cabos de frenagem.

Quanto ao seu comentário sobre o M-2000… HAHAHAHA!!!

Almeida

Potência ajuda muito no pouso do M-2000 e F-16 hahaha… ainda tô chorando de rir aqui!

Francisco AMX

Almeida, besteira é sua postura ridícula! tá doído? vá se tratar meu chapa! pq a agressividade? te machuquei tanto assim? 🙂 poh meu chapa sempre te tratei bem… pq isso? O que estou te falando eu vi com meus próprios olhos, na cabeceira da pista, com meu amigo “Fabiano” na BAC, um M2000 decolar com menos de 300m de pista e pousar com praticamente a mesma pista! quando eles estiveram aqui no Brasil, inclusive vi de perto um Antonov, que os franceses alugaram para trazer o resto da equipe. Tu sabia que um M2000 tem FbW? acho que não, meu… Read more »

Francisco AMX

Almeida, se tens a mesma coragem que tens para atacar e ser mal educado assista estes vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=pNk-ljy-diA

e estes mig-21s que já faziam esta façanha antes de nascer o Gripen…:

http://www.youtube.com/watch?v=NpuORPtSxhY&feature=related

tem muitos outros, mas vá procurar, tempo para atacar tu tem, então deve ter para ler e pesquisar!

Rogerio

A pergunta é: já viram o trem traseiro de pouso do NG?
Ele me parece mais frágil do que o Gripen original. Isso diminuiria suas capacidades de pouso em pistas semi-preparadas (fora uma possível versão naval).

luciano30

acho esse avião ótimo,mais li que ele não tem a capacidade de operar no porta aviões São Paulo,sealguém souber mais sobre isso de essa dica ai que eu gostaria de saber mais a respeito.

Thierry

Ares A Defense Technology Blog Swedish Gripens Gas Up Posted by Robert Wall at 11/10/2009 7:39 AM CST The Swedish air force’s Gripen fleet has been capable of being air refueled for some time but now the military is getting serious about figuring out how to use the feature. Some may remember that air-to-air refueling was a no-no for awhile, because it was viewed as not fitting the country’s defensive military posture. Now that the view on the issue has changed, and the C/Ds are fitted with a refueling probe, Swedish air force pilots from F21 and F-17 wings recently… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Eu em minha opnião vejo o “Dassault Rafale F-3” ou o “Saab Gripen NG” ainda como os melhores vetores para o Brasil.
O “Dassault Rafale F-3” ou o “Saab Gripen NG” equipados com mísseis ar-ar: “Mica”, “Meteor” e “A-Darter” pode dar muito trabalho para os seus inimigos.
Esses dois aviões são os meus preferidos: ‘ágil’, ‘novos’, ‘rápidos’ e ‘modernos’.

Abraços.

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